cour_e1ee954e-6ff0-414b-a29b-30a5b8f75615
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Adultos smartphones e crianças pequenas: um estudo sobre famílias midiatizadas" Documento
-
"Internet e Educação: Uma análise das novas mediações nos processos de interação e construção de conhecimentos". Documento
-
"Nós somos a História da Educação": Identidade institucional e excelência escolar no Colégio Pedro II. Documento
-
"Políticas de Avaliação e Gestão Escolar no Estado do Rio de Janeiro: limites e possibilidades.” Documento
-
"Ah....não tem aula de Educação Física? então eu vou embora!" O ensino da Educação Física no ensino médio e a perspectiva da educação intercultural Documento
-
"Currículo da Educação Infantil e Datas comemorativas: O que dizem profissionais e crianças' Documento
-
"Espelho, Espelho meu?": Narrativas audiovisuais acerca das juventudes e relações juvenis Documento
-
"Eu nunca acho que sei o suficiente". Quem são e o que fazem as professoras-referência? Documento
-
"Por que não me deixar falar na língua que eu quiser?" - Educação em língua estrangeira, identidade e educação intercultural Documento
-
"Professora, a gente é pobre, preto e não tem nada a perder, a senhora vai fazer o quê por nós? Deixa a gente jogar e pronto!" Formação de Professores/as de Educação Física e Interculturalidade Documento
-
"Somos pessoas como as outras": preconceito contra a diversidade sexual e de gênero e variações no clima escolar Documento
-
"É algo socialmente construído": gêneros e sexualidades na escola entre percepções de docentes e estudantes Documento
-
: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE APRENDIZAGEM: CULTURA ESCOLAR E VIDEOAULAS Documento
-
?O Projeto Educativo das Salesianas na Escola Normal N. S. Auxiliadora, Campos/RJ e a tessitura de identidade da Professora Católica: 1937 ? 1961? Documento
-
?O Sarah?: entre memórias de uma instituição e a instituição destas memórias?. Documento
-
?Sou muito jovem?: escolhas e estratégias de jovens de um curso de formação de professores Documento
-
A construção e definição de politicas de pos-graduação em educação no Brasil:a contribuição de Anísio Teixeira e Newton Sucupira Documento
-
A "Educação Ideológica" no Projeto de Desenvolvimento Nacional do ISEB (1955-1964) Documento
-
A ?santa causa da instrução? e o ?progredimento da humanidade?. Revistas pedagógicas e construção do conhecimento pedagógico no Brasil e em Portugal no final do século XIX Documento
-
A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE QUALIFICAÇÃO DOCENTE E MELHORIA DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A COMPOSIÇÃO DAS TURMAS E O DESEMPENHO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MINAS GERAIS Documento
-
A Cidadania nos Livros Didáticos de Ciências: mudança discursiva, mediações e tensões na dinâmica de produção das coleções didáticas para a educação pública Documento
-
A Dimensão Pedagógica dos Movimentos Sociais no Campo Documento
-
A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NO MOVIMENTO OPERÁRIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA NO RIO DE JANEIRO: APROPRIAÇÕES E TRADUÇÕES DO PENSAMENTO DE PIERRE-JOSEPH PROUDHON Documento
-
A ESCOLA É O SILÊNCIO DA BATUCADA? ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO BAIRRO DE OSWALDO CRUZ COM A CULTURA DO SAMBA Documento
-
A Educação Infantil no Facebook: registros e diálogos Documento
-
A Educação Profissional de nível técnico à luz do modelo de competências: uma análise comparativa da implantação de três propostas institucionais Documento
-
A Escolaridade em Ciclos: práticas que conformam a escola dentro de uma nova lógica - A transição para a escola do século XXI Documento
-
A FIGURA DOS MESTRES E DAS MESTRAS DO BOI DE PINDARÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ORALIDADE Documento
-
A Face Oculta da Autonomia Universitária Documento
-
A Faculdade de Medicina da UFRJ: da Praia Vermelha à Ilha do Fundão - os múltiplos sentidos da mudança Documento
-
A Formação entre o Homem Experimentado e o Espírito livre - Possibilidades de uma abordagem filosófica no ensino a partir de Nietzsche e Gadamer Documento
-
A Hipermídia no Ensino de Física facilitando a construção de conceitos de Mecânica básica Documento
-
A Intelligentsia Educacional: um percurso com Paschoal Lemme por entre as memórias e as histórias da escola nova no Brasil Documento
-
A PEDAGOGIA DO SPRAY: O QUE FAZ O GRAFITEIRO, GRAFITEIRO Documento
-
A Polissemia do Magistério Entre mitos e histórias Documento
-
A Questao do Conhecimento e A Democratizacao da Escola Basica Documento
-
A Reforma do ensino médio técnico: democratização ou cerceamento? Documento
-
A Relação Escola-Família-Vizinhança na Favela da Maré e o Programa Escolas do Amanhã/Bairro Educador Documento
-
A Teoria discursiva de Habermas como parâmetro para a formação prática - ética, moral e política - na escola hoje Documento
-
A atuação da coordenação pedagógica em conjunto com os professores no processo de recontextualização da política oficial no 1o. ano do Ensino Fundamental no Município do Rio de Janeiro Documento
-
A casa e os seus mestres: a educação doméstica no Brasil de Oitocentos Documento
-
A criança em situação de escuta ? uma aproximação à audiência infantil de rádio Documento
-
A cultura docente de professores de Educação Física de uma Escola profissionalizante: saberes e práticas profissionais em contexto de ações situadas Documento
-
A democracia como possibilidade na prática educativa Documento
-
A educação matemática na visão de Augusto Comte Documento
-
A escola anisiana dos anos 30: fragmentos de uma experiência - a trajetória pedagógica da Escola Argentina no antigo Distrito Federal (1931-1935) Documento
-
A escola não é um lugar fácil... não mesmo?. Bullying: (Não) Reconhecimento da diferença e banalidade do mal. Documento
-
A escola rural e seus professores no Documento
-
A escola, as galeras e o narcotráfico Documento
-
A escolarização do poema ou a poetização da escola: do inverso ao verso Documento
-
A escrita na avaliação da alfabetização em larga escala Documento
-
A formação e o trabalho dos Educadores Ambientais. Um diálogo com as memórias Documento
-
A formação na graduação:contribuições, impactos e repercussões do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Documento
-
A identidade do professor de espanhol: um estudo com foco no estágio curricular Documento
-
A inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais - uma experiência inversa Documento
-
A instituicionalização do ensino industrial no Estado Novo português e no Estado Novo brasileiro: aproximaçcões e distanciamentos Documento
-
A oficina de mestres do Distrito Federal: História, memória e silêncio sobre a Escola de Professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro Documento
-
A representação social de adolescentes em conflito com a lei sobre a escola Documento
-
A trajetória acadêmica de estudantes universitários diagnosticados com TDAH à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano Documento
-
A tríade relacional aluno-tutor-orientador e a constituição da autonomia e da autoria na produção do trabalho de final de curso na modalidade EaD Documento
-
A zona de amplificação cultural: um estudo sobre a cognição infantil situada em contexto escolar. Documento
-
ANPED e a preocupação com a autonomia: em busca do reconhecimento e consagração. Documento
-
AVALIAÇÃO EXTERNA E QUALIDADE DE ENSINO: apropriações e usos dos dados em escolas públicas municipais de Macaé/RJ Documento
-
Accountability na Educação: Impactos do Prêmio Escola Nota Dez no sistema público de ensino do Ceará Documento
-
Antíteses, díades, dicotomias no jogo entre memória e apagamento presentes nas narrativasda história da educação de surdos:um olhar para o Institututo Nacional de Educação de Surdos(1856-1961) Documento
-
Análise de demonstrações da geometria plana elementar em livros-textos usados no brasil a partir do século XIX Documento
-
Anísio Teixeira: a poesia da ação Documento
-
Aprender com a literatura: uma leitura benjaminiana de Lima Barreto Documento
-
Aprender para a vida ou para o vestibular? O alfabetismo científico e a construção social de conceitos biológicos entre estudantes de Cursos Pré-vestibulares Comunitários Documento
-
Aprendizados intergeracionais em cinema: de Humberto Mauro ao Polo Audiovisual da Zona da Mata Mineira Documento
-
Aprendizagem Híbrida e Adaptativa: Caminhos na Relação Educação e Tecnologia Documento
-
As Mães das famílias futuras: a revista O Tico-Tico na formação das meninas brasileiras (1905-1921)) Documento
-
As açóes de equidade em instituiçóes filantrópicas Documento
-
As relações entre Direção, Liderança e Clima Escolar nas escolas municipais do Rio de Janeiro Documento
-
As representações sociais sobre ensino/aprendizagem de inglês em ambiente escolar Documento
-
Atlas do Audiovisual Escolar, Territórios da Mostra Geração: Rio de Janeiro, 2000 a 2014 Documento
-
Autoeficácia computacional e a autorregulação da aprendizagem do docente universitário no contexto pandêmico Documento
-
Avaliação da CAPES e gestão de programas de excelência na área da educação Documento
-
Avaliação da aprendizagem e suas representações sociais entre professores de uma escola de referência Documento
-
Avaliação de impacto de uma política pública em educação: análise do Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo no período 2008/2012 Documento
-
Ação afirmativa de corte racial na educação básica em uma escola de excelência: a experiência do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp/UERJ Documento
-
Baú de memórias, Bastidores de histórias - o legado pioneiro de Armanda Álvaro Alberto Documento
-
Bebês e livros: relação, sutileza, reciprocidade e vínculo Documento
-
Biólogos, da universidade ao mercado de trabalho: um estudo entre estudantes e egressos do Curso de Licenciatura em Biologia Documento
-
CIÊNCIA, CULTURA, MUSEUS, JOVENS E ESCOLAS: QUAIS AS RELAÇÕES? Documento
-
COMO APRENDEU CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA QUEM HOJE PRODUZ CIÊNCIA?: O PAPEL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE PESQUISADORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS Documento
-
CONCEPÇÕES DE ENSINO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR QUE EMERGEM DA PRÁTICA DOCENTE Documento
-
CONHECIMENTO HISTÓRICO E MÍDIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO Documento
-
CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO E ESCOLA BRASILEIRA: IGUALDADE E PLURALIDADE Documento
-
CampusNet Amazônia: saberes e práticas docentes no curso de Matemática a distância da UEPA. Documento
-
Circulação das Ideias Correcionais para Menores no Espaço Luso-Brasileiro Documento
-
Ciudadanos ideales en la planeación de la formación ciudadana en las escuelas Documento
-
Coalizão conservadora religiosa em políticas educacionais: desafios a uma educação plural e laica Documento
-
Competências Docentes na Formação de Professores para o Ensino da Matemática - A experiência da Residência Docente do Colégio Pedro II frente à Formaçao Universitária Documento
-
Composição social e cognitiva de turmas e desempenho em Leitura e Matemática: como evoluem as desigualdades educacionais? Documento
-
Concepções de tecnologia na Pesquisa Educacional Brasileira em Educação e Tecnologia Documento
-
Condições de acesso e permanência das mulheres da Periferia ao ensino superior: o caso de Duque de Caxias - RJ Documento
-
Conflito, ambiguidade e princípios de justiça na distribuição do conhecimento de língua inglesa: a construção de um problema de política pública e um estudo de caso de implementação Documento
-
Conhecimentos curriculares e visões de docência na formação de professores para as escolas de tempo integral: em foco os cursos de especialização em educação integral Documento
-
Correlações entre Uso Intensivo de Tecnologias de Informação e Comunicação e Desempenho Escolar ? Análise Envolvendo dados da TIC Educação 2011 e Prova Brasil Documento
-
Correção de Fluxo na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro (2009-2014): aspectos da política e as trajetórias dos alunos Documento
-
Crianças, Natureza e Educação Infantil Documento
-
Currículo de Matemática e Desigualdades Educacionais Documento
-
Currículo, prática docente e literatura de expressão amazônica Documento
-
DE CRIANÇAS A ALUNOS: TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NA PASSAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSO E CONCLUSÃO NA UFFS Documento
-
De perto ninguém é anormal: a construção discursiva de identidade em narrativas de trajetórias escolares longas de 'pessoas com deficiência' Documento
-
Delicadezas, afetos, infâncias: avós, netos e suas histórias Documento
-
Desenvolvimento do Comunika: aplicativo para trabalhar a comunicação em crianças com a Síndrome Congênita do Zika vírus Documento
-
Desvendando a área de Trabalho e Educação: estudo sobre a produção e os produtores do GT de Trabalho e Educação da Anped Documento
-
Diurno e noturno. Desigualdades de origem e de formação entre estudantes de um curso de pedagogia Documento
-
Do Ensino Superior Confessional ao Laico: As Origens da Universidade de Juiz de Fora Documento
-
Do Movimento Social à Escola Sindical: a Trajetória da Educação de Classe dos Trabalhadores Rurais dos Vales dos Rios Tijucas e Itajaí-Açu-Santa Catarina Documento
-
Dos Professores ?Estranhos? aos Catedráticos: Aspectos da Construção da Identidade Profissional Docente no Colégio Pedro II (1925-1945). Documento
-
EDUCAÇAO E POLÍTICA NO PENSAMENTO DE FRANCISCO CAMPOS Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Documento
-
EFICÁCIA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO Documento
-
EFICÁCIA E EQUIDADE ESCOLAR: UM ESTUDO EM ESCOLAS COM ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL Documento
-
ENSINO DE EVOLUÇÃO E RELIGIOSIDADE: O CASO DE DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO Documento
-
ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP Documento
-
Educação de Qualidade - Diferentes Visões Documento
-
Educação e Desenvolvimento no Brasil: o INEP e o projeto Operação-Escola nos anos de 1968/1970 Documento
-
Educação em terreiros - e como a escola se relaciona com crianças que praticam candomblé Documento
-
Educação na Cibercultura: Hipertextualidade, Leitura, Escrita e Aprendizagem. Documento
-
Educação na fronteira: um estudo de caso sobre a presença estrangeira na escola Documento
-
Educação sobre drogas na escola: práticas e concepções de professores egressos de um curso EAD sobre o tema Documento
-
Educação, Conservadorismos e Religião: Mapeamento e Análise do Avanço Neoconservador na Educação Brasileira Documento
-
Educação, diálogo, responsabilidade: o que contam adultos e crianças sobre a vida em comunidade? Documento
-
Ensino de história : entre saberes e práticas Documento
-
Ensino remoto emergencial e letramentos midiáticos de professores na pandemia de Covid-19 Documento
-
Ensino-aprendizagem de conceitos científicos no ensino médio na concepção da Teoria Histórico-Cultural. Documento
-
Ensino: o que fundamenta a ação docente? Um estudo sobre abordagens do processo de ensino e aprendizagem Documento
-
Entre a meritocracia e a equidade: O Prêmio Escola Nota Dez na percepção e atuação dos agentes implementadores Documento
-
Entre as Promessas da Escola e os Desafios da Reprodução Social: Famílias de Camadas Médias do Ensino Fundamental 'a Universidade Documento
-
Entre o Manuscrito e o Digital: Transformações nas Práticas Leitoras e Escritoras de Professores Universitários na Contemporaneidade Documento
-
Entre o exposto e o escondido, marcas e vestígios de pátios de escolas de Educação iNFANTIL Documento
-
Entre o indivíduo e a sociedade: Um estudo da Filosofia da Educação de John Dewey Documento
-
Entre o público e o privado: a institucionalização da educação municipal das crianças de 0 a 3 anos Documento
-
Escola Técnica Estadual do Pará e as politicas de educação profissional no Pará Documento
-
Escola pública, desigualdades sociais e desempenho escolar no estado do Espírito Santo Documento
-
Escolas Alemãs no Exterior: Gestão e implementação da Política Cultural e Educacional Estrangeira da Alemanha Documento
-
Escolas, Conhecimentos e Culturas: projetos de investigação como estratégia teórico-metodológica de reorganização curricular Documento
-
Estudo Comparativo entre Brasil e Portugal sobre diferenças nas ênfases curriculares de Matemática a partir da análise do Funcionamento Diferencial do Item (DIF) do PISA 2003 Documento
-
Estudo do Plano de Desenvolvimento da Escola como instrumento de gestão das escolas públicas municipalizadas de Campos dos Goytacazes-RJ Documento
-
Euclides Roxo e a constituição da educação matemática no Brasil Documento
-
Ex-alunos negros cotistas da UERJ: os desacreditados e o sucesso acadêmico Documento
-
FILHO DE?: UM ESTUDO SOBRE O SUB-REGISTRO DE NASCIMENTO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Documento
-
FORMAÇÃO DOCENTE EM TECNOLOGIAS: SABERES E PRÁTICAS DE UM NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO RIO DE JANEIRO Documento
-
FOTOGRAFAR E DOCUMENTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM JOGO DE LUZES E SOMBRAS Documento
-
Famílias e Escola: agentes solitários ou solidários na construção da educação de qualidade para as novas gerações? Documento
-
Fatores associados ao desempenho escolar no Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro: Uma análise a partir de dados do SAERJ Documento
-
Filmes,amigos e bares: a socialização de cineastas na cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Formação Filosófica e Crítica: Adorno e o Ensino de Filosofia Documento
-
Formação de Professores Bilingues para a educação de surdos: fazeres, saberes e aprendizagens Documento
-
Formação para o Ensino de Língua nas séries iniciais em cursos de Pedagogia Documento
-
GESTORES ESCOLARES E SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO EM MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE MODELO DE ANÁLISE DO USO DE DADOS Documento
-
Gestão Escolar: Possibilidade (ou não) da Utilização dos Princípios da Qualidade Total Documento
-
Gestão e liderança escolar na pandemia: um estudo de caso em duas escolas públicas municipais do Maranhão. Documento
-
Gestão educacional em redes municipais de ensino do Estado do Rio de Janeiro: os casos de Itaboraí e Angra dos Reis Documento
-
Gestão escolar, desempenho e equidade nos anos finais do ensino fundamental: construção e validação de índices Documento
-
Gestão pedagógica e docência: o trabalho do professor como experiência social Documento
-
Habilidades de leitura e práticas pedagógicas associadas ao seu aprendizado Documento
-
Hierarquias de poder na área da Educação Documento
-
Histórias da África e dos africanos na escola: As perspectivas para a formação dos professores de História quando a diferença se torna obrigatoriedade curricular. Documento
-
Há espaço para a construção autoral nos trabalhos de pesquisa escolar. Documento
-
IMAGENS FOTOGRÁFICAS DE PROFESSORAS: UMA TRAJETÓRIA VISUAL DO MAGISTÉRIO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX Documento
-
INFÂNCIA E LINGUAGEM: O ECONTRO DA ÉTICA E DA ESTÉTICA NAS CIÊNCIAS HUMANAS Documento
-
INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ Documento
-
Identificação dos Perfis de Liderança e Características relacionadas à Gestão Pedagógica Eficaz nas Escolas participantes do Projeto Geres - Estudo Longitudinal Geração Escolar 2005 - Pólo Rio de Janeiro Documento
-
Infância e experiência: ser criança no cotidianos das instituições educacionais Documento
-
Infância, educação infantil e inclusão: um estudo de caso em Vitória Documento
-
Infância, linguagem e letramento: educação infantil na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro Documento
-
Infâncias na creche: corpo e memória nas práticas e nos discursos da educação infantil - um estudo de caso em Belo Horizonte. Documento
-
Inovação e (in)competitividade Documento
-
Intantâneos da visita: a escola no Centro Cultural Documento
-
Internet e Imagem: representações de jovens universitários Documento
-
Invisível, implícito e dissonante: percepções docentes da experiência de relações raciais à luz de Políticas Afirmativas em um curso de Medicina Documento
-
Jogar e brincar de crianças pantaneiras:um estudo em uma Escola das Águas Documento
-
Jongo e educação: a construção de uma identidade quilombola a partir de saberes étnico-culturais do corpo. Documento
-
Jovens de Fanfarra: memórias e representações Documento
-
Jovensa da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro: modos de uso e habilidades no computador e na Internet Documento
-
LER E ESCREVER NAS AULAS DE CIÊNCIAS: POTENCIALIDADES E LIMITES Documento
-
Laboratório de Educação Matemática e suas Implicações na Formação Inicial dos Alunos de Matemática da Unama Documento
-
Laicidade, Educação Escolar e Interculturalidade: concepções em disputa Documento
-
Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos resultados do Pisa Documento
-
Letramento digital: um estudo sobre a formação dos discentes do Curso de Letras da UEPA Documento
-
Mediação de cursos online abertos e massivos (MOOC) e seus efeitos na participação e desempenho dos estudantes Documento
-
Memória de Professores: Experiências Pedagógicas Universitárias (1968-1976) Documento
-
Movimento Interdisciplinar de Designers Brasileiros em Busca de Educação Avançada Documento
-
Municipalização do Ensino de 1º Grau no Brasil na década de 70 - análise do discurso oficial Documento
-
Museu da Maré: entre educação, memórias e identidades Documento
-
Nossos comerciais, por favor! - Infância, publicidade e construção do conhecimento contemporâneo Documento
-
Números reais no Ensino Médio: identificando e possibilitando imagens conceituais Documento
-
O Brasil como Laboratótio: Educação e Ciências Sociais no projeto do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE-INEP_MEC / 1950-60) Documento
-
O Direito à Educação de Alunos com Deficiência: aspectos da implementação da política de educação inclusiva em Corumbá/MS Documento
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS E AS POLÍTICAS DIRECIONADAS À REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO - 2009 A 2016 Documento
-
O ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL MINEIRA: UM ESTUDO SOBRE A ABRANGÊNCIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ESTADUAIS. Documento
-
O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A CENTRALIDADE DO PAPEL DO PROFESSOR NO TRABALHO COM JOVENS DA PERIFERIA Documento
-
O Ensino de Matemática no Contexto das Mudanças Tecnológicas e das Novas Formas de Comunicação Documento
-
O Gimnasio Leopoldinense e o projeto educativo de formação da elite republicana na Zona da Mata Mineira Documento
-
O INSTITUTO DE ARTES DA UNIVERSIDADE DO DISTRITO FEDERAL: uma experiência modernista de formação de professores de Artes (Desenho e Pintura) para o Ensino Secundário (1935-1939) Documento
-
O Instituto de Educação e a construção de uma Identidade Profissional Documento
-
O Instituto de Educação e a construção de uma identidade profissional (1930-1960) Documento
-
O Instituto de Pesquisas Educacionais do Rio de Janeiro nos anos 1930 Documento
-
O JONGO, O JOGO, A ONG: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE A TRANSMISSÃO DA PRÁTICA CULTURAL DO JONGO EM DOIS GRUPOS DO RIO DE JANEIRO Documento
-
O LÚDICO COMO CONSTITUINTE DO FAZER ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Documento
-
O MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UFRURALRJ: MEMÓRIAS E EXEMPLARIDADE Documento
-
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NO RIO DE JANEIRO: implementação e (re)formulação da política Documento
-
O PENSAR E O AGIR DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS A PARTIR DAS FISSURAS E BRECHAS DECOLONIAIS: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM FOCO NA PÓS-GRADUAÇÃO Documento
-
O PNAIC NO CONTEXTO DE DOIS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS: quais os sentidos da formação para o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores? Documento
-
O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PDE-ESCOLA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO: O CASO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Documento
-
O ProUni como política pública em suas instâncias macro-estruturais, meso-institucionais e microssociais: Documento
-
O Processo de Internacionalização na Formação Continuada : o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores-PDPP. Documento
-
O Público, o Privado e o Ensino Fluminense (1954-1970): o caso do Centro Educacional de Niterói Documento
-
O Saber e o Credo: Os intelectuais católicos e a doutrina da Escola Nova 91924-1940) Documento
-
O Saber e o Credo: os intelectuais católicos e a doutrina da Escola Nova (1924 - 1940) Documento
-
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB): referências, agentes, e arranjos institucionais e instrumentais Documento
-
O Sítio do Pica Pau Amarelo e seu território : a cidade de Taubaté Documento
-
O Trabalho como Princípio Educativo - Uma investigação reórico-metodológica (1930 - 1960) Documento
-
O curso de pedagogia na visão de pedagogos primordiais Documento
-
O ensino de Estudos Sociais no Brasil: das "connexões naturaes" à integração pela via do autoritarismo (1930-1970) Documento
-
O ensino de Língua e Literaturas em perspectivas decoloniais? O que dizem os professores Documento
-
O estágio em museu de ciência: o museu como espaço de produção do conhecimento e formação Documento
-
O livro de imagens luminosas. Jonathas Serrano e a gênese da cinematografia educativa no Brasil [1889-1937] Documento
-
O lugar da pesquisa na formação de professores de ciências Documento
-
O papel da computação gráfica no ensino de Desenho Industrial: A percepção de dirigentes, docentes e alunos. Documento
-
O papel da leitura e a da escrita nos movimentos de inclusão e exclusão das camadas populares na Universidade Documento
-
O processo de municipalização do Ensino Fundamental no Estado do Rio de Janeiro e os desafios postos para a gestão educacional em três municípios: Itaboraí, Teresópolis e Angra dos Reis Documento
-
O professor da educação básica e seus saberes profissionais Documento
-
O professor de matemática no Brasil (1759-1879): Aspectos Históricos. Documento
-
O saber da experiência de professores de séries iniciais: condições de produção e formas de manifestação Documento
-
O saber do viver - redes sociais e a transmissão do conhecimento Documento
-
OS NÓS, OS LAÇOS E A REDE: considerações sobre a institucionalização da Educação Ambiental no Brasil Documento
-
Onde o Rio não corre para o mar: situações, experiências e construção de narrativas identitárias entre jovens do subúrbio carioca Documento
-
Os 'argonautas da cidadania' no mar da educação: movimentos sociais, ONGs e fundações empresariais na escola pública Documento
-
Os Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna: uma análise histórica Documento
-
Os coordenadores pedagógicos de escolas da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro como mediadores das políticas curriculares. Documento
-
Os desafios da formação de professores para as séries iniciais: um olhar sobre dois cursos de Pedagogia Documento
-
Outras formas de conhecer o mundo: Educação Infantil em museus de Arte, Ciência e História Documento
-
PESQUISANDO A RELAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO NO BRASIL - PERÍODO 2000-2012: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO? Documento
-
PRINCÍPIOS DE JUSTIÇA E DE FELICIDADE: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO MORAL EM E AMBIENTES MULTICULTURAIS Documento
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E INOVAÇÃO NA UFMS Documento
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DA CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO Documento
-
Parceria na formação de professores: da teoria à prática Documento
-
Pelas telas de um aramado: educação infantil, cultura e cidade. Documento
-
Pensando a inserção de políticas de formação continuada de professores em um município de pequeno porte: o que dizem os sujeitos dessa formação? Documento
-
Percursos e Estratégias de leitura-navegação de Jovens Universitários Documento
-
Permanência e desempenho na EJA: um estudo sobre eficácia escolar no PEJA Documento
-
Pioneiros da teleducação na Guanabara Documento
-
Planejamento, transmissão e avaliação do conhecimento escolar: reprodução e transformação Documento
-
Poder e Negociação como relações pedagógicas Memória da Pesquisa "Confronto de Sistemas de Conhecimento na Educação Popular" Documento
-
Política pública - produção audiovisual para crianças - governo federal Documento
-
Políticas e Práticas de Avaliação na Creche: uma pesquisa na rede pública do Município do Rio de Janeiro Documento
-
Políticas para a infância no Brasil nos anos 1950/1960 Documento
-
Por Entre as Pedras: Arma e Sonho na Escola Documento
-
Por outras histórias possíveis. Em busca de diálogos interculturais em livros didáticos de História Documento
-
Por que resolver problemas na educação matemática ? : uma contribuição da escola da Gestalt Documento
-
Por um olhar transhabermasiano: a esfera pública como tecnologia cognitiva Documento
-
Por uma didática da invenção surda: Prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilíngue no município do Rio de Janeiro. Documento
-
Processos sócio-educativos dos animencontros: a relação de grupos juvenis com elementos da cultura midiática japonesa. Documento
-
Produção audiovisual em uma escola municipal do Rio de Janeiro: pedagogia audiovisual e habilidades sociocognitivas Documento
-
Professora, fala alguma coisa boa da educação pra gente, por favor!: violência, assertividade e pressupostos arendtianos na formação docente. Documento
-
Professores Artistas-Reflexivos de Física no ensino médio Documento
-
Professores Iniciantes e sua Aprendizagem Profissional no Ciclo de Alfabetização Documento
-
Professores contratados do Colégio Pedro II e seu trabalho: quando ?você sai do Pedro II e o Pedro II não sai de você!? Documento
-
Professores de pré-escola: trabalho, saberes e processos de construção de identidade. Documento
-
Professores poetas: a autoria docente como ato ético-estético Documento
-
Profissionalização do magistério: a construção da condição laboral do professor primário no Rio de Janeiro (1854-1926) Documento
-
Projeto Pedagógico dos cursos de fisioterapia da região Norte à luz das Diretrizes Curriculares nacionais: (des)caminhos da aderência, potencialidade e fragilidades Documento
-
Projeto Político-Pedagógico: instrumento consensual ou contra-hegemônico à lógica do capital? Documento
-
Prática docente e vida afetiva na creche: um estudo de caso Documento
-
Práticas Pedagógicas para o Ensino de Frações Objetivando a Introdução à Álgebra Documento
-
Psicologia e Educação: um intertexto. Documento
-
QUANDO SOBRA POUCO PARA SONHAR: O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM REDES LOCAIS EM TRÊS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Documento
-
Qualidade na Educação Fundamental Pública nas Capitais Brasileiras: tendências, contextos e desafios Documento
-
Qualidades educacionais e Educação em Direitos Humanos: possibilidades para uma proposta contra-hegemônica de qualidade Documento
-
Quando a diferença é motivo de tensão - um estudo de currículos praticados em classes iniciais do ensino fundamental Documento
-
Quando o aluno se torna professor universitário: trajetórias de professores da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (1976-1989) Documento
-
Quando os doutorandos visitam o ciberespaço: o uso de suportes digitais na produção acadêmica em um período de transições Documento
-
Quem conduz e para onde vai o PIBID? Arranjos de implementação em modelos formativos de professores: um estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior Documento
-
RACISMO E (IN)SUCESSO ESCOLAR: percepções e vivências escolares de adolescentes dos anos finais do ensino fundamental II Documento
-
REPRESANDO E DISTRIBUINDO DISTINÇÃO: A BARRAGEM DO ENSINO SUPERIOR Documento
-
Relações e estilos burocráticos na política pública de Midiaeducação no Município do Rio de Janeiro entre 1993 e 2016 Documento
-
Relações entre capacidades estatais e qualidade da educação infantil em dezessete municípios fluminenses Documento
-
Relações entre crianças e adultos no berçário de uma creche pública na Cidade do Rio de Janeiro: técnicas corporais, responsividade, cuidado. Documento
-
Representações Sociais do Cyberbullying na Mídia e na Escola Documento
-
Resistências na formação docente de Ciências e Biologia: Educar para diversidade sexual e de gênero Documento
-
Ressonâncias de uma arte do punho uma etnografia da aprendizagem de Chen Shi Taijiquan na diáspora chinesa da cidade de São Paulo (Brasil) Documento
-
Rotatividade de Professores na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Saberes e práticas de formadores de professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais Documento
-
Secreto e Revelado, Tácito e Expresso: o preconceito contra/entre alunos surdos Documento
-
Setor Educativo de Museus de Ciência da cidade do Rio de Janeiro::Desafios e perspectivas Documento
-
TRAJETÓRIA DA POLÍTICA DE CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI-RJ (1999-2012): Análise do processo de recontextualização do discurso pedagógico nos textos oficiais Documento
-
Tolera é pouco?: por uma filosofia da educação a partir do conceito de tolerância Documento
-
Tornar-se quilombola: Políticas de Reconhecimento e Educação na Comunidade Negra Rural de Santana. Documento
-
Tornar-se uma escola quilombola: Caminhos e descaminhos de uma experiência no quilombo Santa Rita do Bracuí, Angra dos Reis (RJ) Documento
-
Trabalho e Desemprego: Uma tentativa de entendimento Documento
-
Trabalho, Educação, Música e Arte: o ensino de música nas escolas públicas do Estado da Guanabara (1960 a 1975) Documento
-
Trajetórias Formativas dos Professores dos Cursos de Letras e Matemática, da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Documento
-
Trajetórias de vida de professores formadores: a constituição de habitus profissionais Documento
-
Três investigações sobre escalas de proficiência e suas interpretações Documento
-
Tudo de novo no Front: O impresso como estratégia de legitimação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (1952-1964) Documento
-
UM ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 4º CICLO DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM Documento
-
UMA POLÍTICA, VÁRIAS CAMADAS Os desafios da implementação do Novo Ensino Médio no Brasil Documento
-
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM RASCH COM MULTI-FACETAS NAS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS EM LARGA ESCALA Documento
-
Um objeto de ensino chamado história- A disciplina de história nas tramas da didatização Documento
-
Uma análise hermenêutica acerca do preconceito e do diálogo na educação Documento
-
Uma escola da ou para a periferia? A produção das qualidades e dos direitos em uma escola de Duque de Caxias Documento
-
Universidade e Formação de Professores: uma perspectiva integradora. A Universidade de Educação" de Anisio Teixeira (1935 - 1939) Documento
-
Usos e Autoria de Recursos Educacionais Digitais: um estudo de caso com os professores do Paraná Documento
-
Usos e apropriações dos 'sem-tela' na rede: um estudo comparativo sobre as condições de acessodos jovens no Brasil e na Itália Documento
-
Utopia e Razão: pensando a formação ético-política do homem contemporâneo Documento
-
Verdades e Pedagogias na Educação Sexual em uma Escola Documento
-
Visões de Mundo e Projetos entre Trabalhadores Técnicos de Nível Médio Documento
-
Viver em Yiddish: embalo, infância, memória e narrativa Documento
-
professores universitários: seus valores e a opção pela Educação Ambiental Documento
-
Áreas de formação e diferenciação institucional: evidências de estratificação dos estudantes no ensino superior brasileiro Documento
-
É TUDO OU NADA? CAMINHOS DA EXPANSÃO (ANOS 2000) NO COLÉGIO PEDRO II: DA TRADIÇÃO À INOVAÇÃO Documento
-
“Para explicar o presente tem que estudar a história do passado”: narrativas de profissionais de escolas comunitárias de Educação Infantil da Baixada Fluminense Documento