Undergraduate Program in Education
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"A educação parou": As orientações curriculares da SME/RJ reinterpretadas pelos professores de História no contexto da prática. Documento
-
"Aprender com Rachel de Queiróz: Leitura e Gênero traçando caminhos". Documento
-
"EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: uma análise da proposta da Escola Plural do Município de Belo Horizonte, MG"; Documento
-
"Filmes", "amigos" e "bares": a socialização de cineastras na cidade do Rio de Janeiro. Documento
-
"Internet e Educação: Uma análise das novas mediações nos processos de interação e construção de conhecimentos". Documento
-
"Leituras de Professoras num projeto de Formação Continuada". Documento
-
"Manda o juiz pra escola no meu lugar pra ver se ele vai gostar": Limites e possibilidades da inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei Documento
-
"Nós somos a História da Educação": Identidade institucional e excelência escolar no Colégio Pedro II. Documento
-
"Políticas de Avaliação e Gestão Escolar no Estado do Rio de Janeiro: limites e possibilidades.” Documento
-
"A diretora sabe que você está trabalhando isso na sala de aula?": Diversidade sexual e ensino de ciências Documento
-
"A mão estendida ou o dedo apontado?" Concepções de docentes sobre a escola da prisão Documento
-
"Ah....não tem aula de Educação Física? então eu vou embora!" O ensino da Educação Física no ensino médio e a perspectiva da educação intercultural Documento
-
"Ainda temos muito para caminhar, mas a menina dos olhos é a formação": políticas públicas e escolaridade de profissionais da educação infantil. Documento
-
"Currículo da Educação Infantil e Datas comemorativas: O que dizem profissionais e crianças' Documento
-
"Efeito-professor? Um estudo sobre perfis docentes nos setores público e privado." Documento
-
"Espelho, Espelho meu?": Narrativas audiovisuais acerca das juventudes e relações juvenis Documento
-
"Eu acredito que Deus esteja por trás da evolução": Criacionismo e evolução na concepção de professores de biologia. Documento
-
"Eu nunca acho que sei o suficiente". Quem são e o que fazem as professoras-referência? Documento
-
"Fico imaginando quando vou ser livre de novo": a narrativa das crianças sobre o contexto de pandemia Documento
-
"Por que não me deixar falar na língua que eu quiser?" - Educação em língua estrangeira, identidade e educação intercultural Documento
-
"Professora, a gente é pobre, preto e não tem nada a perder, a senhora vai fazer o quê por nós? Deixa a gente jogar e pronto!" Formação de Professores/as de Educação Física e Interculturalidade Documento
-
"Somos pessoas como as outras": preconceito contra a diversidade sexual e de gênero e variações no clima escolar Documento
-
"Tão sublime quanto encantadora" - O ensino de Música no Imperial Collegio de Pedro II (1838-1858) Documento
-
"[...] Tem que partir daqui, é da gente": a construção de uma escola "Outra" no quilombo Campinho da Indendência, Paraty, RJ. Documento
-
"É algo socialmente construído": gêneros e sexualidades na escola entre percepções de docentes e estudantes Documento
-
'Isso é o que não mudou ainda': Diversidade sexual, homofobia e cotidiano escolar. Documento
-
: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE APRENDIZAGEM: CULTURA ESCOLAR E VIDEOAULAS Documento
-
?Da crítica a Escola única à defesa da Escola comum: Anísio Teixeira 1924-1935?. Documento
-
?Esse habitat onde a gente mora?: Conhecimentos Locais Como Fundamento Para a Educação Ambiental no Complexo da Maré. Documento
-
?Música e sentimento andam juntos?: Os adolescentes e sua relação com a música Documento
-
?O Projeto Educativo das Salesianas na Escola Normal N. S. Auxiliadora, Campos/RJ e a tessitura de identidade da Professora Católica: 1937 ? 1961? Documento
-
?O Sarah?: entre memórias de uma instituição e a instituição destas memórias?. Documento
-
?Sou muito jovem?: escolhas e estratégias de jovens de um curso de formação de professores Documento
-
?Só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder?: escolhas e usos dos livros didáticos de História em escolas municipais Documento
-
A construção e definição de politicas de pos-graduação em educação no Brasil:a contribuição de Anísio Teixeira e Newton Sucupira Documento
-
A "Educação Ideológica" no Projeto de Desenvolvimento Nacional do ISEB (1955-1964) Documento
-
A ?santa causa da instrução? e o ?progredimento da humanidade?. Revistas pedagógicas e construção do conhecimento pedagógico no Brasil e em Portugal no final do século XIX Documento
-
A AUTOEFICÁCIA: FIO CONDUTOR ENTRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS Documento
-
A Ansiedade e a Escolha Vocacional entre os Alunos de 8ª série do 1º grau Documento
-
A Atuação da Associação Brasileira de Educação na política educacional brasileira no período de 1928 a 1934 Documento
-
A Aventura da Leitura e da Escrita entre Mestres de Role Playing Games (RPG) Documento
-
A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE QUALIFICAÇÃO DOCENTE E MELHORIA DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A CASA E OS SEUS MESTRES: A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA COMO UMA PRÁTICA DAS ELITES NO BRASIL DE OITOCENTOS Documento
-
A COMPOSIÇÃO DAS TURMAS E O DESEMPENHO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MINAS GERAIS Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFESSORAL MILITAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS DOCENTES-ENFERMEIROS Identidade docente. Ensino militar. Docência-Enfermagem. Saberes docentes. Cultura institucional Documento
-
A Cidadania nos Livros Didáticos de Ciências: mudança discursiva, mediações e tensões na dinâmica de produção das coleções didáticas para a educação pública Documento
-
A Construção Social de Uma Química Escolar Documento
-
A Construção do Currículo na escola pública: a interação de propostas curriculares oficiais com o projeto educativo de uma unidade escolar Documento
-
A Criança e o Computador: Instantâneo da Modernidade Através das Lentes Infantis Documento
-
A DIGITALIZAÇÃO DA TV E OS CONTEXTOS CULTURAIS Documento
-
A Didática Crítica na Argentina: Recuperando uma memória Documento
-
A Didática da Educação Básica de Jovens e Adultos: Uma Construção a partir da Prática do Professor Documento
-
A Dimensão Pedagógica dos Movimentos Sociais no Campo Documento
-
A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NO MOVIMENTO OPERÁRIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA NO RIO DE JANEIRO: APROPRIAÇÕES E TRADUÇÕES DO PENSAMENTO DE PIERRE-JOSEPH PROUDHON Documento
-
A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO ENSINO INFANTIL: METODOLOGIAS E IMPACTOS NA SUBJETIVIDADE ALIMENTAR DA CRIANÇA Documento
-
A ESCOLA RURAL DE CAMPO MAIOR : UM ESTUDO DE CASO Documento
-
A ESCOLA É O SILÊNCIO DA BATUCADA? ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO BAIRRO DE OSWALDO CRUZ COM A CULTURA DO SAMBA Documento
-
A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS Documento
-
A EXPERIÊNCIA ESCOLAR PARA JOVENS DE CAMADAS POPULARES: UM ESTUDO EM ESCOLA DA BAIXADA FLUMINENSE Documento
-
A Educação Ambiental e a Pós-Graduação: um olhar sobre a produção discente Documento
-
A Educação Infantil no Facebook: registros e diálogos Documento
-
A Educação Profissional de nível técnico à luz do modelo de competências: uma análise comparativa da implantação de três propostas institucionais Documento
-
A Educação Sob a Égide da Qualidade: pressupostos e práticas da proposta da SME-RIO, no período de 1993 a 1998. Documento
-
A Educação como um Refúgio - questionando o discurso da educação como prioridade Documento
-
A Escola Anisiana dos anos 30: Fragmentos de uma experiência" da aluna Míriam Waidenfeld Chaves, candidata ao título de Doutora em Educação. Documento
-
A Escola Rural em Barra do Corda: Expectativas e Realidade Documento
-
A Escola Técnica Estadual do Pará e as Políticas de Educação Profissional no Estado do Pará Documento
-
A Escola como Espaço de Formação Continuada de Professores: análise de uma experiência Documento
-
A Escola como Instituição de trabalho e de formação de professores Documento
-
A Escolaridade em Ciclos: práticas que conformam a escola dentro de uma nova lógica - A transição para a escola do século XXI Documento
-
A Escolha da Escola: expectativas e ideais das famílias de elite Documento
-
A FIGURA DOS MESTRES E DAS MESTRAS DO BOI DE PINDARÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ORALIDADE Documento
-
A FORMAÇÃO DE REDES ESCOLARES NO ESTADO DE SÃO PAULO: EM BUSCA DE PADRÕES DE QUALIDADE E EQUIDADE Documento
-
A FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS - QUE CONCEPÇÕES ? QUAIS DESAFIOS? Documento
-
A Faculdade de Medicina da UFRJ: da Praia Vermelha à Ilha do Fundão - os múltiplos sentidos da mudança Documento
-
A Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa no Município de Itaboraí/RJ sob a ótica de seus (não) participantes Documento
-
A Formação do Diretor de Escola Média na Guanabara Documento
-
A Formação do Professor Da denúncia ao anúncio de uma nova Prática Documento
-
A Formação do Técnico Agrícola:Reprodução Social ou Mudança Socia Documento
-
A Formação dos Professores em Serviço Documento
-
A Formação entre o Homem Experimentado e o Espírito livre - Possibilidades de uma abordagem filosófica no ensino a partir de Nietzsche e Gadamer Documento
-
A Formação na Graduação: contribuições, impactos e repercussões do PIBIC Documento
-
A Função Social da Língua Escrita - um diálogo com crianças de classe de alfabetização Documento
-
A GESTÃO EDUCACIONAL EM TOCANTINS Documento
-
A Gente é uma Pesquisa: Desenvolvimento Cooperarivo da Escrita Apoiado pelo Computador Documento
-
A Geografia Crítica na/da escola Documento
-
A Gestão Educacional no Estado de Tocantins Documento
-
A Gestão da qualidade em Educação: possibilidades de aplicação dos princípios da Qualidade Total Documento
-
A GÊNESE DO CONCEITO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Documento
-
A Hipermídia no Ensino de Física facilitando a construção de conceitos de Mecânica básica Documento
-
A INCLUSÃO DA SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL. FUNDAMENTAL NOS ÚLTIMOS 20 ANOS: BALANÇO GERAL Documento
-
A Institucionalização da Pesquisa na Universidade Emergente: Possíveis Caminhos Documento
-
A Intelligentsia Educacional: um percurso com Paschoal Lemme por entre as memórias e as histórias da escola nova no Brasil Documento
-
A Interiorização do Ensino: o caso de Imperatriz-MA Documento
-
A Juventude na Literatura e na Indústria Cultural Documento
-
A Juventude no Texto Literário e na Indústria Cultural Documento
-
A LEI 10.639/03 NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM NOVA IGUAÇU/RJ Documento
-
A Lei 6297/75: um incentivo à formação ou à reprodução? Documento
-
A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ Documento
-
A Manutenção do Discurso da Profissionalização e o seu Papel Político Documento
-
A PEDAGOGIA DO SPRAY: O QUE FAZ O GRAFITEIRO, GRAFITEIRO Documento
-
A PESQUISA DE INTERAÇÃO ENTRE APTDIÃO E TRATAMENTO INSTRUCIONAL E SUA APLICABILIDADE EM SITUAÇÕES DE ENSINO Documento
-
A PROFISSIONALIDADE DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES: UM ESTUDO COM LICENCIADOS EM PEDAGOGIA E EM BIOLOGIA Documento
-
A Polissemia do Magistério Entre mitos e histórias Documento
-
A Questao do Conhecimento e A Democratizacao da Escola Basica Documento
-
A Recuperação da Aprendizagem em alunos da 5o série de Escolas da Rede Estadual de Ensino, em Maceió Documento
-
A Reforma do ensino médio técnico: democratização ou cerceamento? Documento
-
A Relação Escola-Família-Vizinhança na Favela da Maré e o Programa Escolas do Amanhã/Bairro Educador Documento
-
A Representação do Bom Professor Documento
-
A Reviravolta do lixo Documento
-
A Televisão Educativa no Brasil: Um estudo analítico Documento
-
A Teoria discursiva de Habermas como parâmetro para a formação prática - ética, moral e política - na escola hoje Documento
-
A Utilização de Tecnologia Educacional na Eniversidade Federal do Rio de Janeiro: Análise de uma Experiência Documento
-
A Vitória dos Vencidos? O Movimento pela Reforma Universitária (1950/1970) Documento
-
A articulação de políticas e atores para a implementação da reforma do ensino médio no Estado do Mato Grosso Documento
-
A atuação da Supervisão Educacional no processo de alfabetização Documento
-
A atuação da coordenação pedagógica em conjunto com os professores no processo de recontextualização da política oficial no 1o. ano do Ensino Fundamental no Município do Rio de Janeiro Documento
-
A autonomia no espaço de educação on-line na perspectiva interacional Documento
-
A casa e os seus mestres: a educação doméstica no Brasil de Oitocentos Documento
-
A centralidade do diálogo na dimensão pedagógica do Teatro do Oprimido: entre a maiêutica socrática e a pedagogia do oprimido Documento
-
A centralidade do diálogo no Teatro do Oprimido: entre a Maiêutica Socrática e a Pedagogia do Oprimido Documento
-
A construção da identidade professoral militar: um estudo de caso sobre os docentes-enfermeiros da Escola de Saúde da Marinha do Brasil Documento
-
A construção de conteúdo para programação educativa em TV : desafios em comunicação e educação Documento
-
A construção do código lingüístico escrito em programas de alfabetização bilíngüe português-alemão Documento
-
A contribuição dos saberes-fazeres na trajetória de jovens ativistas gonçalenses Documento
-
A criança e a literatura: as amarras de quem está começando Documento
-
A criança em situação de escuta ? uma aproximação à audiência infantil de rádio Documento
-
A criança negra no cotidiano escolar Documento
-
A cultura docente de professores de Educação Física de uma Escola profissionalizante: saberes e práticas profissionais em contexto de ações situadas Documento
-
A dimensão formadora da leitura e da narrativa em Italo Calvino: Uma estrada de muitas paradas Documento
-
A educação matemática na visão de Augusto Comte Documento
-
A encenação da Educação nas Cartas dos Leitores Documento
-
A escola anisiana dos anos 30: fragmentos de uma experiência - a trajetória pedagógica da Escola Argentina no antigo Distrito Federal (1931-1935) Documento
-
A escola não é um lugar fácil... não mesmo?. Bullying: (Não) Reconhecimento da diferença e banalidade do mal. Documento
-
A escola rural e seus professores no Documento
-
A escola, as galeras e o narcotráfico Documento
-
A escolarização do poema ou a poetização da escola: do inverso ao verso Documento
-
A escrita na avaliação da alfabetização em larga escala Documento
-
A experiência televisiva como mediadora da relação de crianças com o cinema Documento
-
A experiência televisiva na produção de sentidos do cinema Documento
-
A formação através do cinema: Um estudo a partir da agenda-diário de Leandro Konder Documento
-
A formação continuada de professores no ambiente da educação a distância Documento
-
A formação e o trabalho dos Educadores Ambientais. Um diálogo com as memórias Documento
-
A formação e o trabalho dos Educadores Ambientais.Um diálogo com as memórias. Documento
-
A formação inicial de professores e a Universidade: alguns olhares sobre as licenciaturas em História na Universidade do Estado do Rio de Janeiro Documento
-
A formação na graduação:contribuições, impactos e repercussões do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Documento
-
A greve no magistério público Documento
-
A identidade do professor de espanhol: um estudo com foco no estágio curricular Documento
-
A inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais - uma experiência inversa Documento
-
A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no processo educativo escolar: uma experiência inversa Documento
-
A influência da Reforma Benjamin Constant no currículo de matemática do Colégio Pedro II Documento
-
A influência da relação professor/aluno no aprendizado de conceitos de Física Documento
-
A institucionalização do ensino industrial no Estado Novo português e no Estado Novo brasileiro: aproximações e distanciamentos Documento
-
A instituicionalização do ensino industrial no Estado Novo português e no Estado Novo brasileiro: aproximaçcões e distanciamentos Documento
-
A linguagem Logo e o computador: da eficiência de um instrumento psicopedagógico Documento
-
A ludicidade:a percepção dos professores sobre a sua funcionalidade e eficácia para o desenvolvimento da criança Documento
-
A motivação de alunos para a disciplina de Filosofia no Ensino Médio Documento
-
A oficina de mestres do Distrito Federal: História, memória e silêncio sobre a Escola de Professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro Documento
-
A penetração da educação ambiental crítica nos artigos da ANPED Documento
-
A perspectiva de Tarso Mazzotti sobre o uso da argumentação e da análise retórica para o desenvolvimento, a crítica e a compreensão das teorias pedagógicas Documento
-
A produção de audiovisuais na escola :caminhos de apropriação da experiência mídia educativa por crianças e jovens Documento
-
A produção do livro infantil - o papel do editor na formação do leitor Documento
-
A produção do livro infantil-o papel do editor na formação do leitor Documento
-
A prática do estágio supervisionado em Cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Parã Documento
-
A prática pedagógica do professor: conservadora ou transformadora? Documento
-
A questão social e humana do lixo em um contexto de educação ambiental Documento
-
A relação de autoridade entre professor/aluno: construção de dispositivos na sala de aula e na organização escolar. Documento
-
A relação de estudantes de Pedagogia com a escrita Documento
-
A relação professor-aluno nos cursos de licenciatura: um segredo de Polichinelo Documento
-
A representação social de adolescentes em conflito com a lei sobre a escola Documento
-
A revelação do avesso: o aluno do Supletivo por ele mesmo - em estudo etnográfico Documento
-
A rota da aprendizagem: seriam os games uma via? Documento
-
A santa causa da instrução e o progredimento da humanidade. Revistas Pedagógicas e construção do conhecimento pedagógico no Brasil e em Portugal no final do século XIX Documento
-
A situação da pesquisa em uma universidade em fase de implantação da reforma: a Universidade Federal do Pará Documento
-
A socialização profissional de professores de história de duas gerações: os anos de 1970 e de 2000. Documento
-
A supervisão clínica na prática de ensino Documento
-
A tríade relacional aluno-tutor-orientador e a constituição da autonomia e da autoria na produção do trabalho de final de curso na modalidade EaD Documento
-
A vingança dos anexos ou como a elaboração de um questionário tornou-se, ela mesma, uma pesquisa Documento
-
A visão de mundo da criança da favela - uma contribuição para o repensar da escola Documento
-
A vivência da autonomia pelo professor Documento
-
A zona de amplificação cultural: um estudo sobre a cognição infantil situada em contexto escolar. Documento
-
ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX Documento
-
ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI QUE CUMPREM MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS DE SEMILIBERDADE: LIMITES E POSSIBILIDADES Documento
-
ANATOMIA E FISIOLOGIA DE UM ESTÁGIO Documento
-
ANTIGA ESCOLA DA MARAMBAIA: HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UMA EXPERIÊNCIA DO ENSINO INDUSTRIAL DA PESCA (1939 – 1970) Documento
-
APORTES DO SUPERVISOR ORIENTADOR (A) NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL/CRECHES DE ARAGUAÍNA-TO: ?A EVOLUÇÃO DESTE PROFISSIONAL? Documento
-
ARTHUR RAMOS E A CRIANÇA-PROBLEMA COMO CRIANÇA ESCORRAÇADA: PSICANÁLISE, CIVILIZAÇÃO E HIGIENE MENTAL ESCOLAR NO ANTIGO DISTRITO FEDERAL (1934-1939) Documento
-
AS CRIANÇAS E O EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS DE AUTORIDADE Documento
-
AS MÍDIAS DIGITAIS NA E ALÉM DA SALA DE AULA Documento
-
AS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA ESCOLA DE DEMONSTRAÇÃO DO INEP NO RIO DE JANEIRO, NAS DÉCADAS DE 1950/1960 Documento
-
AVALIAÇÃO EXTERNA E QUALIDADE DE ENSINO: apropriações e usos dos dados em escolas públicas municipais de Macaé/RJ Documento
-
Accountability na Educação: Impactos do Prêmio Escola Nota Dez no sistema público de ensino do Ceará Documento
-
Afinal, a literatura pode ser ensinada na escola? Documento
-
Alfabetização Científica e os Museus Interativos de Ciência Documento
-
Alfabetização e Letramento: fios que tecem a leitura e a escrita no cotidiano da Escola Beta Documento
-
Alfabetização: uma construção social da linguagem Documento
-
Aluno do PEJ: Quem é você, por onde você andou? Documento
-
Amarelinhas: traçado e movimento Documento
-
Analisando alguns recursos via Internet em uso na EAD Documento
-
Animar, se divertir e aprender; as relações de crianças com programas Especialmente Recomendados Documento
-
Antíteses, díades, dicotomias no jogo entre memória e apagamento presentes nas narrativas da história da educação de surdos um olhar para o Instituto Nacional de Educação de Surdos Documento
-
Antíteses, díades, dicotomias no jogo entre memória e apagamento presentes nas narrativasda história da educação de surdos:um olhar para o Institututo Nacional de Educação de Surdos(1856-1961) Documento
-
Análise Crítica do Projeto: Um Rádio e uma Televisão em cada Escola Documento
-
Análise crítica da ação pedagógica no pré-escolar do município do Rio de Janeiro Documento
-
Análise de demonstrações da geometria plana elementar em livros-textos usados no brasil a partir do século XIX Documento
-
Análise do ensino fundamental na Cidade do Rio de Janeiro caracterização sócio-político-pedagógica de três administrações públicas: 1946-51, 1960-65 e 1970-75. Documento
-
Anísio Teixeira: Ciência, Progresso e Educação Documento
-
Anísio Teixeira: a poesia da ação Documento
-
Aprender com Rachel de Queiroz:gênero e Literatura traçando caminhos Documento
-
Aprender com a literatura: uma leitura benjaminiana de Lima Barreto Documento
-
Aprender para a vida ou para o vestibular? O alfabetismo científico e a construção social de conceitos biológicos entre estudantes de Cursos Pré-vestibulares Comunitários Documento
-
Aprendizados intergeracionais em cinema: de Humberto Mauro ao Polo Audiovisual da Zona da Mata Mineira Documento
-
Aprendizagem Híbrida e Adaptativa: Caminhos na Relação Educação e Tecnologia Documento
-
Aprendizagem e Hermenêutica: aproximações Documento
-
Aprendizagem, Teatro e Vida Documento
-
Aproveitando brechas: experiências com cinema em escolas prisionais do Rio de Janeiro Documento
-
Arranjos institucionais de implementação: analisando o Consórcio CEDERJ Documento
-
Arte e tecnologia: o percurso de dois currículos do ensino superior. Documento
-
As "artes de ver" de uma comunidade de espectadores: a infância em cena! Documento
-
As Faculdades e Departamentos de Educação no Grande Rio Documento
-
As Mães das famílias futuras: a revista O Tico-Tico na formação das meninas brasileiras (1905-1921)) Documento
-
As Práticas Educativas das Famílias de Camadas Médias Documento
-
As açóes de equidade em instituiçóes filantrópicas Documento
-
As crianças e o exercício de práticas de autoridadedos Documento
-
As crianças negras da Casa de São José no Rio de Janeiro (1888-1916): relações raciais no debate sobre a educação Documento
-
As escolhas de escolas de excelência no Ensino Fundamental na cidade do Rio de Janeiro: as estratégias em jogo no campo educacional. Documento
-
As mediações na produção de sentidos das crianças sobre os desenhos animados Documento
-
As orientações pedagógica e psicopedagógica da Escola de demonstração do INEP, nos anos 1950/1960 Documento
-
As relações de crianças e adolescentes com os animais da Rocinha (contribuições para o ensino de Ciências) Documento
-
As relações entre Direção, Liderança e Clima Escolar nas escolas municipais do Rio de Janeiro Documento
-
As representações sociais sobre ensino/aprendizagem de inglês em ambiente escolar Documento
-
Aspectos da inserção e do ensino da Sociologia na Escola Normal do Distrito Federal, futuro Instituto de Educação (1928-1936) Documento
-
Aspirações de carreira dos estudantes egressos dos PIBID(s)-filosofia da região do grande-rio: pesquisa de campo sobre a formação para o ensino de filosofia no RJ Documento
-
Atlas do Audiovisual Escolar, Territórios da Mostra Geração: Rio de Janeiro, 2000 a 2014 Documento
-
Atuação do Departamento de Ensino Supletivo do MEC, no período 73-79. Documento
-
Autoeficácia computacional e a autorregulação da aprendizagem do docente universitário no contexto pandêmico Documento
-
Autonomia e Reciprocidade no Desenvolvimento da Identidade: Um Olhar Sobre a Educação Não Formal Documento
-
Autoria, atualidade e afeto: a importância da integridade do ego para o processo ensino-aprendizagem. Documento
-
Auxiliares de Educação Infantil: um estudo de políticas públicas municipais Documento
-
Avaliação da CAPES e gestão de programas de excelência na área da educação Documento
-
Avaliação da aprendizagem e suas representações sociais entre professores de uma escola de referência Documento
-
Avaliação de impacto de uma política pública em educação: análise do Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo no período 2008/2012 Documento
-
Avaliação dos Conceitos de Criatividade e das Caracteristicas dos Comportamentos Criativos por Professores de Quinta a Oitava Séires de Escolas Publicas e Particulares do Rio de Janeiro Documento
-
Avaliação na Escola de Segundo Grau: um estudo de caso Documento
-
Avaliação por Conceito Documento
-
Ação Planejada em Educação Documento
-
Ação afirmativa de corte racial na educação básica em uma escola de excelência: a experiência do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp/UERJ Documento
-
BARREIRAS INVISÍVEIS PRESENTES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: um estudo sobre as representações dos professores relativas a alunos portadores de paralisia cerebral. Documento
-
BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO: A DISCRICIONARIEDADE DE QUEM RE(DESENHA) O PROGRAMA NA PONTA Documento
-
Baú de memórias, Bastidores de histórias - o legado pioneiro de Armanda Álvaro Alberto Documento
-
Bebês no Museu de Arte: Processos, Relações e Descobertas Documento
-
Biólogos, da universidade ao mercado de trabalho: um estudo entre estudantes e egressos do Curso de Licenciatura em Biologia Documento
-
Brincando e aprendendo: a relação entre o jogo e a construção do conhecimento em crianças com dificuldades de aprendizagem Documento
-
CARACTERIZAÇÃO DOS PROBLEMAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DA UFPB SEGUNDO A PERSEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS Documento
-
CIEP - Centro Integrado de Educação Pública: alternativa para a qualidade do ensino ou nova investida do populismo na educação? Documento
-
CINEMA, EDUCAÇÃO E O CINECLUBE NAS ESCOLAS: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE PÚBLICA DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO Documento
-
CIÊNCIA, CULTURA, MUSEUS, JOVENS E ESCOLAS: QUAIS AS RELAÇÕES? Documento
-
COLETIVOS PARENTAIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: EXPERIÊNCIAS FAMILIARES NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS Documento
-
COMO APRENDEU CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA QUEM HOJE PRODUZ CIÊNCIA?: O PAPEL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE PESQUISADORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS Documento
-
COMO SE APRENDE A SER VADIA?: PEDAGOGIAS DE UM MOVIMENTO FEMINISTA Documento
-
CONCEPÇÕES DE ENSINO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR QUE EMERGEM DA PRÁTICA DOCENTE Documento
-
CONDIÇÃO JUVENIL E EXPERIÊNCIA DISCENTE: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO Documento
-
CONHECIMENTO E TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO Documento
-
CONHECIMENTO HISTÓRICO E MÍDIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO Documento
-
CONSELHOS ESCOLARES, GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DO ENSINO EM QUATRO ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO Documento
-
CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO E ESCOLA BRASILEIRA: IGUALDADE E PLURALIDADE Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DE BASIL BERNSTEIN E YVES CHEVALLARD PARA A DISCUSSÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR Documento
-
CampusNet Amazônia: saberes e práticas docentes no curso de Matemática a distância da UEPA. Documento
-
Capital, Educação e Inovação Tecnológica: Novas Relações ou Aprofundamento das Mesmas Contradições? Documento
-
Caracterização do corpo docente do Colégio Teresiano do Rio de Janeiro com vistas à proposta de uma estratégia de ação pedagógica. Documento
-
Caracterização do repetente escolar na 1ºsérie do 2ºgrau no Instituto Estadual de Educação- um estudo de caso Documento
-
Caracterização dos Problemas Didáticos dos Professores da Universidade Federal do Espírito Santo Documento
-
Características dos estudantes exame vestibular e desempenho na universidade Documento
-
Carneiro Leão: sonhos e frustrações na Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal (1922-1926) Documento
-
Cinema e Ensino de História na perspectiva de professores de História Documento
-
Circulação das Ideias Correcionais para Menores no Espaço Luso-Brasileiro Documento
-
Ciudadanos ideales en la planeación de la formación ciudadana en las escuelas Documento
-
Clima Acadêmico e a promoção da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Clima escolar Um estudo sociológico de uma instituição de excelência Documento
-
Coalizão conservadora religiosa em políticas educacionais: desafios a uma educação plural e laica Documento
-
Compassos e Descompassos na Educação Musical - Um Estudo no Conservatório Musical de São João Del-Rei Documento
-
Compassos e descompassos na educação musical: um estudo no Conservatório Estadual de Música de São João del-Rei Documento
-
Competências Docentes na Formação de Professores para o Ensino da Matemática - A experiência da Residência Docente do Colégio Pedro II frente à Formaçao Universitária Documento
-
Composição social e cognitiva de turmas e desempenho em Leitura e Matemática: como evoluem as desigualdades educacionais? Documento
-
Concepcoes e praticas midiaticas de professores de sala de leitura polo do Rio de Janeiro Documento
-
Concepção dos alunos sobre mediação pedagógica: um estudo de caso em curso na modalidade a distância Documento
-
Concepções de tecnologia na Pesquisa Educacional Brasileira em Educação e Tecnologia Documento
-
Concepções e Práticas midiáticas de professores de Sala de Leitura Pólo do Rio de Janeiro Documento
-
Conflito, ambiguidade e princípios de justiça na distribuição do conhecimento de língua inglesa: a construção de um problema de política pública e um estudo de caso de implementação Documento
-
Confrontando teoria e prática na formação de professores para o ensino de ciências. Documento
-
Conhecendo jovens leitores - um estudo etnográfico Documento
-
Conhecimento, Escola e Cultura/s: ensino de sociologia e educação intercultural Documento
-
Conhecimentos curriculares e visões de docência na formação de professores para as escolas de tempo integral: em foco os cursos de especialização em educação integral Documento
-
Conselhos de Acompanhamento do FUNDEF nos municípios de Duque de Caxias e Rio de Janeiro Documento
-
Constituição da autoridade docente no ensino médio: o dito, o visto e o escrito Documento
-
Contribuições da História da Física à Didática: o caso da lei de queda dos corpos Documento
-
Contribuições do laboratório de educação matemática para a formaçao inicial de professores: saberes práticos e formação profissional Documento
-
Cordeiro: Uma experiência de terminalidade antecipada no ensino de primeiro grau em área rural Documento
-
Correlações entre Uso Intensivo de Tecnologias de Informação e Comunicação e Desempenho Escolar ? Análise Envolvendo dados da TIC Educação 2011 e Prova Brasil Documento
-
Correção de Fluxo na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro (2009-2014): aspectos da política e as trajetórias dos alunos Documento
-
Correção de Fluxo em uma Escola da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro: percepções e discricionariedade dos agentes implementadores Documento
-
Cotidiano Escolar e Mudança Sócio-cultural: a experiência do Colégio Stella Maris Documento
-
Criança e jornalismo: um estudo sobre as relações entre crianças e mídia impressa especializada infantil Documento
-
Crianças e televisão: um estudo de audiência e fatores intervenientes Documento
-
Crianças e televisão: um estudo de audiência infantil e de fatores intervenientes Documento
-
Crianças, Natureza e Educação Infantil Documento
-
Crianças, adultos e as interações na escola: encontros no cotidiano. Documento
-
Critérios para organização de turmas em primeira série do primeiro grau Documento
-
Cultura no singular ou cultura no plural? As reformas educativas no Brasil e na Argentina nos anos 90 Documento
-
Culturas Escolares e Culturas Sociais de Referência: espaços, práticas pedagógicas e representações docentes relacionados à leitura. Documento
-
Culturas e Ciclos Escolares Documento
-
Currículo de Matemática e Desigualdades Educacionais Documento
-
Currículo e Prática Educativa Documento
-
Currículo, prática docente e literatura de expressão amazônica Documento
-
DE CRIANÇAS A ALUNOS: TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NA PASSAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FORMAR LEITORES E CIDADÃOS?: OS DISCURSOS DE LEITURA E CIDADANIA NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NO MÉXICO Documento
-
DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSO E CONCLUSÃO NA UFFS Documento
-
DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DISTINÇÃO Documento
-
DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA Documento
-
DOMINGO É DIA DE FELICIDADE: AS CRIANÇAS E AS NOTÍCIAS Documento
-
Da Mediação do Professor a Mediação dos Sujeitos- Adultos e Crianças na educação Infantilil Documento
-
Da mediação do professor às mediações dos sujeitos - adultos e crianças - na educação infantil. Documento
-
De "Zerinho" a "Centro de Referência": Tradições, memórias e identidades na implantação da Educação Infantil no Colégio Pedro II Documento
-
De perto ninguém é anormal: a construção discursiva de identidade em narrativas de trajetórias escolares longas de 'pessoas com deficiência' Documento
-
De perto, ninguém é normal: a construção discursiva de identidades, em narrativas de trajetórias escolares longas, de pessoas com deficiência Documento
-
De volta à escola: escolarização e formas de sociabilidade dos jovens das camadas populares Documento
-
Deficiência, escola e estigma - um estudo de caso Documento
-
Demanda e Oferta de Professores no Município de Juiz de Fora Documento
-
Demonstrações em geometria plana em livros-texto no Brasil a partir do século XIX Documento
-
Desenvolvimento do Comunika: aplicativo para trabalhar a comunicação em crianças com a Síndrome Congênita do Zika vírus Documento
-
Desvendando a área de Trabalho e Educação: estudo sobre a produção e os produtores do GT de Trabalho e Educação da Anped Documento
-
Determinantes do desempenho escolar em sistemas educativos da América Latina Documento
-
Dialogando como o Teatro em Arte-educação ? estética, linguagem e professores em formação Documento
-
Diferenças humanas no tempo e ?Escola sem Partido?: narrativas do passado para um ensino de História neoconservador Documento
-
Dificuldades de aprendizagem à luz da teoria de Vygotsky Documento
-
Diga-em com quem andas e eu te direi quem és: A escolha da escola como estratégia de distinção Documento
-
Direitos humanos em sala de aula: a compreensão de professores sobre a aliança entre as suas disciplinas escolares e a EDH Documento
-
Diretrizes curriculares para a educação escolar quilombola: o caso da Bahia e o contexto nacional Documento
-
Disciplina Escolar: releitura de um antigo tema Documento
-
Diurno e noturno. Desigualdades de origem e de formação entre estudantes de um curso de pedagogia Documento
-
Diversidade Sexual na Escola Documento
-
Do Ensino Superior Confessional ao Laico: As Origens da Universidade de Juiz de Fora Documento
-
Do Espaço Vivido ao Ensinado: o desafio do ensino de Geografia no 1 Grau Documento
-
Do Movimento Social à Escola Sindical: a Trajetória da Educação de Classe dos Trabalhadores Rurais dos Vales dos Rios Tijucas e Itajaí-Açu-Santa Catarina Documento
-
Do brinquedo à brincadeira: práticas e representações sobre o brinquedo e o ato de brincar na brinquedoteca Brincando com Arte Documento
-
Do mapa à planta: apontamentos para uma cartografia da Didática na cibercultura Documento
-
Dos Professores ?Estranhos? aos Catedráticos: Aspectos da Construção da Identidade Profissional Docente no Colégio Pedro II (1925-1945). Documento
-
E falar inglês serve pra quê? Do senso comum ao pensamento crítico, um processo de (trans)formação Documento
-
EDUCACAO AMBIENTAL E CLASSES POPULARES: TEORIA E PRATICA DE UMA PESQUISA PARTICIPANTE Documento
-
EDUCAÇAO E POLÍTICA NO PENSAMENTO DE FRANCISCO CAMPOS Documento
-
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Para uma aproximação da distância Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Documento
-
EFICÁCIA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO Documento
-
EFICÁCIA E EQUIDADE ESCOLAR: UM ESTUDO EM ESCOLAS COM ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL Documento
-
ENSINO DE EVOLUÇÃO E RELIGIOSIDADE: O CASO DE DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO Documento
-
ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO Documento
-
ENSINO DE HISTÓRIA NA FAZENDA PONTE ALTA: História, cultura & educação. Documento
-
ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP Documento
-
ESCOLA E NATUREZA: O OLHAR DAS CRIANÇAS DA COMUNIDADE DAS PEDRAS: VARGEM GRANDE – TERESÓPOLIS (RJ) Documento
-
ESCOLA, CONHECIMENTOS E CULTURAS: PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA TEÓRICO-METODOLÓGICA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR Documento
-
ESTUDO DA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO PELO PROCESSO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE Documento
-
EXPERIENCE AND NATURE: CONTRIBUIÇÕES PARA O FAZER-PENSAR EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI Documento
-
Ecos da tradição: narrativas da infância nos contos populares Documento
-
Educadora de Educadoras: trajetória e idéias de Heloísa Marinho. Uma História do Jardim de Infância no Rio de Janeiro. Documento
-
Educação Documento
-
Educação Ambiental: Ponte entre diferentes áreas do conhecimento Documento
-
Educação Científica e Trabalho: Em busca de alternativas para o ensino de ciências no segundo grau Documento
-
Educação Escolar e Diversidade Cultural: uma análise da proposta Escola Plural do Município de Belo Horizonte, MG Documento
-
Educação Física: de que Profissão e de que Profissional se fala?... Com a Palavra, Professores e Alunos Documento
-
Educação Infantil - Com quantas datas se faz um currículo? Documento
-
Educação Matemática e Construtivismo na Pré-escola Documento
-
Educação Popular e Educação de Adultos. Documento
-
Educação Popular: Revolução e Libertação no Planalto Serrano Catarinense Documento
-
Educação a Distância ou para a Distância? Documento
-
Educação das relações étnico-raciais e a Formação de professores: buscas e inquietações Documento
-
Educação de Adultos em projetos rurais integrados; análise da evolução dos programas de educação de adultos nos projetos de assentamento implantados em áreas de reforma agrária, de 1966 a 1971 Documento
-
Educação de Jovens e Adultos - Um estudo de caso no Rio de Janeiro Documento
-
Educação de Jovens e Adultos e Pluralidade Cultural: a realidade de um Colégio Supletivo de Ensino Médio Documento
-
Educação de Jovens e Adultos: a experiência do PEJ no Município do Rio de Janeiro. Documento
-
Educação de Qualidade - Diferentes Visões Documento
-
Educação dá Samba? O que tem a dizer os compositores do Bairro Oswaldo Cruz e da Portela Documento
-
Educação e Desenvolvimento no Brasil: o INEP e o projeto Operação-Escola nos anos de 1968/1970 Documento
-
Educação e Infância Excluída: o modelo Casa-dia - uma intervenção socializadora? Documento
-
Educação e Participação: Centro Comunitário União-Faz-a-Força , Favela da Rocinha Documento
-
Educação e Trabalho no Meio Rural. O caso específico da orientação vocacional em escolas rurais do Rio Grande do Sul Documento
-
Educação e Turismo no Estado do Rio de Janeiro: um olhar panorâmico do ensino superior Documento
-
Educação em terreiros - e como a escola se relaciona com crianças que praticam candomblé Documento
-
Educação em/para os Direitos Humanos em processos de democratização: o caso do Chile e do Brasil Documento
-
Educação na Cibercultura: Hipertextualidade, Leitura, Escrita e Aprendizagem. Documento
-
Educação na fronteira: um estudo de caso sobre a presença estrangeira na escola Documento
-
Educação não formal para cultura científica: O público das atividades de ciência, tecnologia e educação ambiental no SESC Madureira Documento
-
Educação sobre drogas na escola: práticas e concepções de professores egressos de um curso EAD sobre o tema Documento
-
Educação, Ciência, Tecnologia e Trabalho:a Educação científica como ideologia na formação dos trabalhadores técnicos. Documento
-
Educação, Conservadorismos e Religião: Mapeamento e Análise do Avanço Neoconservador na Educação Brasileira Documento
-
Educação, diálogo, responsabilidade: o que contam adultos e crianças sobre a vida em comunidade? Documento
-
Educação: Modernização ou Dependência? Documento
-
Efeito da repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo longitudinal a partir do Geres. Documento
-
Efeitos de Atividades no Domínio Espacial sobre a superação do Egocentrismo Infantil:Uma Experiëncia Psicopedagógica Preventiva Documento
-
Em Nome da Misericórdia-um estudo etnográfico sobre a socialização de meninas Documento
-
Em busca da compreensão da problemática da família do excepcional Documento
-
Em busca de novos rumos para física no 2º grau Documento
-
Em busca de um conceito de qualidade do Ensino de Graduação. Documento
-
Em busca de uma fundamentação teórica para a psicopedagogia Documento
-
Em busca do Elo Perdido : Educação e Imagem Documento
-
Emergentes ou Batalhadores: A Relação Familia-Escola na Barra da Tijuca Documento
-
Emprego de conectores de sentenças e parágrafos em redações de vestibulanmdos Documento
-
Engenheiro e Professor: Análise da experiência da Licenciatura para portadores de diploma de Engenharia da PUC-Rio Documento
-
Ensino de ciências e pluralidade cultural: professores de ciências e temáticas multiculturais no currículo. Documento
-
Ensino de história : entre saberes e práticas Documento
-
Ensino e Ciências e Avaliação no Ensino Fundamental: radiografia de uma proposta Documento
-
Ensino remoto emergencial e letramentos midiáticos de professores na pandemia de Covid-19 Documento
-
Ensino superior privado: objeto rejeitado pela pesquisa educacional Documento
-
Ensino-aprendizagem de conceitos científicos no ensino médio na concepção da Teoria Histórico-Cultural. Documento
-
Ensino: o que fundamenta a ação docente? Um estudo sobre abordagens do processo de ensino e aprendizagem Documento
-
Entre a bola e o mp3 - diferença adolescente, dialogia e regulação do coletivo escolar Documento
-
Entre a escola e a família: nuances de um (des)encontro Documento
-
Entre a forma, a formação e a transformação: o que pensam os coordenadores sobre qualidade no curso de Pedagogia na modalidade a distância Documento
-
Entre a meritocracia e a equidade: O Prêmio Escola Nota Dez na percepção e atuação dos agentes implementadores Documento
-
Entre as Promessas da Escola e os Desafios da Reprodução Social: Famílias de Camadas Médias do Ensino Fundamental 'a Universidade Documento
-
Entre as vozes da disciplina e os sonhos de liberdade: as escritas de meninos de um internato Documento
-
Entre diálogos e silenciamentos: o que dizem os professores sobre a religião no cotidiano das escolas? Documento
-
Entre o 'quintal', a 'casa' e a 'rua', o ofício docente em contexto rural: um estudo de caso Documento
-
Entre o Manuscrito e o Digital: Transformações nas Práticas Leitoras e Escritoras de Professores Universitários na Contemporaneidade Documento
-
Entre o ensino e a ressocialização: práticas de professores de Ciências na educação prisional masculina no município do Rio de Janeiro Documento
-
Entre o exposto e o escondido, marcas e vestígios de pátios de escolas de Educação iNFANTIL Documento
-
Entre o indivíduo e a sociedade: Um estudo da Filosofia da Educação de John Dewey Documento
-
Entre o isolamento e a informalidade: limites e desafios para a prática da reflexão na formação docente Documento
-
Entre o público e o privado: a institucionalização da educação municipal das crianças de 0 a 3 anos Documento
-
Entre o ver e o olhar: a relação dos museus com a Educação de Jovens e Adultos Documento
-
Enunciar a Democracia e Realizar o Mercado: Políticas de Tecnologia na Educação até o Proinfo Integrado (1973-2007) Documento
-
Escavar, contar, partilhar: narrativas, práticas e interações de crianças e adultos na Colônia de férias Kinderland Documento
-
Escola : Exercício de Comunicação, Exercício de Cidadania Documento
-
Escola Regional de Meriti: Um Estudo sobre os Limites e Possibilidades de uma Escola Inclusiva Documento
-
Escola Técnica Estadual do Pará e as politicas de educação profissional no Pará Documento
-
Escola dá samba? O que têm a dizer os compositores do bairro de Oswaldo Cruz e da Portela Documento
-
Escola e Escolhas : o cardápio da Leitura Documento
-
Escola em Ciclos: O desafio da heterogeneidade na prática pedagógica Documento
-
Escola pública, desigualdades sociais e desempenho escolar no estado do Espírito Santo Documento
-
Escola, Juventude e Política Social: Estudando os processos de participação dos jovens e da comunidade no Programa Escolas de Paz no Estado do Rio de Janeiro Documento
-
Escolaridade Básica e Demandas do Mundo do Trabalho: Um Estudo de campo sobre o PAE (Programa de Aumento de Escolaridade) em um Centro Comunitário na Cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Escolaridade Básica e Demandas do Mundo do Trabalho: Um estudo de campo sobre o PAE (Programa de Aumento de Escolaridade) em um Centro Comunitário da Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Escolas Alemãs no Exterior: Gestão e implementação da Política Cultural e Educacional Estrangeira da Alemanha Documento
-
Escolas de prestígio e o jogo concorrencial ? estudo exploratório a partir de websites escolares Documento
-
Escolas, Conhecimentos e Culturas: projetos de investigação como estratégia teórico-metodológica de reorganização curricular Documento
-
Escolha de Escola pelas camadas populares e nova classe média: expectativas e possibilidades. Documento
-
Escolha de escola pelas camadas populares e nova classe média Documento
-
Espaços Escolares e Habilidades de Leitura - Um estudo em três escolas públicas municipais do Rio de Janeiro Documento
-
Espaços, práticas e interações na Educação Infantil: o que dizem as crianças. Documento
-
Estado, Marginalidade e Ideologia Documento
-
Estudo Comparativo entre Brasil e Portugal sobre diferenças nas ênfases curriculares de Matemática a partir da análise do Funcionamento Diferencial do Item (DIF) do PISA 2003 Documento
-
Estudo da participação Documento
-
Estudo das classes de recuperacao do estado do rio de janeiro Documento
-
Estudo de revisão do arranjo institucional de políticas: o caso do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Documento
-
Estudo do Plano de Desenvolvimento da Escola como instrumento de gestão das escolas públicas municipalizadas de Campos dos Goytacazes-RJ Documento
-
Eu acredito que Deus esteja por trás da evolução: criacionismo e evolução na concepção de professores de biologia Documento
-
Eu tô virando outro;Um trabalho de Educção Popular com operários da construção civil Documento
-
Euclides Roxo e a constituição da educação matemática no Brasil Documento
-
Ex-alunos negros cotistas da UERJ: os desacreditados e o sucesso acadêmico Documento
-
FILHO DE?: UM ESTUDO SOBRE O SUB-REGISTRO DE NASCIMENTO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Documento
-
FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DO FUNDEF: AÇÃO DOS ÓRGÃOS DO ESTADO E DOS CONSELHOS DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL NOS MUNICÍPIOS DE DUQUE DE CAXIAS E RIO DE JANEIRO Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES:UM ESTUDO DE CURRÍCULO NO RIO DEJANEIRO Documento
-
FORMAÇÃO DOCENTE EM TECNOLOGIAS: SABERES E PRÁTICAS DE UM NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO RIO DE JANEIRO Documento
-
FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO SETOR TERCIÁRIO:AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SUAS PRÁTICAS Documento
-
FOTOGRAFAR E DOCUMENTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM JOGO DE LUZES E SOMBRAS Documento
-
Famílias e Escola: agentes solitários ou solidários na construção da educação de qualidade para as novas gerações? Documento
-
Famílias e escola: um estudo de caso sobre educação pública bilíngue intercultural de nível médio Documento
-
Fatores Relacionados ao Rendimento Escolar dos Alunos do Ciclo Básico da UFRN Documento
-
Fatores associados ao desempenho escolar no Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro: Uma análise a partir de dados do SAERJ Documento
-
Fatores de personalidade do orientador educacional e do aluno, relacionados com a percepção pelo aluno das atitudes facilitadoras no aconselhamento Documento
-
Fatores intraescolares e desempenho escolar: o que faz a diferença? Documento
-
Filmes,amigos e bares: a socialização de cineastas na cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Fios que conectam docência e infância: o papel da experiência estética na formação de professores de Educação Infantil Documento
-
Fora do outono certo nem as aspirações amadurecem - Cecília Meireles e a criação da Biblioteca Infantil do Pavilhão Mourisco - (1934-1937) Documento
-
Formando sujeitos: as alianças entre o ensino de história e a Educação em Direitos Humanos Documento
-
Formação Continuada de Professores Alfabetizadores nas propostas do PROFA e do CEALE Documento
-
Formação Docente e Licenciatura em Pedagogia: Interlocução com questões de gênero e sexualidade Documento
-
Formação Filosófica e Crítica: Adorno e o Ensino de Filosofia Documento
-
Formação de Professores Bilingues para a educação de surdos: fazeres, saberes e aprendizagens Documento
-
Formação de Professores e a prática pedagógica com tecnologias: Estudo da correlação na base TIC Educação 2014 Documento
-
Formação de Professores para a Escola Básica: realidade e perspectivas Documento
-
Formação de mão de obra na empresa: estudo de um caso de formação de professora Documento
-
Formação do profissional da educação no Brasil: teoria e prática Documento
-
Formação moral de estudantes do Ensino Médio: uma análise da resolução de dilemas morais a partir de Habermas e Kohlberg. Documento
-
Formação para o Ensino de Língua nas séries iniciais em cursos de Pedagogia Documento
-
Fulguração Moderna - a educação pela arte no Museu da Solidariedade (Chile 1971/73) Documento
-
Fulguração Moderna: a educação pela arte no Museo de la Solidaridad (Chile, 1971-73) Documento
-
GESTORES ESCOLARES E SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO EM MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE MODELO DE ANÁLISE DO USO DE DADOS Documento
-
Geografia Objetiva de Oportunidades do Ensino Médio Regular da Rede Estadual da Cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Germes de uma Prática Pedagógica competente com crianças de camada popular Documento
-
Gestão Escolar: Possibilidade (ou não) da Utilização dos Princípios da Qualidade Total Documento
-
Gestão da Sala de Aula em uma Escola Pública de Qualidade Documento
-
Gestão democrática e colegiados escolares Documento
-
Gestão e liderança escolar na pandemia: um estudo de caso em duas escolas públicas municipais do Maranhão. Documento
-
Gestão educacional em redes municipais de ensino do Estado do Rio de Janeiro: os casos de Itaboraí e Angra dos Reis Documento
-
Gestão escolar, desempenho e equidade nos anos finais do ensino fundamental: construção e validação de índices Documento
-
Gestão pedagógica e docência: o trabalho do professor como experiência social Documento
-
Gráficos e Tabelas: software interativo para o ensino-aprendizagem de Estatística aplicada à Educação Documento
-
Grêmios escolares e novos caminhos participativos: um estudo de caso Documento
-
Habilidades de leitura e práticas pedagógicas associadas ao aumento do seu aprendizado Documento
-
Habilidades de leitura e práticas pedagógicas associadas ao seu aprendizado Documento
-
Hermenêutica e Educação: aproximações Documento
-
Hierarquias de poder na área da Educação Documento
-
História e Política da Educação Pré-Escolar no Brasil: uma Crítica à Educação Compensatória Documento
-
Histórias da África e dos africanos na escola: As perspectivas para a formação dos professores de História quando a diferença se torna obrigatoriedade curricular. Documento
-
Há espaço para a construção autoral nos trabalhos de pesquisa escolar. Documento
-
IMAGENS FOTOGRÁFICAS DE PROFESSORAS: UMA TRAJETÓRIA VISUAL DO MAGISTÉRIO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX Documento
-
IMAGINÁRIO TECNOLÓGICO DE PROFESSORES: SER PROFESSOR EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS Documento
-
INFÂNCIA E LINGUAGEM: O ECONTRO DA ÉTICA E DA ESTÉTICA NAS CIÊNCIAS HUMANAS Documento
-
INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ Documento
-
Identidade e evolução em Alceu Amoroso Lima [recurso eletrônico] : um estudo de politica comparado a escritos posteriores Documento
-
Identidades territoriais no cotidiano escolar Documento
-
Identificação dos Perfis de Liderança e Características relacionadas à Gestão Pedagógica Eficaz nas Escolas participantes do Projeto Geres - Estudo Longitudinal Geração Escolar 2005 - Pólo Rio de Janeiro Documento
-
Imagens Fotográficas de Professoras: uma trajetória visual do magistério em escolas primárias do Rio de Janeiro no final do século XIX e início do século XX Documento
-
Implantação de turmas de Educação Infantil em escolas de Ensino Fundamental Solução ou paliativo? Documento
-
Indisciplina Escolar: Conceitos e Preconceitos Documento
-
Informática No Ensino Fundamental: Uma Leitura de Percepções Docentes Documento
-
Informática e Educação: encontros e desencontros no ensino fundamental público Documento
-
Informática e Educação: encontros e desencontros no ensino fundamental Documento
-
Infraestrutura, Gestão Escolar e Desempenho em Leitura e Matemática: um estudo a partir do Projeto Geres Documento
-
Infância e experiência: ser criança no cotidianos das instituições educacionais Documento
-
Infância e cidade: crianças e adultos em uma pracinha do Rio de Janeiro Documento
-
Infância e infâncias; narrativas de abandono na ficção e na vida Documento
-
Infância, educação infantil e inclusão: um estudo de caso em Vitória Documento
-
Infância, escola e literatura infantil em Cecília Meireies Documento
-
Infância, escola e literatura infantil em Cecília Meireles Documento
-
Infância, linguagem e letramento: educação infantil na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro Documento
-
Infâncias na creche: corpo e memória nas práticas e nos discursos da educação infantil - um estudo de caso em Belo Horizonte. Documento
-
Infâncias na creche: corpo e memória nas práticas e nos discursos da educação infantil-um estudo de caso em Belo Horizonte Documento
-
Ingresso e evasão na expansão recente do ensino superior Documento
-
Inovação e (in)competitividade Documento
-
Intantâneos da visita: a escola no Centro Cultural Documento
-
Internet e Imagem: representações de jovens universitários Documento
-
Intolerância religiosa na escola Documento
-
Investimento ou gasto? Os sentidos sociais do consumo de bens e experiências escolares extra-mensalidade Documento
-
Invisível, implícito e dissonante: percepções docentes da experiência de relações raciais à luz de Políticas Afirmativas em um curso de Medicina Documento
-
JORNAIS E SITES DE NOTÍCIA: O QUE LEEM (OU NÃO LEEM) FUTUROS PROFESSORES Documento
-
JUVENTUDE E TELEVISÃO: Um estudo das representações de jovens sobre a televisão Documento
-
Jogar e brincar de crianças pantaneiras:um estudo em uma Escola das Águas Documento
-
Jongo e educação: a construção de uma identidade quilombola a partir de saberes étnico-culturais do corpo. Documento
-
Jovens Elites Escolares: uma análise sociológica dos hábitos de leitura Documento
-
Jovens de Fanfarra: memórias e representações Documento
-
Jovens gestores e escolas fora de lugar? Geografias de oportunidades e educacionais do Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Jovens-Adolescentes de Camadas Populares: a expressão do social no cotidiano escolar Documento
-
Jovensa da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro: modos de uso e habilidades no computador e na Internet Documento
-
Juventudes e Escolas: clima escolar, mobilização, participação e autoeficácia. Documento
-
LER E ESCREVER NAS AULAS DE CIÊNCIAS: POTENCIALIDADES E LIMITES Documento
-
LIVRO DIDÁTICO E APRENDIZADO DE LEITURA NO INÍCIO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
Laboratório de Educação Matemática e suas Implicações na Formação Inicial dos Alunos de Matemática da Unama Documento
-
Laicidade, Educação Escolar e Interculturalidade: concepções em disputa Documento
-
Lazer na Escola: em busca de uma reflexão sobre o significado do lazer para o processo educativo Documento
-
Leitura e escrita de futuras professoras: um estudo em uma escola de formação Documento
-
Leitura e escrita na cidade : o curso de um Rio - pensando o alfabetismo do jovens do Rio de Janeiro Documento
-
Lendo com a boca e com o pensamento: a Oficina de Literatura como possibilidade de diálogo com crianças e adolescentes em situação de rua Documento
-
Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos resultados do Pisa Documento
-
Letramento digital: um estudo sobre a formação dos discentes do Curso de Letras da UEPA Documento
-
Letramento em História e formação docente nos Cursos Pré-Vestibulares Comunitários (CPVCs): os espaços de mediações político-pedagógicas. Documento
-
Letramento em história e formação docente nos Cursos Pré-vestibulares Comunitários (CPVCs): os espaços de mediações pedagógicas Documento
-
Limites e possibilidades da educação especial em cooperativas educacionais na perspectiva da transformação social Documento
-
Lição entre Amigas: Uma travessia de leitores (apontamentos sobre experiências de leituras) Documento
-
Lição entre amigas: Uma travessia de leitores( apontamentos sobre experiências de leitura) Documento
-
Mapeando o Perfil Docente de Escolas de Prestígio: Uma Contribuição Para a Compreensão do Sucesso Escolar Documento
-
Maturidade de julgamento moral e percepção das atitudes maternas e paternas Documento
-
Mediação Pedagógica e adaptação cultural: os professores e a partilha de sentidos sobre redes sociais. Documento
-
Mediação de cursos online abertos e massivos (MOOC) e seus efeitos na participação e desempenho dos estudantes Documento
-
Meio ambiente e educação : o que pensam formadores de opinião Documento
-
Memória de Professores: Experiências Pedagógicas Universitárias (1968-1976) Documento
-
Memória de Professores: Experiências Pedagógicas Universitárias na Argentina Documento
-
Metodologias Ativas no Ensino Superior: um caminho para a inovação pedagógica? Documento
-
Modelos Organizacionais: o caso da proposta curricular da Secretaria Municipal de Educação/RJ Documento
-
Modos de viver e pensar de estudantes do Curso de Formação para o Magistério Primário Documento
-
Motivação e desfecho escolar no Rio de Janeiro Documento
-
Movimento Interdisciplinar de Designers Brasileiros em Busca de Educação Avançada Documento
-
Movimento Sem Terra (MST): um estudo sobre as idéias político-religiosas de alguns ativistas Documento
-
Movimetno dos Sem Terras (MST): Um estudo sobre as idéias político-religiosas de algumas lideranças Documento
-
Mulher professora leiga: vida e trabalho Documento
-
Multiculturalismo em Educação Documento
-
Multiletramentos na sala de aula: entre a intuição e a intencionalidade. Documento
-
Mundos em confronto: o desenvolvimento do capitalismo e a educação numa comunidade camponesa Documento
-
Municipalização do Ensino de 1º Grau no Brasil na década de 70 - análise do discurso oficial Documento
-
Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro: sua dimensão educativa, o patrimônio cultural e a cidade. Documento
-
Museu da Maré: entre educação, memórias e identidades Documento
-
Máquinas didatizadas: uma análise do uso das TIC na escola Documento
-
Máquinas didatizadas: uma análise dos usos das tecnologias da comunicação e da informação na escola Documento
-
Métodos e Técnicas de Ensino Documento
-
Na margem negra do rio: Um estudo numa escola do subúrbio carioca Documento
-
Na reza: se conta a história e se canta a luta - um estudo sobre a folia de reis do Morro de Santa Marta" Documento
-
Nadando contra a maré: As práticas estético- político-pedagógicas do MAR Documento
-
Narrativas Surdas: entre as representações e traduções Documento
-
Nas tramas do cotidiano: adultos e crianças construindo a educação infantil Documento
-
No campo da linguagem, a linguagem do campo: o que falam de escola e saber as crianças da área rural? Documento
-
Nossos comerciais, por favor! - Infância, publicidade e construção do conhecimento contemporâneo Documento
-
Novos atores na Cena Universitária Documento
-
Nunca como agora: Filosofia Educacional em Pedro Poveda Documento
-
NÚMEROS REAIS NO ENSINO MÉDIO: IDENTIFICANDO E POSSIBILITANDO IMAGENS CONCEITUAIS Documento
-
Não Houve Documento
-
Nível Operatório do Adulto Analfabeto Documento
-
Nós somos a História da Educação ! Identidade institucional e excelência escolar no Colégio Pedro II., Documento
-
Números reais no Ensino Médio: identificando e possibilitando imagens conceituais Documento
-
O Brasil como Laboratótio: Educação e Ciências Sociais no projeto do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE-INEP_MEC / 1950-60) Documento
-
O CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO TEXTO: A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES FORMULADORES DOS CADERNOS PEDAGÓGICOS DE HISTÓRIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO Documento
-
O CORPO DOCENTE DA AREA DE HUMANIDADES DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-UFF. Documento
-
O Cole´gio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas (1962-1976): mergulhando em sua memória institucional Documento
-
O Conselho Federal de Educação e o planejamento educacional no Brasil (uma contribuição à História da educação brasileira) Documento
-
O DESENVOLVIMENTO DA TEMPORALIDADE NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE OS MATERIAIS E RECURSOS PEDAGÓGICOS Documento
-
O Deficiente Auditivo no Mundo do Trabalho: um estudo sobre a satisfação profissional Documento
-
O Departamento na Universidade de Fortaleza Documento
-
O Destino do mais fracos: A inclusão subalterna. Um estudo sobre alunos inseridos em classes de aceleração Documento
-
O Direito à Educação de Alunos com Deficiência: aspectos da implementação da política de educação inclusiva em Corumbá/MS Documento
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS E AS POLÍTICAS DIRECIONADAS À REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO - 2009 A 2016 Documento
-
O ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL MINEIRA: UM ESTUDO SOBRE A ABRANGÊNCIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ESTADUAIS. Documento
-
O ENSINO TECNICO INDUSTRIAL E A PROFISSIONALIZACAO DO ENSINO MEDIO Documento
-
O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A CENTRALIDADE DO PAPEL DO PROFESSOR NO TRABALHO COM JOVENS DA PERIFERIA Documento
-
O Ensino da Disciplina de Projeto Básico Sob o Enfoque do Design Social Documento
-
O Ensino de Ciências e a Perspectiva da Didática Crítica Documento
-
O Ensino de Comunicação e Expressão na 4ª série do 1º grau em Campos/RJ Documento
-
O Ensino de Matemática no Contexto das Mudanças Tecnológicas e das Novas Formas de Comunicação Documento
-
O Ensino de Matemática via Resolução de Problemas na Educação Básica: pressupostos teóricos e metodológicos Documento
-
O FUNDEF como política para o financiamento do ensino fundamental : (avaliação preliminar, o discurso do MEC, as análises dos especialistas, as divergências entre seus implementadores técnico-políticos fluminenses) Documento
-
O FUNDEF como política para o financiamento do ensino fundamental: (Avaliação preliminar, o discurso do MEC, a análise dos especialistas, a opinião de um segmento da comunidade educacional Documento
-
O Gimnasio Leopoldinense e o projeto educativo de formação da elite republicana na Zona da Mata Mineira Documento
-
O INSTITUTO DE ARTES DA UNIVERSIDADE DO DISTRITO FEDERAL: uma experiência modernista de formação de professores de Artes (Desenho e Pintura) para o Ensino Secundário (1935-1939) Documento
-
O Instituto de Educação e a construção de uma Identidade Profissional Documento
-
O Instituto de Educação e a construção de uma identidade profissional (1930-1960) Documento
-
O Instituto de Pesquisas Educacionais do Rio de Janeiro nos anos 1930 Documento
-
O JONGO, O JOGO, A ONG: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE A TRANSMISSÃO DA PRÁTICA CULTURAL DO JONGO EM DOIS GRUPOS DO RIO DE JANEIRO Documento
-
O Jardim vai á escola, a escola vai ao Jardim - A dimensão educativa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro Documento
-
O Jongo, o Jogo, a ONG: um estudo etnográfico sobre a transmissão das práticas culturais do jongo em dois grupos do Rio de Janeiro Documento
-
O Jornal do Commercio e a educação. Documento
-
O LÚDICO COMO FERRAMENTA CATALISADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EMERSON DE JESUS DA SILVA EM TERESINA-PIAUI Documento
-
O MICROENSINO COMO ALTERNATIVA DE TREINAMENTO DE HABILIDADES TÉCNICAS ESPECÍFICAS DO ENSINO DE BIOLOGIA Documento
-
O MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UFRURALRJ: MEMÓRIAS E EXEMPLARIDADE Documento
-
O Orientador educacional no Projeto Intercom: Um estudo de campo Documento
-
O PENSAR E O AGIR DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS A PARTIR DAS FISSURAS E BRECHAS DECOLONIAIS: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM FOCO NA PÓS-GRADUAÇÃO Documento
-
O PERFIL DOS DIRETORES DA ESCOLA FUNDAMENTAL E SEUS ESTILOS DE GESTÃO: UM ESTUDO A PARTIR DO SAEB 2001. Documento
-
O PNAIC NO CONTEXTO DE DOIS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS: quais os sentidos da formação para o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores? Documento
-
O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PDE-ESCOLA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO: O CASO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Documento
-
O Pensamento Pedagógico-Político de Dermeval Saviani - até que ponto Gramsci? Documento
-
O ProUni como política pública em suas instâncias macro-estruturais, meso-institucionais e microssociais: Documento
-
O ProUni como política pública em suas instâncias macro-estruturais, meso-institucionais e microssociais: uma pesquisa sobre a sua implementação pelo MEC e por duas Universidades na Região Metropolitana do Rio Documento
-
O Processo de Internacionalização na Formação Continuada : o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores-PDPP. Documento
-
O Professor da Educação Básica de 5ª à 8ª série e seus saberes profissionais Documento
-
O Programa Criança Petrobras na Maré em oito escolas públicas do maior conjunto de favelas do Brasil Documento
-
O Psicólogo no Brasil: um estudo Documento
-
O Público, o Privado e o Ensino Fluminense (1954-1970): o caso do Centro Educacional de Niterói Documento
-
O Role Playing Game e a Escola: Múltiplas Linguagens e Competências em jogo - Um estudo de caso sobre a inserção dos jogos de RPG dentro do currículo escolar Documento
-
O Saber e o Credo: Os intelectuais católicos e a doutrina da Escola Nova 91924-1940) Documento
-
O Saber e o Credo: os intelectuais católicos e a doutrina da Escola Nova (1924 - 1940) Documento
-
O Sabor do Saber: por uma formalização saborosa da leitura e da escrita Documento
-
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB): referências, agentes, e arranjos institucionais e instrumentais Documento
-
O Sítio do Pica Pau Amarelo e seu território : a cidade de Taubaté Documento
-
O Tema da Qualidade no Plano Nacional de Educação (2014-2024) Documento
-
O Território Educa e Politiza na(s) Amazônia(s): Os processos sócio-culturais da comunidade nova vida e as dinâmicas de expansão industrial em Barcelona Documento
-
O Trabalho como Princípio Educativo - Uma investigação reórico-metodológica (1930 - 1960) Documento
-
O Trabalho de Socialização de Meninos de Rua em Belém do Pará: Um estudo sobre a República do Pequeno Vendedor Documento
-
O YouTube como um lugar possível para se pensar as infâncias Documento
-
O componente pesquisa na formação e na prática dos professores das séries iniciais na visão de professores do curso normal. Documento
-
O conceito de saúde numa escola de zona insalubre Documento
-
O curso de Pedagogia no Brasil na visão de Pedagogos primordiais. Documento
-
O discurso de gestores, professores e pais sobre a qualidade das creches municipais no Rio de Janeiro Documento
-
O efeito da composição de turmas no desempenho dos alunos da rede pública estadual de Minas Gerais Documento
-
O encontro museu/escola: o que se diz e o que se faz Documento
-
O ensino das medidas de variabilidade na educação através da instrução programada: um estudo experimental sobre os efeitos de diferentes modos de resposta. Documento
-
O ensino de Estudos Sociais no Brasil: das "connexões naturaes" à integração pela via do autoritarismo (1930-1970) Documento
-
O ensino de Língua e Literaturas em perspectivas decoloniais? O que dizem os professores Documento
-
O ensino superior em Itajubá Documento
-
O estágio em museu de ciência: o museu como espaço de produção do conhecimento e formação Documento
-
O livro de imagens luminosas. Jonathas Serrano e a gênese da cinematografia educativa no Brasil [1889-1937] Documento
-
O lugar da pesquisa na formação de professores de ciências Documento
-
O magistério superior como profissão - professores de Medicina e de Enfermagem Documento
-
O mecanismo de ´feedback´ e sua utilização no ensino Documento
-
O movimento comunitário de Nova Holanda na busca do encontro entre o político e o pedagógico Documento
-
O movimento pela democratização da comunicação por jovens universitários: o caso da Enecos e sua Regional no Rio de Janeiro Documento
-
O negro em cena: a proposta pedagógica do Teatro Experimental do Negro (1944-1968) Documento
-
O nó da rede: percepções dos agentes formuladores e implementadores sobre a política de correção de fluxo da/na alfabetização Documento
-
O papel da ação e da ação mediada por computadores no processo de mudança conceitual Documento
-
O papel da computação gráfica no ensino de Desenho Industrial: A percepção de dirigentes, docentes e alunos. Documento
-
O papel da leitura e a da escrita nos movimentos de inclusão e exclusão das camadas populares na Universidade Documento
-
O papel do cego na formulação de políticas públicas de ensino do Brasil Documento
-
O papel do teatro de bonecos na construção do conhecimento Documento
-
O pedagogo e os espaços não escolares: a atuação nos museus Documento
-
O processo de municipalização do Ensino Fundamental no Estado do Rio de Janeiro e os desafios postos para a gestão educacional em três municípios: Itaboraí, Teresópolis e Angra dos Reis Documento
-
O professor da educação básica e seus saberes profissionais Documento
-
O professor de matemática no Brasil (1759-1879): Aspectos Históricos. Documento
-
O professor iniciante e suas estratégias de socialização profissional Documento
-
O professor primário da Guanabara: evasão e permanência Documento
-
O professor regente da educação básica e os estágios supervisionados na formação inicial de professores. Documento
-
O projeto alunos residentes de CIEPs: Educação e Assistência? Documento
-
O que crianças escutam, praticam e falam de religião na Escola Documento
-
O que lêem os professores em processo de formação continuada Documento
-
O que os Professores acham que aprendem com a televisão Documento
-
O regime internacional de Educação e a reforma da educação profissional e tecnológica no Brasil Documento
-
O saber da experiência de professores de séries iniciais: condições de produção e formas de manifestação Documento
-
O saber do viver - redes sociais e a transmissão do conhecimento Documento
-
O saber histórico escolar nos livros didáticos entre o universal e o particular Documento
-
O tempo de permanência do aluno na universidade Documento
-
O uso do caderno pedagógico em sala de aula no ensino fundamental da SME/RJ: Desafios e Tensões Documento
-
OBSTACULOS AO PLANEJAMENTO UNIVERSITARIO Documento
-
OS ARGONAUTAS DA CIDADANIA NO MAR DA EDUCAÇÃO: MOVIMENTOS SOCIAIS, ONGS E FUNDAÇÕES EMPRESARIAIS NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA Documento
-
OS NÓS, OS LAÇOS E A REDE: considerações sobre a institucionalização da Educação Ambiental no Brasil Documento
-
Onde estão nossos alunos? Fatores do absenteismo, evasão e não ingresso na escola Documento
-
Onde o Rio não corre para o mar: situações, experiências e construção de narrativas identitárias entre jovens do subúrbio carioca Documento
-
Organização Curricular do Ensino Supletivo / Suplência Documento
-
Organização e clima escolar de uma escola de tempo integral vocacionada para o esporte: o Ginásio Experimental Olímpico no Rio de Janeiro Documento
-
Orientação Educacional no Brasil- um estudo da evolução histórica Documento
-
Os 'argonautas da cidadania' no mar da educação: movimentos sociais, ONGs e fundações empresariais na escola pública Documento
-
Os Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna: uma análise histórica Documento
-
Os Determinantes do Êxito do Vestibular na Universidade Federal do Espírito Santo Documento
-
Os Fatores Condicionantes do Exito no Vestibular- O caso da Fundação Universidade Federal do Piauí Documento
-
Os PCNs e as propostas de uma Secretaria de Educação na construção do curriculo de uma escola pública de 5ª a 8ª séries Documento
-
Os Saberes das Docentes que trabalham em Educação Ambiental: Considerações de uma professora. Documento
-
Os Sentidos do Trabalho de Professores Itinerantes Documento
-
Os coordenadores pedagógicos de escolas da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro como mediadores das políticas curriculares. Documento
-
Os desafios da formação de professores para as séries iniciais: um olhar sobre dois cursos de Pedagogia Documento
-
Os murais escolares na perspectiva da lei 10639/03 Documento
-
Os trabalhadores e a educação popular Documento
-
Outras formas de conhecer o mundo: Educação Infantil em museus de Arte, Ciência e História Documento
-
PAIC: arranjos institucionais e capacidades estatais Documento
-
PESQUISANDO A RELAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO NO BRASIL - PERÍODO 2000-2012: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO? Documento
-
PODE ENTRAR QUE A CRECHE É SUA: Um estudo sobre a relação creche-família numa Instituição da Baixada Fluminense/RJ Documento
-
PONTES CONSTRUÍDAS: O olhar antropológico na produção acadêmica do programa de Pós-Graduação em Educação da Puc-Rio (1987-2000) Documento
-
PRINCÍPIOS DE JUSTIÇA E DE FELICIDADE: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO MORAL EM E AMBIENTES MULTICULTURAIS Documento
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E INOVAÇÃO NA UFMS Documento
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DA CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO Documento
-
Para além do campo educacional: um estudo sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) Documento
-
Parceria na formação de professores: da teoria à prática Documento
-
Parceria na formação de professores: do conceito à prática Documento
-
Pelas telas de um aramado: educação infantil, cultura e cidade. Documento
-
Pensando a inserção de políticas de formação continuada de professores em um município de pequeno porte: o que dizem os sujeitos dessa formação? Documento
-
Percepção de Qualidade em EaD Um Estudo de Caso. Documento
-
Percepção de qualidade em Educação à Distância pela Internet Documento
-
Percepções de universitários sobre o uso de dispositivos móveis de comunicação em atividades de estudo Documento
-
Percursos e Estratégias de leitura-navegação de Jovens Universitários Documento
-
Permanência e desempenho na EJA: um estudo sobre eficácia escolar no PEJA Documento
-
Permanência e desempenho na EJA: um estudo sobre eficácia escolar no Programa de Educação de Jovens e Adultos do município do Rio de Janeiro. Documento
-
Permanência no Ensino Médio Profissional: o caso do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio. Documento
-
Permissividade em Educação segundo Carl Rogers Documento
-
Pioneiros da teleducação na Guanabara Documento
-
Planejamento em uma escola pública municipal: o que falam e escrevem professoras de educação infantil, alfabetização e primeira série Documento
-
Planejamento, transmissão e avaliação do conhecimento escolar: reprodução e transformação Documento
-
Pode Entrar Que a Creche é Sua: um estudo sobre a relação creche-família numa instituição da Baixada Fluminenese/RJ Documento
-
Poder e Negociação como relações pedagógicas Memória da Pesquisa "Confronto de Sistemas de Conhecimento na Educação Popular" Documento
-
Poder, Cultura e Sustentabilidade: a educação ambiental em uma unidade de conservação Documento
-
Política Pública de Educação Penitenciária:contribuição para o diagnóstico da experiência do estado do Rio de Janeiro Documento
-
Política Pública e prática docente: quando e como se encontram no espaço escolar - A experiência de uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro Documento
-
Política pública - produção audiovisual para crianças - governo federal Documento
-
Política pública e prática docente: quando e como dialogam no espaço escolar - A experiência em uma escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro Documento
-
Políticas Públicas Educacionais dos municípios do estado do RJ: relações com os indicadores de qualidade 2005 e 2007 Documento
-
Políticas Públicas para o Ensino Médio nos anos 90: A trajetória do Colégio Pedro II - RJ Documento
-
Políticas de Ação Afirmativa e Ensino Superior: a experiência do curso de graduação em Serviço Social da PUC-Rio Documento
-
Políticas de Formação Continuada de Professores em Serviço no 1°Ciclo do Ensino Fundamental : Um Estudo de Caso sobre a Política da SME-Niterói no Período de 1996-1997,numa Escola de Camadas Populares Documento
-
Políticas de ação afirmativa e ensino superior: a experiência da UERJ na perspectiva dos professores da Faculdade de Direito Documento
-
Políticas e Práticas de Avaliação na Creche: uma pesquisa na rede pública do Município do Rio de Janeiro Documento
-
Políticas para a educação da infância no Brasil nos anos 1950/1960 Documento
-
Políticas para a infância no Brasil nos anos 1950/1960 Documento
-
Por Entre as Pedras: Arma e Sonho na Escola Documento
-
Por outras histórias possíveis. Em busca de diálogos interculturais em livros didáticos de História Documento
-
Por que não me deixar falar na língua que eu quiser ?- Educação em língua estrangeira, identidade e educação intercultural Documento
-
Por que resolver problemas na educação matemática ? : uma contribuição da escola da Gestalt Documento
-
Por um olhar transhabermasiano: a esfera pública como tecnologia cognitiva Documento
-
Por uma didática da invenção surda: Prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilíngue no município do Rio de Janeiro. Documento
-
Por uma estética de respeito às diferenças: Projeto Pátio da Fantasia Documento
-
Porque a palavra não adianta : um estudo das relações entre surdos/as e ouvintes em uma escola inclusiva na perspectiva intercultural Documento
-
Porque resolver problemas na educação matemática? Uma contribuição da escola da Gestalt Documento
-
Pra que serve a filosofia, professor? Diálogos sobre ética. Documento
-
Preparando para o vestibular: As tentativas de transformar o leitor Documento
-
Pressupostos e Institucionalização de uma Proposta Pedagógica de Libertação com Perspectivas de Opção Preferencial pelos Pobres (A experiência do Colégio Bom Pastor - Chapecó-SC Documento
-
Prioridades para Aruação da Faculdade de Educação Documento
-
Processos sócio-educativos dos animencontros: a relação de grupos juvenis com elementos da cultura midiática japonesa. Documento
-
Produção audiovisual em uma escola municipal do Rio de Janeiro: pedagogia audiovisual e habilidades sociocognitivas Documento
-
Professo, é para ler ou entender? Documento
-
Professora, fala alguma coisa boa da educação pra gente, por favor!: violência, assertividade e pressupostos arendtianos na formação docente. Documento
-
Professoras Primárias X Atividades Lúdico-Corporais: Esse jogo vai para a prorrogação Documento
-
Professores Artistas-Reflexivos de Física no ensino médio Documento
-
Professores Homens da Educação INfantil do Município do Rio de Janeiro: Vozes, experiências , memórias e histórias Documento
-
Professores Iniciantes e sua Aprendizagem Profissional no Ciclo de Alfabetização Documento
-
Professores contratados do Colégio Pedro II e seu trabalho: quando ?você sai do Pedro II e o Pedro II não sai de você!? Documento
-
Professores de pré-escola: trabalho, saberes e processos de construção de identidade. Documento
-
Professores em Aporia:as representações da falta, falhas e limites do saber docente. Documento
-
Professores em aporia: as representações da falta, falhas e limites do saber docente Documento
-
Professores mestres: a contribuição do Mestrado na formação continuada de professores da Educação Básica. Documento
-
Professores no Museu da Geodiersidade: o capital cultural nas percepções e expectativas da relação museu X escola Documento
-
Professores poetas: a autoria docente como ato ético-estético Documento
-
Profissionais de Educação, Saúde, Lazer e Cultura que trabalham com a Educação Infantil: Práticas e Concepções de Infância Documento
-
Profissionalidade docente em uma escola privada de rede Documento
-
Profissionalização do magistério: a construção da condição laboral do professor primário no Rio de Janeiro (1854-1926) Documento
-
Profissionalização docente na Escola da Ladeira - entre histórias e trajetórias, o caminho possível Documento
-
Programa ALFA e Educação Compensatória Documento
-
Programa de Auditório: o culto do lazer barato? Documento
-
Projeto AVE: uma proposta interdisciplinar de educação ambiental para o curso de Formação de Professores Documento
-
Projeto Pedagógico dos cursos de fisioterapia da região Norte à luz das Diretrizes Curriculares nacionais: (des)caminhos da aderência, potencialidade e fragilidades Documento
-
Projeto Político-Pedagógico: instrumento consensual e/ou contra-hegemônico à lógica do capital? Documento
-
Projeto Político-Pedagógico: instrumento consensual ou contra-hegemônico à lógica do capital? Documento
-
Projeto-pedagógico dos cursos de fisioterapia da região norte à luz das diretrizes curriculares nacionais: (des)caminhos da aderência, potencialidades e fragilidades Documento
-
Promoção da Saúde na perspectiva da Teoria Educacional Crítica ? A Relevância do Empowerment, Participação e Dialogicidade. Documento
-
Protagonismo Juvenil no Ensino Médio Documento
-
Prática docente e vida afetiva na creche: um estudo de caso Documento
-
Práticas Educativas & Processos de Escolarização: o caso dos professores da FUNREI Documento
-
Práticas Pedagógicas para o Ensino de Frações Objetivando a Introdução à Álgebra Documento
-
Práticas cotidianas e Identidades étnicas: um estudo no contexto escolar Documento
-
Práticas de Leitura e Escrita em uma escola na contemporaneidade: o mauscrito, o impresso e o digital Documento
-
Práticas de Leitura e a Formação do Leitor no Cotidiano da Sala de Aula Documento
-
Práticas de leitura e produção de textos nas séries iniciais : saber docente em processo de construção Documento
-
Práticas, narrativas e reflexões no diário de uma professora de alfabetização. Documento
-
Psicologia e Educação: um intertexto. Documento
-
QUALIDADE DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: O QUE PRODUZ A DIFERENÇA? Documento
-
QUANDO ALUNOS E ALUNAS SÃO RURAIS E A ESCOLA É URBANA - O SIGNIFICADO DO ENSINO MÉDIO PARA JOVENS RURAIS Documento
-
QUANDO SOBRA POUCO PARA SONHAR: O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM REDES LOCAIS EM TRÊS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Documento
-
QUEM É QUEM: os sujeitos escolares e o jeitinho brasileiro de ser cidadão Documento
-
Qualidade educacional da Rede Municipal do Rio de Janeiro: é possível percebê-la no ensino de ciências? Documento
-
Qualidade na Educação Fundamental Pública nas Capitais Brasileiras: tendências, contextos e desafios Documento
-
Qualidades educacionais e Educação em Direitos Humanos: possibilidades para uma proposta contra-hegemônica de qualidade Documento
-
Qualificação profissional do orientador educacional: sua realidade e perspectivas a partir de um estudo sobre competências Documento
-
Quando a diferença é motivo de tensão - um estudo de currículos praticados em classes iniciais do ensino fundamental Documento
-
Quando o aluno se torna professor universitário: trajetórias de professores da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (1976-1989) Documento
-
Quando os doutorandos visitam o ciberespaço: o uso de suportes digitais na produção acadêmica em um período de transições Documento
-
Que crianças são estas? - Retratos de infância a partir de cadernos de texto Documento
-
Que gênero é esse? Uma análise sobre o lugar das relações de gênero nos PCNs e PCN+ Documento
-
Quem conduz e para onde vai o PIBID? Arranjos de implementação em modelos formativos de professores: um estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior Documento
-
Quem ensina Matemática no Brasil? Um estudo dos perfis dos professores a partir dos dados do SAEB de 1997 e 1999 Documento
-
RACISMO E (IN)SUCESSO ESCOLAR: percepções e vivências escolares de adolescentes dos anos finais do ensino fundamental II Documento
-
RAZÕES DE ESCOLHA DO CURSO E TRAÇOS DE PERSONALIDADE Documento
-
REPRESANDO E DISTRIBUINDO DISTINÇÃO: A BARRAGEM DO ENSINO SUPERIOR Documento
-
Relações Raciais e Educação: Uma análise do Programa Políticas da Cor na Educação Brasileira (PPCOR) Documento
-
Relações de professores com a escrita: Um estudo em duas escolas de formação Documento
-
Relações e concepções de crianças com/sobre a natureza: Um estudo em uma escola municipal Documento
-
Relações e estilos burocráticos na política pública de Midiaeducação no Município do Rio de Janeiro entre 1993 e 2016 Documento
-
Relações entre adultos e crianças no berçário de uma creche pública na Cidade do Rio de Janeiro: técnicas corporais, responsividade, cuidado Documento
-
Relações entre capacidades estatais e qualidade da educação infantil em dezessete municípios fluminenses Documento
-
Relações entre crianças e adultos no berçário de uma creche pública na Cidade do Rio de Janeiro: técnicas corporais, responsividade, cuidado. Documento
-
Relações entre o indice de dogmatismo do orientador educacional e a percepção deste traço por parte do aluno na relação de aconselhamento Documento
-
Repetentes e pseudo-desistentes da 1ª série do 2° grau: o que pensam, o que se pensa deles Documento
-
Repetência em escolas de prestígio: Quanto, quando e como acontecem Documento
-
Representações Sociais do Cyberbullying na Mídia e na Escola Documento
-
Representações sobre o meio ambiente em Nova Divinéia Documento
-
Resistências na formação docente de Ciências e Biologia: Educar para diversidade sexual e de gênero Documento
-
Responsabilização e Resultados Escolares no Rio de Janeiro Documento
-
Ressignificando a Gravidez na Adolescência na escola: como as percepções das alunas e dos alunos estão permeadas pelas relações de gênero? Documento
-
Ressonâncias de uma arte do punho uma etnografia da aprendizagem de Chen Shi Taijiquan na diáspora chinesa da cidade de São Paulo (Brasil) Documento
-
Resultados Escolares e Responsabilização no Rio de Janeiro Documento
-
Retrato em branco e preto de hibridismo midiático: práticas culturais dos estudantes de licenciatura da UFRJ, futuros professores Documento
-
Retratos de família: Uma análise das imagens, concepções e valores presentes nos livros didáticos", apresentada por Dione Dantas do Amaral Documento
-
Rotatividade de Professores na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro Documento
-
SALA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PRIVADA DO SUBÚRBIO CARIOCA: ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL? Documento
-
SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS Documento
-
SOCIOINTERACIONISMO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROGRAMA QUINTA DIMENSÃO Documento
-
Saberes Docentes na Educação em Direitos Humanos Documento
-
Saberes e práticas de formadores de professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais Documento
-
Sala de professores de uma escola de rede do subúrbio carioca: espaço de socialização profissional? Documento
-
Secreto e Revelado, Tácito e Expresso: o preconceito contra/entre alunos surdos Documento
-
Sequências instrucionais determinadas pelo professor segundo níveis de conhecimento Documento
-
Setor Educativo de Museus de Ciência da cidade do Rio de Janeiro::Desafios e perspectivas Documento
-
Sinal fechado: representações e práticas de leitura de alunos do ensino médio de uma escola pública carioca Documento
-
Sobre formas de se aprender com o cinema: um estudo a partir da agenda- diário de Leandro Konder Documento
-
Somos Grandes - Produção cultural de jovens na Cidade de Deus Documento
-
Somos todos ciborgues: a tese da mente estendida e as tecnologias digitais na educação Documento
-
Sonhando com o ideal, pisando no real, fazendo o possível: trabalho e vida de professores comprometidos com a profissão docente há mais de 30 anos Documento
-
Sucesso Escolar: O Que Isso Representa? Documento
-
Sujeitos à escola ou sujeitos da escola? :a elaboração das identidades de alunos do ensino médio durante a produção de um roteiro de vídeo Documento
-
Sujeitos à escola ou sujeitos da escola? A elaboração das identidades de alunos do Ensino Médio durante a produção de um roteiro de vídeo Documento
-
Só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder: escolhas e usos dos livros didáticos de História em escolas municipais. Documento
-
TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES DE ADULTOS: UM ESTUDO ANALÍTICO DA PUC-RIO NO NORDESTE Documento
-
TRABALHO DOCENTE: DE PORTAS ABERTAS PARA O COTIDIANO DE UMA ESCOLA PRISIONAL Documento
-
TRAJETÓRIA DA POLÍTICA DE CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI-RJ (1999-2012): Análise do processo de recontextualização do discurso pedagógico nos textos oficiais Documento
-
TV Castro Alves: a imagem, o sonho e o ritual em uma experiência educativa de trabalhadores da periferia urbana Documento
-
TV Escola e Educação à Distância: a palavra, a imagem e o professor na era da informação Documento
-
TV Maré: espelho do cotidiano - uma experiência de vida popular Documento
-
Tecendo redes de aproximações e apropriações simbólicas: uma interpretação do conteúdo do Almanaque do Aluá Documento
-
Tempo-Rei: a noção de tempo em adolescentes de 10 a 14 anos - implicações para o ensino da História; Documento
-
Teologia e Educação:Um diálogo necessário Documento
-
Teoria e Prática de Extensão Universitária: Uma abordagem Política e Filosófica Documento
-
Teoria e prática no processo de formação de alfabetizadores de adultos: um estudo analítico da experiência da PUC-Rio no Nordeste Documento
-
Teoria, Saber docente e formação de professores de ciências Documento
-
Texto e contexto da relação aluno, escola e saber Documento
-
Tolera é pouco?: por uma filosofia da educação a partir do conceito de tolerância Documento
-
Tolerar é pouco? Por uma filosofia da eduação a partir do conceito de tolerância Documento
-
Tornar-se quilombola: Políticas de Reconhecimento e Educação na Comunidade Negra Rural de Santana. Documento
-
Tornar-se uma escola quilombola: Caminhos e descaminhos de uma experiência no quilombo Santa Rita do Bracuí, Angra dos Reis (RJ) Documento
-
Trabalho e Desemprego: Uma tentativa de entendimento Documento
-
Trabalho, Educação, Música e Arte: o ensino de música nas escolas públicas do Estado da Guanabara (1960 a 1975) Documento
-
Trajetórias Formativas dos Professores dos Cursos de Letras e Matemática, da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Documento
-
Trajetórias de professores: narrativas que trazem a palavra escrita. Documento
-
Trajetórias de vida de professores formadores: a constituição de habitus profissionais Documento
-
Trajetórias docentes e desenvolvimento da profissionalidade: a busca pelos marcos provocadores de mudanças Documento
-
Trilhas na natureza: Jogo de percurso e reencantamento Documento
-
Três investigações sobre escalas de proficiência e suas interpretações Documento
-
Tudo de novo no Front: O impresso como estratégia de legitimação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (1952-1964) Documento
-
Tutor, professor ou suporte virtual? Um estudo sobre identidade profissional em construção no contexto da EaD. Documento
-
UM ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 4º CICLO DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM Documento
-
UM ESTUDO SOBRE A PERCEPCAO DAS FUNCOES DA AVALIACAO POR PROFESSORES DE I GRAU Documento
-
UM PERCURSO COM OS BOLETINS DA CAPES: ANÍSIO TEIXEIRA E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (1951-1964) Documento
-
UMA POLÍTICA, VÁRIAS CAMADAS Os desafios da implementação do Novo Ensino Médio no Brasil Documento
-
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM RASCH COM MULTI-FACETAS NAS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS EM LARGA ESCALA Documento
-
Um Micro estudo do Tempo Instrucional e a Estratégia de Aprendizagem para o Domínio Documento
-
Um Modelo de Análise para a Formação do Magistério Primário Documento
-
Um estudo da atuação de professores licenciados: relato de uma observação participante Documento
-
Um estudo da prática pedagógica de professores de Matemática do IV ciclo da Rede Municipal de Belém Documento
-
Um estudo das dimensões do encontro pedagógico do Logos II do Piauí Documento
-
Um estudo piloto sobre as possibilidades da inclusão da expressão corporal nos curriculos de 1o grau Documento
-
Um estudo sobre 'clima de classe'em ensino de 1o. grau Documento
-
Um estudo sobre as dificuldades de aprendizagem das crianças de 1a. série do 1o. grau que entram em recuperação Documento
-
Um estudo sobre o Coordenador Pedagógico: sua identidade, seu trabalho e formação continuada no cotidiano escolar. Documento
-
Um estudo sobre o papel da Documento
-
Um estudo sobre o papel da "Monografia para Economistas" no contexto do currículo de Economia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Documento
-
Um estudo sobre uma proposta educacional "inovadora" no contexto de reforma educacional da rede municipal de educação do Rio de Janeiro Documento
-
Um objeto de ensino chamado história- A disciplina de história nas tramas da didatização Documento
-
Um olhar no passado : memórias de infância em Tanguá Documento
-
Um palco para o Conto de Fadas: Uma experiência teatral com crianças na Educação Infantil Documento
-
Um percurso com os boletins da CAPES: A contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da Pós-Graduação no Brasil (1951-1964) Documento
-
Um salto para o futuro: análise de uma experiência Documento
-
Um sujeito chamado adolescente - uma reflexão sobre suas práticas culturais na contemporaneidade Documento
-
Uma análise hermenêutica acerca do preconceito e do diálogo na educação Documento
-
Uma Avaliacao Sobre O Uso da Linguagem Logo No Processo de Construcao de Nocoes Topologicas. Documento
-
Uma Casa Exemplar. Pedagogia, Memória e Identidade No Museu Imperial de Petrópolis Documento
-
Uma escola da ou para a periferia? A produção das qualidades e dos direitos em uma escola de Duque de Caxias Documento
-
Uma estratégia de aprendizagem para o domínio da Estatística Educacional Descritiva I baseada em módulo: um estudo experimental Documento
-
Uma universidade de pesquisa frente 'a formação de professores Documento
-
Universidade e Formação de Professores: uma perspectiva integradora. A Universidade de Educação" de Anisio Teixeira (1935 - 1939) Documento
-
Usos e Apropriações dos "Sem-Telas" na rede: Um estudo comparativo sobre as condições de acesso dos jovens à Internet no Brasil e na Itália. Documento
-
Usos e Autoria de Recursos Educacionais Digitais: um estudo de caso com os professores do Paraná Documento
-
Usos e apropriações dos 'sem-tela' na rede: um estudo comparativo sobre as condições de acessodos jovens no Brasil e na Itália Documento
-
Utopia e Razão: pensando a formação ético-política do homem contemporâneo Documento
-
Validação de Módulos Instrucionais sobre a utilização de recursos de Ensino em cursos de formação de professores Documento
-
Variáveis Econômicas, sociais e educacionais que incidem na mobilidade social e econômica das populações de baixa renda Documento
-
Verdades e Pedagogias na Educação Sexual em uma Escola Documento
-
Violência e Cotidiano Escolar: Possibilidades de Minimização Documento
-
Violência, educação e diálogos Documento
-
Visões de Mundo e Projetos entre Trabalhadores Técnicos de Nível Médio Documento
-
Viver em Yiddish: embalo, infância, memória e narrativa Documento
-
Vozes diluídas, camufladas ou exaltadas na fronteira entre a autoria e o plágio Documento
-
Vozes presentes no currículo: um estudo a partir da Matriz Curricular de Matemática para o SAEB 97 Documento
-
não houve Documento
-
o impacto do programa criança nas escolas da Maré Documento
-
professores universitários: seus valores e a opção pela Educação Ambiental Documento
-
relações raciais e educação: uma análise do programa políticas da cor Documento
-
Áreas de formação e diferenciação institucional: evidências de estratificação dos estudantes no ensino superior brasileiro Documento
-
É Pecado Desenhar Deus? Documento
-
É TUDO OU NADA? CAMINHOS DA EXPANSÃO (ANOS 2000) NO COLÉGIO PEDRO II: DA TRADIÇÃO À INOVAÇÃO Documento
-
“Sites de Obaid”: o que incomoda as crianças na Internet Documento
... mais
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade