cour_86009e2a-ff50-4efb-bc0b-5abc5ad719a3
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Tudo que nós têm é nós": lugares da negritude e práticas político-pedagógicas de coletivos negros na universidade Documento
-
"Uma semente dentro da gente": relação escola-família-comunidade na formação do sujeito agroecológico em uma comunidade pomerana Documento
-
A Ciência quebra o silêncio entre cientistas, professores e a comunidade surda Documento
-
A formação do nutricionista como educador: reflexividade, integração e práxis Documento
-
A linguagem do livro didático de biologia endereçado aos alunos da Educação de Jovens e Adultos: uma análise discursiva. Documento
-
A produção de vídeos como ferramenta de ensino-aprendizagem: um estudo de caso em turmas de graduação em Biologia Documento
-
A relação entre pesquisa em Educação em Ciências e ensino de ciências: um estudo do livro didático de ciências Documento
-
A relação universidade-escola no contexto de uma comunidade de prática: entre discursos e práticas no ensino de ciências Documento
-
AMBIENTE VIRTUAL VIVÊNCIAS: ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DA PESQUISA BASEADA EM DESIGN Documento
-
ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Documento
-
APRENDIZAGEM DO AUTOCUIDADO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AO LINFEDEMA PÓS-CIRURGIA DO CÂNCER DE MAMA SOB A PERSPECTIVA METACOGNITIVA Documento
-
AS PERCEPÇÕES E APROPRIAÇÕES DA PERSPECTIVA CTS E DA ABORDAGEM DE QSC NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE Documento
-
Alfabetização científica e o processo de produção-recepção de um almanaque sobre terapia anticonvulsivante. Documento
-
Alimentação Escolar e Educação Alimentar e Nutricional: convergências e contradições. Documento
-
Análise da Integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) à prática pedagógica de uma professora de Ciências dos anos finais do ensino fundamental Documento
-
Análise do Processo de Introdução de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Médico Documento
-
As cotas raciais como dispositivo Biopolítico na Universidade Pública Documento
-
As perspectivas decoloniais no ensino de ciências a partir de um curso de extensão: esperançar é o caminho Documento
-
AÇÕES COLABORATIVAS ENTRE MUSEUS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA E A SALA DE AULA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E QUÍIMICA Documento
-
CODOCÊNCIA E ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Uma abordagem discursiva da articulação entre Universidade e Escola na Formação de Professores. Documento
-
COLABORAÇÃO DOCENTE E ENSINO COLABORATIVO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E SAÚDE CONTEXTO, FUNDAMENTOS E REVISÃO SISTEMÁTICA Documento
-
COMPREENSÃO EVOLUTIVA DOS SERES VIVOS: TEMA ESTRUTURADOR DO ENSINO DE BIOLOGIA NAS SALAS DE AULA DO ENSINO MÉDIO Documento
-
CONSEQUÊNCIAS DE UM CRIME AMBIENTAL: reflexos e relação com a educação ambiental crítica nas narrativas de estudantes da EJA e pescadores de regência, Linhares/ES Documento
-
CORPO, ESCOLA E SUA INTERLOCUÇÃO COMO/NO FOMENTO DAS NOVAS PRONÚNCIAS INSTITUINTES: enfrentamento aos desafios da formação na licenciatura em Educação Física Documento
-
Colonialidade e precariedade em diálogo com a Educação em Ciências. Documento
-
Concepções de docentes de ciências sobre ensino-aprendizagem: possíveis interferências na ação docente Documento
-
Construção da identidade docente de estudantes de licenciatura em Biologia em um curso a distância Documento
-
DO MITO DIONISÍACO À INDÚSTRIA CULTURAL DA CERVEJA: ciência e tecnologia na formação do gosto Documento
-
De la Estructuras Sociales a los Eventos Comunicativos: Formación Inicial de Profesores en Ciencias y Educación Ambiental en el Contexto Sociopolítico Colombiano Documento
-
Discursos de Educação Ambiental na Formação de Educadores(as) Ambientais: uma abordagem a partir da análise crítica do discurso Documento
-
Discursos e investimentos de poder em materiais de educação, prevenção e promoção de saúde voltados ao público idoso. Documento
-
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA POLÍTICA DEMOCRÁTICA: Um estudo sobre o processo de recontextualização de elementos de formação política na prática do ensino de ciências nas séries iniciais Documento
-
ENFRENTAMENTO À VIVÊNCIA ACADÊMICA: Sob a perspectiva das Crenças Epistemológicas. Documento
-
ENSINO DA ORIGEM E DA DIVERSIDADE DA VIDA ARTICULADOS E SEM MEDO DAS CRENÇAS RELIGIOSAS: pensar, discutir e praticar ciência Documento
-
ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE COLETIVA: a trajetória de formação dos docentes. Documento
-
EXTENSÃO RURAL, ENDEREÇAMENTO E DIÁLOGO: desafios para a formação audiovisual de extensionistas Documento
-
Em busca de caminhos para um ensino de matemática numa perspectiva decolonial: (res)significando saberes e práticas Documento
-
Ensino sobre sexualidade: saberes, poderes e subjetivação na literatura escolar Documento
-
Entre o governo dos outros e o governo de si: uma análise foucaultiana da liberdade e suas práticas em vídeos do NUTES/ UFRJ Documento
-
Formas de expressão, reflexões e aprendizagens nas narrativas digitais no processo de formação em Atenção Primária à Saúde: um estudo de caso com alunos de medicina Documento
-
GASTRONOMIAS: Cartografia da constituição de um campo teórico-acadêmico dos bacharelados em Universidades Federais do Brasil. Documento
-
HORTAS ESCOLARES URBANAS AGROECOLÓGICAS: preparando o terreno para a Educação em Ciências e para a Educação em Saúde. Documento
-
Imagens em materiais didáticos impressos: suas relações com o texto escrito e padrões de leitura de licenciandos em Física Documento
-
Intensivistas: visões, sentimentos e demandas de privilegiadas testemunhas do complexo morrer humano Documento
-
Interações mediadas pelas TIC: dois estudos em espaços virtuais Documento
-
JUSTIÇA AMBIENTAL E CONFLITO SOCIOAMBIENTAL NA PRÁTICA ESCOLAR DOCENTE: significando possibilidades e limites Documento
-
Licenciatura em Educação Física e questões de gênero:; currículo e formação identitária Documento
-
Modos de Endereçamento de um programa educativo da TV Ines para crianças surdas Documento
-
O "muro transparente": o ensino de ciências e as demandas de formação para a cidadania nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
O discurso sobre leitura na pesquisa em Educação em Ciências: uma análise a partir dos trabalhos apresentados no ENPEC Documento
-
O papel da Educação Física no Ensino Médio Integrado:a interlocução entre educação básica e educação profissional Documento
-
O reendereçamento de audiovisuais por professores de Química e a produção de sentidos Documento
-
ODONTOLOGIA NO BRASIL: UMA (BREVE) HISTORIA DO PENSAMENTO SOBRE O ENSINO Documento
-
ONDE HÁ PODER HÁ RESISTÊNCIA: QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA ESCOLA CARIOCA Documento
-
OS DOMÍNIOS DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CAMPO DA SAÚDE Documento
-
PRODUÇÃO E RECEPÇÃO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO MÉDICA: um estudo sobre a produção de sentidos e usos de filmes na Psicologia Médica Documento
-
PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE VÍDEOS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO: estratégia de trabalho no laboratório de física Documento
-
Pesquisa e Desenvolvimento de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Histologia - Uma Ferramenta Complementar de Ensino-Aprendizagem Documento
-
Pesquisa e desenvolvimento de um Itinerário Formativo Articulador no contexto da licenciatura em ciências biológicas: problematizando as dicotomias teoria-prática e conhecimentos pedagógicos e de conteúdo por meio da produção de narrativas digitais Documento
-
Pesquisa-ação no ensino de biologia/ evolução em duas escolas públicas do Rio de Janeiro: um processo em aberto Documento
-
Política Educacional das Cotas, Cultura Institucional e Discursos Docentes da Faculdade de Medicina/UFRJ Documento
-
Políticas da Vida na arte feminina e coletiva: uma experiência-pesquisa nas favelas de Manguinhos Documento
-
Potencialidades da biblioteca escolar na ampliação de palavramundo e no despertar da curiosidade epistemológica no contexto urbano vulnerável e violento Documento
-
Produção e recepção de vídeos por alunos do ensino médio no ensino de Biologia: um olhar sobre a inclusão e exclusão de grupos e identidades na construção do endereçamento Documento
-
REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO: a implicação dos professores no processo de mudança Documento
-
SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS QUILOMBOLAS: expressando e fortalecendo a identidade Documento
-
Saberes Docentes para Promoção de Aprendizagem em Ciências e Matemática a partir do Desenvolvimento de Jogos Digitais Documento
-
Significados da docência na constituição da identidade profissional nos cursos de licenciatura e bacharelado da EEFD/UFRJ Documento
-
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA: ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes Documento
-
UMA PESQUISA BASEADA EM DESIGN SOBRE O FACEBOOK COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE FÍSICA Documento
-
UMA PESQUISA-AÇÃO NUM COLÉGIO ESTADUAL NA MARÉ: um trabalho colaborativo no ensino de biologia entre professores, diretores e estudantes. Documento
-
a relação Universidade e Escola nos contextos formativos da Extensão Universitária Documento