Cursou graduação em Pedagogia (1986), mestrado em Educação na área de Política e Planejamento Educacional(1992), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Desenvolveu pesquisa comparativa de pós-doutorado na Ontário Institute of Studies in Education na University of Toronto (2009-2010), em que focalizou a gestão escolar e estudantes em situação de risco nos sistemas educacionais brasileiro e canadense. Fez estágio na Fundação Carlos Chagas (2016) e pós-doutorado sênior na Faculdade de Educação da USP com pesquisa a respeito de justiça e escola justa (2017-2018). Desenvolve pesquisas junto a linha de Politica Educacional e Gestão Escolar com abordagem sociológico-filosófica da organização escolar coletiva. Tem experiência nas áreas de Educação e Sociologia, com ênfase em Gestão e Planejamento Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, ética, justiça e violência em educação, formação de gestores e ensino de pedagogia. É professora titular da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Curso de Pedagogia e ao Programa de pós-graduação em Éducação, tendo atuado na Coordenação do Curso de Pedagogia nos anos de 2006 e 2007 e na coordenação do programa de pós-graduação em educação da UFPE de 2009 a 2011 e desde 2020. É vice-coordenadora do Forum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação - FORPRED. É líder do Grupo de Pesquisa Estudo das Organizações Educativas. Foi editora associada da Revista Brasileira de Politica e Administração da Educação - RBPAE no período de 2012 a 2015 e é membro da Comissão da Área de Educação na CAPES desde 2011. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da UFPE/CAPES entre 2013 e 2018. Atua em rede com a REDISCO - Religions, discriminations et racisme en milieu scolaire da Universidade Lumière Lyon 2, França e REPLAG - Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional. É bolsista CNPq Pq 2.
bachelor's at Pedagogia from Universidade Federal de Pernambuco (1986), master's at Education from Universidade Federal de Pernambuco (1992) and doctorate at Sociology from Universidade Federal de Pernambuco (2004). Has experience in Education, focusing on Planning and Educational Evaluation, acting on the following subjects: School Management, Teachers Education, Sociology os Organizations, Ethics and Justice in Education.