cour_7832970b-0da8-4c4e-8704-a434e2c6cd60
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A PRODUÇÃO DE MODOS DE SER DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Documento
-
TRABALHO PEDAGÓGICO EM UM NÚCLEO DE EDUCAÇÃO POPULAR: POSSIBILIDADE DE PRÁXIS PEDAGÓGICA? Documento
-
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: PARTICIPAÇÃO DO ALUNO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Documento
-
DRAG QUEEN: UMA POTÊNCIA TRANSGRESSORA Documento
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA E SUAS DOBRAS: UMA GENEALOGIA DA FORMAÇÃO FILOSÓFICA NA UFSM Documento
-
PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS, ARTICULAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS Documento
-
“SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO”: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Documento
-
A CARTOGRAFIA DIGITAL DAS ESCOLAS RURAIS DO CAMPO COMO DISPOSITIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Documento
-
A ESCOLA COMO ESPAÇO/TEMPO DE AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE E MUDANÇA DA PRÁTICA DOCENTE Documento
-
A MATERNIDADE NA CASA DE ESTUDANTES DA UFSM: DESAFIOS E CONQUISTAS DAS ACADÊMICAS MÃES MORADORAS DA CEU Documento
-
A PRODUÇÃO DISCURSIVA DE UMA INFÂNCIA SURDA ESCOLARIZADA: ESCRITAS BIOGRAFEMÁTICAS Documento
-
AVALIAÇÃO EM FILOSOFIA: UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES Documento
-
CONSIDERAÇÕES SOBRE O OUTRO E O COMUM A PARTIR DE TZVETAN TODOROV: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EDUCACIONAL Documento
-
ECOS DO INTERIOR DA REGIÃO SUL: MAIS DE 70 ANOS DE DEDICAÇÃO À MÚSICA COM O EDUCADOR ANILDO DIETTRICH Documento
-
Elaboração e validação de um plano de avaliação para alunos com autismo Documento
-
O PLANEJAMENTO E A ATIVIDADE PRINCIPAL DA CRIANÇA: VIVÊNCIAS DE FUTURAS PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
POLÍTICAS DE INCLUSÃO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO Documento
-
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE SOCIAL Documento
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE LÍNGUAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de caso em uma turma do 6º ano Documento
-
SIGNIFICAÇÕES IMAGINÁRIAS SOBRE O CINEMA COMO EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Documento
-
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE EM LICENCIATURAS EM ARTES VISUAIS DO RIO GRANDE DO SUL Documento
-
UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO Documento
-
"A Escola Comum/Educação Especial: A Relação da Gestão com as Práticas Inclusivas" Documento
-
"A Questão da Modernidade e os Reflexos na Educação Superior - O Difícil Acesso à Universidade" Documento
-
"Caminhando sobre o fio da navalha": um estudo sobre a antípoda violência x não-violência e seus entrelaçamentos com os conceitos de autoritarismo, autoridade e liberdade a partir de falas docentes Documento
-
"Caracteristicas e aspirações dos alunos do Programa de Educação Integrada e seu desempenho no Curso Supletivo Documento
-
"Futuro. Qual é o seu?" Um estudo sobre a relação Ensino Médio versus PEIES a partir da fala docente em Santa Maria/RS Documento
-
"... era uma vez: quem diz como essa história começa?" Documento
-
"A gente não está preparado para ser professor": efeitos discursivos da disciplina de Libras nas Licenciaturas da UFSM Documento
-
"COMUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO": MEMÓRIAS DOS SUJEITOS EDUCATIVOS SOBRE AS VIVÊNCIASCOM FILOSOFIA PARA CRIANÇAS. Documento
-
"PROGRAMA LEM: TOCAR E CANTAR": UM ESTUDO ACERCA DE SUA INSERCAO NO PROCESSO MÚSICO-FORMATIVO DE UNIDOCENTES DA PEDAGOGIA/UFSM Documento
-
"Programa LEM: Tocar e Cantar": um lugar de formação e atuação acadêmico profissional. 2009 Documento
-
'Entre Multiplicidades de um coletivo:sobre a produção de Diários da Prática Educativa'. Documento
-
(Des)construções e (Re) construções na Formação de Permanente de Educadores/as: diálogos para a cultura de paz Documento
-
?Eu não gostava nem odiava porque eu não entendia nada!?: Relações com a escola, o aprender e os conhecimentos escolares no Ensino Médio Documento
-
?QUEM VAI? QUEM FICA? E O QUE VAMOS FAZER LÁ?? INTERLOCUÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROGRAMA PROINFÂNCIA EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO CENTRAL DO RS Documento
-
@essanaosou_eu: um estudo sobre as culturas juvenis nas redes sociais Documento
-
A (RE) CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
A (RE)INVENÇÃO DE SI NA TELA DA DOCÊNCIA: IMAGINÁRIO SOCIAL E FORMAÇÃO ÉTICO-ESTÉTICA Documento
-
A AMBIÊNCIA PEDAGÓGICA DIGITAL: APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E COREOGRAFIAS DIDÁTICAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
A ATUAÇÃO DE EDUCADORES EM MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS POLÍTICO-PARTICIPATIVAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ Documento
-
A Abordagem de Temas Polêmicos no Currículo da EJA: O Caso do "Florestamento" no RS Documento
-
A Alfabetização e o Letramento nos Anos Iniciais: Saberes e Práticas de Acadêmicas Formandas do Curso de Pedagogia Documento
-
A Autonomia na Gestão Educacional Democratica Documento
-
A Ação Comunicativa na Formação de Professores da modalidade Educação a Distância (EaD) Documento
-
A CONCEPÇÃO DE CULTURA DE MOVIMENTO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA: SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E CONSEQUENCIAS PEDAGÓGICAS Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM LETRAS: de professor da educação básica a docente universitário Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA EM MÚSICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM ESTUDO NA UFSM Documento
-
A CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOBRE CORPO NA SOCIEDADE E O PAPEL DA ESCOLA NA DESCONSTRUÇÃO DOS PADRÕES IMPOSTOS Documento
-
A Constituição da Professora de Educação Infantil pautada na autonomia: entrelaçando gênero e profissão Documento
-
A Contextualização e Interdisciplinaridade Facilitando a Compreensão entre Teoria e Prática do Ensino de Química Documento
-
A Dança como Atividade Mediadora ao Desenvolvimento Psicossocial da Criança, Documento
-
A Dança e as Práticas Educativas: Uma Experiência Corporal Reflexiva na Formação de Professores Documento
-
A Descontextualização do Material / Elemento Industrializado e das Técnicas de Construção Mecânica para a Cognição em Arte Documento
-
A EMERGÊNCIA DO SUJEITO PEDAGÓGICO SURDO NO ESPAÇO DE CONVERGÊNCIA ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA DE SURDOS Documento
-
A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL INCLUÍDOS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DAS EXPECTATIVAS DAS FAMÍLIAS. Documento
-
A Educação Ambiental em Escolas Rurais: Um Estudo nas Escolas Estaduais do Distrito de Boca do Monte, Santa Maria/RS Documento
-
A Educação Inclusiva de Alunos com Deficiência Física: Problematizando o Corpo no Contexto Escolar Documento
-
A Educação Musical nas práticas educativas de professores unidocentes: um estudo com egressos da UFSM Documento
-
A Educação Musical no Ensino de Primeiro Grau sob Enfoque Crítico Documento
-
A Educação Tecnológica e a Interação Escola - Empresa Documento
-
A Educação na Perspectiva Ética de Spinoza Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRETE/RS: um olhar sobre os processos de constituição da identidade profissional docente Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E UMA AÇÃO EXTENSIONISTA: CARTOGRAFANDO UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA Documento
-
A FORMAÇÃO DOCENTE NA RACIONALIDADE INCLUSIVA: PRÁTICAS DE GOVERNAMENTO DOS PROFESSORES DE SURDOS Documento
-
A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE LICENCIADOS EM MÚSICA: UM ESTUDO NA UFSM Documento
-
A Formação Continuada na Escola: treinar para reproduzir ou formar para transformar? Documento
-
A Formação Didático- Científica das alunas de Magistério- 2º Grau Documento
-
A Formação de Professores para Educação Inclusiva Documento
-
A Formação do Professor Alfabetizador Para a área de Fronteira: Brasil/Uruguai Documento
-
A Formação e Atuação de Professores de Acordeom do Rio Grande do Sul: Narrativas (Auto)Biográficas Documento
-
A Função Reprodutora/Criadora da Linguagem das Artes Pláticas na Educação Infantil Pré-Escolar: Um Olhar na Prática Educativa sob o Enfoque Sócio-Cultural Documento
-
A HISTÓRIA DA DISCIPLINA DE MÚSICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSM (1984-2008) Documento
-
A HORA E A VEZ DA FAMÍLIA EM UMA SOCIEDADE INCLUSIVA: PROBLEMATIZANDO DISCURSOS OFICIAIS Documento
-
A Herança do Esquecimento: Saberes Docentes nas Narrativas de Formação Documento
-
A IDENTIDADE PROFISSIONAL E A PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO NO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE SANTA MARIA (RFFSA/SENAI) - 1973 A 1996. Documento
-
A IMPORTANCIA DA CRIACAO DE UM DEPARTAMENTO DE PESQUISA E DIVUGACAO DEASSUNTOS EDUCACIONAIS NO CENTRO DE CIENCIAS PEDAGOGICAS DA UFSM Documento
-
A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DO CONTEÚDO CAPOEIRA. Documento
-
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA PERSPECTIVA DE SEUS PROFESSORES: ESTUDO DE CASO EM QUATRO ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS Documento
-
A INVENÇÃO QUE LEVOU A OUTROS LUGARES (E DAS DESCOBERTAS DE UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES) Documento
-
A Importancia do Trabalho na Sociologia da Educação como Processo Dialógico com Vistas a Emancipação dos Sujeitos Envolvidos Documento
-
A Influência Tyleriana na Concepção Contemporânea de Currículo no Brasil: Uma Análise de Texto. Documento
-
A Informática e a Educação dos Alunos Incluídos numa Escola Pública da Rede Estadual do Município de Santa Maria/RS Documento
-
A Iniciação à Docência na Formação Inicial de Professores: possíveis relações entre Cursos de Licenciatura e Subprojeto PIBID/CAPES na UFSM Documento
-
A Inserção da Educação Ambiental no Currículo do Curso de Agronomia : um estudo de caso na UFSM Documento
-
A Instituição Apaeana no cenário da Educação Inclusiva Documento
-
A Interação Grupal entre pares e sua repercussão no processo de construção da Lecto-Escrita Documento
-
A Interdependência Conteúdo-Contexto-Método no Ensino de Física: Um Exemplo em Física Térmica Documento
-
A LEI 11.769/08 e o Ensino de Arte na Região das Missões/RS: Realidades e Desafios Documento
-
A Leitura da Deficiência no Texto das Leis Documento
-
A Liberdade em Sartre e a Educação Documento
-
A LÍNGUA ESPANHOLA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA/RS: CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS FUTURAS Documento
-
A MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS- UM ESTUDO DE CASO Documento
-
A Maternidade na Fronteira da Representação de Gênero: Histórias de Professores Documento
-
A Modernização da Gestão da Escola Pública Estadual do Rio Grande do Sul: a democracia na ?porta giratória? Documento
-
A Não Neutralidade na Perspectiva Educacional Ciência-Tecnologia-Sociedade. Documento
-
A Onipresença das Competências na Formação Docente: Um Estudo no Horizonte da Reificação e do Reconhecimento Documento
-
A PEDAGOGIA DE PROJETO COMO POSSIBILIDADE DE RENOVAÇÃO METODOLÓGICA DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA Documento
-
A PESSOA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO ADULTA: ANÁLISES DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO COM ELEMENTOS DA CONTEMPORANEIDADE Documento
-
A PROCESSUALIDADE DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO NIVEL MEDIO: UM ESTUDO DOS ESPAÇOS PEDAGOGICOS ESCOLARES DE SÃO GABRIEL, RS. Documento
-
A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE O BULLYING ENTRE PROFESSORES/ASNO COTIDIANO ESCOLAR. Documento
-
A PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RIO GRANDE DO SUL: A IMPLEMENTAÇÃO NO LÓCUS ESCOLAR Documento
-
A Potencialidade da Investigação-Ação Educacional Emancipatória para Criar e Transformar na Realidade Escolar Documento
-
A Produção do Estranho no cenário da Educação Documento
-
A QUALIDADE DA GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA A PARTIR DE UM ESTUDO COMPARADO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO DA REGIÃO AMCENTRO/RS Documento
-
A REALIDADE DO PROFESSOR SUBSTITUTO NAS UNIVERSIDADES DA REGIÃO SUL DO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE Documento
-
A RELACAO HOMEM-MUNDO NATURAL NOS LIVROS DIDATICOS DE CIENCIAS Documento
-
A RELAÇÃO CORPO-VOZ NA DOCÊNCIA: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA UFSM: 23 ANOS DE HISTÓRIA DO IPÊ AMARELO Documento
-
A Temática Ambiental e a Educação Profissional: Uma Articulação Necesssária na Formação do Técnico Agrícola Documento
-
A Teoria das Inteligências Múltiplas e sua relação com o processo de ensino e aprendizado do Desenho: um estudo com adolescentes. Documento
-
A Trajetória Escolar dos Universitários Negros: Um Estudo de Caso na Universidade Federal de Santa Maria Documento
-
A Transferência como Elemento Facilitador da Aprendizagem do Nado Borboleta em Seqüência Imediata á Aprendizagem do Crawl Documento
-
A UTILIZAÇÃO DAS TIC NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO SISTEMA PRISIONAL EM SANTA MARIA - RS Documento
-
A Universidade e o Mundo do Trabalho no contexto neoliberal: refletindo acerca da formação em Ciências Sociais e do profissional Sociólogo Documento
-
A antecipação do ingresso da criança aos seis anos na escola obrigatória: um estudo no Sistema Municipal de Ensino de Santa Maria Documento
-
A aprendizagem de uma criança com Altas Habilidades e Transtorno de Asperger Documento
-
A arte inspira, cria e contagia: produção de sentidos e aprendizagens de professores provocados pela criação literária e audiovisual Documento
-
A auto(trans)formação permanente e a pedagogia de educação popular: entrelaçamentos possíveis entre a práxis educativa escolar e a realidade dos estudantes Documento
-
A autonomia que a educação não tornou consciência resultou em dependência: alcoolismo Documento
-
A avaliação como dispositivo pedagógico: capturas discursivas no contexto da Educação de Surdos Documento
-
A avaliação da aprendizagem no processo de escolarização de alunos com décit intelectual nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Documento
-
A avaliação no movimento de ensinar e aprender matemática Documento
-
A cinoterapia como atividade desenvolvente no processo de aprendizagem de estudantes com deficiência Documento
-
A compreensão crítica da arte em mídias digitaos na formação inicial do professor de Artes Visuais Documento
-
A condição docente no olhar de três gerações de professores formadores Documento
-
A cultura informática livre no espaço escolar-universitário Documento
-
A cultura visual no âmbito escolar: uma viagem a Dilermando de Aguiar/RS. Documento
-
A deficiência física e o processo de inclusão no ensino regular: justaposições das condições de saúde e aprendizagem. Documento
-
A divisão curricular da educação física e seus impactos nos saberes docentes dos professores de ensino superior Documento
-
A edificação da escola no espaço negado do sonho - um estudo na formação de professores surdos Documento
-
A educação social de rua e os pressupostos educacionais freireanos:um estudo de caso Documento
-
A educação, os problemas de personalidade e a educação Documento
-
A estimulação da consciência fonológica e sua repercussão no processo de aprendizagem da lecto-escrita Documento
-
A experiência grupal em trajetos autoformativos: imaginário social e narrativas Documento
-
A fenomenologia da arte e a educação Documento
-
A fomação de professores em Educação Física e sua relação com o mundo da vida. Documento
-
A formação continuada na trajetória profissional de professores de Educação Física Documento
-
A formação de competências cognitivas em direção a um professor/profissional reflexivo: Possibilidades junto às licenciaturas da UFSM Documento
-
A formação docente na perspectiva comunicativa da hermenêutica Documento
-
A formação inicial de professores das licenciaturas para educação de jovens e adultos no ensino médio: desafios e possibilidades Documento
-
A formação musical de professores em cursos de Pedagogia: um estudo das universidades públicas do Rio Grande do Sul Documento
-
A formação permanente no tempo-espaço da escola: "olhares" de gestoras coordenadoras pedagógicas Documento
-
A identização docente no curso de Licenciatura em Educação Física: facilidades e dificuldades na construção do ser professor Documento
-
A imagem do pensamento e o ensino de filosofia Documento
-
A inclusão educacional e educação superior: realidade e perspectivas na educação a distância. Documento
-
A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro do autista em municípios da 4ª Colônia de imigração italiana: um olhar sobre as práticas pedagógicas Documento
-
A inclusão escolar nos discursos veiculados pela educação especial: estratégia discursiva de subjetivação docente. Documento
-
A influência das atividades extreclasses e não-formais na iniciaçaõ à educação científica Documento
-
A iniciação científica na formação inicial de professores: repercussões no processo formativo de egressas do curso de pedagogia Documento
-
A integração da família e da escola através do conselho de classe participativo Documento
-
A integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades no processo ensino-aprendizagem Documento
-
A interação inconsciente Documento
-
A linguagem como forma de violência na relação professor x aluno Documento
-
A matrioska em mutação: processos de subjetivação na docência em artes visuais Documento
-
A música no estágio da Pedagogia: uma pesquisa com estagiárias da UFSM Documento
-
A organização do ensino de Matemática no contexto de inclusão Documento
-
A organização e o desenvolvimento de estágios curriculares em cursos de licenciatura da UFSM: envolvimentos de estagiários e orientadores Documento
-
A participação da Comunidade Escolar na Construção do Projeto Político-Pedagógico Documento
-
A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS Documento
-
A prematuridade e o extremo baixo peso como fator de risco ao desenvolvimento infantil Documento
-
A problematização do cotidiano na educação popular: notas para uma história da Fase Tocantins" (1976-1979) Documento
-
A produção de identidades profissionais no cenário musical de Santa Maria Documento
-
A produção discursiva do Movimento Apaeano sobre o sujeito com deficiência: do treinamento à aprendizagem Documento
-
A produção do sujeito musical campeiro na Vertente da Canção Nativista Estudantil em Santana do Livramento - RS Documento
-
A prática educacional dialógica em Língua Portuguesa como elemento para a formação inicial de professores investigadores Documento
-
A prática pedagógica no enfrentamento da violencia psíquica. Documento
-
A práxis educativa em uma escola pública Documento
-
A química na EJA: ciência e ideologia Documento
-
A relação pedagógica e o fracasso escolar na 1ª série do 1 grau: a repercussão das recompensas e dos castigos. Documento
-
A relação pedagógica em sala de aula: um estudo sobre o fracasso escolar e a construção da autonomia Documento
-
A representação social de corpo pelos professores do curso de Fisioterapia da UFSM Documento
-
A resolução dos conflitos sociomorais e suas implicações na construção da autonomia moral dos alunos Documento
-
A teoria do conhecimento de Locke e sua proposta educacional Documento
-
A teoria social do reconhecimento como fenômeno pedagógico: a relação teoria e prática Documento
-
A trajetória Institucional/docente do professor substituto da UFSM Documento
-
A trajetória de formação dos professores da Licenciatura em Computação do Instituto Federal do Tocantins Documento
-
A transição democrática e os obstáculos ao desenvolvimento de uma proposta de ensino da História no cotidiano escolar de Santa Maria/RS Documento
-
A universidade pública como espaço de formação: um estudo a partir de vozes discentes Documento
-
A voz do professor: instrumento de trabalho no problema na trabalho? Documento
-
ACADÊMICO IDOSO NO ENSINO SUPERIOR: CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO? Documento
-
ALFABETIZAÇÃO VISUAL: UMA PERSPECTIVA PARA AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES Documento
-
ANALISE DA EFICIENCIA DE UM TREINAMENTO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIENCIAS NO CURRICULO POR ATIVIDADES Documento
-
ANDARILHANDO PELAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE PEDAGOGAS DOCENTES UNIVERSITÁRIAS Documento
-
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NAS GRADUAÇÕES E PÓS- GRADUAÇÕES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UNIPAMPA Documento
-
ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DO ENSINO DE FÍSICA DO 2º GRAU DAS ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS DE ORIGEM DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA" Documento
-
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: A GESTÃO EM CONTEXTOS EMERGENTES Documento
-
APRENDIZAGEM DOCENTE DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE APRENDIZES SURDOS Documento
-
ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE ENSINO MÉDIO Documento
-
AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA ESPECIAL ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICíPIO DE SANTA MARIA/RS - UM ESTUDO DE CASO Documento
-
AS EMOÇÕES NO SENTIR, NO PENSAR E NO AGIR – DIALOGANDO COM HUMBERTO MATURANA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FISIOTERAPIA Documento
-
AS FUNÇÕES DOCENTES E O PERFIL INSTITUCIONAL DE PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES PRIVADAS BRASILEIRAS: EM BUSCA DE INDICADORES DE QUALIDADE Documento
-
AS PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA EM PAULO FREIRE E ENRIQUE DUSSEL: UM ESTUDO CRÍTICO-COMPARATIVO A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS ANTROPOLÓGICOS Documento
-
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ARTÍSTICO DO ALUNO Documento
-
AS TRANSFORMAÇÕES NAS RELAÇÕES TRABALHO-EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE ESCOLHA DO JOVEM - UMA ANÁLISE PARA A VIRADA DO MILENIO" Documento
-
AS VOZES DOS PROFESSORES E ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS: REFLETINDO SOBRE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS/ AVALIATIVAS DESENVOLVENTES Documento
-
ATIVIDADES LÚDICAS COM IDOSOS DA QUARTA COLÔNIA - UM ESTUDO DE CASO Documento
-
AUTISMO E EDUCAÇÃO MUSICAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
AUTO(TRANS)FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA CULTURA DE CONVERGÊNCIA DIGITAL: NOVOS PROCESSOS A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DIALÓGICO-AFETIVA Documento
-
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E AS PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS Documento
-
Abrindo as portas: revelações de uma prática docente com educadores de jovens e adultos Documento
-
Abrindo o livro das suas vidas: trajetórias de formação de quatro professoras negras Documento
-
Acesso e Permanência no Ensino Superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos Documento
-
Acompanhamento da prática pedagógica: representações de estagiários do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM Documento
-
Acomunicação casa-escola no contexto da inclusão de pessoas com TEA Documento
-
Afetos de um mundo secreto: fabulações de uma formação docente Documento
-
Altas habilidades/superdotação e dificuldades de aprendizagem: implicações no contexto escolar Documento
-
Alunos com Altas Habilidades/Superdotação e o Fenômeno Bullying Documento
-
Ambiência [trans] formativa na educação superior: processos de resiliência no início da carreira docente Documento
-
Ampliação do tempo escolar: desafios e possibilidades do programa mais educação no município de Araguatins/TO Documento
-
Analogias no ensino de física: um estudo de seu potencial didático Documento
-
Análise Reflexiva da Integração Docente-Assistencial na Área de Enfermagem e sua Influência na Adequação da Teoria à Prática Profissional. Documento
-
Análise da Trajetória da Avaliação Educacional Brasileira Documento
-
Análise das Condições Acústicas em Sala de Aula Documento
-
Aplicativo de Apoio e Qualidade de Vida: percepção do usuário colostomizado Documento
-
Aprendizagem da arte e formação de educadores Documento
-
Aprendizagem Colaborativa Mediada pelo Moodle como Apoio ao Ensino de Licenciatura em Computação do IFTO ? Campus Araguatins Documento
-
Aprendizagem Docente no Ensino Superior: Desafios e Enfrentamentos no Trabalho Pedagógico do Professor Iniciante Documento
-
Aprendizagem docente no contexto da alfabetização: movimentos formativos de professoras a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão Documento
-
Aprendizagem docente: o desenvolvimento profissional de professores de classes rurais multisseriadas Documento
-
Aprendizagem e representações sociais: pensando a escolarização de alunos com transtornos globais do desenvolvimento Documento
-
Aquisição da linguagem escrita em crianças de zona urbana e rural: um estudo comparativo dos níveis e subcategorias da psicolingüística genética Documento
-
Artegrafar uma docência- graulações em espaços discentes e docentes Documento
-
Artista e Professor de Artes Plásticas - Interpenetrações Possíveis no Ensino da Arte Documento
-
As (im)possibilidades da inclusão na educação superior Documento
-
As Analogias no Ensino de Conteúdos Conceituais de Física Documento
-
As Políticas Oficiais de Saúde e o Ensino de Enfermagem Documento
-
As Relações Professor-Aluno na Prática Escolar de Educação Física e suas Implicações no Desenvolvimento da Autonomia Moral dos Discentes Documento
-
As Representações Sociais dos professores sobre a avaliação dos alunos incluídos na rede pública regular de Santa Maria/RS Documento
-
As Tecnologias de Informação e Comunicação e o Atendimento Escolar no Ambiente Hospitalar:o estudo de uma aluna hospitalizada Documento
-
As Transformações do Mundo do Trabalho, da Educação e a Formação Profissional do Assistente Social na Universidade do Contestado Documento
-
As artes visuais na formação e ação de professores – anos iniciais: um olhar no curso de Pedagogia – CE/UFSM Documento
-
As concepçoes de alfabetização e letramento de duas alfabetizadoras que atuam em escolas do campo no município de Palmeira das Missões-RS: uma reconstrução dos percursos formativos através de relatos autobiográficos Documento
-
As concepções da formação profissional da licenciatura em educação física: trajetórias docentes e suas perspectivas contributivas Documento
-
As concepções sobre o processo de leitura e escrita de uma professora alfabetizadora do meio rural Documento
-
As diferentes concepções de natureza no mundo ocidental: uma contribuição ao processo educativo Documento
-
As especificidades das práticas educativas na creche: o que as crianças expressam em suas vivências na Educação Infantil? Documento
-
As políticas públicas e os conselhos municipais de educação: em foco o financiamento Documento
-
As práticas pedagógicas em educação infantil: do assistencialismo à emancipação como construção da cidadania. Documento
-
As relações suscitadas pelo processo de inserção de pessoas com deficiência física na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de Santa Maria - RS Documento
-
As representações de Educação Física dos professores nas práticas de movimento dos alunos de séries iniciais Documento
-
As representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento Documento
-
As representações sociais dos professores de alunos com síndrome de Down incluídos nas classes comuns do ensino regular. Documento
-
As trajetórias formativas de acadêmicos de Educação Física do curso de licenciatura da UFSM: contribuições na constituição do ser professor Documento
-
As trajetórias formativas e os movimentos construtivos da professoralidade de alfabetizadoras Documento
-
As vivências do Pré-escolar frente as histórias infantis Documento
-
Aspiração Profissional de Professores Leigos em Educação Física da 4ª Superintendência Regional de Educação e Cultura do Estado de Goias Documento
-
Assistência Estudantil nas Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul: do Assistencialismo à Cidadania Documento
-
Atendimento ao Autismo: Uma experiência na Educação Especial Documento
-
Atitude dos Professores de Matemática nas Escolas de 1ºe 2º graus de Santa Maria em relação ao Método de Ensino Individualizado Documento
-
Atitudes dos alunos em relação ao curso de arquivologia da Universidade Federal deSanta Maria/RS Documento
-
Atividades de estudo de Física hipermidiáticas: flexibilidade cognitiva, interatividade, interação e visualização Documento
-
Atividades de estudo hipermidiática mediadas por ambiente virtual de ensino-aprendizagem livre Documento
-
Atividades experimentais no ensino de física moderna e a prática pedagógica de professores Documento
-
Atualização Curricular e Ensino de Física na Escola Média Documento
-
Atuação da supervisão no desempenho das atividades dos docentes de 2º grau - Santa Maria - RS Documento
-
Atuação docente de professores de Educação Física em Escolas Públicas de Ensino Médio sediadas em Santa Maria/RS Documento
-
Atuação dos coordenadores Pedagógicos das Escolas Estaduais e Particulares de Santa Maria - Rio Grande do Sul Documento
-
Auto-conhecimento e Auto-educação: uma interação psicossomática Documento
-
Autoconceito dos Adolescentes Empobrecidos das Instituições Guanellianas de Santa Maria - RS Documento
-
Autogestão- Dos Movimentos Sociais dos Trabalhadores aos Movimentos dos Educadores- Um olhar sobre o Rio Grande do Sul Documento
-
Avaiação Curricular, um modelo alternativo. Documento
-
Avaliação da Aprendizagem Escolar realizada por professores de Ensino Médio. Documento
-
Avaliação da Aprendizagem: um ponto de vista crítico Documento
-
Avaliação da aprendizagem escolar: práticas em novas perspectivas Documento
-
Avaliação do Espaço Pedagógico do Centro Universitário Franciscano e sua Influência na Produção Pedagógica Documento
-
Avaliação do Potencial dialógico-problematizador dos Materiais produzidos pelo Eaprobio Documento
-
AÇÕES E IMPACTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL-RS: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
Ações Colaborativas na Escola: re-interfaceando educação e psicologia Documento
-
Ações Investigativas e Colaborativas no Processo de Formação de Professores e nas Práticas em Educação Infantil Documento
-
Ações afirmativas: O acesso pleno à educação superior dos grupos sociais historicamente excluídos Documento
-
Bases Teórico-metodológicas de livros didáticos de Geografia Documento
-
Bases filosóficas e psicológicas da pedagogia da linguagem:um ponto de vista sócio-histórico Documento
-
Baús de saberes e de significações imaginárias: o lugar da infância na formação docente de três professoras egressas do curso de Pedagogia Documento
-
Bem-me-quer, mal-me-quer, aparência produzindo diferença no cotidiano escolar da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais Documento
-
Bricolagens com infâncias e pedagogias culturais em um processo edu(vo)cativo em artes visuais Documento
-
Burnout docente no trabalho com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais Documento
-
Buscando Superar a Fragmentação no Ensino de Física: uma experiência com professores Documento
-
CAMINHOS DA DOCÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: DA FORMAÇÃO AOS PRIMEIROS ANOS DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Documento
-
CIBERCULTURA: USOS E CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA EDUCATIVA DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS-PROFESSORES DE INSTRUMENTO Documento
-
CLÍNICA, SAÚDE E EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS DE CUIDADO COM USUÁRIOS DE DROGAS Documento
-
COMPROMETIMENTO POLÍTICO DOS PROFESSORES: RESGATE E BUSCA NAS TRAMAS DAS PRÁTICAS ESCOLARES Documento
-
CONDICIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1930 A 1973 Documento
-
CONDUTAS DE CRIAÇÃO NA PROPOSTA MUSICOPEDAGÓGICA CDG - Cante e Dance com a Gente Documento
-
CONHECENDO OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR Documento
-
CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL DO TRABALHADOR BANCÁRIO - um estudo de caso Documento
-
CONSTITUIÇÃO E FUNÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR NA GESTÃO DEMOCRÁTICA Documento
-
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS COMPARTILHADOS NA RADEP VIRTUAL: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR Documento
-
CONTRIBUINDO PARA FORMAR O ALUNO-LEITOR NA INTERFACE DA PEDAGOGIA DE PROJETO E DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIONAL Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO DA ESCOLA Documento
-
CORPOS QUE ROMPERAM O SILÊNCIO E (RES) SIGNIFICARAM UMA EXPERIÊNCIA: O TEATRO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS Documento
-
CURSOS DE LICENCIATURA NAS INTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO RS: UM ESTUDO MULTICASOS Documento
-
CYBERBULLYING E AMBIÊNCIA ESCOLAR: OS ADOLESCENTES E SEUS PROFESSORES CONVIVENDO NA CULTURA DIGITAL Documento
-
Caracterização da Produção Acadêmico-Científica nacional sobre a Temática Transposição Didática Documento
-
Cidadania: o papel da disciplina de história na construção de cidadãos plenos a partir de um olhar histórico reflexivo. Documento
-
Cinegrafias de Professoras: Formação, Autonomia e Imaginário Social Documento
-
Classe Hospitalar: Reflexões Sobre sua Práxis Educativa Documento
-
Classe hospitalar: acessibilidade na estrutura e organização para o atendimento do público-alvo da educação especial Documento
-
Classes Especiais: espaços pedagógicos especializados em tempos de inclusão escolar. Documento
-
Clube União Beneficente: O protagonismo pedagógico de um Clube socila negro no município de São Vicente do Sul/RS Documento
-
Colaboração Educacional como Princípio Gerador de Ações Educativas Críticas na Formação de Professores da Educação Básica do Campo. Documento
-
Como entendemos a Matemática nos anos iniciais? Com a palavra os licenciandos em Matemática Documento
-
Como o Professor Médico Percebe a Sua Formação ao Longo da Carreira Docente Documento
-
Competências intelectuais e sua relação com o ensino da arte escultória: um estudo de caso no ensino médio Documento
-
Comunicação: uma discussão do fazer pedagógico em saúde Documento
-
Comunidade Surda da Fronteira, Experiência "Compartida" Documento
-
Concepção de Educação e Saúde: O Pensar e o Agir Documento
-
Concepções de formação e docência dos professores do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano Documento
-
Concepções sobre Bebidas Alcoolicas de Escolares do Ensino Médio Documento
-
Condicionantes para a Formação Permanente de Professores de Física no Âmbito de um Curso de Atualização e Aperfeiçoamento Documento
-
Condutas conectada e separada dos tutores da UAB/UFSM nas atividades de estudo fórum no moodle Documento
-
Configurações Curriculares mediante o Enfoque CTS: Desafios a serem enfrentados na EJA Documento
-
Considerações Pedagógicas para o Ensino das Artes: O Caso da Escolinha de Artes da UFSM. Documento
-
Constituição de comunidade: [im] possibilidades no percurso formativo em EAD Documento
-
Constituição do educador especial: redes que se tecem Documento
-
Construindo a docência com a flauta doce: o pensamento de professores de música. Documento
-
Construindo conhecimentos musicais e pedagógico-musicais e pedagógico-musicais em grupo: Experiências formativas na Educação Especial Documento
-
Construção de saberes e significações imaginárias na trajetória de vida de uma alfabetizadora cega Documento
-
Construções Teórico-Práticas sobre a Leitura e a Escrita Inicial: Um Estudo com Professores Alfabetizadores Documento
-
Coro Mãe de Deus- Tupanciretã-RS: "É metade de minha vida, só quem canta sabe o que é, né?" Documento
-
Corpo e Cultura de Movimento no Teatro da Formação Cultural: Ainda Ulisses? Documento
-
Corporativismo e Educação Documento
-
Correlações possíveis entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica Documento
-
Criatividade em artes plásticas e sua relação com a formação de professores do curso de Pedagogia séries iniciais: um estudo de caso sob o enfoque gardneriano Documento
-
Criatividade: Caminho Desenhante para Altas Habilidades/Superdotação Documento
-
Cultura e identidade surda no discurso curricular e seus efeitos na docência de professores formados no curso de Letras/Libras - Polo UFSM Documento
-
Curriculos Documento
-
Currículo e Cultura Documento
-
Currículo integrado e a formação integral de jovens: uma proposta do Instituto Federal Farroupilha campus Santa Rosa Documento
-
Círculos de contação de histórias infantis e os processos de auto/(trans)formação permanente das educadoras no ser/fazer pedagógico Documento
-
Círculos de cultura na investigação temática de músicas negras: organizando as práticas educativas Documento
-
DA CERÂMICA ARQUEOLÓGICA INDÍGENA À CERÂMICA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO E AÇÃO DE PROFESSORES. Documento
-
DE CRECHE À EMEI EM SANTIAGO/RS: UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO Documento
-
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS ALGÉBRICOS NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZEGEM SIGNIFICATIVA Documento
-
DESFRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO PELO ALUNO, FUTURO PEDAGOGO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE Documento
-
DIAGNOSTICO DA SITUACAO DO IDOSO EM SANTA MARIA (RS) E SUA RELACAO COMA FORMACAO DE PROFISSIONAIS PELO CEFD/UFSM. Documento
-
DIREITOS HUMANOS E AÇÕES AFIRMATIVAS: O (DES)VELAR DOS CAMINHOS PARA A IGUALDADE NO ENSINO SUPERIOR Documento
-
DIÁLOGOS COM PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA Documento
-
DOCÊNCIA E INCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE SER PROFESSOR NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA Documento
-
DOCÊNCIA LEIGA: DAS SIGNIFICAÇÕES IMAGINÁRIAS AOS SABERES Documento
-
DOS CONCEITOS COTIDIANOS À FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOS CONCEITOS PICTÓRICOS: UMA PRATICA EDUCATIVA COM ALUNOS DE 5ª SÉRIE. Documento
-
Da formação [vocal] do sujeito [contratenor] Documento
-
Das políticas públicas de inclusão escolar à atuação do profissional de apoio/monitor Documento
-
Desafios Ambientais na Educação Infantil Documento
-
Desafios Teóricos e Metodológicos para a Humanização da Formação de Professores Documento
-
Desafios e perspectivas para o trabalho coletivo entre professores no âmbito do desenvolvimento da proposta de reestruturação do ensino médio no RS Documento
-
Didática geral e prática docente: uma proposta pedagógica alternativa para a formação de professores da habilitação magistério, a nível de 2º grau Documento
-
Diferença e subjetividades do corpo: que educação é essa? Documento
-
Discursos contraditórios e/ou avanços contidos? Ensino Médio Politécnico, o Estado e suas implicações no trabalho pedagógico Documento
-
Discursos e efeitos: problematizando a temática das "Altas Habilidades/Superdotação" sob as tramas da Inclusão Educacional Documento
-
Discutindo a Formação de Professores de Séries Iniciais numa Perspectiva Histórico-Críticas Documento
-
Dispositivo curricular de controle: gerenciamento do risco e governamento da surdez no cenário educacional Documento
-
Diálogo e amorosidade em Paulo Freire: dos princípios às atitudes na formação de professores Documento
-
Do Arco ao Poder: o trabalho docente da mulher na UFSM Documento
-
Do escrito ao dito: Notas sobre um saber-fazer-sobre-si-mesmo Documento
-
Drogas e internação: o encontro como mobilizador de uma nova perspectiva de mundo e de situações educacionais. Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERCULTURA E ANTROPOFAGIA CULTURAL BRASILEIRA - CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) Documento
-
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? UMA PERSPECTIVA FREIREANA E INTERCULTURAL Documento
-
EDUCAÇÃO E DIFERENÇA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE EM ARTES VISUAIS NA COMUNIDADE SURDA Documento
-
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E PRÉ-ESCOLA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL Documento
-
EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO COM PEDAGOGAS Documento
-
EDUCAÇÃO MUSICAL COM ESTUDANTES TRABALHADORAS DA PEDAGOGIA NOTURNO/UFSM: MOBILIZAÇÕES EM GRUPO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Documento
-
EDUCAÇÃO MUSICAL EM PESQUISA-FORMAÇÃO: A VOZ CANTADA E FALADA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
EDUCAÇÃO MUSICAL, PEDAGOGIA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENCONTROS FORMATIVOS PRESENCIAIS E VIRTUAIS Documento
-
EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PROJETO CUIA NO CONTEXTO DA REFORMA AGRÁRIA BRASILEIRA. Documento
-
EFEITOS SUBJETIVOS DA CAMPANHA DE NACIONALIZAÇÃO DE GETÚLIO VARGAS SOBRE OS DESCENDENTES DE IMIGRANTES ALEMÃES, NA REGIÃO DE SANTA CRUZ DO SUL, RS. Documento
-
ENCONTROS E ESPERAS DE UMA PROFESSORA EM PERCURSO Documento
-
ENSINO-INVESTIGATIVO DE FÍSICA: TRABALHANDO NUMA ABORDAGEM SISTÊMICA EM AMBIENTE MULTIMÍDIA-TELEMÁTICO Documento
-
ENTRE AS ROTAS DA FORMAÇÃO: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Documento
-
ENTREVAGUEAR E PESQUISAR EM EDUCAÇÃO: LIVROS DE ARTISTAS-PROFESSORES [E O QUE SE CRIA] NO DEAMBULAR ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Documento
-
ESCOLA PARA ADULTOS UMA VALORIZAÇÃO À VIDA Documento
-
ESCOLA CIDADÃ: O QUE PENSAM E O QUE SABEM OS FUTUROS DOCENTES SOBRE A EPIDEMIA DA AIDS Documento
-
ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ACADÊMICOS SURDOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Documento
-
ESTUDO DOS EX-BOLSISTAS INADIMPLENTES DE DOUTORADO PLENO NO EXTERIOR: MOTIVOS E CAUSAS DO INSUCESSO ? CASO CAPES . Documento
-
ESTUDO VISANDO A CRIAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM NO CT À PARTIR DO LEVANTAMENTO DE INTERESSES DOS DOCENTES Documento
-
EVASÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - CAMPUS PORTO NACIONAL Documento
-
Ecos da Ponte Pênsil sob as Águas da Razão e da Emoção Documento
-
Educandos e educadoras no diálogo: uma investigação da educação ambiental na infância Documento
-
Educação - Um estudo sobre o Brasil e Uruguai - 1985/1996 Documento
-
Educação Ambiental e Representações Sociais na Educação de Surdos Documento
-
Educação Ambiental, Intercultura e Formação de Professores(as) - contribuições de Paulo Freire Documento
-
Educação Ambiental, Representações Sociais e Formação de Professores(as): de volta á escola com Monteiro Lobato Documento
-
Educação Escolar Indígena, Intercultura e Formação de Professores (as) ? uma pesquisa a partir das proposições da Biologia do Amor e da Biologia do Conhecimento de Humberto Maturana. Documento
-
Educação Especial e Formação Inicial de Professores Documento
-
Educação Estética e razão comunicativa: um outro da razão ou uma outra racionalidade? Documento
-
Educação Feminina Escola de Artes e Ofícios Santa Terezinha Santa Maria - RS - Um Estudo de Caso Documento
-
Educação Física no Ensino Médio: Um estudo de caso numa escola Técnica Documento
-
Educação Inclusiva Uma Escuta dos Professores Surdos Documento
-
Educação Matemáticanas seies iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
Educação Municipal de Santa Maria: história e imaginário social Documento
-
Educação Musical e práticas corporais como recurso metodológico da educação infantil: diálogos com professores de música e educandos sobre interdisciplinaridade. Documento
-
Educação Musical na Educação Infantil: uma investigação-ação na formação e nas práticas das professoras Documento
-
Educação Patrimonial dos Sítios Paleontológicos da Formação Santa Maria: Memórias da Cidade - estudo com alunos do Ensino Fundamental Documento
-
Educação ambiental para uma cultura de paz contribuições para a formação de professores Documento
-
Educação das mulheres em regime de internato : Colégio Sant'Ana e Centenário - Santa Maria- RS. 1930-1960 Documento
-
Educação e Arte: Entre os perdidos no meio ambiente e os achados na poética das artes visuais Documento
-
Educação e Ideologia: A Função Oculta do Currículo. Documento
-
Educação e Imigração: a história da escola entre os imigrantes italianos, Nova Palma - RS Documento
-
Educação e Motivação: a questão motivacional do docente-pesquisador." Documento
-
Educação e Saúde no Movimento social de Aratiba Documento
-
Educação em Saúde: Construindo a consciência de cidadania às mulheres trabalhadoras rurais do assentamento Nossa Senhora Aparecida (Tupanciretã) Documento
-
Educação lúdica: uma mediação ao processo de desenvolvimento infantil Documento
-
Educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções e ações de coordenadores pedagógicas escolares Documento
-
Educação para a saúde nas escolas estaduais do município de Tupanciretã, buscando a prevenção da Aids e a construção da cidadania Documento
-
Efeitos de sentidos sobre o trabalho dos professores de língua materna: uma abordagem sobre a produção do discurso pedagógico Documento
-
Em Cena: A constituição do professor do Atendimento Educacional Especializado. Documento
-
Em direção à formação de uma comunidade crítica de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Documento
-
Emancipação Humana em aulas de Educação Física: Possibilidades e Limites Documento
-
Encontros de Orientação Coletiva - Pasearse por agenciamentos coletivos e produções de pesquisa a n-1 Documento
-
Ensinando Ciências na Escola Fundamental através da Perspectiva Ciência/Tecnologia/Sociedade Documento
-
Ensinando e aprendendo com projetos temáticos: um desafio para a formação permanente de educadores da Educação de Jovens e Adultos Documento
-
Ensino Fundamental de nove anos: em busca da legitimação no cotidiano escolar Documento
-
Ensino Médio Politécnico no RS: Desafios e Possibilidades Documento
-
Ensino de Artes Visuais e o Currículo no Ensino Médio: um estudo em Santa Maria - RS Documento
-
Ensino de Filosofia: problematizando práticas no ensino médio Documento
-
Entre o trabalho e as condições à empregabilidade: interlocuções com estudantes universitário após estágio em curso técnico Documento
-
Envolvimento Parental no contexto da Educação Infantil e Séries Iniciais de alunos com autismo Documento
-
Escola Municipal Rural Maringá, em Araguatins - TO: um estudo de caso qualitativo dos processos e necessidades de formação docente Documento
-
Escola Núcleo como Alternativa para a Educação Rural: Uma Análise Sócio-Histórica de uma Experiência Pedagógica no Município de Santa Maria - RS. Documento
-
Escola e Instituição de Acolhimento: articulações necessárias para a acessibilidade de estudantes com deficiência Documento
-
Escrever pra quê? Documento
-
Estratégias de ensino para diminuir deficiência estruturais de experiências matemáticas do ensino de 1º Grau - uma proposta para acionar mecanismos de recuperação em matemática no ensino de 2º Grau Documento
-
Estudo de caso de uma aluna com características de altas habilidades: problematizando questões sobre a inclusão escolar Documento
-
Eu sou professora, e agora? - As significações de professoras da Educação Básica sobre a docência Documento
-
Evolução da População e Evolução das Instituições de Ensino Superior no Rio Grande do Sul: 1950-1991 Documento
-
Ex-bolsistas CAPES de Doutorado Pleno no País e Exterior: um Estudo Comparado no Âmbito das Ciências Biológicas II. Documento
-
Experiência educativa em Artes Visuais como lugar de encontro: processos e aprendizagem na docência Documento
-
Extensão Educativa uma Dimensão de Currículo Documento
-
FILHOS DE PROFESSORES = PROFISSÃO PROFESSOR? Documento
-
FILOSOFIA DAS IMAGENS NA ESCOLA: UMA ALTERNATIVA PARA FILOSOFAR COM CRIANÇAS Documento
-
FLORESTAN FERNANDES E A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA : A CONTRIBUIÇÃO DOS ANOS 80. Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÚSICA: RECONSTRUINDO CONHECIMENTOS MUSICAIS E PEDAGÓGICO-MUSICAIS COM PROFESSORAS UNIDOCENTES Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES QUE ATUAM EM CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Documento
-
FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE ORIENTADORES DE ESTÁGIO CURRICULAR PRÉ-PROFISSIONAL: MARCAS DE UM POSSÍVEL COLETIVO Documento
-
FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDENDO A SER PROFESSOR EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO ENVOLVENDO MEDIDAS. Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E REPRESENTAÇÕES SOBRE O BRINCAR: Contribuições das idéias de Humberto Maturana. Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS NA MODALIDADE EaD: AMBIÊNCIA, COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FILOSOFIA: UM ESTUDO SOBRE SUA SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL: Uma Proposta Reflexiva Para o Desenvolvimento da Educação Física Inclusiva Documento
-
FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES(AS) DA EJA: CÍRCULO DE DIÁLOGOS COMO UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA HUMANIZADORA Documento
-
Família e Educação: um olhar sobre as relações entre o especialista e a mãe/cuidadora especial. Documento
-
Família e interesses profissionais, terminalidade e interesses ocupacionais, alunos de 7ª série - 1º grau - Município de São Borja/RS - 1974 Documento
-
Famílias que vivem na CEU/UFSM: crianças, mães e fragmentos de sua cotidianidade Documento
-
Filosofia da Educação a partir do Diálogo Contemporâneo entre Analíticos e Continentais Documento
-
Formas de Organização de Estágios Curriculares em Cursos de Licenciatura em Letras Documento
-
Formação Acadêmica e Inclusão de Crianças Portadoras de Necessidades Especiais Documento
-
Formação Continuada de Professores e Desenvolvimento Institucional de Escolas Públicas: articulações, possibilidades e dificuldades Documento
-
Formação Continuada dos Professores de Matemática: Algumas Contribuições para o Ensino da Geometria Documento
-
Formação Profissional para Atuação Educacional com Alunos com Transtornos do Espectro do Autismo (provisório) Documento
-
Formação de Professores de Educação Física - vivências de ensino dialógico-emancipatório em escolinhas de futebol na cidade de Cruz Alta Documento
-
Formação de Professores: Entre os Saberes da Docência e a Práxis Educativa Documento
-
Formação de professores e desenvolvimento profissional na educação de jovens e adultos Documento
-
Formação de professores na perspectiva da Educação a Distância: um estudo dos materiais impressos Documento
-
Formação dos Profissionais da educação em informática: a via da investigação-ação educacional Documento
-
Formações rizomáticas da diferença: narrativas para produção da pedagogia surda Documento
-
Fortalecimento e Esclarecimento do Professor: Um programa de investigação-ação educacional emancipatória no curso Normal da rede Pública. Documento
-
Fricções de uma formação docente em artes visuais: uma experiência de escrita autobiográfica e construção docente Documento
-
Fundamentação Teórica da Literatura Oficial para o Ensino da Educação Física de 1º e 2º Graus do Estado do Mato Grosso do Sul: Um Estudo Crítico Documento
-
Fundamentos de uma Proposta para a Transformação do Currículo do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria Documento
-
Funções, Tarefas e Competências de Professores Unidocentes de 1º grau da Zona Rural de Rio Branco, Acre - Um Estudo Délfico. Documento
-
Futuros professores e a organização do ensino: o Clube de Matemática como espaço de aprendizagem da docência Documento
-
Física Moderna e Contemporânea e a Saúde: uma proposta envolvendo de Energia Nuclear e Radioatividade na formação inicial de Professores de Física Documento
-
GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO: NARRATIVAS SOBRE A ESCOLHA DO DIRETOR E A CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR NA AUTONOMIA DA ESCOLA Documento
-
Grafite: uma interlocução com a cultura visual no espaço escolar Documento
-
GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: A PESQUISA INTERVENÇÃO COMO MEDIAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Documento
-
Habilitações Profissionais de Segundo Grau e necessidades do Mercado Ocupacional do Setor Secundário, em Belo Horizonte Documento
-
Helma Bersch e o ensino de música no contexto da imigração alemã católica do Vale do taquari Documento
-
Heurística poético-semiótica, a possibilidade de uma experiência artística e estética no Ensino Médio. Documento
-
Historia de vida de uma professora que ensinou em Escolas do Campo com classes multisseriadas na Região central do RS Documento
-
História de Vida de educadoras do MST e sua contribuição para o ensino das artes visuais das Artes Visuais. Documento
-
História de Vida - Professores de História do Ensino Superiro Documento
-
Histórias de Outrora Contadas Agora: fornmas identitárias profissionais e sociais de uma professora rural Documento
-
IMAGENS ESTRUTURADORAS NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA CRÍTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA Documento
-
IMAGINÁRIO DOS JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN Documento
-
IMAGINÁRIOS E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS: O CINEMA VAI À ESCOLA Documento
-
IMPLICAÇÕES DA CULTURA DE PARTICIPAÇÃO DO TRABALHO COOPERADO DOS SEM-TERRA ASSENTADOS NA GESTÃO DA ESCOLA: a gestão escolar como reflexo da realidade Documento
-
INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DOS PROCESSOS FORMATIVOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFSM Documento
-
INDICADORES DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA SUPERDOTAÇÃO NA DISCURSIVIDADE Documento
-
INGLÊS, LÍNGUA MATERNA E INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESFORÇO PELA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR Documento
-
INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE PELOS ESTUDANTESESTAGIÁRIOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PORTAIS E RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, Documento
-
INTEGRAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO APRENDIZAGEM MOODLE NO ENSINO MÉDIO. Documento
-
INTERVENÇÃO CENTRADA NA FAMÍLIA: INFLUÊNCIA NAS HABILIDADES COMUNICATIVAS E INTERATIVAS DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E NO EMPODERAMENTO PARENTAL Documento
-
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ACESSIBILIDADE AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA Documento
-
INVESTIGAÇÃO AÇÃO ESCOLAR: SITUAÇÃO-PROBLEMA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS Documento
-
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIOANL: uma proposta de educação dialógica e problematizadora Documento
-
Identidade, Cultura e Memória de Ex - Professores Documento
-
Ideologia e discurso pedagógico: o papel do professor na produção de um discurso polêmico Documento
-
Idoso do 3º milênio: projeção estatísica x qualidade de vida Documento
-
Idéias para a reconstrução do programa de filosofia para crianças Documento
-
Imagens da cultura de consumo como possiveis meios na construção de saberes críticos entre realidade cotidiana e práticas pedagógicas Documento
-
Imaginário Social e a Formação continuada: o olhar para as discussões de gênero, etnia e diversidade sexual Documento
-
Imaginário Social: Escola como espaço para formação continuada para a inclusão escolar Documento
-
Imaginário, memória e linguagem:As fronteiras entre o dizível e o indizível no ensino da lingua portuguesa Documento
-
Imaginários e saberes docentes na escola inclusiva: um estudo dos processos de formação e autoformação. Documento
-
Imigração, Nacionalismo e educação: a transição da escola comunitária para a pública no Rio Grande do Sul Documento
-
Implicações da formação pedagógica do currículo do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria-RS Documento
-
Implicações do mal-estar docente: estudo comparativo entre professores e professoras da Universidade de Cruz Alta Documento
-
Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Médio: análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física Documento
-
Indicadores de inclusão na Educação Infantil e suas implicações para a constituição do sujeito Documento
-
Indústria Cultural e Educação: caminhos de volta Documento
-
Influências das disciplinas de Iniciação na melhoria de conhecimentos, capacidades, atitudes e habilidades, dos alunos ingressantes nos cursos de graduação das Ciências Rurais Documento
-
Informática e educação inclusiva: discutindo limites e possibilidades Documento
-
Ingeburg Hasenack: memórias de uma educadora musical Documento
-
Ingresso, acesso e permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS Documento
-
Institucionalização escolar e empreendedorismo: efeitos da governamentalidade neoliberal na sujeição do aluno à EJA Documento
-
Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio Documento
-
Interface Arte-Moda: tecendo um olhar crítico-estético do Professor de Artes Visuais Documento
-
Interfaces da Ética, Cidadania, Juventude(s) nas Políticas Públicas: narrativas de docentes e jovens de Ensino Médio da Rede Pública de Santa Maria/RS Documento
-
Interfaces entre o Ensino Médio regular e a juvenilização na EJA: diálogos, entrelaçamentos, desafios e possibilidades sobre quefazeres docentes Documento
-
Investigando as Potencialidades dos Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem na Formação Continuada de Professores Documento
-
Investigação-Ação e Formação Continuada de Professores: Deliberação Curricular no Contexto das Escolas Rurais (o exemplo de Iporã do Oeste) Documento
-
Investigação-ação, conhecimento e educação Documento
-
Investigações e ações na educação infantil: reorganizando a ação pedagógica Documento
-
JOVENS E ADOLESCENTES NO ENSINO MÉDIO: SINTOMAS DE UMA SISTEMÁTICA DESVALORIZAÇÃO DAS CULTURAS JUVENIS. Documento
-
JUVENTUDE FEMININA E A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFFAR – CAMPUS SÃO BORJA Documento
-
Jogos Dramáticos e brincadeiras cantadas mediando a formação lúdica do educador dos anos iniciais do ensino fundamental. Documento
-
John Dewey e a educação como Documento
-
LEITURA-ESCRITA COLABORATIVA MEDIADA POR TENOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO Documento
-
LEMBRAMOS ... BRINCAMOS... A AUTOFORMAÇÃO PELA HISTÓRIA DE VIDA Documento
-
Laboratório de Matemática: um espaço para o professor ensinar e aprender Matemática Documento
-
Las condiciones del professor y las exigencias de los alumnos. Documento
-
Leitura de Imagens de outdoor: uma prática educativa através da semiótica visual greimasiana Documento
-
Lendário Missioneiro: Pedagogia Jesuítica para a Integração colonial nos sete povos das Missões Documento
-
Limites e Possibilidades para a Implementação de uma Proposta de Tutoria no Desenvolvimento de Estágio Curricular em Cursos de Licenciatura Documento
-
Linguagem Escolar - Uma Relação de Poder Documento
-
Livros Didáticos de filosofia (1980-1990): Um estudo sobre proveniências e modos de ensinar filosofia Documento
-
Louvai Cantando: O cancioneiro que (en)cantou a música e suas práticas no contexto da escola teuto-brasileira protestante de Ivoti - RS Documento
-
Luta pelo direito à educação do campo e consciência de classe: limites e desafios aos assentados de Santa Margarida do Sul Documento
-
MARCAS INSTITUCIONAIS OPERANDO NA SUBJETIVAÇÃO DOS SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA. Documento
-
MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM DESENHO CURRICULAR INTERDISCIPLINAR. Documento
-
MATRÍCULA OBRIGATÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA Documento
-
MEMÓRIAS E SABERES DE ALFABETIZADORAS: REPRESENTAÇÕES SOBRE A LEITURA E ESCRITA NA HISTÓRIA DE VIDA DE TRÊS PROFESSORAS Documento
-
MENINOS DE RUA DE SANTA MARIA- O DISCURSO DO FRACASSO OU DA RESISTENCIA Documento
-
MILTON ROMAY MASCIADRI: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS SOBRE UMA ESCOLA DE CONTRABAIXO Documento
-
MONITORAMENTO ELETRÔNICO DAS TAREFAS EXTRACLASSE: ACOPLANDO APRENDIZAGENS PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. Documento
-
MUDANÇAS E INOVAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA Documento
-
MULHER E O MUNDO DO TRABALHO: HISTÓRIAS DE VIDA DE ESTUDANTES NO PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS – IFTO Documento
-
Mal-estar Docente no Ensino das Artes Plásticas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental Documento
-
Manifestações do mal-estar docente em professores de ensino fundamental: um estudo de caso Documento
-
Mediação pedagógica no ensino-aprendizagem colaborativo do sistema e-Tec Brasil Documento
-
Mediações Pedagógicas nas práticas alfabetizadoras Documento
-
Meio Ambiente: Representações Sociais das Pesquisas em Educação Ambiental a Nível de Pós-Graduação-UFSM e FURG Documento
-
Memória e imaginário rural: construção de narrativas e produção refletida em artes visuais no ensino rural Documento
-
Memórias de Professoras Rurais: Um Tempo ... Um Vento ... Sentidos e Significados de Vivências Documento
-
Mercantilização da educação e docência em instituições de ensino superior privado Documento
-
Metanoia: Histórias de Vida, Formação Continuada e Violência Simbólica em uma Escola do Campo Documento
-
Metodologia do Ensino de Informática: uma proposta para o nível superior Documento
-
Mito e Educação no contexto das escolas metodistas do Rio Grande do Sul Documento
-
Mobilização dos Saberes Curriculares em Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Documento
-
Movimento Surdo e Educação: Negociação de Cultura Surda Documento
-
Mudança Escolar: um estudo das relações de poder e sentido Documento
-
MÍDIA, DISCURSOS ACERCA D ADEFICIÊNCIA Documento
-
Métodos para iniciação ao violoncelo: leituras e Usos - Um estudo na região sul do Brasil Documento
-
Música - Atoque - Família: significados da educação musical em um projeto social Documento
-
Música no Ensino Fundamental: a Lei 11.769/08 e a situação das escolas municipais de Santa Maria/RS Documento
-
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS: A MEDIAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NAS TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE UMA PROFESSORA DE CLASSE MULTISSERIADA Documento
-
NEGRO (AUTO) BIOGRÁFICO; COTAS, REAL SIMBÓLICO IMAGINÁRIO: COTISTAS NA UFSM Documento
-
Narrativas de estagiários e memórias: a formação de professores a partir do dito/ escrito/ lembrado Documento
-
Nas Vozes de um Mesmo Tempo: A Educação Física Institucionalizada no Período da Ditadura Militar em Cacequi Documento
-
Necessidade do Serviço de Orientação Educacional no 2º grau- Montes Claros-MG Documento
-
Necessidades de formação profissional a nível de 2º Grau para os municípios de Lajeado e Estrela Documento
-
No Fluxo da Batida: a Cultura Juvenil do Funk Circulando em uma Escola Pública de Santa Maria/RS Documento
-
Novas Competências para um outro século: um estudo crítico da Conscientização na Educação de Adultos Documento
-
NÃO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA - TECNOLOGIA: PROBLEMATIZANDO SILENCIAMENTOS EM PRÁTICAS EDUCATIVAS RELACIONADAS A CTS Documento
-
Não definido Documento
-
O (Re) Conhecimento da Vontade de Potência dos Educadores pela Narração de suas histórias de Vida Documento
-
O BRINCAR NA ESCOLA: manifestações e perspectivas culturais Documento
-
O BRINQUEDO COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS SURDAS Documento
-
O CURRÍCULO ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA CULTURA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO VOLTADO PARA O 1° E 2° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
O Canto Coral comoo mediação ao desenvolvimento sócio-cognitivo da criança em idade escolar Documento
-
O Canto Educativo das Sereias: Formação e Pluralidade de Perspectivas Documento
-
O Currículo e a Inclusão na Educação Superior: ações de permanência nos cursos de graduação da UFSM Documento
-
O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR: REFLEXÕES SOBRE A ECOFORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
O DESENVOLVIMENTO DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS DE 5 A 7 ANOS ATRAVÉS DA METODOLOGIA ATIVA: Um estudo de caso em Rio Pardo/RS Documento
-
O DESIGN DE ESTAMPARIA TÊXTIL E A EDUCAÇÃO: UMA PRÁTICA EDUCATIVA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE 1º GRAU CHÁCARA DAS FLORES Documento
-
O Diário da Prática Pedagógica e a Costrução da Reflexividade na Formação Inicial de Professores de Biologia da UFSM Documento
-
O ENSINO DA GRAMÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUÊSA ATRAVÉS DA TÉCNICA PRESCRITIVA - PRODUTIVA Documento
-
O ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE E SEUS CONDICIONANTES NA RELAÇÃO PROFISSIONAL - CLIENTE Documento
-
O ETHOS DA PRIVAÇÃO DE LIBERDADE COMO FORMADOR DE SABERES E REPRESENTAÇÕES DE TRÊS PROFESSORAS Documento
-
O EXPERIMENTO FORMATIVO COMO DESENCADEADOR DE APRENDIZAGENS DE FUTUROS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Documento
-
O Emprego da Informática na Trajetória Acadêmica dos Alunos de Licenciatura do Centro de Educação da UFSM Documento
-
O Ensino de Ciências no Âmbito da Formação Continuada do Professor de Séries Inicias Documento
-
O Ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos em uma Escola Estadual de Santa Maria Documento
-
O Ensino de Matemática na EJA em Escolas Municipais de Santa Maria Documento
-
O Ensino e a Vocação Científica do Professor - Supostos da Aprendizagem Eficiente em Ciências Documento
-
O Espanhol da Escola e o Espanhol do Cotidiano: Um Estudo de Caso na Fronteira Brasil-Argentina Documento
-
O FAZER-SE PROFESSOR EM TURMAS MULTISSERIADAS NA REGIÃO DE SANTA MARIA/RS: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E SABERES EXPERENCIAIS Documento
-
O IMAGINARIO SOCIAL DOS MENINOS E MENINAS NAS RUAS DE SANTA MARIA EM RELACAO A ESCOLA Documento
-
O LIDAR COM A MORTE E A EDUCAÇÃO MÉDICA Documento
-
O O Sujeito no Dançar da Educação Física Escolar: A Experiência Estética no Movimento Humano Documento
-
O Olhar do Professor na Diversidade do Desejo e da Diferença Documento
-
O PROCESSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES SUPERVISORES DE ESTÁGIO CURRICULAR NO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, RS Documento
-
O PROCESSO DIALÓGICO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORAS Documento
-
O PROFESSOR NA CRISE: OS SABERES DA DOCÊNCIA DIANTE DA DOR DO OUTRO Documento
-
O PROFESSOR-COLABORADOR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONSTITUIÇÃO, CONCEPÇÃO, ORIENTAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO Documento
-
O Planejamento das Aulas de Educação Física dos Professores que atuam em uma Escola Pública de Santa Maria Documento
-
O Planejamento das Habilitações Profissionais nas Escolas de 2 Grau e a Satisfação da Clientela Documento
-
O Processo formativo na história de vida de educadores de jovens e adultos Documento
-
O Professor Inserido em Instituições de Atendimento Sócio-Educativo a Adolescentes em conflito com a lei: A Mobilização dos Saberes Docentes Documento
-
O Professor de Medicina no Contexto do Mal-estar Docente Documento
-
O Projeto Januário da Cunha Barbosa: Contribuições para a Memória da Instrução Elementar Pública Brasileira Documento
-
O Protagonismo das Crianças nas práticas educativas da Educação Infantil: investigando com as crianças da pré-escola Documento
-
O QUE AS CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA REVELAM ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE EXPERIENCIAM NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
O RESGATE DA MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: DESAFIO PARA OS PROFESSORES DE LINGUA INGLESA Documento
-
O Regime de Progressão Continuada e suas implicações na organização escolar das escolas da Rede Estadual de Ensino do município de Santa Maria/RS Documento
-
O SUJEITO ESTAGIÁRIO E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: RETRATO DE UMA AMBIGÜIDADE Documento
-
O Sentido da Filosofia no Ensino Médio Documento
-
O Significado do Jogo na Educação Infantil Documento
-
O auxílio de formação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas: a assistência estudantil em xeque Documento
-
O berçário como contexto das DCNEI nº05/2009 e a prática pedagógica com bebês: um estudo em uma EMEI de Santa Maria/RS Documento
-
O compromisso pedagógico com a formação da opinião pública crítica Documento
-
O conceito de emancipação : um diálogo entre a Teoria Crítica de Adorno e as Pedagogias Críticas no Brasil Documento
-
O corpo da criança na escola: um estudo de caso Documento
-
O currículo e sua veiculação através da Revista Educação da UFSM Documento
-
O currículo na EJA: investigando as significações sociais elaboradas pelo educador. Documento
-
O curso de licenciatura em Educação Física e os desafios da formação profissional: o processo de ensinar e aprender a docência Documento
-
O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas Documento
-
O desenvolvimento da Criatividade e relação com as Competências Intelectuais da Criança no Ensino das Artes Plásticas: uma Proposta de Ação Pedagógica Documento
-
O desenvolvimento organizacional das classes hospitalares do RS: uma análise das dimensões econômica, pedagógica, política e cultural Documento
-
O desvelar do processo educativo dos profissionais de saúde na práxis cotidiana as pessoas com diabetes. Documento
-
O diálogo e a afetividade no contexto da Educação Infantil: as "pessoas grandes" dizendo a sua palavra Documento
-
O enfoque por competências no discurso sobre o ensino médio brasileiro: um exercício de problematização Documento
-
O ensino da Tecelagem Manual sob a ótica sócio-cultural: um estudo desenvolvido com mulheres presidiárias como alternativa para a inclusão social. Documento
-
O ensino da comunicação visual sob o enfoque Garderiano Documento
-
O ensino de filosofia no ensino médio em Santa Maria Documento
-
O ensino fundamental e o papel dos municípios: estudo de caso do município de Santa Maria - RS Documento
-
O ensino fundamental no limiar de 2010: repercussões da lei n. 11.274/2006 nos sistemas estadual e municipal de ensino de Erechim/RS Documento
-
O ensino médio em instituições escolares do Rio Grande do Sul e a formação humana integral Documento
-
O estudante do curso de enfermagem e o paciente terminal: uma relação desafiadora Documento
-
O imaginário do Professor de Matemática a partir de sua história de vida Documento
-
O imaginário e os saberes de pedagogas professoras universitárias: (re)contando histórias de vida Documento
-
O imaginário social da criança e do adolescente com câncer Documento
-
O imaginário social do professor de classe especial em relação a pessoa surda Documento
-
O jogo como elemento motivador do processo de construção do conhecimento em pessoas com necessidades especiais Documento
-
O jogo protagonizado como elemento potencializador da ação reflexiva de professores pré-escolares Documento
-
O motivo da realização entre os alunos do Curso de Pedagogia da UFSM Documento
-
O processo de ensino e aprendizado do desenho com dois adolescentes Documento
-
O professor e a linguagem LOGO: treinamento ou formação? repercussão no modo como ele viabiliza a utilização desta linguagem com seus alunos Documento
-
O sentido da aquisição da linguagem na criança surda no contexto mundo - vida - um enfoque fenomenológico Documento
-
O significado das percepções inconcientizadas na relação Educador e Educando Documento
-
O significado do curso do Pronatec e a inserção no mercado de trabalho do jovem egresso do programa Documento
-
O sistema Universidade Aberta do Brasil como política de expansão do ensino superior Documento
-
O sujeito da psicanálise e as (im) possibilidades da gestão democrática na educação escolar Documento
-
O símbolo na representação gráfica infantil e sua relação com as competências intelectuais Documento
-
O trabalho dos professores na escola e a busca por excelência: um estudo sobre mecanismos de avaliação Documento
-
O trabalho pedagógico, as políticas públicas de universalização da educação básica e o curso normal: entre cabotagens, naufrágios e travessias. Documento
-
O uso da Modelagem Matemática no Processo de Ensino Aprendizagem em Educação Matemática Documento
-
O uso de Analogias como Recurso Didático por Professores de Biologia no Ensino Médio. Documento
-
O vermelho é a cor de todos. Descendentes portugueses e açorianos em Santa Maria: etnia, educação familiar e escola. Documento
-
OFICINAS COMO DISPOSITIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRODUÇÃO DISCURSIVA SOBRE SEXUALIDADE Documento
-
OS ESTUDANTES DO ARQUIVO MORTO Documento
-
Organização e Desenvolvimento do Estágio curricular na Formação de Professores de Biologia Documento
-
Os Especialistas da Educação: concepções, práticas e cultura frente à gestão democrática. Documento
-
Os conflitos homofóbicos na escola e a teoria do reconhecimento Documento
-
Os conflitos no ambiente sociomoral escolar e suas implicações nas relações de cooperação Documento
-
Os conflitos violentos de bullying na escola e seus entrelaçamentos com a justiça restaurativa Documento
-
Os desafios da formação profissional frente aos novos pressupostos científicos e tecnológicos e as implicações sobre o ensino de segundo grau Documento
-
PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: O PROGRAMA CICLUS E AS SIGNIFICAÇÕES IMAGINÁRIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS Documento
-
PEDAGOGOS EM (TRANS) FORMAÇÃO: DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO À FASE INICIAL DA CARREIRA DOCENTE Documento
-
PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DA RECUPERAÇÃO DA SAÚDE DO ESCOLAR EM SANTA MARIA - RS Documento
-
PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO Documento
-
PNAE: um olhar sobre as possibilidades de construção da cidadania. Documento
-
POLÍTICA PARA INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADES DE SANTA MARIA-RS Documento
-
POSSÍVEIS NEGOCIAÇÕES DOS DISCURSOS CURRICULARES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE UMA ESCOLA DE SURDOS DO RIO GRANDE DO SUL Documento
-
PRESUPOSTOS TEÓRICOS PARA O ENSINO DAS ARTES PLÁSTICAS NA ESCOLA BRASILEIRA Documento
-
PROCESSOS CONSTITUTIVOS DA DOCÊNCIA SUPERIOR: SABERES E FAZERES DE PROFESSORES DE FISIOTERAPIA Documento
-
PROCESSOS FORMATIVOS E CICLO DE VIDA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA Documento
-
PROCESSOS MEDIATIVOS E FORMAÇÃO DE CONCEITOS COTIDIANOS: IMPLICAÇÕES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Documento
-
PRODUÇÃO DO SUJEITO DEFICIENTE NO CONTORNO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL Documento
-
PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DISCUTINDO SUAS CARACTERÍSTICAS CIENTÍFICO - PEDAGÓGICAS E FORMATIVAS Documento
-
PROFESSORAS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA ? UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A CONCEPÇÃO DE PESSOA E A POSTURA TOLERANTE. Documento
-
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ESPAÇO DE (RE)CONSTRUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA HUMANIZADORA Documento
-
PROJETOS E GRUPO DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO A PARTIR DAS SIGNIFICAÇÕES IMAGINÁRIAS Documento
-
PROSPECÇÕES À AUTENTICIDADE: O USO DO MITO GREGO COMO POSSIBILIDADE DE SE PENSAR O (DOCENTE )FEMININO Documento
-
PRÁTICA EDUCATIVA MULTICULTURAL: ARTE E EXPRESSÃO ARTÍSTICA DO PATCHWORK Documento
-
Palavras Geradoras como tema para o design de estamparia para tapetes: um estudo com mulheres da vila cerrito Documento
-
Pedagogia do galpão: prática social como prática pedagógica Documento
-
Percepção dos professores da UFSM com relação à terceira idade Documento
-
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação Documento
-
Percurso da noção de drogas em educação: por uma problematização do proibicionismo Documento
-
Perdas pela morte:sugestão de atividades para a sala de aula. Documento
-
Performance multidisciplinar nas ações de pesquisa, desenvolvimento e capacitação: produção de materiais didáticos hipermidiáticos no Moodle Documento
-
Perspectivas para a formação docente diante do prisma da filosofia pós-metafísica de Habermas Documento
-
Pesquisar andarilho: cintilâncias e transbordamentos de uma docência Documento
-
Pistas, saídas, fugas e suspeições da escola como agenciamento de uma matriz discursiva da vulnerabilidade Documento
-
Política de acessibilidade na educação superior: desdobramentos jurídicos Documento
-
Política educacional brasileira: percepções, olhares e vivências nos cursos formadores de docentes de Cruz Alta Documento
-
Políticas públicas na educação de jovens e adultos: programa de alfabetização solidária Documento
-
Políticas públicas para integração de tecnologias educacionais na formação inicial de professores Documento
-
Porque os doutores possuem em suas cozinhas panos de prato adornados com pontilhas de crochê... Documento
-
Possibilidades da Educação como Ato Critíco-Emancipador Documento
-
Possibilidades de educação cidadã durante as práticas de recreação Documento
-
Possibilidades para a articulação entre teoria e prática em Cursos de Licenciatura Documento
-
Poéticas visuais em construção: a metamorfose expressiva da criança e a educação (do) sensível Documento
-
Pressupostos filosófico-políticos para uma pedagogia progressista:histórico-crítica Documento
-
Prevenção e controle de infecção: uma contribuição para a formação do enfermeiro Documento
-
Prevenção em Fisioterapia: Um Estudo da Formação Profissional do Fisioterapeuta no Estado do Rio Grande do Sul Documento
-
Processo Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior: Teceduras à Pedagogia Emancipatória Documento
-
Processo Reflexivo e Pesquisa-Ação: apontamentos sobre uma prática educacional dialógica em Física Documento
-
Processo de Avaliação do Rendimento Escolar do Aluno Documento
-
Processo e produto na educação de surdos Documento
-
Processos Colaborativos na Formação do Profissional de Educação Infantil Documento
-
Processos Formativos em Contextos Emergentes: professoras alfabetizadoras e o ciclo de alfabetização Documento
-
Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas Documento
-
Processos de (re) conhecimento dos estudantes público-alvo da Educação Especial na UFSM: Adaptações curriculares (des) necessárias Documento
-
Processos de subjetivação e narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuais Documento
-
Professor ?Fazedor? de Currículos: Desafios no Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física Documento
-
Professor iniciante nas licenciaturas e os contextos emergentes: aprendizagem para/na docência Documento
-
Professor surdo no ensino superior: representações da prática docente Documento
-
Professor-Cidadão em (Trans)Formação no Exercício da Docência: Um Modelo Conceitual Unificador Documento
-
Professor...as crianças já ligaram a TV...e você? Documento
-
Professores de Escolas de Música: um estudo sobre a utilização de tecnologias Documento
-
Professores e seus repertórios sobre cinema e educação Documento
-
Profissionais Liberais Atuantes na Docência Universitária: Um Estudo de Caso no Curso de Direito da UNICRUZ Documento
-
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-Filosofia/UFSM: dispositivo de práticas docentes. Documento
-
Projeto Escola Aberta: Necessidade de uma formação diferenciada de educadores para atuar com crianças e adolescentes em situação de rua Documento
-
Projeto flauta na educação musical: um estudo com entrevistas em São João do Polêsine - RS Documento
-
Projeto Ítaca: estratégias Educacionais para a Abordagem da Questão das Drogas Documento
-
Proposta para uma vivência musical: um estudo de caso em Educação Musical com portadores da Síndrome de Down Documento
-
Propostas de educação inclusiva dos institutos federais do Estado do Rio Grande do Sul: alguns apontamentos Documento
-
Prática Escultórica: um estudo de caso sob o enfoque gardneriano Documento
-
Prática dialógico-problematizadora dos tutores na UAB/UFSM: fluência tecnológica no moodle Documento
-
Prática educativa de professoras de educação infantil: um estudo a cerca das concepções do jogo de papéis Documento
-
Práticas Docentes com ambientes baseados em Websites: uma possibilidade de ensino Documento
-
Práticas Pedagógicas em Educação Especial: efeitos da articulação pedagógica para a formação inicial Documento
-
Práticas Pedagógicas na Educação a Distância: deslocamento de memórias e de sentidos Documento
-
Práticas corporais alternativas: possibilidades no universo do aluno com deficiencia mental Documento
-
Práticas de bullying escolar e a inclusão educacional: a formação de professores nesse contexto Documento
-
Práticas escolares mediadas pela wiki do moodle: análise de aceitação e percepções dos estudantes Documento
-
Práticas musicais cotidianas na cultura gospel: um estudo de caso no ministério de louvor Somos Igreja Documento
-
Práticas pedagógicas de professores de história durante o Regime Militar em Santa Maria, RS, (1964-1985) Documento
-
Psicose Infantil e Educação: A Interface de um Porvir Documento
-
Pós-modernidade, Educação e o Ensino de História Documento
-
QUANDO UM PROFESSOR SE FAZ HISTÓRIAS Documento
-
Qualidade Total na Educação: Uma Análise Filosófica Documento
-
Quando em dois somos muitos: histórias de vida dialogadas e a atuação do professor de música na educação básica Documento
-
Quebrando Resistências e Oferecendo um Ambiente Metacognitivo para Portadores de Altas Habilidades Documento
-
Quefazer Pedagógico em Acampamentos de Reforma Agrária no Rio Grande do Sul Documento
-
RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: A PARCERIA COLABORATIVA NO APOIO À ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM AUTISMO Documento
-
RENDIMENTO ESCOLAR NOS CONTEXTOS DA APRENDIZAGEM ADEQUADA E DO NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO - SEXTAS SÉRIES - FAIXA ETÁRIA DE 11-12ANOS - ESCOLAS ESTADUAIS - ZONA URBANA - SANTA MARIA,RS, 1974 Documento
-
REPERTÓRIOS MUSICAIS EM CURSOS DE PEDAGODIA: NARRATIVA DE PROFESSORAS FORMADORAS Documento
-
REPRESENTAÇÕES E SABERES DE PROFESSORAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTA MARIA - RS Documento
-
RESSIGNIFICANDO IMAGENS/MEMÓRIAS DE EX-ALUNAS DO IEOB: PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(1929-1969) Documento
-
REVISITANDO OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA Documento
-
RITMO ESCOLAR: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E FRANÇA Documento
-
Reescrevendo novos Horizontes e Possibilidades para a Educação Infantil a partir do Amar e do Brincar Documento
-
Relação entre as avaliações atribuídas pelos professores de artes plásticas e sua atitude frente ao desempenho acdêmico de seus alunos Documento
-
Relações de Trabalho e Suas Implicações no Processo de Subjetividade Docente Documento
-
Relações entre a professora de música e os alunos-presidiários: um estudo de caso etnográfico em Santa Maria-RS Documento
-
Relações familiares e escolarização de irmãos adolescentes de pessoas com TEA Documento
-
Repercussões das atividades desenvolvidas pelos projetos institucionais da UFSM no âmbito do PIBID/CAPES/MEC em Escolas Públicas de Educação Básica Documento
-
Repetência e Evação em Matemática no Ensino Supletivo e a formação de professores Documento
-
Representando a Leitura e Escrita na Formação de Professores: uma pesquisa com professres dos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Representação dos Professores quanto às Questões da Sexualidade e Orientação Sexual Documento
-
Representação social e educação especial: apontamentos a respeito da formação e prática docente Documento
-
Representações Sociais das professoras de alunos hiperativos incluídos em Escola Estadual de Santa Maria - RS Documento
-
Resocialização: Realidade ou Utopia Documento
-
Resolução de problemas e o ensino de procedimentos e atitudes em aulas de física Documento
-
Ressignificando os Saberes Docentes no Espaço de Formação Acadêmica Documento
-
Resultados da Disciplina de Física, no Vestibular, como Preditores do Desempenho dos Alunos da Disciplina de Física I Documento
-
Revista digital do LAV/UFSM – conversações entre arquivo, gênero e sexualidade Documento
-
Revolução Cultural: O Caminho da Libertação. O Pensamento Filosófico e Pedagógico de Ernani Maria Fiori Documento
-
Romaria da Medianeira e estudos culturais: a construção dos modos de ver dos futuros docentes de artes visuais Documento
-
Rompendo as cercas da Educação Burguesa: A luta pela construção de uma escola no assentamento Madre Terra, São Gabriel/RS Documento
-
SAÚDE EMOCIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOCENTE: O RECONHECIMENTO DO OUTRO NA ESFERA DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA Documento
-
SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
SENTIDOS DA ESCOLA PARA JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DIANTE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
SIGNIFICADOS ATRIBUIDOS PELOS JOVENS ESTUDANTES AO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
SIGNIFICAÇÕES IMAGINÁRIAS DE EDUCADORAS ESPECIAIS EM RELAÇÃO A ESCOLHA PROFISSIONAL: as lembranças da memória educativa. Documento
-
SOCIOEDUCAÇÃO E INCLUSÃO: A PRODUÇÃO DE SUJEITOS NO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DE SANTA MARIA/RS Documento
-
SUBSIDIOS PARA UMA PROPOSTA DE EDUCACAO CONTEXTUALIZADA NO MEIO RURAL Documento
-
Saberes docentes do professor de filosofia no nível médio Documento
-
Saberes e Práticas Docentes: repensando a formação continuada em nível de pós-graduação Documento
-
Saberes e Representações em Dança: um olhar acerca da formaçao docente nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Ser docente na gestão e ser gestor na docência: um olhar sobre a iniciação à carreira no contexto universitário Documento
-
Sobre a formação continuada em Artes Visuais: experiências narrativas a partir da cultura visual Documento
-
Sofrimento Psíquico e Síndrome de Burnout: um estudo com Professores de Pós-Graduação PPGE/CE/UFSM Documento
-
Stress ocupacional em professores de licenciatura Documento
-
Subjetividade, verdade e a problematização ética da docência em filosofia na contemporaneidade Documento
-
Subsídios teóricos para a formação de professores por meio de redes colaborativas virtuais na Universidade Documento
-
TECENDO OS FIOS DAS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA NO PROCESSO CRIATIVO DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE ARTES VISUAIS DA CASA DE CULTURA DE SANTA MARIA/RS. Documento
-
TECITURA POETICOPEDAGÓGICA: A PALAVRA COMO PRESENÇA NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA Documento
-
TEORIA DA ATIVIDADE E MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA LIVRE NA ESCOLARIZAÇÃO À DISTÂNCIA Documento
-
TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA NA ESCOLA MÉDIA Documento
-
TRABALHO DOCENTE ARTICULADO: A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO MÉDIO E TECNOLÓGICO Documento
-
TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS SENTIDOS QUE OS PROFESSORES SE ATRIBUEM COMO TRABALHADORES NA REDE PARTICULAR DE ENSINO DE SANTA MARIA/RS Documento
-
TRABALHO PEDAGÓGICO NA ALFABETIZAÇÃO: UMA TRAVESSIA DIALÉTICA EM CONSTRUÇÃO. Documento
-
TRAJETÓRIAS DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: BARREIRAS E POSSIBILIDADES Documento
-
Tecnologia e Interação Colaborativa no Ensino-aprendizagem de Física Documento
-
Tecnologias educacionais: Internet, desafiando a prática docente. Documento
-
Tempos na formação docente: entre o identitário e o imaginário Documento
-
Temática - Metodologias/Avaliação Mediadora Documento
-
Tendências Pedagógicas e Concepções de Currículo no Brasil. Documento
-
Tendências da Pesquisa na Temática Educação Especial-Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM Documento
-
Territórios da formação docente: o entre-lugar da cultura Documento
-
Tese de Mestrado Documento
-
Textos de Divulgação Científica nas Séries Iniciais: Um Caminho para a Alfabetização Científico-tecnológica de Crianças Documento
-
Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes bacharéis Documento
-
Trabalho Docente: uma análise da produção do GT Trabalho e Educação da ANPED Documento
-
Trabalho Pedagógico como Mediação: Um estudo com professores/tutores do Curso de Letras EAD da UFSM Documento
-
Trabalho e Pedagogia: considerações a partir dos discursos de pedagogas na escola Documento
-
Trajetória de duas Professoras: formação e saberes docentes Documento
-
Trajetórias de formação no ensino superior: um estudo sobre a formação dos docentes que atuam no Curso de Pedagogia da UFSM Documento
-
Transformação Curricular no Ensino em Enfermagem, segundo as exigências da reforma nos 1º e 2º graus Documento
-
Transversalidade nas ações da Educação Especial: a realidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Documento
-
UM ESTUDO AVALIATIVO SOBRE O ENSINO INTEGRADO DAS ARTES NO 2 GRAU - ESTUDO DE CASO - SANTA MARIA - RS Documento
-
UM ESTUDO SOBRE EMPREGO E TRABALHO COM EGRESSOS DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL VINCULADO À UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, NO PERÍODO DE GOVERNO LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA E DILMA VANA ROUSSEF (2005 ? 2012). Documento
-
UM OLHAR NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS AO EXERCER A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ARTES VISUAIS Documento
-
UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR COMO ALTERNATIVA E POSSIBILIDADE DA NÃO-VIOLÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR Documento
-
UM OLHAR SOBRE AS DINÂMICAS E PROCESSOS DAS DISCIPLINAS DE METODOLOGIA E ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA Documento
-
UMA MATRIZ INCLUSIVA E UMA GESTÃO ESCOLAR: SUJEITOS E ESCOLAS EM PRODUÇÃO Documento
-
UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ALUNOS COTISTAS. Documento
-
UNIPAMPA Campus Alegrete: Extensão Universitária e Articulação Universidade- Comunidade Documento
-
Um Estudo sobre as Necessidades Formativas dos Professores de Filosofia na Rede Esatadual de Ensino Médio na cidade de Santa Maria Documento
-
Um estudo da efetividade das habilidades interpessoais proposta por Carkhuff no processo ensino-aprendizagem Documento
-
Um estudo sobre indicadores da Representação Social de professores frente à inclusão Documento
-
Um estudo sobre o trabalho das pedagogas no Instituto Federal Farroupilha: historicidades, institucionalidades e movimentos Documento
-
Um estudo sobre o trabalho pedagógico das normalistas negras do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac de Santa Maria/ RS Documento
-
Um olhar acerca da implementação do ensino fundamental de nove anos:percorrendo os caminhos das políticas públicas do Brasil e da Argentina Documento
-
Um olhar crítico-reflexivo sobre a formação continuada de professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS) Documento
-
Um olhar sobre o Ensino de Ciências Naturais e sobre a formação de professores de séries iniciais no RS Documento
-
Uma Experiência de Formação Continuada de Professores no Cotidiano Escolar - Um Estudo de Caso Documento
-
Uma Prática Educativa Fundamentada na Leitura de Conteúdos Televisivos: Um Estudo de Caso no Ensino Fundamental Documento
-
Uma Prática Educativa no Ensino de Física numa Escola Agrotécnica Documento
-
Uma abordagem metodológica para o ensino da leitura e da redação na 1ª série do 1º grau , com base nos pressupostos teóricos da Gagné e no método de alfabetização do professor Erasmo Pilotto Documento
-
Uma análise psicopedagógica sobre as dificuldades de aprendizagem do professor alfabetizador Documento
-
Uma docência pela garimpagem: encontros com signos Documento
-
Uma genealogia do jovem usuário de crack: midia, justiça, saúde e educação Documento
-
Uma proposta de educação segundo a natureza humana Documento
-
Uma proposta pedagógica emancipatória para o curso de enfermagem da UFSM Documento
-
Uso de Materiais Simples do Meio Ambiente no Ensino Experimental da Física e Seus Efeitos na Aprendizagem Documento
-
Uso de Microcomputadores no Ensino de Ciências: Estudo de uma Proposta de Ensino-aprendizagem na Área de Química Documento
-
Utilizando a Internet para o aprimoramento da competência de leitura e produção textual em crianças em fase de pós-alfabetização. Documento
-
VIVENCIAR APRENDENDO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA WALDORF À FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO SÉCULO XXI. Documento
-
Ver-se e narrar-se: os processos de subjetivação de três artistas surdos Documento
-
Vida de Professor: O pessoal e o profissionak na construção da trajetória docente Documento
-
Vida de mulheres negras, professoras universitárias na Universidade Federal de Santa Maria Documento
-
Violência como uma expressão da questão social: manifestações e emfrentamento no espaço escolar. Documento
-
Violência do Rosto na formação de professores: Um estudo a partir de Emmanuel Levinas Documento
-
Violência mítica ou divina na educação? Contribuições para a formação de professores Documento
-
Vivências do cotidiano infantil: arte e educação como prática de si Documento
-
Vocabulário e leitura na educação de sujeitos surdos Documento
-
a formação de futuros professores e o ensino de matemática: dos movimentos para a aprendizagem da docência nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
encontros e encantos: o futuro pedagogo e a formação do conceito de artes visuais Documento
-
não houve Documento
-
planejamento de ensino integrado - PEI, perspectivas de uma teoria Documento
-
sem título Documento
-
xxx Documento
-
À procura de pertença profissional: as interfaces do Trabalho nos discursos de egressos do Curso Letras-Inglês da UFSM Documento
-
ÁLBUM DE FAMÍLIA LÍQUIDA: CONVERSAÇÕES ACERCA DA (DES) CONSTRUÇÃO DA MARCA DEFICIÊNCIA MENTAL Documento
-
Álbum de Família: História de Vida de Olga Reverbel Documento
-
Ética do discurso e educação: do agir comunicativo à racionalidade discursiva Documento
-
“Nunca peguei um nenê no colo”: traços e pontos sobre gênero construídos por crianças nas suas interações e brincadeiras Documento
-
“PROFESSORA EU TENHO UMA COISA PRA FALAR”: AS CULTURAS INFANTIS EM UM CONTEXTO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento