Álvaro Moreira Hypolito possui Doutorado (PhD) em Curriculum and Instruction na Universidade de Wisconsin - Madison. É Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas, onde exerceu a função de Pró-Reitor de Graduação. Atualmente é o Diretor da Faculdade de Educação. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordena o CEPE - Centro de Estudos em Políticas Educativas da UFPel. Publicou 78 artigos em periódicos especializados e 48 trabalhos em Anais de eventos. Possui 48 capítulos de livros e 16 livros publicados como autor e/ou editor. Possui vários itens de produção técnica. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Orientou 14 trabalhos de dissertação de mestrado e 21 teses de doutorado, duas como co-orientador. Supervisionou sete estágios de Pós-doutorado. Participou de vários projetos de pesquisa, atua em 2 projetos de pesquisa. Colabora em conselhos editoriais de vários periódicos. É co-editor da revista Currículo sem Fronteiras (A1). Participa da REDESTRADO, ex-coordenador nacional e participa como membro efetivo da rede na América Latina. É filiado nas associações nacionais ANPEd, ANPAE e ABdC. Participa da AERA como membro efetivo e da WERA. Foi Professor Visitante na UFMG, onde atua como pesquisador do GESTRADO e de Redes de Investigação Internacionais com várias universidades nacionais e internacionais. Atua na área de educação, com ênfase em estudos sobre Trabalho Docente, Currículo; e Gestão e Gerencialismo. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Trabalho Docente, Currículo, Reestruturação Curricular, Profissionalismo, Teoria Crítica, Gênero, Globalização e Identidade.
Álvaro Moreira Hypolito, Ph.D. in Curriculum and Instruction - University of Wisconsin - Madison. CNPq Researcher and Full Professor at Federal University of Pelotas, where was Vice Chancelor for Undergraduate Courses. Currently is Dean of School of Education. Published 78 articles in peer review journals and 48 scientific papers. He is author or co-author of 36 chapters and 14 books, as author or editor. He has collaborated with many colleagues in Brazil and other countries. He has oriented thesis and dissertations. His focus in research is Teachers´ work, Curriculum and Management/school governance.