cour_b4ff13e1-1076-4eff-9a0b-41a303d79838
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
(RE)PENSAR O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO NO CURSO DE PEDAGOGIA Documento
-
A COMPETÊNCIA OBSERVAR COM SENTIDO EM UM GRUPO DE FORMAÇÃO INICIAL EM MATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Documento
-
A Construção da Concepção da Cyberformação por Professores e Tutores de Matemática Online na Formação Continuada e na sua Prática: uma análise bourdieana Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DOCENTES: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS INTEGRANTES DO PIBID Documento
-
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: O EGRESSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CESC/UEMA NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA Documento
-
A GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS NA REGIÃO DE ABRANGÊNCIA DA 36ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO/RS SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO Documento
-
A INVESTIGAÇÃO COMO POSTURA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESTADO DO MARANHÃO Documento
-
A MATEMÁTICA E A INTER-RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃOAMBIENTAL Documento
-
A Mobilização de Competências e Conhecimentos Didático-Matemáticos de Licenciandos em Matemática para a Docência no Ensino Médio Documento
-
A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA EXPLORANDO OS CONCEITOS DE PONTO, RETA E CIRCUNFERÊNCIA NO ENSINO MÉDIO Documento
-
A educação para a sustentabilidade na formação docente em um curso de Cências Biológicas de um Instituto Federal de Educação situado na região Sul do Rio Grande do Sul Documento
-
APRENDIZADO DE GEOMETRIA MOLECULAR E REPRESENTAÇÕES ATOMÍSTICAS COM O USO DE MODELOS MOLECULARES: análise das imagens mentais de estudantes com cegueira congênita Documento
-
AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS EVENTOS DAS SOCIEDADES CIENTÍFICAS E DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE 2000-2010 e o MPT 2013 Documento
-
Alunos com TDAH em Atendimento Educacional Especializado: um estudo sobre a aprendizagem de conceitos matemáticos Documento
-
Aprendizagem Matemática de um jovem com Espinha Bífida e Síndrome de Arnold Chiari Documento
-
As teorias implícitas de ensino e aprendizagem dos professores supervisores de escola e dos alunos de ciências biológicas pertencentes ao pibid de uma instituição de Ensino Superior/RS Documento
-
Avaliação Diagnóstica Auxiliada por Computador: Identificação das Dificuldades dos Alunos dos Cursos de Engenharia na Resolução de Problemas com Derivadas Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-MATEMÁTICAS DE UM GRUPO DE DISCUSSÃO COM SUPERVISORES PEDAGÓGICOS SOBRE A MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Documento
-
CONVERGINDO OLHARES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERCURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO Documento
-
CRITÉRIOS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TEMÁTICAS NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO Documento
-
CURRÍCULO EM MATEMÁTICA: INDICATIVOS PARA UMA PROPOSTA QUE PRIVILEGIE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA 15ª CRE Documento
-
CYBERFORMAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: HORIZONTES QUE EMERGEM DE DIFERENTES CONTEXTOS CULTURAIS Documento
-
Conhecimentos Didático-Matemáticos Mobilizados por Professores dos Anos Iniciais: Uma Análise sob a Perspectiva do Enfoque Ontosemiótico. Documento
-
Cyberformação Semipresencial: a relação com o saber de professores que ensinam matemática Documento
-
DEFICIÊNCIA VISUAL E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA Documento
-
DERIVADAS E SUAS APLICAÇÕES EM CURSOS DE ENGENHARIA NA PERSPECTIVA SOCIOEPISTEMOLÓGICA Documento
-
DESIGN DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
Desenvolvimento de um profissional reflexivo, à luz dos pressupostos do letramento científico no ensino de ciências da natureza nos Anos Iniciais Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO FERRAMENTA DA GESTÃO AMBIENTAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Documento
-
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL E NA PRÁXIS EDUCACIONAL PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA-RR Documento
-
EFEITO FOTOELÉTRICO NA PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA LUZ: Uma proposta didática para física nas engenharias, utilizando uma unidade de ensino potencialmente significativa, construída visando historicidade, contexto e conceitos. Documento
-
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS Documento
-
ENSINO MÉDIO, LABORALIDADE E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE: PROJETOS DE TRABALHO COM ÊNFASE EM SANEAMENTO BÁSICO Documento
-
ESTUDO DA EMANCIPAÇÃO DE SINAIS MATEMÁTICOS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA: INQUIETAÇÕES SOBRE UMA EREBAS BRASILEIRA Documento
-
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE MODELAGEM MOLECULAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR Documento
-
ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DA GEOMETRIA SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO DO CONHECIMENTO E A INSTRUÇÃO MATEMÁTICA Documento
-
Ensino híbrido: integrando tecnologias digitais móveis ao ensino e aprendizagem de anatomia humana Documento
-
Estudos dos Números Racionais sob a perspectiva da Teoria Socioepistemológica: um olhar sobre Brasil e México Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PENSADAS PARA A EDUCAÇÃO 4.0 E SOCIEDADE DO SÉCULO XXI, SOB A LUZ DO CONECTIVISMO E DO CONSTRUCIONISMO. Documento
-
INVESTIGANDO O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE Documento
-
LITERACIA DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: REFLEXÕES E INQUIETAÇÕES Documento
-
Natureza da Ciência e Ensino de Ciências na Sociedade em Rede: Percepções de Estudantes da Educação Básica Documento
-
O CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AUGUSTO KAMPFF ? CEAAK COMO DIFUSOR DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E SOCIOAMBIENTAIS Documento
-
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL: UM ESTUDO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS INDÍGENAS DE RORAIMA Documento
-
O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS EVANGÉLICAS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Documento
-
O ENSINO DE BIOLOGIA EVOLUTIVA SOB A LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO: INTERFACES ENTRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA, OS SABERES MOBILIZADOS E A PRÁTICA DOCENTE Documento
-
O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PORTO ALEGRE A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DOS CICLOS DE FORMAÇÃO: ASPECTOS HISTÓRICOS (1995 ? 2019) Documento
-
O ESTUDO E A VALORIZAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DO RS: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE Documento
-
O Ensino da Aritmética nas escolas Paroquias Católicas e o Ginásio Nossa Senhora da Conceição de São Leopoldo nos Séculos XIX e XX sob a Óptica dos Jesuítas Documento
-
O Ensino da Geometria na Educação Básica: Uma Investigação com Professores e Futuros Professores de Matemática Documento
-
O Ensino da Matemática na Instrução Militar Brasileira Oitocentista a partir da análise de Obras Didáticas Documento
-
O INTERESSE E AS ESCOLHAS EDUCACIONAIS DOS GRADUANDOS DE CURSOS STEM (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA E MATEMÁTICA) Documento
-
O PENSAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL:UMA EXPERIÊNCIA ARTICULANDO O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA COM OS CONCEITOS BÁSICOS DA ESTATÍSTICA IMPLEMENTADOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA Documento
-
O Pensamento Complexo como fio condutor da praxis educativa no âmbito do licenciamento Documento
-
O professor de matemática online se percebendo em Cyberformação Documento
-
OS RESULTADOS DA PROVA BRASIL NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SUPERVISORES: CAMINHOS E POSSIBILIDADES NA ESCOLA Documento
-
Olhares da inclusão: um estudo de caso sobre a aprendizagem matemática de uma aluna com Síndrome de Jacobsen Documento
-
Os jovens, as Ciências e os Desafios Ambientais: Opiniões, Interesses e Atitudes dos jovens da Geração Z Documento
-
PERSPECTIVAS DE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA SOBRE OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
Percepção sobre o uso de redes sociais como ferramenta educacional: um estudo no contexto de alunos e professores de Ciências e Matemática da região metropolitana de Porto Alegre Documento
-
QUAL A MUDANÇA NA ESTRUTURA COGNITIVA DE ESTUDANTES APÓS O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS? Uma investigação da relação entre representações computacionais internalizadas e aprendizagem significativa de conceitos no campo das colisões mecânicas em Físic Documento
-
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO VALE DO RIO PARDO, SEGUNDO A ÓPTICA DA BNCC Documento
-
Relações entre Saúde e Meio Ambiente: um estudo sobre as percepções de alunos do Ensino Fundamental I de uma Escola da Rede Municipal de Viamão- RS Documento
-
SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA: IMPACTO NO DESEMPENHO E NAS PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE Documento
-
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELETRÔNICAS COM FERRAMENTAS METACOGNITIVAS NO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL E PORTUGAL: CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO Documento
-
Sobre as Relações entre o Construcionismo de Papert e um modelo de JDesign Instrucional Documento
-
UMA INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE (RE) CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA EM ATIVIDADE EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA Documento
-
UMA INVESTIGAÇÃO DOS DRIVERS E REPRESENTAÇÕES MENTAIS PRESENTES NAS INTERPRETAÇÕES PRIVADAS DE ESTUDANTES DE MECÂNICA QUÂNTICA: um estudo pela técnica Report Aloud Documento
-
UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE OS MECANISMOS EXTERNOS DE MEDIAÇÃO E SITUAÇÕES-PROBLEMA DE ELETROSTÁTICA, EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA GERAL EM NÍVEL UNIVERSITÁRIO Documento
-
USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO APORTE À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS SURDOS Documento
-
Um estudo do Processo de Internalização de Conceitos de Eletromagnetismo utilizando software de simulação computacional tridimensional Documento
-
Utilizando a análise gestual para compreender a herança semiótica entre docentes e discentes no ensino do átomo de Bohr Documento