Este grupo de pesquisas tem como objetivo o estudo das relações entre o indivíduo, a cultura e a educação e suas implicações teóricas e empíricas no campo da Psicologia. Entre as temáticas pesquisadas destacam-se: personalidade/ideologia, formação da subjetividade, corporeidade, diversidade, inclusão social, processos de escolarização. As concepções teóricas básicas que norteiam tais investigações são: teoria crítica da sociedade (Adorno, Horkheimer, Marcuse), psicanálise (Freud, Reich); além desses referenciais, o grupo utiliza literatura da Filosofia, Sociologia, Antropologia e História. As produções deste diretório incluem pesquisas conceituais e empíricas, apresentadas em capítulos de livros, livros, artigos científicos, artigos de divulgação, palestras, participação em congressos, entrevistas à imprensa, além de assessorias a órgãos públicos nas áreas de educação e saúde. Alguns de seus textos têm sido adotados como referência básica ou complementar em outros cursos de Psicologia e de Educação, que não os da Universidade de São Paulo e em concursos públicos. Neste grupo, são desenvolvidas orientações de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Como a temática ultrapassa os limites da Psicologia, temos mantido contato com profissionais não só desta área, mas também da Filosofia, da Sociologia, da Antropologia e da Educação.