cour_0e3bfb3e-70bc-4785-ad4a-6ffad57c8e90
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Educação como Experimentação de si: Uma Reflexão à Luz do Pensamento de Nietzsche" Documento
-
"TRAJETÓRIA HISTÓRICA DOS CURSOS SUPERIORES DE TURISMO EM BELO HORIZONTE (1974-2012): Entre o determinismo do mercado e a crise da formação profissional" Documento
-
"Tem gringo na área!": traçando o perfil sócio-pedagógico do professor estrangeiro na universidade pública brasileira Documento
-
(Trans)formar a docência na universidade: possibilidades evidenciadas a partir de uma pesquisa com professores bacharéis Documento
-
----------- Documento
-
31 saltos: a produção e a criação de contos na sala de aula Documento
-
?Educação Protestante em Goiás: entre Modernidade e Tradição nos Institutos Samuel Graham - Jataí e Granbery - Pires do Rio (1942-1963)? Documento
-
?Olha, essa consciência política surge do agir!?: experiências e memórias de estudantes secundaristas que ocuparam escolas públicas (Uberlândia ? MG, 2016-2019) Documento
-
A (docência) lescência: pressupostos para um Ensino Desenvolvimental Documento
-
A (in)visibilidade do Técnico em Assuntos Educacionais: percalços e possibilidades de atuação na Universidade Federal de Uberlândia Documento
-
A ARTE COMO PRESSUPOSTOS DA FORMAÇÃO DO ETHOS SEGUNDO OS FUNDAMENTOS ROUSSEAUNIANOS Documento
-
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LADÁRIO TEIXEIRA: CONCEPÇÃO HISTÓRICA, GÊNESE, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS (2005-2015) Documento
-
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA CONTRA O CONSUMO ALIMENTADO PELAS AGÊNCIAS FINANCEIRAS Documento
-
A Educação Missionária no Brasil: da devoção religiosa ao projeto civilizador da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (1838-1895). Documento
-
A Educação Sexual no Amapá: experiências e desafios docentes. Documento
-
A Escola Normal de Uberaba, Minas Gerais: modernidade, civilidade e progresso (1881-1905) Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA UNIBERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA Documento
-
A Fapemig e a produção científica mineira de 2007 a 2016 Documento
-
A Formação das Alfabetizadoras do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba ? Histórias Construídas nas Teses E Dissertações ? 1946 A 1979 Documento
-
A Formação de Professores Leigos na Modalidade a Distância para Educação Infantil: O Programa Proinfantil Documento
-
A Indústria 4.0 e as mudanças no mundo do trabalho e da educação: qualificação e precarização. Documento
-
A Instrução para os Desprotegidos da Sorte: obrigação ao trabalho no sertão da ignorância, MG- 1889-1909 Documento
-
A Juventude Estudantil pelo olhar dos jornais do Triângulo Mineiro: entre a tutela e a subversão (décadas de 1950 e 1960) Documento
-
A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ: DO "IDEAL" AO REAL, DO LIBERAL AO CONSERVADOR (1943-1958) Documento
-
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE DIDÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM ESTADO DA ARTE A PARTIR DE TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO (2004-2010) Documento
-
A Pedagogia Industrial da FIEMG: Um estudo sobre o pensamento empresarial na Revista Vida Indsutrial (1961-1974) Documento
-
A Pesquisa Acadêmica sobre Formação de Professores/as de Biologia no Brasil (1979-2010): um estado da arte baseado em dissertações e teses. Documento
-
A Produção do Conhecimento em Políticas Públicas de Educação Infantil na Região Centro-Oeste (2000-2010) Documento
-
A Profissionalidade na Docência do Ensino Superior Documento
-
A Revista Brasileira de Ciências do Esporte e a Revista Stadium: Materialidades, Estratégias Editoriais e Representações (1979 - 1986) Documento
-
A TERCEIRIZAÇÃO IRRESTRITA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA Documento
-
A aprendizagem criativa do sujeito: um estudo à luz da Didática Desenvolvimental e da Teoria da Subjetividade Documento
-
A assistência estudantil na educação superior: contribuições e limites relativos à conclusão de curso do estudante bolsista da UFU. Documento
-
A coleção didática As Mais Belas Histórias (1954 -1976): modernização, nacionalismo e identidade brasileira na obra de Lúcia Casasanta Documento
-
A constituição de surdos em alunos no contexto escolar: Conflitos , contradições e exclusões. Documento
-
A criança e a apropriação da cultura escrita - uma possibilidade de alfabetização discursiva Documento
-
A descentralização política, administrativa e educacional: análise da organização da instrução pública a partir da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 1889 -1915 Documento
-
A direção teatral em America Latina: Narrativas da Formação na Universidade Publica Documento
-
A disciplina História da Educação na formação de normalistas do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio em Minas Gerais (1947 - 1971). Documento
-
A evolução nos livros didáticos de Biologia frente ao PNLD 2018: aproximações e distanciamentos Documento
-
A expansão da Educação Superior Federal em Uberlândia: Tendências político - culturais (2003-2014) Documento
-
A formação de professores a distância no Brasil: os contornos e trajetórias da Universidade Aberta do Brasil na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba no período de 2013 a 2018 Documento
-
A formação para o mercado de trabalho: a Guarda Mirim de Montes Claros – MG (1992 - 2018) Documento
-
A formação profissional dos egressos do Instuto Federal do Espírito Santo - Campus Ibaba dos Anos 2011-2017. Para além da formação técnica? Documento
-
A história da educação de mulheres pobres nas instituições escolares noturnas primárias de Uberlândia/MG (1933-1959): espaço de luta e resistência pela escolarização Documento
-
A história da escola do hospital do pênfigo: da marginalidade ao reconhecimento publico em Uberaba/Mg (1959-1985) Documento
-
A influência do Catolicismo na Educação de Porteirinha/MG (1937-1962) Documento
-
A ordem política e a reforma universitária : o processo de federalização da Faculdade de Odontologia de Uberlândia (1968-1978) Documento
-
A periodização do desenvolvimento e a teoria da atividade de estudo de D. B. Elkonin: uma análise à luz da teoria da subjetividade Documento
-
A políitca de Educação Brasileira e o Envelhecimento Documento
-
A política afirmativa na educação superior: contributos e dilemas de cotas da Lei nº 12.711/2012 Documento
-
A presença católica na formação de professores no Brasil: os manuais das Madres Peeters e Cooman (1935-1971) Documento
-
A relação entre o Programa Mulheres Mil e a tecnologia social como uma estratégia de formação profissional. Documento
-
A unidade Personalidade-Psique-Atividade no pensamento de S. L. Rubinstein: contribuições para o campo educacional. Documento
-
A unidade de Botânica nos livros didáticos de Ciências aprovados no Programa Nacional do Livro Didático PNLD - 2017/2019 Documento
-
ABANDONADOS E DESAJUSTADOS: educação e recuperação no Patronato de Menores de Paranaíba ? Mato Grosso do Sul. Documento
-
APRENDENDO A ENSINAR: A CONTRIBUIÇÃO DAS DISCIPLINAS DIDÁTICA E DIDÁTICAS ESPECÍFICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIMONTES (2013 - 2017) Documento
-
AS ATUAIS CONFIGURAÇÕES DO ESTADO E OS PROCESSOS DE MULTI-REGULAÇÕES DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - PEDAGOGIA DO CAMPO/PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA Documento
-
AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: caminhos percorridos por um Colégio de Aplicação Federal Documento
-
AS IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO SISTÊMICA NA REGULAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE Documento
-
Adeus, formação: o Anti-Emílio anunciador do conceito de programa de vida Documento
-
Aids nos livros didáticos de Biologia: PNLEM 2007 , PNLD 2012 e 2015 Documento
-
Americanismo e educação; Documento
-
Analise dos Indicadores de qualidade e a excelência educativa em escolas públicas: uma proposta de gestão estrátegica para o processo de ensino e aprendizagem no municipio de Itabuana- Ba Documento
-
Anísio Teixeira e a educação brasileira: da formação intelectual aos projetos para a escola pública, 1924-1964. Documento
-
Apropriação de novas significações das operações fundamentais de matemática por professores em atividade de formação de modo remoto Documento
-
Aproximações interdisciplinares entre a Literatura Infantil e a Matemática-uma aprendizagem significativa Documento
-
As contradições do cooperativismo na educação: um estudo de caso na Cooperativa de Ensino de Rio Verde - GO entre os anos 2011 e 2015 Documento
-
As escolas polivalentes do Triângulo Mineiro e Alto Paranaiba (MG): sondagem vocacional no projeto desenvolvimentista civil-militar (1965-1976) Documento
-
As experiências com o cinema na formação docente Documento
-
As impressões de John Dewey sobre a escola russa soviética em 1928: a importância da dimensão política e social da educação para constituição de uma sociedade democrática Documento
-
As inter-relações do trabalho pedagógico e a deficiência intelectual Documento
-
As politicas de Formação Continuada de Professores para Educação Especial: lastro do jogo neoliberal às resiliências profissionais Documento
-
As políticas de bonificação em Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo: a carreira docente e a contradição com as recomendações do Banco Mundial Documento
-
As políticas educacionais mineiras aos modi operandi do neoliberalismo: dos governos de Aécio Neves ao governo de Romeu Zema (2033-2022) Documento
-
As proposições de Evaristo da Veiga no Brasil pós-independência: educação como forma de alterar os costumes (1824?37). Documento
-
As tramas do ensino de Biologia Celular na Educação Básica: conteúdo específico, prática pedagógica e formação de professores Documento
-
As universidades federais brasileiras e o movimento de intensificação do trabalho docente: um estudo sobre a UFPI Documento
-
Atendimento Educacional Especializado: dimensão política, formação docente e concepções dos profissionais Documento
-
Atitude de estudar como prática social no ambiente universitário: realidade empírica e concreta de graduandos Documento
-
BRINCADILHAR: vivências das crianças com autismo nas brincadeiras da Educação Infantil Documento
-
Bactérias transgênicas, pincéis e bancadas de um laboratório: experimentações entre ciência e arte Documento
-
CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: INFLUÊNCIAS DO MODELO DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO, A PARTIR DOS ANOS 2002 Documento
-
CONDIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO DE SETE ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERLÂNDIA/MG Documento
-
CONSENSOS E DISSENSOS EM TORNO DA ALTERAÇÃO DO CENTRO DE ATUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DE ORIGEM AGRÍCOLA: Representações do Trabalho Docente Documento
-
CONTRADIÇÕES COMO FORÇA DE MUDANÇA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ENQUANTO POTENCIALIZADOR DA PRÁXIS TRANSFORMADORA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DE MARTIN BUBER, GABRIEL MARCEL E EMMANUEL MOUNIER NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE UBERLÂNDIA. Documento
-
COREOGRAFIAS DIDÁTICAS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
CRÍTICA DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA NA COLÔMBIA E BRASIL NO CONTEXTO DA SOCIEDADE CAPITALISTA Documento
-
Campanhas Publicitárias do Programa "Leia para uma criança" do Itaú Social: uma abordagem investigativa sobre a educação da infância Documento
-
Cecília Meireles no Diário e no Observador: a educação nos anos de 1930 Documento
-
Ciência, gênero, sexualidade e religião: alianças, tensões e conflitos no ensino de Biologia Documento
-
Concepções de professores sobre a resolução de problemas Documento
-
Congada de Catalão (GO) como espaço formativo: reflexões sobre o lugar do corpo para o aprender-ensinar-aprender dos saberes socioculturais Documento
-
Conselhos municipais de educação: cogestão municipal e controle social do direito à educação norte-mineira Documento
-
Corpo, deficiência e inclusão escolar em teses na Educação em Ciências (2008-2018) Documento
-
Crenças de professores sobre a prática pedagógica Documento
-
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE AGRONOMIA: UMA PERSPECTIVA DE TRABALHO DE PROJETOS COM MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Documento
-
DA INVISIBILIDADE À ASCENSÃO SOCIAL: história e memória de professores negros no Amapá - 1970 - 1988 Documento
-
DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS ÀS PRÁTICAS ESCOLARES PRESCRIÇÃO, CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS NO GRUPO ESCOLAR DE IBIÁ-MG (1925-1942 Documento
-
DAS NECESSIDADES FORMATIVAS AOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo de caso dos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia (2013-2019) Documento
-
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO, AS DIRETRIZES CURRICULRES E OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO Documento
-
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO ESTADO DO PIAUÍ: concepções e dimensões didáticas do professor formado em Pedagogia sobre sua Prática Pedagógica. Documento
-
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: análise das necessidades formativas de professores bacharéis que atuam no Curso de Administração da UFPI - Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba/PI) Documento
-
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: elementos norteadores da prática pedagógica no curso de Jornalismo. Documento
-
DOM EMANUEL GOMES DE OLIVEIRA E A EDUCAÇÃO EM GOIÁS (1923-1947): ENTRE A IGREJA E O ESTADO Documento
-
De Portugal ao Brasil - A Trajetória Histórica do Ensino Superior de Contabilidade (1940 - 1985): Concepções e Tendências Relativas aos Aspectos de Formação dos Profissionais em Contabilidade Documento
-
De faculdade isolada à universidade: 45 anos da federal FMTM em Uberaba/MG (1960 a 2005) Documento
-
De poeta a político: Noraldino Lima, intelectual da política e da educação em Minas Gerais, 1906-33 Documento
-
Desvelando a atuação da/o Enfermeira/o docente no Estágio Supervisionado em Enfermagem: análise dos saberes docentes e práticas pedagógicas Documento
-
Diagnóstico de Necessidades Didático Pedagógicas de Docentes da Área da Saúde Documento
-
Dimensões Contextuais e Particulares do Percurso Histórico da Disciplina Psicologia da Educação no Curso de Pedagogia na Cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, Brasil (1959-2006) Documento
-
Diretrizes curriculares para o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena: implementação e impactos na formação, saberes e práticas de professores de história iniciantes (Mato Grosso, Brasil ) Documento
-
Diálogos de professores: efeitos do Enem nos saberes e nas práticas docentes de História e de Língua Portuguesa do IFTM Documento
-
Do confessional ao laico, a Escola Nossa Senhora das Gaças - Campina Verde - MG Documento
-
Do humanismo ao assistencialismo: o CRUTAC no Estado Militar - 1966-1985 Documento
-
Docencia online: perspectivas para a formação e prática de professores Documento
-
Docência Universitária Online: Dimensões Didáticas da Prática Pedagógica Documento
-
Docência Universitária: Concepções de Prática Pedagógica do Professor da Educação Jurídica Documento
-
Docência em Matemática na Educação Superior: Concepções de Professores que Ministram Aulas no Ensino Superior Documento
-
Docência no Ensino Superior: a colaboração como caminho para a reflexão sobre a práxis Documento
-
Docência universitária : o cirurgião dentista no curso de Odontologia Documento
-
Docência universitária em Educação Física: ideações sobre o acadêmico e o pedagógico Documento
-
Docência universitária no curso de Enfermagem: formação profissional, processo de ensino-aprendizagem, saberes docentes e relações interpessoais, associados ao princípio da integralidade Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA PRODUÇÃO DE SENTIDO SOBRE JUSTIÇA SOCIAL E CIDADANIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS E PROFESSORES DE BIOLOGIA Documento
-
EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL: PROJOVEM CAMPO ? Saberes da Terra, desafios e perspectivas da educação do campo em minas gerais. Documento
-
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: as reflexões dos (as) professores (as) sobre a Matemática que ensinam nas séries iniciais no contexto de escolas públicas municipais de Picos - PI. Documento
-
EL DESARROLLO DE LA IDENTIDAD CULTURAL BRASILEÑA A TRAVÉS DE LA DANZA FOLKLÓRICA COMO COMPONENTE EXTENSIONISTA EN UNIVERSIDAD ESTADUAL DE MINAS, Documento
-
ESCOLA DE ECONOMIA RURAL DOMÉSTICA: ENSINO SECUNDÁRIO PROFISSIONALIZANTE NO TRIÂNGULO MINEIRO (1953-1997). Documento
-
ESTADO E IGREJA CATÓLICA COMO INSTÂNCIAS PROMOTORAS DE EDUCAÇÃO: Formação de Professoras Primárias em Minas Gerais na Primeira República (1892-1904). Documento
-
ESTUDO DE AULA DE MATEMÁTICA COM ROBÓTICA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Documento
-
EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NOTURNO: MEDIAÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS E AS DINÂMICAS ESCOLARES. Documento
-
EXPERIÊNCIA COM ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ESTÁGIO-DOCÊNCIA: uma perspectiva inventiva para formação inicial dos professores de matemática Documento
-
Educação ambiental como disciplina na formação dos biólogos: um estudo de caso na Universidade Federal de Uberlândia Documento
-
Educação de tempo integral: uma análise das implicações da política de ampliação da jornada escolar na rede estadual de Montes Claros/MG (2011-2014) Documento
-
Educação do campo: interfaces entre a prática docente e a formação de professores de Física Documento
-
Educação e Política a partir do pensamento de Hannah Arendt: reflexões acerca do fenômeno "Escola sem Partido" Documento
-
Educação e trabalho : a formação do jovem trabalhador no Brasil e em Portugal a partir da década de 1990 Documento
-
Educação escolar indígena na região do Uaçá no município de Oiapoque-AP (1964-1985) Documento
-
Educação profissional em debate : da crise financeira mundial de 2008 ao arranjo institucional do PRONATEC Documento
-
Educações menores em HIV/aids: o que pode a educação em ciências e biologia em cartografias audiovisuais? Documento
-
Educomunicação e jornalismo: possibilidade de prática educativa para o exercício do jornalismo cidadão. Documento
-
Ensino Médio Técnico Profissional: Um processo instrumental para a empregabilidade Documento
-
Ensino Superior de Conteúdos Jurídicos: Problemáticas e Perspectivas para o Século XXI Documento
-
Ensino jurídico como atividade especializada do aparelho ideológico escolar Documento
-
Ensino superior: impactos das políticas do SINAES na organização das avaliações internas em Centros Universitários Documento
-
Entre a cela e a sala de aula: um estudo sobre experiências educacionais de educadores presos no sistema prisional paulista Documento
-
Entre diamantes e cascalhos: a Escola Normal de Diamantina, 1879 a 1905 Documento
-
Entre o ideal e o real: a construção do pensamento empresarial uberlandense e seus projetos educacionais para a formação dos trabalhadores. Documento
-
Entre o poético e o Histórico: interlocuções de Cecilia Meireles com a educação brasileira Documento
-
Entre o prescrito e o realizado no Grupo Escolar Yolanda Jovino Vaz (1961-1971) Documento
-
Entre vivências e saberes: a construção da identidade profissional das pedagogas do IFTM Campus Uberlândia Documento
-
Escola Agrotécnica Federal de Urutaí (1978-1986): a formação de mão de obra agrícola Documento
-
Escola Primária :Uma Analise Comparativa e Ideológica Republicana no Contexto das Mensagens e Leis no Período Compreendido Entre 1890-1930 Documento
-
Expansão da Educação Superior: um estudo sobre trabalho docente no Campus do pontal da Universidade Federal de Uberlândia (2006 - 2012) Documento
-
Experiências Museais de Professores de Ciências da Natureza: possibilidades para aproximar escolas e museus Documento
-
Experiências de pessoas trans - ensino de Biologia Documento
-
Extensão: uma política de interiorização da Universidade Federal de Goiás (1972 1994) Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA COM GESTORES PEDAGÓGICOS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA OBUTCHÉNIE POR UNIDADES: UMA ANÁLISE NA ABORDAGEM DE L. I. BOZHOVICH Documento
-
FORMAÇÃO PROFISSIONAL: OS DESCOMPASSOS ENTRE A EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL E O MERCADO DE TRABALHO NO PIAUÍ Documento
-
Formadores de professores no Ensino Superior: olhares para trajetórias e ações formativas Documento
-
Formação de professores de História em curso de Licenciatura a distância: um estudo nasIES - UNIUBE, UNIMONTES. Documento
-
Formação e Qualificação para o Trabalho Solidário: o desenvolvimento da Economia Popular Solidária nas práticas do CIEPS/UFU Documento
-
Formação inicial de alfabetizadoras para a educação de jovens e adultos em Minas Gerais (1996 -2006) Documento
-
Formação, saberes e práticas de formadores de professores: um estudo em cursos de Licenciatura em História e Pedagogia Documento
-
Formulação láctea à base de abóbora enriquecida com inulina: efeitos nutricionais e na morfologia intestinal de ratos Documento
-
GENEALOGIA DO CURSO SUPERIOR DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE UBERLÂNDIA, (1957-69) Documento
-
GESTÃO AMBIENTAL: PERFIL PROFISSIONAL E FORMAÇÃO EM CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA E DE BACHARELADO Documento
-
GOVERNO ELETRÔNICO NO CONTEXTO DA NOVA GESTÃO PÚBLICA EM MINAS GERAIS Documento
-
Garimpeiro de memórias: práticas educativas de Ozildo Albano - Piauí - (1952-1989) Documento
-
Gerencialismo, políticas de avaliação de desempenho e trabalho docente na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais Documento
-
Gênero e (meio) ambiente: desdobramentos para a educação escolar Documento
-
HISTÓRIA, MEMÓRIA E VIVÊNCIAS: A EJA NO NORTE DE MINAS GERAIS - 1940-1960 Documento
-
Hippolyte Leon Denizard Rivail, ou Allan Kardec: um professor pestalozziano na França do tempo das Revoluções Documento
-
História da alfabetização de Ituiutaba: Vivências no Grupo Escolar Governador Clovis Salgado - 1957-1971 Documento
-
História da alfabetização de crianças em Goiás: 1835-1886 Documento
-
História e Memória da Formação Docente em Ituiutaba - MG Documento
-
Histórias de vida de professoras e ensino de biologia no Brasil : formação, saberes e práticas docentes Documento
-
INCIDÊNCIAS DA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA BNCC: do direito à educação ao direito à aprendizagem Documento
-
Identidade(s) Latino-Americana no Ensino de História: Um Estudo em Escolas de Ensino Médio de (Belo Horizonte, MG, Brasil) Documento
-
Identidades e Consciência Histórica de jovens estudantes e professores de História: um estudo em escolas no meio rural e urbano Documento
-
Imagens da Diferença: artes visuais e diversidade sexual no ensino fundamental Documento
-
Imagens educam: Lições de modernidade na imprensa ilustrada paulista e carioca na década de 1920. Documento
-
Impactos do Pibid no trabalho educativo dos supervisores Documento
-
Imprensa e educação: um estudo sobre o pensamento educacional no Triângulo Mineiro (1930 1945) Documento
-
Infância da educação em ciências na produção acadêmica de teses: a conformação do saber infantil Documento
-
Integração de mídias na disciplina de Geometria Analítica em um curso de graduação em Matemática Documento
-
Intersexualidade e corpos intersexo em livros didáticos de Biologia (PNLD 2012-2018) Documento
-
Itinerários da "Prática como Componente Curricular": formação inicial de professores de Ciências e Biologia no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM Documento
-
JONATHAS SERRANO EM 1932: UM ESCOLANOVISTA CATÓLICO EM MEIO ÀS POLÊMICAS EDUCACIONAIS DE SEU TEMPO Documento
-
Juventude, trabalho e educação superior: a Geração Y em análise Documento
-
Literatura infantil como espaço de formação: um estudo com obras de Ruth Rocha Documento
-
MODELAGEM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL: UMA PERSPECTIVA DE EDUCAR PELA PESQUISA NO CURSO DE TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Documento
-
Machado de Assis educador: a experiência do cuidado de si Documento
-
Maria de Lourdes Porfírio Ramos Trindade dos Anjos Documento
-
Migração e Escolarização: História das Instituições escolares de Tangará da Serra - Mato Grosso - Brasil - (1964-1976) Documento
-
Missão Educacional Alemã no Brasil: Irmãs Franciscanas - De Dillingen para a Baixada Fluminense. Duque de Caxias e São João de Meriti - RJ (1937-1956) Documento
-
Modelos Mentais de estudantes dos ensinos fundamental e médio sobre o dia e a noite a partir de um referencial na superfície da Terra e fora dela. Documento
-
Mundialização do capital e expansão do ensino jurídico no Brasil : um estudo em Uberlândia Documento
-
NO JARDIM DO AGORA: A POTÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE TEM O LABORATÓRIO E A CIÊNCIA COMO MARCAS EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Documento
-
Narrativas de si: trajetórias formativas de professores iniciantes no ensino superior Documento
-
Necessidades formativas dos professores de Ciências Naturais de escolas do campo: um estudo no semiárido piauiense (2017-2018) Documento
-
Ney Lobo: trajetória intelectual e filosofia espírita da educação (1963-1989) Documento
-
O Atendimento Educacional Especializado nas Escolas Rurais de Uberlândia-MG: a interfase entre Educação Especial e Educação do Campo Documento
-
O DESENVOLVIMENTO DE MOTIVOS FORMADORES DE SENTIDO NO CONTEXTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO E ESTUDO NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA Documento
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS NO DISCURSO DOS PROFESSORES: Aproximações e Distanciamentos com a Literatura e os Documentos Oficiais. Documento
-
O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Currículos, Formação e Prática Docente. Documento
-
O FINANCIAMENTO NO CONTEXTO DAS ?PARCERIAS? PÚBLICO-PRIVADAS COM AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ? OSCs: REPERCUSSÕES NO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL EM UBERLÂNDIA - MG Documento
-
O MOBRAL sob o olhar de uma Geógrafa Documento
-
O Orfanato Santo Eduardo e a assistência às crianças pobres em Uberaba - MG (1920 a 1964) Documento
-
O PERCURSO INSTITUCIONAL DA DISCIPLINA ?HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO? EM MINAS GERAIS E O SEU ENSINO NA ESCOLA NORMAL OFICIAL DE UBERABA (1928 a 1970) Documento
-
O PIBID ENQUANTO LEGITIMAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO: a formação, o trabalho docente e o desmonte dos cursos na UEG (202-2018). Documento
-
O PLANO DO PLANO DE METAS ?COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO?: desdobramentos na gestão educacional local e no trabalho docente Documento
-
O Processo de Autoavaliação Institucional Proposto no SINAES para as Instituições Públicas e Privadas Documento
-
O Processo de Bolonha e as Politicas Publicas de Formação Inicial com vistas a Educação Inclusiva Documento
-
O TRABALHO DO TUTOR NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: O AVANÇO DAS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL Documento
-
O ciclo de vida profissional dos professores da universidade federal de uberlandia: trajetória, carreira e trabalho no instituto de biologia Documento
-
O controle social dos Planos Municipais de Educação: uma análise da participação de Conselhos Municipais de Educação de Goiás no processo de implementação dos PMEs Documento
-
O corpo narrado: experiência formativa no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Documento
-
O ensino de história da educação nas Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino - Fista (Uberaba, Minas Gerais, 1951 - 1980) Documento
-
O gigante dos pés de barro : capitalismo e desenvolvimento sustentável Documento
-
O papel docente na educação infantil: impactos da formação contínua no repensar profissional de professoras que trabalham com crianças menores de seis anos. Documento
-
O plano de ações articuladas (par): uma perspectiva de gestão e planejamento na educação pública municipal de Uberlândia-MG Documento
-
O processo de escolarização na área rural de Montes Claros - MG (1960-1989): memórias e representações de professores e alunos Documento
-
O trabalho imaterial do músico erudito Documento
-
Objetos Educacionais Virtuais em Livros Didáticos de Física: Limites e Potencialidades Documento
-
Olhar sensível - pensante de crianças: visualidades na/da escola nos anos iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
Organização de uma disciplina na modalidade a distância na perspectiva da atividade orientadora de ensino abordando tecnologias digitais no ensino de matemática Documento
-
Organização do ensino rural em Minas Gerais: suas muitas faces em fins do XIX e início do XX (1899 1911) Documento
-
Os Professores Surdos na Educação Superior Documento
-
Os governos FHC e Lula e a resignificação do neodesenvolvimentismo: o Reuni Documento
-
Os municípios e a instrução primária no Estado de Goiás: as singularidades de Rio Verde (1889-1918) Documento
-
Os princípios didáticos na perspectiva marxista da educação: limites e avanços a partir do estudo de seus fundamentos à luz da Teoria da Subjetividade Documento
-
PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: ideações de docentes atuantes em cursos de Publicidade e Propaganda Documento
-
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PIAUÍ (2006 -2016): MODELOS DE GESTÃO E EXPANSÃO DA OFERTA Documento
-
POLÍTICAS E PROGRAMAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL NO CONTEXTO DE MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Vozes e Vieses da Educação Inclusiva Documento
-
POR UMA PEDAGOGIA DOS CORPOS NEGROS: O GRUPO TERRACOTTA E O PROJETO DANÇANDO A NOSSA COR NO CONTEXTO DA ARTE-EDUCAÇÃO EM UBERLÂNDIA Documento
-
PROFISSIONALISMOS DO PROFESSOR - DE MOMENTOS A TRAJETÓRIAS: PROFISSIONALIZAÇÃO, PROFISSIONALIDADE E AUTONOMIA PROFISSIONAL - UBERABINHA (1907-1929) Documento
-
PROGRAMAS ESPORTIVOS NO ESTADO MILITAR: AÇÕES DO ?ESPORTE PARA TODOS? PARA A EDUCAÇÃO POPULAR (1973-1990) Documento
-
PRÁTICAS DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O CURSO DE PEDAGOGIA:ENFOQUES NO ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS Documento
-
Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental Documento
-
Pedagogias da beleza: a história da educação do corpo feminino no Correio da Manhã (1901-1974) Documento
-
Permanências e mudanças na organização do trabalho escolar nas Geraes : uma análise do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do PDE- Escola Documento
-
Politica Educacional e Política Linguística na Educação dos e para os Surdos Documento
-
Política de atenção aos servidores do magistério no município de Itumbiara, Goiás: direito ao dever de cuidar. Documento
-
Política de valorização docente a partir da dimensão 2 do Plano de Ações Articuladas (PAR) 2011-2014: análise do sistema municipal de educação de Rio Verde-GO Documento
-
Políticas Públicas Educacionais e as Condições de Trabalho na Educação Infantil: concepções e vivências das professoras Documento
-
Políticas de acesso e permanência de alunos com deficiência em universidades brasileiras e portuguesas Documento
-
Políticas de avaliação externa no Ensino Médio: O Enem sob a perspectiva de discentes e docentes da escola pública Documento
-
Políticas de formação docente para educação profissional e tecnológica: cenários contemporâneos Documento
-
Políticas de formação dos profissionais da Educação no Brasil no período de 1996 a 2015: contornos e desenvolvimento. Documento
-
Políticas de inclusão universitária: Permanência estudantil na Universidade Federal do Piauí. Documento
-
Políticas públicas de formação continuada de professores da Educação Básica: impactos no Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Uberaba-MG. Documento
-
Políticas públicas educacionais do governo federal nos anos de 2019 e 2020: uma análise dos fundamentos ideológicos Documento
-
Políticas públicas, concepções, perspectivas para a formação continuada de professores da educação de jovens e adultos em Uberlândia/MG (2009-2016) Documento
-
Por uma Didática Desenvolvimental da Subjetividade no ensino de Música na escola Documento
-
Precarização do trabalho docente no ensino superior e ênfase na produção dos materiais instrucionais: a desterritorialização da escola e a subordinação do conhecimento aos imperativos do capital. Documento
-
Processos de imitação-criação como constituidores da práxis pedagógica: uma intervenção didático-formativa com o formador de professores Documento
-
Produção de jogos digitais por jovens: uma possibilidade de interação com a Matemática Documento
-
Professoras Trans Brasileiras: ressignificações de gênero e de sexualidades no contexto escolar Documento
-
Profissão professor de Educação Física: histórias sobre Tales de Assis Martins Documento
-
Protagonismo infantil na escola do campo: caminhos para a (re)organização das práticas pedagógicas e do espaço/tempo escolares Documento
-
Prática social no marxismo: para além das primeiras aproximações da Pedagogia Histórico-Crítica Documento
-
REDE DE APRENDIZAGEM EM ROBÓTICA: UMA PERSPECTIVA EDUCATIVA DE TRABALHO COM JOVENS Documento
-
REPRESENTAÇÕES DE PRECEPTORAS NA OBRA DE MÁRIO DE ANDRADE - CONTO E ROMANCE (1923-1944) Documento
-
Reconhecimento do Diploma obtido na UDE, registrado sob nº 106 no livro REV-1, folha 110 em 11/junho/2015, processo nº 01261/2015 Documento
-
Representações sociais de professores da educação infantil sobre o desenvolvimento da prática pedagógica em Ciências Documento
-
Saberes teóricos e práticos necessários ao ensino de Matemática destinado a pessoas surdas. Documento
-
Ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos. Documento
-
Sobre percepções docentes acerca da avaliação da aprendizagem e da Prova Brasil, em turmas do 5º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Uberlândia-MG Documento
-
TEMPOS E ESPAÇOS DO GINÁSIO AGRÍCOLA GUSTAVO DUTRA, MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER (MT) - 1969 A 1974 Documento
-
TRABALHO, EDUCAÇÃO E CONSENSO: APOIO DO ESTADO AO SETOR PRODUTIVO X GERAÇÃO DE EMPREGOS E EMPREGABILIDADE Documento
-
TRAJETÓRIAS DO TRABALHO DO PEDAGOGO TÉCNICOADMINISTRATIVO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ? UFU (1995-2020) Documento
-
Talentos esportivos no ensino fundamental: (re)pensando as altas habilidades ou superdotação no esporte Documento
-
Tecendo Colaborativamente a Formação e o Desenvolvimento Profissional Docente no IFTM: identidade, saberes e práticas Documento
-
Tempo de Cidade, Lugar da Escola: dimensões do ensino secundário do Gymnasio Mineiro de Uberlandia (1929-1950) Documento
-
Teoria do Design Inteligente e Argumento do Desígnio: duas denominações, um enredo Documento
-
Trabalho docente e Atividade Pedagógica: a prospecção da liberdade-felicidade na trama da formação contínua do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) Documento
-
Trabalho e Educação Documento
-
Trabalho e Educação na mineração de nióbio em Goiás (2016-2022) Documento
-
Trabalho e política de qualificação profissional do sistema Prisional: um estudo contextualizado no Presídio Helena Maria da Conceição de Ituiutaba/MG e nas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACS) de Ituiutaba e Itaúna/MG Documento
-
Trabalho e sociedade: Organização Fabril e Organização Educacional na Universidade Aberta do Brasil Documento
-
Trabalho, educação e Sindicato de Enfermagem no Estado do Amapá Documento
-
Trilhas e rastros da educação primária: história do Grupo Escolar Coronel José Teófilo Carneiro, Uberlândia-MG, 1940-1970 Documento
-
Técnico em Enfermagem no município de Uberlândia: a construção histórica de uma profissão e a primeira instituição escolar. Documento
-
UM ESTUDO DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA HABILITAÇÃO ESPECÍFICA PARA O MAGISTÉRIO (HEM): Experiências em Escolas de Uberlândia no período de 1971 a 1996. Documento
-
Um estudo da mediação na teoria de Lev Vigotski e suas implicações para a educação Documento
-
Valorização dos professores da Rede Municipal de Ensino de Uberaba/MG (2009-2019) Documento
-
Vamos tirar a educação do quadro negro em que ela está: a nucleação escolar como proposta de reorganização e modernização na educação rural de Uberlândia/MG: (1980 a 1990) Documento
-
VidArte: análise das práticas de ensino dos professores que atuam em diferentes contextos educacionais do Espírito Santo/Brasil (RECONHECIMENTO DE TÍTULO ESTRANGEIRO) Documento
-
Vida e arte: acordes narrativos da composição cultural de professores de Historia Documento
-
Virtuosas e Cristãs: Aspectos da formação de professoras no Colégio Imaculada Conceição de Tupaciguara, MG (1961-1971) Documento
-
¬IMPROVISAÇÕES FORMATIVAS EM ENCONTROS COM PROFESSORAS/ES-FORMADORAS/ES Documento
-
Órfãs e desvalidas: a formação de meninas no Orphanato Municipal de Belém do Pará (1893 1931) Documento