GPEALE- GRUPO DE PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO, LINGUAGEM E COLONIALIDADE Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educação

has partner

tem membro

descrição

  • Registrado no CNPq em 2008, o grupo tem investigado políticas e práticas de alfabetização e letramento em contextos escolares e não escolares, em zonas urbanas e no campo, da educação básica ao ensino superior. Em relação ao ensino superior, o grupo pesquisa sobre políticas de internacionalização da graduaçao e da pós-graduação, dentre elas o PEC-G e o PEC-PGcom o foco nas práticas de letramento de estudantes estrangeiros em contextos de "internacionalização em casa¿. Trabalha com referenciais teórico-metodológicos dos estudos antropológicos sobre o letramento e a alfabetização, da teoria de Paulo Freire sobre alfabetização e educação, da teoria da enunciação de Bakhtin, dos estudos sociológicos de Bourdieu e dos estudos pós e decoloniais. Dentre os temas mais pesquisados encontram-se: alfabetização, letramento em todos os níveis de ensino, letramento literário, letramento nos movimentos sociais do campo, alfabetização e letramento no contexto da Pandemia da Covid-19, integrando a Alfa

Data arquivamento

  • 2008