A POPULAÇÃO BRASILEIRA COSTUMA VER O ORÇAMENTO PÚBLICO COMO UMA MATÉRIA TÉCNICA CUJO ENTENDIMENTO É LIMITADO A INICIADOS. ESSA CULTURA TENDE A GERAR NAS PESSOAS O RECEIO DE UMA MAIOR APROXIMAÇÃO AO TEMA, SUPOSTAMENTE DE EXCLUSIVO INTERESSE ADMINISTRATIVO E QUE, POR ISTO, PODERIA SER MANTIDO DISTANTE DO OLHAR DA SOCIEDADE. QUANDO SE TRATA DO TEMA SOBRE FUNDO PÚBLICO, A ESTRANHEZA É A MESMA POR PARTE DA SOCIEDADE. ESTA QUESTÃO TAMBÉM É ENTENDIDA SOMENTE NO ÂMBITO TÉCNICO, SEM NO ENTANTO COMPREENDER QUE SE TRATA DE RECURSOS ARRECADADOS POR MEIOS DE PAGAMENTOS DE IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES DA POPULAÇÃO, PRINCIPALMENTE DA CLASSE TRABALHADORA. NESTA PERSPECTIVA, SE FAZ NECESSÁRIO ESTUDAR E ANALISAR O ORÇAMENTO PÚBLICO E O FUNDO PÚBLICO COMO EXPRESSÃO GARANTIDORA DE DIREITOS NAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL E CRIANÇA E ADOLESCENTE, TENDO COMO INSTRUMENTALIDADE O PROCESSO DA TRANSPARÊNCIA E DO CONTROLE SOCIAL.