cour_7e110c20-90d9-48c4-9700-be9f872fbe5d
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
" O LAZER DO IDOSO EM INSTITUIÇÃO DE AMPARO À VELHICE ". Documento
-
"SÃO PAULO É UMA ESCOLA": U,A POLÍTICA CURRICULAR SOB O OLHAR DOS EDUCADORES Documento
-
: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: VOZES, TEXTOS E CONTEXTOS. Documento
-
?A TV PÚBLICA E SEU COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA: O CASO ESCOLA 2.0 Documento
-
?Jogo Ecologia da Paz ? Criando Ambientes para o Desenvolvimento de Redes de Valores Humanos nas Escolas? Documento
-
A Alfabetização Científica: Ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Jaraguá do Sul - SC Documento
-
A Arte de Ensinar como Arte da Descoberta - Uma Investigação Interdisciplinar Documento
-
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NA PERSPECTIVA POPULAR CRÍTICA: DAS FALAS SIGNIFICATIVAS ÀS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS. Documento
-
A Concepção de Gestão e a Melhoria da Escola Documento
-
A Construção Democrática da Educação em São Sebastião da Boa Vista, Ilha do Marajó, Pará Documento
-
A Construção de Educação Geográfica na Cultura Digital Documento
-
A Construção do Conhecimento na Educação d Distância On-line Documento
-
A DISTÂNCIA ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE PRIMEIRO GRAU Documento
-
A Dimensão trabalho na escola de 2o. Grau Paulista: da História ao cotidiano Documento
-
A EDUCAÇÃO BASEADA NO PARADIGMA DA PRODUÇÃO EM MASSA, DE SERVIDORES DO ESTADO DE SÃO PAULO, VIA CURSOS ON-LINE: Documento
-
A ESTETICA DA PROFESSORALIDADE - UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR SOBRE A SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR Documento
-
A ESTRUTURA CURRICULAR EM CICLOS DE APRENDIZAGEM NOS SISTEMAS DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE Documento
-
A Escola Padrão Do Estado De São Paulo: Um Referencial De Gestão Para Uma Educação Democrática? Documento
-
A Escola. Os Processo Institucionais e os Universos Simbólicos Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO EDUCADOR VIRTUAL. COERÊNCIA EPISTEMOLÓGICA E ECOLOGIA DO SABER LINGÜÍSTICO Documento
-
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: ESTADO DA ARTE DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 1996 A 2010 Documento
-
A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA PUCSP A PARTIR DO PROJETO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR DA LICENCIATURA NO PERÍODO DE 2005 A 2009 Documento
-
A FORMAÇÃO EM SERVIÇO DO TUTOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO COMPLEXO: a construção de uma identidade Documento
-
A Formação de Alfabetizadores no Programa Alfabetização Solidária Documento
-
A Formação de Professores a partir de suas Narrativas de Histórias de Vida: Estudo de uma experiência em Belém do Pará Documento
-
A Formação de Professores para Organizações Não-governamentais - Ongs Documento
-
A Formação de Professores pela Uerr: Um estudo no campos de Rorainópolis Documento
-
A Formação dos Educadores como eixo do Desenvolvimento Curricular: Memórias do Projeto de Educação de Posseiros do Paraná Documento
-
A Formação e a Permanência de Professores Mestres e Doutores nas Escolas Públicas Estaduais de São Paulo: O Programa "Bolsa Mestrado/doutorado" Documento
-
A Formação e as práticas educativas de professores de medicina: uma abordagem etnográfica Documento
-
A GÊNESE DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: ação e mudança da prática pedagógica Documento
-
A INCUBADORA DE EMPRESAS COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Documento
-
A INTERDISCIPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE UNIVERSIDADE: A PAIXÃO PELA PRÁTICA Documento
-
A Interdisciplinaridade na Ação Didática: momento de arte/magia do Ser professor Documento
-
A Interferência do modêlo de gestão no Projeto Pedagógico de uma Instituição do Ensino Superior: Um estudo de caso Documento
-
A Linguagem virtual em projetos colaborativos Documento
-
A MEDIAÇÃO DO TEATRO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GUARULHOS Documento
-
A Organização do Curso de Direito da Universidade Estadual de Roraima à Luz da Resolução CNE/CSE nº 09/2004 Documento
-
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA EM QUESTÃO: A INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA SOB A ÓTICA DE MÃES E PAIS E ALGUNS ASPECTOS CURRICULARES Documento
-
A PESQUISA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO UM COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA: uma possibilidade de articulação entre a teoria e a prática Documento
-
A POTENCIALIDADE FORMATIVA DO DIÁLOGO DO SLAM COM O CURRÍCULO ESCOLAR: BUSCANDO JUSTIÇA CURRICULAR Documento
-
A Participação da Sociedade civil no Plano Nacional de Fomação Profissional - PLANFOR: a experiência em Mato Grosso do Sul - Na prática o discurso é outro Documento
-
A Política Educacional do Estado de São Paulo (1995-1998): desconstrução da escola pública Documento
-
A Política de Cotas Raciais na Universidade Pública Brasileira: um desafio ético Documento
-
A Política de Cotas na UEPG: em busca da democratização do ensino superior Documento
-
A Política educacional no Cotidiano Escolar: um estudo meso-analítico da Organização Escolar em Belém do Pará Documento
-
A Pratica Pedagogica do Professor de Educação Física: Atitudes de Violencia no Contexto Escolar Documento
-
A QUALIDADE NOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO COMPARATIVO NAS PRINCIPAIS IES PRIVADAS DO BRASIL Documento
-
A Tragédia Invisível na Escola, um estudo girardiano Documento
-
A aprendizagem do educador: Estratégias para a construção de uma didática on-line Documento
-
A apropriação das tecnologias da informaçao e comunicação na alfabetização por jovens e adultos: um direito humano a ser garantido- As diretrizes da UNESCO Documento
-
A assessoria pedagógica externa no ensino médio e suas contribuições à formação docente Documento
-
A atualidade do pensamento de Paulo Freire na Educação de Jovens e Adultos Documento
-
A autonomia pedagógica das escolas na história das ideias pedagógicas e políticas públicas da educação brasileira Documento
-
A avaliação na educação infantil: a participação da criança Documento
-
A avaliação na educação superior : acontribuição da CAPES para o aprimoramento dos programas de pós-graduação stricto sensu de administração Documento
-
A busca por contribuições e subsídios a um currículo de turismo no Brasil fundamentado nos princípios norteadores da ética Documento
-
A concepção da infância da abordagem de San Miniato/Italia - um estudo de caso na perspectiva da formação dos professores e do currículo aberto ao possível. Documento
-
A confluência do currículo na criação de textos audiovisuais: uma proposta de uso dos meios para as (i)mediações. Documento
-
A consciência espiritual na educação interdisciplinar Documento
-
A construção da proposta pedagógica da escola: vivendo a política educacional em diferentes tempos e lugares Documento
-
A construção de um caminho na busca da compreensão do significado de didática. Documento
-
A construção de um projeto pedagógico participativo em um curso de Direito: avanços e desafios Documento
-
A construção do trabalho docente na articulação teoria e prática: a experiência do PIBID. Documento
-
A contribuição do pensamento de Paulo Freire na formação e na prática de agentes de Pastoral da saúde na Diocese de Santos Documento
-
A convivência nas vozes dos sujeitos de uma escola de ensino médio em tempo escolar estendido Documento
-
A dimensão educativa nas relações entre pesquisa agropecuária-extensão rural-agrícultura familiar: o caso do projeto silvânia Documento
-
A disciplina filosofia da educação no curso de Pedagogia: referências para o debate identitário Documento
-
A docência em Fisioterapia: uma formação em construção Documento
-
A educação para a cidadania digital na escola: análise multidimensional da atuação dos professores enquanto mediadores da cultura digital nos processos de ensino e de aprendizagem Documento
-
A escola e o conhecimento: reflexão sobre fundamentos epistemológicos e políticos dessa relação Documento
-
A especificidade do ensino da Geografia na Base Nacional Comum Curricular brasileira: Uma cartografia das ausências. Documento
-
A formação acadêmico-profissional para inclusão social nos cursos superiores de Turismo: dos aspectos socioeconômicos à discussão curricular Documento
-
A formação continuada dos professores de literatura regionalista e o currículo do ensino médio em Roraima/Brasil Documento
-
A formação contínua e a construção da competência pedagógica. trajetos e projetos. Documento
-
A formação de professores no processo de reestruturação do ensino superior no Brasil e em Portugal: um estudo de caso na Universidade Federal do Piauí e na Universidade do Minho Documento
-
A formação do médico: um debate à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais Documento
-
A formação do professor e o desenvolvimento de competências pedagógico-digitais: experiência em escola pública paulista que participa do Projeto UCA Documento
-
A formação docente continuada sobre a educação para a sexualidade, em uma escola pública no município de Diadema: a ótica de professores participantes e gestora. Documento
-
A formação docente em História na vertente do Multiculturalismo Crítico em Instituições de Ensino Superior no Espírito Santo: desafios e perspectivas Documento
-
A formação docente em Odontologia Documento
-
A formação dos professores dos cursos de direito no Brasil: a pós-graduação stricto sensu Documento
-
A formação interdisciplinar do professor sob a ótica da psicologia simbólica Documento
-
A formação pedagógica docente para o curso superior de Relações Públicas Documento
-
A gestão pedagógica da tutoria no curso para ingressantes da escola de formação de professores do Estado de São Paulo: possibilitando novas abordagens em EaD Documento
-
A habilitação em educação Infantil no Curso de Pedagogia da PUC-SP: um estudo de caso. Documento
-
A importancia das Parcerias na Educação Profissional Documento
-
A inclusão do Adolescente Autor de Ato Infracional e a Rede de Proteção:um olhar Interdisciplinar Documento
-
A infografia na educação. Contribuições para o pensar crítico e criativo Documento
-
A interdisciplinaridade como metodologia para uma educação para a paz Documento
-
A interdisciplinaridade e a prática pedagógica da rede de ensino da LBV: uma proposta de educação para o ser integral Documento
-
A mediação de conflitos como via para uma cultura de paz, inclusão social e cidadania: a experiência de professores na década de noventa em Cidade Tiradentes-Zona leste de São Paulo Documento
-
A nova Proposta Curricular do Estado de Sao Paulo e a Gestão Escolar Documento
-
A parceria das empresas educacionais de iniciativa privada com as redes municipais de educação do sul de Minas Gerais Documento
-
A percepção de docentes sobre a formação continuada em educação musical, apoiada pela educação a distância, em um contexto orquestral Documento
-
A presença masculina na Educação Infantil: estariam os educadores homens fora de lugar? Documento
-
A produção e concepção do conhecimento sugundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência Documento
-
A proposta curricular do Estado de São Paulo e os impactos das inovações no projeto político e pedagógico da escola Documento
-
A proposta curricular do curso de pedagogia da UERR e a realidade multicultural de Roraima Documento
-
A propriedade cultivada na escola do MST: a Pedagogia do Oprimido na promoção da dignidade humana. Documento
-
A prática nos cursos de licenciatura: reestruturação curricular da formação inicial Documento
-
A prática pedagógica dos professores universitários: perspectivas e desafios frente a um novo século Documento
-
A semente plantada: a educação popular e o cultivo do realismo utópico nas áreas de assentamentos rurais. Documento
-
A solidariedade como prática curricular educativa Documento
-
A terceira idade e o computador: interação e produção no ambiente educacional interdisciplinar Documento
-
ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES: A contribuição do uso de softwares integrados de gestão Documento
-
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA ESCOLAR Documento
-
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E SUAS ARTICULAÇÕES COM A REFORMULAÇÃO CURRICULAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO Documento
-
AVALIAÇÃO DA REFORMULAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: A AVALIAÇÃO DE DISPOSITIVOS EDUCACIONAIS A PARTIR DO MÉTODO DE REFERENCIALIZAÇÃO DE FIGARI Documento
-
Alfabetização de Adultos: Freire, Ferreiro, Vygotesky. Contribuições teórico-emetodológicas á formulação de propostas pedagógicas Documento
-
Alfabetização, história de vida e formação na pesquisa interdisciplinar: sentidos e significados Documento
-
Ambientes de comunicação alternativos com base na realidade aumentada para crianças com paralisia cerebral: uma proposta de currículo em ação. Documento
-
Análise da implantação dos Trabalhos Colaborativos de Autoria em escolas da região de Itaquera, no município de São Paulo Documento
-
Análise das potencialidades das práticas formativas em um curso de Pedagogia na modalidade de educação à distância. Documento
-
Aprendizagem Ativa em um Curso de Engenharia de Produção: percepções dos docentes e discentes e mudanças curriculares Documento
-
Aprendizagem Baseada em Problemas Aplicada ao Ensino de Direito: Projeto Exploratório na Área de Relações de Consumo Documento
-
Aprendizagem da docência : um estudo a partir do atendimento escolar hospitalar Documento
-
Aprendizagem pela pesquisa em ambientes colaborativos virtuais: uma proposta para o ensino superior. Documento
-
Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos gestores educacionais Documento
-
Arquitetura da Criação Docente: A Aula Como Ato Criador. Documento
-
Arte na formação pedagógica de professores do ensino superior Documento
-
Artesãs Profissionais: Estudo das relações entre os saberes da cultura artesanal e os saberes tecnológicos nas histórias de vida das egressas do Curso Técnico de Artesanato /PROEJA do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Alagoas - IFAL. Documento
-
As Orientações Pedagógicas da Educação Infantil em Municípios de Santa Catarina Documento
-
As Vozes da Infãncia Ribeirinha na transformação da Prática Pedagógica na Educação Infantil Documento
-
As contribuições da escola no enfrentamento à violência doméstica contra a criança a partir de um processo de pesquisa-ação crítico-colaborativa na Brasilândia (SP-SP): em busca da justiça curricular Documento
-
As metamorfoses do ENEM: de avaliação coadjuvante para protagonista chave das políticas públicas de acesso à Educação Superior Documento
-
As percepções de educadores sobre a utilização do espaço maker na educação básica Documento
-
As questões de gênero na formação inicial de docentes: tensões no campo da educação Documento
-
As reformas curriculares do ensino estadual paulista no período de 1960 a 1990 Documento
-
As representações construídas pelos educadores acerca do discurso interdisciplinar presente na da Rede Municipal de Ensino de São Paulo entre os anos de 2001 a 2016 Documento
-
Atitude interdisciplinar, formador do professor e autonomia profissional Documento
-
Atividade Fisica, qualidade de vida e curriculo: Por uma velhice bem-sucedida Documento
-
Auto-avaliação de escolas: processo construído coletivamente nas instituições escolares Documento
-
Autoavaliação a partir da ótica dos gestores de uma instituição de ensino superior Documento
-
Autoformaçao, histórias de vida e construçoes de identidades do/a educador/a Documento
-
Autoria no ensino Médio: análise de uma proposta de trabalho com o uso das redes sociais virtuais Documento
-
Avaliar Formando: o sentido do olhar interdisciplinar na educação Documento
-
Avaliação Educacional: a concepção veiculada nas teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação - Currículo 1975-2000 Documento
-
Avaliação Institucional Emancipatória: contribuição de Jurgen Habermas Documento
-
Avaliação Institucional: Uma análise da produção do conhecimento (1990 - 2002) Documento
-
Avaliação Institucional: do processo construído à vivência do SINAES. A consolidação do "sujeito coletivo institucional" Documento
-
Avaliação da inclusão social dos egressos do PROUNI Documento
-
Avaliação da recuperação da aprendizagem em escolas públicas do ensino fundamental Documento
-
Avaliação de material didático digital na formação continuada de professores do ensino fundamental: uma pesquisa baseada em design Documento
-
Avaliação e Reorganização Curricular: uma experiência no curso de Odontologia Documento
-
Avaliação institucional: em busca de um currículo crítico-emancipatório em construção. Documento
-
Avaliação na Educação de Jovens e Adultos em São Bernardo do Campo: um caminho a ser construído da exclusão à emancipação Documento
-
Ação Docente em um Centro Universitário : limites e possibilidades. Documento
-
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO NO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO DE BARUERI Documento
-
Bacharelado em Administração: o currículo e as necessidades contemporâneas para formação profissional Documento
-
Base Nacional Comum Curricular como política de regulação do currículo, da dimensão global ao local: o que pensam os professores? Documento
-
Bioética: saberes e fazeres docentes - o ser professor de Bioética na Licenciatura em Ciências Biológicas Documento
-
Brincando para aprender em detrimento do aprender brincando: a ludicidade no cotidiano da creche Documento
-
COMUNIDADES DE PRÁTICA ONLINE: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E EM PORTUGAL Documento
-
CONSTRUINDO O CURRÍCULO NO COTIDIANO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA Documento
-
CURRÍCULO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE KARIPUNA NA ALDEIA MANGA- AMAPÁ Documento
-
CURRÍCULO E CULTURA: A FORMAÇÃO DO CAIPIRA. Documento
-
Cabri-Géomètre na formacao continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental:possibilidades e limites Documento
-
Caminhos de expansão da consciência em educação: uma investigação interdisciplinar Documento
-
Caminhos para uma educação ambiental crítica como centro de forças no currículo do curso técnico em Mecânica do Ifes/campus Vitória Documento
-
Características de Um Ambiente Didático em Linha Autogestor de Situações de Aprendizagem Documento
-
Cartas ao educador: parcerias, diálogos e experiências interdisciplinares com o fazer teatral Documento
-
Classes Heterogêneas e Diversidade Cognitiva: Uma Realidade à Procura de Rspostas Atuais e Eficientes nos Processos de Ensino e de Aprendizagem Documento
-
Comissões Próprias de Avaliação: Controle ou Emancipação? Documento
-
Como reverbera a palavra: contribuição a uma teoria interdisciplinar de educação Documento
-
Competências do Enfermeiro na visão de gerentes de enfermagem Documento
-
Complexidade e metodologia de projetos: Melhorando a prática docente em cursos de graduação tecnológica Documento
-
Complexidade, aprendizagem e medo: Bases biológicas das emoções e dos sentimentos e a problemática educacional Documento
-
Compreensão das situações multiplicativas elementares Documento
-
Compromisso ético e ação docente: critérios e princípios de factibilidade para a formação e a prática de professores. Documento
-
Comunidade de formação eprática pedagógica indigena: inclusão digital e identidade cultural Documento
-
Consciência Política e Cidadania na Alfabetização e na Inclusão Digital ? A Experiência da Rede Municipal de Ensino na Cidade de São Paulo. Documento
-
Conselhos Municipais de Educação: participação e cultura política Documento
-
Conselhos Municipais na Educação: perspectivas de democratização da política educacional municipal Documento
-
Construindo Cenários e Estrátégias de Aprendizagem Integradora (inclusivas) Documento
-
Construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo na Formação Inicial de Professores de Matemática. Documento
-
Contribuições da Teoria Freireana para a formação inicial do educador de jovens e adultos: uma pesquisa-ação Documento
-
Contribuições de uma prática docente interdisciplinar à Matemática do Ensino Médio Documento
-
Contribuições do pensamento de Paulo Freire para o ensino de biologia Documento
-
Contribuições do uso do ambiente CABRI-GEOMETRE para a formação inicial e contínua de professores de Matemática. Documento
-
Creche: realidade e ambiguidades Documento
-
Criando um Ambiente Construcionista de Aprendizagem em Cálculo Diferencial e Integral I Documento
-
Cultivações Interculturais: um estudo sobre o Plano Nacional de Educação (PNE / 2011-2020) seus campos de disputa e possibilidades curriculares Documento
-
Cultura Visual e a formação do olhar: desafios conceituais e didáticos para o currículo escolar. Documento
-
Cultura e Currículo: Uma Relação Negada na Política do Sistema de Progressão Continuada do Estado de São Paulo. Documento
-
Cultura escolar: um olhar sobre a vida na escola Documento
-
Culturas, família e educação na comunidade negra rural de Mata-Cavalo, MT Documento
-
Curricularização da Extensão Universitária: potencialidades e desafios numa universidade confessional do interior de São Paulo Documento
-
Curriculo e Realidade Multicultural na Fronteira - a Universidade Federal de Rondônia: Possibilidades e Enfrentamentos. Documento
-
Curriculo e Subjetividade: A experência homoerótica na escola Documento
-
Currículo Intercultural: a arte como sistema simbólico cultural na escola de branco Documento
-
Currículo Surdo: Libras na escola e desenvolvimento da cultura surda Documento
-
Currículo de Ciências Contábeis: Desafios para Adoção ao Novo Modelo Contábil Brasileiro Documento
-
Currículo do curso técnico em vigilância em saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo: integração ensino e serviço no Sistema Único de Saúde Documento
-
Currículo e Emancipação - Redimensionamento de uma escola instituída em um contexto advindo do processo de desfavelização Documento
-
Currículo e Espiritualidade Documento
-
Currículo e Hibridismo: narrativas da pandemia Documento
-
Currículo e Interculturalidade: imigrantes no ambiente multicultural em uma escola na cidade de São Paulo Documento
-
Currículo e Interdisciplinaridade Profissional ? Base para uma nova gestão empreendedora Documento
-
Currículo e competências a formação docente Documento
-
Currículo e competências: propostas para atualização do Curso Superior de Tecnologia em Logística Documento
-
Currículo e diversidade cultural indígena no Amazonas: representações da Escola Tenharin em Humaitá e Manicoré Documento
-
Currículo e educação ambiental Documento
-
Currículo, Tempo e Cultura Documento
-
Currículo, educação à distância e cultura do estudo autônomo em curso de Pedagogia: limites e possibilidades Documento
-
Currículo, planejamento pedagógico e cotidiano na pré-escola: do prescrito-planejado ao experienciado-vivido Documento
-
Currículo, tecnologias e robótica na educação básica Documento
-
Currículo: Educação Ambiental e Gerenciamento de Riscos em Escolas Próximas à Petrobras no Município de Santos/SP Documento
-
Currículos emancipatórios para a educação de jovens e adultos na perspectiva de política públicas: resistências e esperanças. Documento
-
Curso de Pedagogia em EaD do Programa UAB-Moçambique no Contexto de uma Cooperação Internacional Sul-Sul: Pressupostos para a Construção do Currículo de Formação Documento
-
DE EDUCADOR A ADMINISTRADOR; DE ADMINISTRADOR A EDUCADOR: uma narrativa interdisciplinar como possibilidade de currículo para o educador administrador escolar contemporâneo Documento
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR INICIANTE; TORNAR-SE PROFESSOR NO NORDESTE DO BRASIL Documento
-
Das potencialidades de uma proposta curricular às fragilidades de um recurso didático: cadernos de apoio e aprendizagem (Língua Portuguesa) Documento
-
De ator a autor do processo educativo: uma investigação interdisciplinar Documento
-
De engenheiro a educador interdisciplinar: as TIC no curso de licenciatura em física do IFES a partir da formação, saberes e práticas de professores Documento
-
Design curricular interdisciplinar: uma proposta de formação inicial para professores do ensino fundamnetal Documento
-
Design de formação continuada colaborativa: entre gestão escolar, tecnologias educacionais e metodologias ativas Documento
-
Dialogia Digital: em busca de novos caminhos à formação docente em ambientes telemáticos Documento
-
Dimensões do Tempo na Formação Online de Educadores: Documento
-
Direitos humanos e currículo a partir da ética da vida de Enrique Dussel Documento
-
Diversificando os ambientes de aprendizagem na formação de professores para o desenvolvimento de uma nova cultura Documento
-
Do encanto ao desencanto, da permanência ao abandono: o trabalho docente e a construção da identidade profissional. Documento
-
Do lúdico ao pedagógico: Vivências teatrais na formação pessoal e profissional dos docentes em serviço Documento
-
Docência TRansdisciplinar: Em busca de novos princípios para ressignificar a prática educacional Documento
-
Docência Universitária e Bacharéis Docentes: percursos formativos e a prática pedagógica Documento
-
Doutora em Educação: Currículo Documento
-
EDUCAÇÃO E CONTRA-HEGEMONIA NA DÉCADA NEOLIBERAL: as Tendências Pedagógicas Contra Hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI Documento
-
ENSINO DE FILOSOFIA Documento
-
ENTRE AJURICABA(s) E ZUMBI(s): CURRÍCULO E DIVERSIDADE CULTURAL. A inclusão das temáticas culturais de matrizes indígenas e africanas na área de Artes em escolas públicas da zona leste da cidade de São Paulo. Documento
-
ESCOLA COOPERATIVA: PROTAGONISMO COMPARTILHADO DE PAIS/MÃES PARA A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. Documento
-
ESCUTA MUSICAL - uma estratégia transdisciplinar privilegiada para o Sentipensar Documento
-
EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EM SÃO PAULO ENTRE 2004 E 2018: Como pensam os professores Documento
-
Economia da Educação: o orçamento público com responsabilidade fiscal como instrumento de justiça social Documento
-
Educar para a liberdade: a construção da educação libertadora de dom Helder Camara à luz da pedagogia freireana Documento
-
Educação Física no Ensino Médio: Subsídios para um Projeto Crítico e Inovador Documento
-
Educação Integral no Ensino Médio e Justiça Curricular. Protagonismo Juvenil em Escola de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de São Paulo participante do Programa Ensino Integral Documento
-
Educação Médica: construindo a professoralidade Documento
-
Educação Policial Militar: Necessidades, Práticas e a Matriz Curricular Nacional Documento
-
Educação Popular e Políticas Pública Para o Fortalecimento da Democracia Documento
-
Educação Profissional - Influência das Cadeias Produtivas nas Diretrizes Curriculares Documento
-
Educação a Distância e Formação do Professor: redimensionando concepções de aprendizagem Documento
-
Educação a Distância: tendências predominantes na sua expansão, Brasil e Espanha Documento
-
Educação em Sensibilidade: A Ética e a Estética da Corporeidade no Currículo. Documento
-
Educação interdisciplinar e a pedagogia simbólica junguiana: desvelando o autocuidado para o cuidador Documento
-
Educação na era da informação: desafios na incorporação do computador na escola Documento
-
Educação, Trabalho e Tecnologia: as transformações socioeconômico-educacionais na formação do administrador Documento
-
Enfrentando o Fracasso Escolar: Inclusão ou Reclusão dos excluídos? Documento
-
Ensino AprendIzagem em Ambientes Virtuais: A Prática e a Formação Docente em Curso de Ciências Contábeis. Documento
-
Ensino Fundamental de nove anos: o impacto da política na escola Documento
-
Ensino Jurídico: história, currículo e interdisciplinaridade Documento
-
Ensino de Farmácia. Estratégias pedagógicas para a reconceituação da saúde Documento
-
Escola Pública, Currículo e Educação emancipadora: o Projeto Político-Pedagógico como mediação. Documento
-
Escola de tempo integral ou escola fora do tempo escolar: o caso de Barretos Documento
-
Escola, cultura e clima. Ambigüidades para a administração escolar Documento
-
Escolarização e produção de subjetividades: capturas e sedições Documento
-
Escolhendo a Pílula Vermelha: Blogs na Formação de Professores Documento
-
Escuta Musical via Internet: Contribuições para o Ensino Musical Documento
-
Estado da Arte da Interdisciplinaridade: Construto Epistemológica de Ivani Fazenda. Documento
-
Estudos em softwares de monitoramento e mensuração: subsídios para a implementação de políticas públicas na área educacional Documento
-
Estágio - eixo articulador da formação inicial de professores para os primeiros anos da Educação Básica Documento
-
Estímulo, acesso, permanência e conclusão no ensino superior de alunos bolsistas do Programa Universidade para Todos (PROUNI): contribuições para o enfrentamento do processo de inserção Documento
-
Extensão no Ensino Superior: Um Curso para Pintores de Parede na Perspectiva Interdisciplinar. Documento
-
FORMAÇÀO DE PROFESSORES PARA O PRÓXIMO MILÊNIO: NOVO LOCUS? Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA FREIREANA. Documento
-
Filosofia e ócio: possibilidades originárias de formação no Ensino Médo Documento
-
Fomento à Educação em Direitos Humanos (EDH) na gestão Haddad (2013-2016) da Rede Municipal de Educação de São Paulo (SP). Documento
-
Formação Básicaem Engenharia: A articulação das disciplinas pelo cálculo diferencial e integral. Documento
-
Formação Continuada de Professores na Escola: o desafio da mudança a partir da avaliação de aprendizagem Documento
-
Formação Continuada de Professores: uma proposta na área de Língua Portuguesa Documento
-
Formação Docente para o ensino superior: uma inovação em cursos de lato sensu Documento
-
Formação Humana e tempos educativos nas inovações curriculares: teorias, práticas e perspectivas Documento
-
Formação Inicial do Professor do Ensino Fundamental I baseada na relação Teoria e Prática Documento
-
Formação continuada de professores para aprendizagem integrada em ambientes telemáticos Documento
-
Formação continuada do professor que ensina matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir da produção acadêmico-científica brasileira (2003 2007) Documento
-
Formação continuadado professor no ensino superior: possibilidades de construção grupal de saberes docentes Documento
-
Formação da identidade profissional das mulheres no ensino superior: currículo e relações culturais de gênero Documento
-
Formação de Professores Documento
-
Formação de Professores de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Regular Documento
-
Formação de Professores no Programa Jornal, escola e comunidade Documento
-
Formação de Professores para o ensino da matemática com a informática integrada à prática pedagógica: exploração e análise de dados em bancos computacionais Documento
-
Formação de Professores: alunos Surdos no ensino Superior Documento
-
Formação de professores e currículo: uma prática em Ciências da Natureza para a diversidade com alunos indígenas em escola não indígena na cidade de Manaus/AM Documento
-
Formação de professores engajados em projetos inovadores Documento
-
Formação de professores para o ensino fundamental - valorizando o prazer e a alegria em ambientes informatizados de aprendizagem Documento
-
Formação de professores, currículo e as semiotizações do tema educação em Veja Documento
-
Formação de professores: da experiência do sujeito, ao sujeito da experiência Documento
-
Formação de professores: um estudo de caso sobre a participação de estudantes de Pedagogia no projeto Bolsa Alfabetização: 2007 a 2009 Documento
-
Formação de profissionais-docentes na preparação de jovens para o trabalho com Tecnologia da Informação e Comunicação Documento
-
Formação docente e práticas curriculares na Educação Escolar Quilombola: pontes para velar a Cultura Afrodescendente. Documento
-
Formação em Administração: Interdisciplinaridade e Institucionalismo Documento
-
Formação em Avaliação:A formação de docentes no enfrentamento de um processo de avaliação a serviço da aprendizagem Documento
-
Formação inicial de pedagogas(os) para a concepção e gestão do currículo Documento
-
Formação online de gestores escolares: atitude interdisciplinar nas narrativas dos diários de bordo Documento
-
Formação profissional em fisioterapia: o desafio dos avanços curriculares nos projetos pedagógicos da universidade pública Documento
-
Fronteiras e atravessamentos éticos e morais da cultura brasileira em ambientes escolares: estudo de caso do ethos nacional em uma região de fronteiras amazônicas Documento
-
Fundamentos filosóficos, políticos e educativos da políca: da sensação de segurança à instituição policial Documento
-
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o ensino superior privado: trajetórias de vida de graduadas e graduados financiados pelo programa – das tramas aos dramas (1999 a 2018) Documento
-
GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AOS COORDENADORES DE CURSO: DESAFIOS E SUGESTÕES Documento
-
GESTÃO PÚBLICA DO SISTEMA DE ENSINO NO PARANÁ (1995-2002) Documento
-
Gestão Democrática da Educação: entre as políticas oficiais e a prática escolar Documento
-
Gestão Educacional e Interdisciplinaridade: A organização de um Curso de Empreendedorismo para a Contemporaneidade. Documento
-
Gestão Escolar e Inovação - Novas tendências em Gestão Escolar a partir das teorias da Gestão da Inovação Documento
-
Gestão Escolar e a incorporação das tecnologias nas escolas técnicas paulistas Documento
-
Gestão Pedagógica na Educação a Distância: análise de uma experiência na perspectiva da gestora. Documento
-
Gestão Universitária em Instituições Particulares: os documentos institucionais como indicadores de modelo de gestão. Documento
-
Gestão de Projeto:Concepção e sua aplicação a uma Unidade Básica de Saúde Documento
-
Gestão de projetos especiais em uma universidade comunitária (PUC-SP): análise de uma situação concreta Documento
-
Gestão do desenvolvimento de curso a distância: investigação sobre a própria prática. Documento
-
Guerra Cultural pela Escola no Brasil: A Disputa pela Direção do Plano Nacional de Educação (1988 - 1999) Documento
-
Gênero e Docência: infantilização e feminização nas representações dos discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina Documento
-
Gênese de um Currículo Multicultural: Tramas de Uma Experiência em Construção no Contexto da Educação Escolar Indígena. Documento
-
História da Educação Brasileira: Uma Interpretação Crítica do Analfabetismo (1930 - 1945) Documento
-
História da formação de professores no Brasil: análise crítica das políticas de formação, por vídeos da década de 1990. Documento
-
Humanização e Arte: o teatro em uma formação cidadã Documento
-
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E RESPONSABILIDADE SOCIAL: Um estudo sobre as representações de lideranças da Educação Superior Brasileira. Documento
-
INTEGRAÇÃO CURRÍCULO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: WEB CURRÍCULO NA PRÁTICA Documento
-
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO : Conceito e Caracteristicas do Processo em Insituições de Ensino Privadas Documento
-
Identidade e atuação do Pedagogo na Educação Profissional: um olhar para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Documento
-
Identidade em construção: investigando professores das séries iniciais do ensino fundamental na prática da avaliação escolar Documento
-
Imagem, e vídeo streaming integrados em texto verbal na elaboração de material didático para educação on-line. Documento
-
Imigrantes, xenofobia e racismo: uma análise de conflitos em escolas municipais de São Paulo Documento
-
Inclusão Digital: Acessibilidade de Deficientes Visuais à Internet. Documento
-
Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais na Rede Regular de Ensino - Análise da Experiência da Diretoria Regional de Franca: Desafios e Possibilidades Documento
-
Indicadores de Mudanças nas Práticas Pedagógicas com uso do Computador Portátil no Brasil e em Portugal Documento
-
Informática Aplicada à Educação no Município de Belém: A visão do professor sobre o trabalho com as tecnologias Documento
-
Inovação Curricular Universitária: o constante processo de constitução político-pedagógica da UFPR Litoral e os desafios na formação de seus atores Documento
-
Inovação pedagógica de uma disciplina do curso de Ciências Contábeis: planejamento, implementação e atuação docente Documento
-
Inovações curriculares: um estudo de caso do curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA gerenciamento de obras, tecnologia e qualidade da construção Documento
-
Integração curricular em programas de formação de professores: análise do desenvolvimento curricular do Programa PEC ? Municípios Documento
-
Integração das TDIC na Formação de Professores em Cingapura: Entre Intenções, Ações e Concepções. Documento
-
Integração das tecnologias digitais de informação e comunicação em cursos de natureza agrotécnica por meio de metodologias ativas Documento
-
Integração de tecnologias ao currículo em uma escola pública de uma cidade digital Documento
-
Intentions and actions on using the ICT-Rich learning environmentl among pre service teachers in Singapore Documento
-
Inter- intencionalidades compartilhadas no processo inclusivo da sala de aula no ensino superior Documento
-
Interação e Relações interpessoais na ambiência de um Sistema de Educação Presencial Mediado por Recursos Tecnológicos Documento
-
Interdisciplinaridade como Poiésis Documento
-
Interdisciplinaridade e Políticas Públicas: Experiência do Programa Goiás Solar, Documento
-
Interdisciplinaridade escolar: proposta didática de um modelo para a educação. Documento
-
Interdisciplinaridade na temática indígena: aspectos teóricos e práticos da educação, arte e cultura Documento
-
Interdisciplinaridade, Tempo e Currículo. Documento
-
Intervenção e Conhecimento: a importância do Planejamento de Currículo e da Formação Continuada para a Transformação da Prática Pedagógica Documento
-
Investigação sobre o percurso profissional dos graduados em economia na FURB Documento
-
Jogos digitais e temáticas históricas: limites e possibilidades em uma escola pública Documento
-
Jogos pedagógicos em matemática no ensino médio: mais que motivação, metodologia Documento
-
Jornadas interdisciplinares: do mito de Quíron à construção da metáfora da cura na escola Documento
-
LEITURA DA PALAVRA E LEITURA DO MUNDO: OS DESAFIOS DA LEITURIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9575 Documento
-
Learning design - conceitos, métodos e ferramentas Documento
-
Lideranças para a educação escolar Documento
-
Limites e possibilidades dos processos de reestruturação e implantação curricular: a experiência de um curso de Pedagogia no Estado da Bahia Documento
-
Mais uma grade para cela de aula Documento
-
Mediação Docente Diferenciada: uma investigação sobre autoconhecimento docente e pedagogia diferenciada à serviço da relação professor-aluno Documento
-
Mediação Pedagógica em EAD: a falta de tempo como sintoma Documento
-
Melhoria no atendimento público: desenvolvimento profissional de agentes educacionais multiplicadores Documento
-
Meta Avaliação de Docentes no Ensino Superior Documento
-
Meta-avaliação de projetos em educação com o uso das TIC Documento
-
Mobilização para a aprendizagem: diagnóstico de fatores impactantes no aprendizado do aluno de curso de graduação em Administração Documento
-
Modelo híbrido na educação superior: os desafios da inovação em uma realidade pós-pandemia de Covid-19 Documento
-
Movimentos de mudança: um estudo de caso sobre inovação curricular em cursos de Licenciatura da UFPR Litoral Documento
-
Mudanças na prática docente de alfabetizadores no contexto do PNAIC Documento
-
Mudanças na prática docente em experiência de formação continuada - Documento
-
Mudanças nas Práticas Pedagógicas do Professor: criando um ambiente construcionista, contextualizado e significativo para crianças com necessidades especiais físicas Documento
-
Mudanças nas concepções e ações docentes: processo de integração de computadores portáteis ao currículo Documento
-
Na trilha do PROUNI: implantação, acompanhamento e perspectivas em uma instituição de ensino superior de Santa Catarina Documento
-
Narrativas digitais, autoria e currículo na formação de professores mediada pelas tecnologias: uma narrativa-tese Documento
-
Nas águas o diploma: O olhar dos egressos sobre a política de interiorização da UFPA em Cametá. Documento
-
Negros e Indígenas cotistas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: desempenho acadêmico do ingresso à conclusão de curso. Documento
-
Novo Ensino Médio: os novos caminhos da educação básica no contexto da Base Nacional Comum Curricular. Documento
-
Novos Currículos e Novas Aprendizagens: A Utilização de Objetos de Aprendizagem como Alternativa para a Mudança Curricular. Documento
-
O tempo do direito á educação no Ensino Médio: uma abordagem histórica e as atuais políticas de currículo na escola Documento
-
O Belo na Mediação Pedagógica: as especificidades desta relação em ambientes virtuais de aprendizagem Documento
-
O CURRÍCULO COMO PERCURSO DE RECONHECIMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A AFRIMAÇÃO IDENTITÁRIA DE ESTUDANTES NEGROS NO INSTITUO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-CAMPUS MONTE CASTELO Documento
-
O CURRÍCULO EM ESCOLAS QUILOMBOLAS DO PARANÁ: A POSSIBILIDADE DE UM MODO DE SER, VER E DIALOGAR COM O MUNDO. Documento
-
O Componente Estético no Currículo de Biologia do Ensino Médio: Recuperando o Fascínio de Aprender e Ensinar a Ciência da Vida. Documento
-
O Computador na escola: Contextualizando a Formação de Professores Documento
-
O Currículo Projetado e o Currículo Vivido no Curso de Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: O Projeto Pedagógico e o Ensino e Aprendizagem da Pesquisa sob a Ótica dos Professores Documento
-
O ENSINO DE FÍSICA NUMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA Documento
-
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB): AS CONTRIBUIÇÕES NO PERCURSO FORMATIVO Documento
-
O Enem como elemento democratizador do acesso dos alunos de escola pública oriundos das camadas populares às universidades públicas Documento
-
O Ensino Fundamental na Escola Pública Paulista: um estudo da questão sob a ótica de alunos de 7a. e 8a. séries do 1o. Grau Documento
-
O Estado e a Formulação da Política Curricular: Prescrições e Inconfidências Documento
-
O Estado e a escola na construção da Identidade politica moçambicana Documento
-
O Estágio Supervisionado: uma proposta inovadora para a formação do professor de música Documento
-
O Global e o local na construção de práticas curriculares. Documento
-
O Novo Ensino Médio no Brasil: Histórico, propostas, políticas e implicações Documento
-
O Olhar de Horus: uma perspectiva interdisciplinar do Ensino na Disciplina História da Ciência Documento
-
O Paradigma Educacional Emergente Documento
-
O ProUni e seus egressos: uma articulação entre educação, trabalho e juventude Documento
-
O Processo de construção do conhecimento por meio das novas tecnologias no contexto da conexão sem fio Documento
-
O Programa NEPSO e suas contribuições para o currículo do Ensino Médio nas escolas públicas paulistas Documento
-
O Quefazer do Poder Público Municipal na Amazônia: os caminhos da política educacional em Abaetetuba-PA Documento
-
O SENTIDO DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO INTERDISCIPLINAR. Documento
-
O Saber Empreendedor: Diretrizes Curriculares Para Elaboração de Programas Para A Formação de Empreendedores Com Base na Escola Progressiva de John Dewey (Reflexão e Proposta) Documento
-
O Sentido Interdisciplinar da Dialética no Exercício do Vivido Documento
-
O Sentido da Práxis no Ensino e Pesquisa de Artes Visuais: uma Investigação Interdisciplinar Documento
-
O Sentido de Presença e O Sentido da Presença na Educação Documento
-
O Sentido do Projeto Pedagógico: uma abordagem interdisciplinar Documento
-
O TEMPO E AS HISTÓRIA DE VIDA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA INTERDISCIPLINAR Documento
-
O UNICEF e a Política de Educação Infantil no Governo Lula Documento
-
O caráter público do SINAES e seu potencial de transformar o currículo das universdades Documento
-
O componente curricular filosofia no ensino médio do estado de São Paulo a partir das vozes dos alunos Documento
-
O compromisso formativo dos cursos de administração com a realidade local Documento
-
O cuidado interdisciplinar na construção de um currículo de formação de educadores Documento
-
O currículo crítico-libertador como forma de resistência e de superação da violência curricular Documento
-
O currículo da formação cultural: Parceria universidade e museu Documento
-
O currículo escolar e as suas possibilidades em relação à superação do racismo Documento
-
O direito à educação de jovens e adultos: Da denúncia ao anúncio de uma perspectiva crítico-libertadora Documento
-
O ensino de história em escolas públicas do interior de Pernambuco: currículo, saberes e práticas Documento
-
O ensino do Direito como prática transformadora Documento
-
O espaço-escola:representações de professores e crianças sobre os lugares da Educação Infantil Documento
-
O estágio como contributo da formação docente em Geografia: articulação entre escola e universidade Documento
-
O estágio na formação do pedagogo e suas contribuições como componente curricular. Documento
-
O financiamento público do Estado de São Paulo para a Educação Básica pública estadual: Os desafios das controversas (Gestão 2008 - 2012) Documento
-
O gestor educacional para uma escola em mudança. Documento
-
O ludico na atitude interdisciplinar Documento
-
O mercado na Universidade: O conhecimento submetido ao regime do capital - Estudo a partir da descrição diagnóstica de professores e coordenadores de Instituições de Ensino Superior Privadas Particulares na Cidade de São Paulo Documento
-
O olhar de um dirigente educacional municipal frente à formação continuada de professores com uma abordagem interdisciplinar Documento
-
O paradoxo da contribuição das orientações curriculares da Prefeitura do Município de São Paulo para a prática interdisciplinar Documento
-
O percurso do outro: um currículo para a outreidade como educação libertadora a partir de Lévinas, Dussel e Freire Documento
-
O processo de colaboração nos trabalhos de coautoria em ambientes virtuais de aprendizagem Documento
-
O processo de reorientação curricular: desvelando conflitos e buscando mediações Documento
-
O processo de revisão curricular do Curso de Licenciatura em História da UFAC (1996-2005): relações de poder e resistência Documento
-
O professor do ensino superior, suas características e suas competências: um profissional da educação. Documento
-
O sentido da Música na Educação- uma investigação Interdisciplinar Documento
-
O significado da Avaliação do Rendimento Escolar Documento
-
O sistema municipal de ensino de Santos e o atendimento às demandas da educação na cidade: um estudo crítico Documento
-
O tempo na construção da docência Documento
-
Olodum: carnavalizandfo a educação - curricularidade em ritmo de samba-reggae Documento
-
Orientações Curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ciclo II de Matemática: contribuição para a formação continuada de professores de Matemática de uma escola da rede municipal da cidade de São Paulo, no período de 2005 a 2012. Documento
-
Origens da educação estatal na América portuguesa Documento
-
Os colegas de classe na escola ubíqua: Integração currículo, tecnologias digitais e mobilidade em contextos Brasil e Uruguai Documento
-
Os cursos de licenciatura em música: sentido, intencionalidade e funcionalidade na educação brasileira Documento
-
Os paradoxos do do currículo da Academia de Polícia Militar do Barro Branco: acidadania como fundamento das Forças de Segurança Pública Documento
-
Os sentidos da relação educação e saúde e o trabalho pedagógico no âmbito hospitalar: contribuições da epistemologia da prática à formação docente Documento
-
Os significados de ser e formar-se professor: saberes mobilizados na formação em um curso de Pedagogia Documento
-
Outra consciência à vista: o papel do gestor educacional na construção de currículos para o futuro. Documento
-
PAR: politica sist~emica do pde: o caso do município de Portel no Arquipélago de marajo Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma Análise da Aplicação do FUNDEB, no Período de 2007 a 2010, na FronteiraGuajará-Mirim (Brasil) / Guayaramerin (Bolívia) Documento
-
PROFESSORES PESQUISADORES NA COMUNIDADE DE PRÁTICA ON-LINE: ESPAÇO DE COLABORAÇÃO Documento
-
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E ESCOLA A TEMPO INTEIRO: um olhar sobre as experiências de ampliação da jornada escolar no Brasil e em Portugal Documento
-
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM USO DO LAPTOP Documento
-
PRÁTICA DOCENTE E AUTONOMIA DO ALUNO: UMA RELAÇÃO A SER CONSTRUÍDA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO. Documento
-
PRÁTICAS CURRICULARES SIGNIFICATIVA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DE SUAS HISTÓRIAS DE VIDA Documento
-
Palavra, Silêncio, Escritura: a mística de um currículo a caminho da contemplação Documento
-
Para mudar a prática da formação continuada de educadores: uma pesquisa inspirada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire Documento
-
Participação e expressão das culturas infantis no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: Documento
-
Participação online Documento
-
Pelos Caminhos da Avaliação: uma possibilidade de reconstruir a Escola numa perspectiva democrática Documento
-
Pesquisa Interdisciplinar: um processo em contru(a)ção Documento
-
Planejamento Estratégico: Participação da Comunidade - Pistas e Encaminhamentos Documento
-
Planejamento de Aula e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação: percepção de docentes do Ensino Médio. Documento
-
Politecnia e omnilateralidade no Brasil: um olhar crítico Documento
-
Política de currículo participativa em Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE): A Experiência do ADE da Chapada Diamantina (Ba) e a proposta da Justiça Curricular Documento
-
Política de reformulação curricular em Educação Física no Brasil Documento
-
Política e práticas formativas em confronto na cidade de São Paulo a partir da gestão Paulo Freire (1989-1992): representação de professores sobre a escola Documento
-
Políticas Educacionais no Arquipélago do Marajó: A organização do ensino no município de Breves/PA. Documento
-
Políticas de curriculo em Matinhos,PR: a voz dos professores Documento
-
Políticas e práticas curriculares: formação de professores de ensino religioso Documento
-
Políticas educacionais de formação de professores no estado do Tocantins: intenção e realidade Documento
-
Políticas públicas de Alfabetização na rede municipal de ensino de São Paulo: uma trajetória para a consolidação do direito à educação. Documento
-
Políticas públicas e descentralização: o impacto da municipalização na prática docente Documento
-
Por entre as águas do sertão : currículo & educação ambiental das escolas rurais do Jalapão Documento
-
Possibilidades democráticas em educação: a experiência de gestão educacional em Várzea Paulista (2005-2012) Documento
-
Processo de mudança curricular no ensino superior privado: uma análise envolvendo a definição de referenciais formativos comuns entre cursos de licenciatura Documento
-
Processos de autoavaliação da aprendizagem em escola médica com apoio de tecnologias de informação e comunicação. Documento
-
Produção audiovisual e projeções de si: vídeos de estudantes do Ensino Médio significam a escola, o conhecimento e projetos de vida Documento
-
Programa Diadema Mais Educação: uma experiência de educação integral e proteção integral Documento
-
Programa Mais Educação: uma política progressista de Educação Integral em tempo integral Documento
-
Projeto Cer - comunidade escolar de estudo, trabalho e reflexão" Documento
-
Projeto Pedagógico e Currículo: percursos de construção do poder Documento
-
Propostas Transversais no Ensino de Ciências: um estudo no Colégio Bandeirantes Documento
-
Protagonismo surdo: currículo como construção da autoria Documento
-
Prática Educativa interdisciplinar: limites e possibilidades na reverberação de um sonho Documento
-
Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado: eixos articuladores da formação inicial de professores da educação básica Documento
-
Prática docente inspirada em Paulo Freire: um estudo desenvolvido na disciplina didática em uma universidade comunitária Documento
-
Prática pedagógica diferenciada, crítica e libertadora: uma experiência em curso na Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Roraima pela superação do currículo integracionista Documento
-
Práticas corporais educativas: movimento interno e externo do ser interdisciplinar Documento
-
Práticas docentes de educação artística para o desenvolvimento da participação e diálogo: um estudo com os/as educandos/as do PROEJA no Instituto Federal do Espírito Santo Documento
-
Práticas e saberes instituidas e instituintes dos sujeitos escolares frente a exploração da bauxita na amazônia Documento
-
Quem conta um conto aumenta um ponto? Dimensões de uma assessoria pedagógica no movimento curricular numa escola ribeirinha nascente Documento
-
REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA TEORIA: INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Documento
-
REPERCUSSÕES, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ? SEMED, MACEIÓ AL. DOUTORADO EM EDUCAÇÃO:CURRÍCULO SÃO PAULO 2013 Documento
-
RES IPSA LOQUITUR? A HERMENÊUTICA DA INTERCORPOREIDADE E A ARTE DA TERAPÊUTICA INTERDISCIPLINAR Documento
-
Racionalidade Médica e Conhecimento Escolar: a Trajetória da Biologia Educacional na Formação de Professores Primários. Documento
-
Reconhecimento: movimentos e sentidos de uma trajetória de investigação e formação interdisciplinar Documento
-
Redes Sociais da Internet e Políticas Públicas Educacionais: influências recíprocas Documento
-
Redes SociaisVirtuais: Uma proposta de escola expandida Documento
-
Referencias para um currículo crítico-emancipatório na universidade : construindo o projeto educativo do centro universitário de Brusque-SC. Documento
-
Reflexões sobre a formação de professores em um curso de direito Documento
-
Reforma curricular na escola: análise do processo de implantação da Proposta Curricular no estado de São Paulo - um novo olhar Documento
-
Reformulação curricular do curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a partir do olhar dos concluintes do curso do ano de 2012 Documento
-
Relações etnicorraciais e currículos escolares em teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu em Educação - Brasil (1987-2006) Documento
-
Reorganização Curricular: Caminhos de Intervenção Documento
-
Resiliência e tecnologias digitais móveis no contexto da educação básica: “senta que lá vem a história” Documento
-
Ressignificando a Educação Especial a partir do Pensamentto Eco-Sistêmico e da Complexidade Documento
-
Ressignificando o processo de formação profissional: a aprendizagem de atitudes e valores no âmbito da Educação Superior Documento
-
Revelando as essências da educação maker: percepções das teorias e das práticas Documento
-
Revisando a "Bússula do Escrever": práticas docentes e Produtivismo Acadêmico no Brasil (2006-2015) Documento
-
Revista e-Curriculum:origem e evolução de uma revista científica eletrônica na área de Educação e Currículo construída na colaboração pedagógica Documento
-
Saberes profissionais e práticas com intencionalidade pedagógica: Um Estudo sobre o professor de creche Documento
-
Saberes, imaginários e representações na construção do saber-fazer educativo de professores/as da educação especial Documento
-
Segunda licenciatura em pedagogia: contribuições e ressignificações no exercício da docência nas vozes de professores licenciados Documento
-
Sentidos da Docência no Programa Plataforma Freire na Universidade do Estado da Bahia: Contribuições para a Construção da Práxis Pedagógica Documento
-
Ser Professor no Tempo do Envelhecimento: professoralidade em cena Documento
-
Sistema de Desenvovimento de Percepção em 3D para Deficiente Visual: Uso de Realidade Aumentada com SACRA. Documento
-
Sistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivas Documento
-
Sistemas municipais de ensino e o instituto Ayrton Senna na Amazônia paraense Documento
-
Sujeito, Natureza e Sociedade: Uma análise Pitagórica e transdisciplinar da Educaçao- Documento
-
TECNOLOGIA & VIDA: A Tomada de Consciência no Processo de Formação Docente Documento
-
TEMPO ESCOLAR ESTENDIDO: Análise do Programa Ensino Integral (PEI) da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) Gestão Geraldo Alckmin (2011-2017) Documento
-
TENSÕES E IDENTIDADES QUILOMBOLAS: ENTREVISTANDO PROFESSORES DE ESCOLAS DO QUILOMBO DE JAMBUAÇU ? MOJU (PA) Documento
-
TRAJETÓRIA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL Documento
-
Tecendo cidadania no território da educação musical: Repercussões da prática da pedagogia social, iluminada pelo educador Paulo Freire, na vida de crianças, adolescentes, famílias e educadores Documento
-
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e aprendizagem curricular em museus: um estudo na cidade de São Paulo Documento
-
Tecnologias da informação e comunicação em trajetórias curriculares do Proeja Documento
-
Tecnologias digitais da informação e comunicação e o processo de expansão e integração da educação superior no MERCOSUL Documento
-
Tecnologias, Educação e seus sentidos: o movimento de um grupo de pesquisas sobre interdisciplinaridade - GEPI Documento
-
Teia da vida: processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículos Documento
-
Transcurrículo: Construção de uma escola segura para população Transgênera Documento
-
Transicionalidade e educação. A relação pedagógica como espaço de acontecimento estético. Documento
-
Traços de compaixão e misericórdia na história do Pará: instituições para meninos e meninas desvalidas no século XIX até início do século XX Documento
-
Título da Tese: Alfabetização de Adultos e Educação Popular: práticas democráticas da EJA em São Bernardo do Campo Documento
-
UM OLHAR SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS: Currículo e Prática Docente Documento
-
UMA ESTÉTICA POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO BIMODAL: APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO EM AMBIENTES PRESENCIAIS E VIRTUAIS Documento
-
UNIVERSIDADE E ESPAÇO PÚBLICO: EM BUSCA DE UMA RECONTEXTUALIZAÇÃO DOS SABERES NA AMAZÔNIA Documento
-
Um olhar para a formação de formadores em contextos on-line: os sentidos construídos no discurso coletivo Documento
-
Um olhar sobre as escolas localizadas no campo do município de Humaitá (Sul do Amazonas): em busca da justiça curricular Documento
-
Um paradigma para a Universidade Emergente no Limiar do Século XXI Documento
-
Uma experiência democrática popular de EJA em São Bernardo do Campo-SP (2009-2016) Documento
-
Uma interpretação do agir docente revelado por gestos didáticos e gestos de aprendizagem no contexto da Graduação e da Pós-Graduação Documento
-
Uma prática didático-pedagógica com profissionais da saúde inspirada na proposta de investigação temática de Paulo Freire Documento
-
Universidade Federal de Rondônia (UNIR): desafios e enfrentamentos na constituição de uma instituição universitária multicampi. Documento
-
VIOLÊNCIA CONTRA A ESCOLA: Análise do Programa Escola Aberta no enfrentamento da violência escolar na Rede Municipal de Ensino de Santo André. Documento
-
Violência doméstica contra crianças e formação de professores: um estudo no ensino fundamental I da rede municipal de educação de São José dos Campos - SP Documento
-
Violência escolar e implicações para o currículo: o Projeto Pela Vida, Não à Violência - tramas e traumas Documento
-
Vocês estão copiando mesmo o conteúdo?: etnografia de uma sala de aula da escola Antônia Tita Maciel de Campos da periferia da cidade de Cuiabá com notas analíticas sobre a integração social em plano histórico Documento
-
Vínculos de Aprendizagem na Formação Continuada: um estudo crítico sobre o PEC - Formação Universitária no Estado de São Paulo Documento
-
o sujeito irreverente Documento
-
É possível um curso superior de tecnologia em marketing propor em seu currículo o consumo sustentável? Documento
-
Ética e Educação - um caminho para a interdisciplinaridade Documento
-
Ética para aprender a ser: semiformação e experiência formativa no currículo do Ensino Médio Documento