Language and Teaching
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
(Re)(des)construção das identidades do sujeito mulher no facebook: o corpo em (dis)curso. Documento
-
?Cemitério, Formigas e caçada: leitura com suspense em Lygia Fagundes Telles? Documento
-
?LER É DANÇAR?: UM OLHAR SOBRE A RECEPÇÃO DE LEITURA DE POESIA COM CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A ABORDAGEM DO INTERCULTURAL EM ATIVIDADES COM TEXTOS LITERÁRIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FLE Documento
-
A AUTOESTIMA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL Documento
-
A Canção de expressão francesa como um gênro didatizado propiciador das trocas interculturais na aula de FLE Documento
-
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ENTRE A ASFIXIA E A RESISTÊNCIA: POLÍTICA DE SIGNIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS “ESCOLA SEM PARTIDO” E “PROFESSORES CONTRA O ESCOLA SEM PARTIDO” Documento
-
A LEITURA COMO EXPERIÊNCIA SÓCIOCOGNITIVA NAS TURMAS DE 5º ANO E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A LITERATURA NO ENEM: questionamentos, perspectivas e propostas Documento
-
A Leitura de Eu Chovo, Tu Choves, Ele Chove na Sala de Aula: humor, encenação e recepção Documento
-
A POESIA DE ALICE RUIZ: ENTRE A PRÁTICA DA LEITURA E A RECEPÇÃO. Documento
-
A PRESCRIÇÃO OFICIAL E O PENSAMENTO DOCENTE SOBRE AVALIAÇÃO E ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS Documento
-
A Poesia de Manuel Bandeira em livro didático de Literatura do Ensino Médio Documento
-
A RECEPÇÃO DA POESIA DE AUTORIA FEMININA POR MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Documento
-
A RECEPÇÃO DA POESIA DE SÉRGIO DE CASTRO PINTO NO ENSINO MÉDIO Documento
-
A RECEPÇÃO DE POESIA EM SALA DE AULA: UMA VIVÊNCIA COM ALUNOS DO 4ª ANO Documento
-
A Referenciação em Gramáticas do Ensino Médio Documento
-
A Reflexão na formação inicial de professores de Língua Inglesa Documento
-
A SITUAÇÃO É QUEM FAZ O LEITOR: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE OS SUJEITOS DE ENSINO DA EJA NA LEITURA DE CHARGES Documento
-
A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental. Documento
-
A abordagem intercultural na formação de Professores de FLE: entre as representações sociais e o paradigma reflexivo. Documento
-
A análise lingüística em benefício da leitura: uma proposta para o estudo do adjetivo. Documento
-
A constituição do sujeito-professor em ambiente virtual: Identidade e subjetividade Documento
-
A constituição dos sujeitos-professores em ambiente virtual: identidade e subjetividade Documento
-
A constituição histórica da escrita no discurso de manuais didáticos de língua portuguesa do século XX. Documento
-
A constituição histórica da leitura como objeto de ensino: o discurso oficial e o didático (1930-1950). Documento
-
A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. Documento
-
A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros. Documento
-
A didatização da escrita por graduandos do curso de Letras. Documento
-
A escrita acadêmica do pesquiasador iniciante: abstracts em eventos científicos Documento
-
A escrita na internet: de post em post o twitter se configura como espaço discursivo. Documento
-
A face otimista da poesia de Augusto dos Anjos Documento
-
A interlocução intermediada pelo gênero carta ao autor na sala de aula Documento
-
A interlocução mediada pelo gênero carta na sala de aula Documento
-
A leitura de Eu Chovo, Tu Choves, ele Chove; Humor, Encenação e Recepção Documento
-
A leitura em sala de aula: uma abordagem multimodal de textos publicitários Documento
-
A literatura de cordel e a formação continuada de professores. Documento
-
A percepção da condição feminina moçambicana e afro-brasileira: uma leitura de contos de Lília Momplé e Conceição Evaristo na sala de aula. Documento
-
A planificação do conteúdo temático em produções de textos dissertativos-argumentativos no Ensino Médio: Um olhar para a base e orientação docente e as implicações nos textos dos alunos Documento
-
A poesia de Manuel Bandeira em livros didáticos de literatura do Ensino Médio Documento
-
A política de significação no discurso dos PCN: ética, sujeito e ensino Documento
-
A poética do espaço na teia narrativa: da crítica à sala de aula Documento
-
A recepção da leitura literária: uma experiência com livros da coleção Literatura em minha casa. Documento
-
A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. Documento
-
A tragédia clássica grega: uma vivência com a Antígona, de Sófocles, na sala de aula. Documento
-
ABORDAGEM COMUNICATIVA: APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DE PRODUÇÃO ORAL EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA. Documento
-
ADIVINHAS EM SALA DE AULA: O BRINCAR COMO ESTÍMULO À FORMAÇÃO DE LEITORES Documento
-
ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ENUNCIATIVOS NA LEGENDAGEM DE LADY VIOLET, EM DOWNTON ABBEY (1T), À LUZ DA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E DA PRAGMÁTICA Documento
-
ANALISANDO INSTRUÇÕES EM PÁGINAS VIRTUAIS PARA A PRODUÇÃO DE RESUMOS ACADÊMICOS Documento
-
ANNE OF GREEN GABLES: ANÁLISE IMAGÉTICO-TEXTUAL ENTRE LIVRO E NOVELA GRÁFICA PELA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA Documento
-
ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE TRADUÇÃO EM TEXTOS TRADUZIDOS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS POR APRENDIZES DO CURSO DE LETRAS DA UFCG Documento
-
APRENDIZAGEM POR DESIGN: "MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO" DE ESTAGIÁRIAS DE UM CURSO DE LETRAS - LÍNGUA INGLESA Documento
-
APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICAPOR PROFESSOR EM FORMAÇÃO E IMPLICAÇÕES NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA Documento
-
ARTICULAÇÕES ENTRE PALAVRAS E IMAGENS EM LIVROS ILUSTRADOS: ESTRATÉGIAS DE LEITURA. Documento
-
AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES Documento
-
Agenciando a escrita no ensino fundamental: estudo do gênero resenha cinematográfica Documento
-
Agir docente no ensino dos gêneros orais: cenas de formação e de atuação em sala de aula. Documento
-
Americanah: a literatura africana no ensino de inglês como língua estrangeira. Documento
-
Análise de material didático na perspectiva da aprendizagem multimodal em um curso técnico integrado. Documento
-
Apropriação da escrita acadêmica por professor em formação e implicações na sua prática pedagógica. Documento
-
As "Cartas Chilenas", de Tomás Antonio Gonzaga, as "Novas Cartas Chilenas", de José Paulo Paes: perspectivas críticas e metodológicas Documento
-
As mulheres da cidade em Lima Barreto: apreciação crítica e recepção de contos na sala de aula Documento
-
Atividades de escrita em contextos de educação a distância. Documento
-
BRINCANDO COM A BICHARADA: A LEITURA DE SEXTILHAS E FOLHETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I Documento
-
Brincando de roda com a cultura popular Documento
-
CANÇÕES EM PORTUGUÊS, FRANCÊS E ESPANHOL E A INTERCOMPREENSÃO NA ÁFRICA: PROPOSTA PLURILÍNGUE PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA Documento
-
CATEGORIAS DE TRADUÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS INSTRUMENTAL: UMA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA Documento
-
Caracterização e Adaptação: o uso de sequências didáticas para o ensino focado na prática de análise linguística Documento
-
Categorias de Tradução e o Ensino de Línguas Estrangeiras Documento
-
Categorias de tradução em sala de aula de línguas estrangeiras Documento
-
Cemitério, formigas e caçada: leitura com suspensa em Lygia Fagundes Telles Documento
-
Cinema e literatura: a adaptação como suporte à leitura literária em contexto de ensino do francês língua estrangeira (FLE). Documento
-
Com Graça na escola: da ficção à realidade da sala de aula. Documento
-
Com o cordel na mão: uma experiência de leitura com A Viuvinha de José de Alencar. Documento
-
Competência leitora requerida no Enem Documento
-
Compreensão oral em língua inglesa e conhecimento metacognitivo de professores em formação inicial Documento
-
Concepções de ensino de pontuação em sala de aula das séries iniciais (3ª e 4ª): contribuições para a formação do professor Documento
-
Conectores, conjunções ou operadores: Flutuação terminológica no tratamento das unidades linguísticas Documento
-
Conteúdos de Língua Portuguesa em Videoaulas do Projeto "ENEM na palma da mão" Documento
-
Conteúdos de língua portuguesa em ambientes da web. Documento
-
Cordel na comunidade: formando leitores entre o riso, o silêncio e o encantamento. Documento
-
Cultura do outro, memória e representatividade feminina em Broderies,de Marjane Satrapi Documento
-
DA SALA DE AULA AO BLOG: CAMINHOS DE LEITURA DO POEMA Documento
-
DA SALA DE AULA AO BLOG: CAMINHOS PARA A LEITURA DE POEMAS Documento
-
DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA ACADEMIA: INVESTIGAÇÃO LONGITUDINAL DO PERCURSO DE LICENCIANDOS EM LETRAS Documento
-
DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: RECONFIGURANDO ATIVIDADES DE LEITURA EM PROPOSTAS DE SD Documento
-
DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO MEMÓRIA LITERÁRIA NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA Documento
-
DIDATIZAÇÃO DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS COM BASE EM REDAÇÕES DO ENSINO MÉDIO Documento
-
DO ADVENTO À PROPOSTA: A DIDATIZAÇÃO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM DOCUMENTOS PARAMETRIZADORES PARA O ENSINO MÉDIO Documento
-
Da Tradição Gramatical à Prática de Análise Linguística: O Substantivo em Livros didáticos de Ensino Médio Documento
-
Da experiência leitora à formação: um encontro com a literatura infantil Documento
-
Da imaginação às páginas, do livro à sala de aula: Cinderela em Narizinho Arrebitado e em Cara de Coruja. Documento
-
Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre Acama de Lygia Bojunga Nunes Documento
-
Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A Cama deLygia Bojunga Nunes Documento
-
Da literatura para o cinema: tradução intersemiótica e construção narrativa de Don Quijote de La Mancha (Miguel de Cervantes) para Donkey Xote (José Pozo). Documento
-
Das letras de música de forró à leitura das normalistas: sujeito mulher, identidade e estereótipo. Documento
-
Das mãos dos pretos à identidade negra: contos africanos de língua portuguesa em uma escola quilombola Documento
-
De "estrangeiro" @ "naturalizado": flagrantes do processo de inclusão digital de uma professora da educação básica. Documento
-
De poesia muitas vozes, alguns sinais: vivências e descobertas na apreciação de poemas por Surdos Documento
-
De poesia, muitas vozes, alguns sinais: vivências e descobertas na apreciação e leitura de poemas por surdos. Documento
-
Demanda profissional e letramento(s) em contexto de Educação de Jovens e Adultos. Documento
-
Desvendando o espaço em contos de Ricardo Ramos: experiências de leitura compartilhada Documento
-
Didatização de saberes sobre leitura e escrita em ambientes digitais para exames de larga escala. Documento
-
Diversidade linguística em textos literários de livros didáticos de espanhol. Documento
-
Do cinema para a HQ: tradução intersemiótica e adaptação em Menino-Aranha, de Maurício de Sousa. Documento
-
Duas traduções de Waiting for Godot para o Brasil: o jogo do absurdo de Beckett em português Documento
-
EL CORAZÓN DE LOS PÁJAROS: A LITERATURA HISPANICOAFRICANA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA Documento
-
ENSINAR PORTUGUÊS É UM TRABALHO: UMA VISÃO ERGONÔMICA DA ATUAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
ENSINO DE LEITURA: REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES DE LEITURA E RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR-ALUNO-TEXTO Documento
-
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES DE LEITURA E RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR-ALUNO-TEXTO Documento
-
ENTRE BRINCADEIRAS, NATUREZA E CANÇÕES: RECEPÇÃO DE POEMAS INFANTIS DE CECÍLIA MEIRELES NA SALA DE AULA Documento
-
ERA UMA VEZ: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BELA ADORMECIDA DE PERRAULT E ADORMECID: CEM ANOS PARA SEMPRE, DE MASTROBERTI Documento
-
ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ NAS (SÓCIO)INTERAÇÕES EM SITUAÇÃO DE SEMINÁRIO: UM ESTUDO DE FACES Documento
-
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NA DEFINIÇÃO DO CONSENSO POLÍTICO: A PROPAGANDA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA DO GOVERNO MICHEL TEMER Documento
-
El amor en los tiempos del cólera: romance e cinema formando leitores literários em aulas de língua espanhola. Documento
-
El tiempo entre costuras sob uma perspectiva histórica, ficcional e intercultural em aula de espanhol como língua estrangeira. Documento
-
Encontro com Lalino e Cancão: estranhamentos e parecenças na vivência do texto literário em sala de aula Documento
-
Ensinar português é um trabaho: uma visão ergonômica da atuação de professores Documento
-
Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira e Tradução: um estudo de caso sobre o uso dos pretéritos Documento
-
Ensino de Pronúncia: Técnicas e Modelos em aulas de Língua Inglesa. Documento
-
Ensino de libras para aprendizes ouvintes: a injunção e o espaço como dimensões ensináveis do gênero instrução de percurso. Documento
-
Ensino, Poesia e Formação de Professores: vivência com vozes da lírica feminina Documento
-
Entre Terra Sonâmbula e Sleepwalking Land: as (im)possibilidades da tradução literária. Documento
-
Entre a cruz e a espada: relações discursivas paradoxais entre o papa Francisco e o movimento feminista. Documento
-
Entre as brincadeiras de roda e o encantamento dos poemas infantis: vivências literárias por alunos do ensino fundamental. Documento
-
Entre boneca, rosas e retalhos da vida: recepção de Lobato na sala de aula. Documento
-
Entre cigarras e formigas: Leituras e recepção de Esopo, La Fontaine, Lobato e Manoel Monteiro Documento
-
Entre lobos e bruxas: recepção de narrativas de Rosa Amanda Strausz. Documento
-
Entre os apitos da casa-de-força, "A Barragem": da análise textual à sala de aula Documento
-
Entre os apitos da casa-de-força, A Barragem: da análise textual à sala de aula. Documento
-
Escolas e escolhas: entre o literário e o paradidático. Documento
-
Escolhas Lexicais em Redações Escolares como Produto de Orientações para o Ensino de Produção Escrita Documento
-
Escrit(ur)a de si nos emaranhados das redes sociais: sentidos e efeitos na (re)construção da identidade de estudantes do ensino médio Documento
-
Estudo da competência argumentativa de alunos do ensino fundamental. Documento
-
Falando de poesia, leitura e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso Documento
-
Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso. Documento
-
Fernando Sabino: crônicas do cotidiano do 8o ano do ensino Fundamental Documento
-
Formação continuada de professores de letras frente às implicações do letramento digital. Documento
-
Formação de instrutores: uma experiência que prepara surdos para a docência. Documento
-
Formação de professores de língua inglesa em tempos (pós)modernos: a criticidade em foco Documento
-
Formação de professores para letramentos digitais:do oficial ao olhar docente Documento
-
Funcionamento de projetos pedagógicos sob o olhar de agentes escolares da educação básica. Documento
-
Funcionamento de recursos tecnológicos em atividades de ensino de língua portuguesa na prática escolar Documento
-
Gêneros textuais no ensino médio: uma experiência com o artigo de opinião Documento
-
Histórias de letramento de sujeitos egressos da Educação de Jovens e Adultos. Documento
-
Histórico de letramento e práticas letradas em redações de vestibular. Documento
-
Hoje é dia de Maria: intertextualidade e vivências em sala de aula. Documento
-
IMPACTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DO ENSINO DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
Impactos no estudo da escrita produzidos nos textos de graduandos em Letras. Documento
-
Intercompreensão de línguas românicas através de documentos audiovisuais: uma proposta metodológica para o ensino de línguas estrangeiras. Documento
-
Intercompreensão de línguas românicas e literatura na educação de jovens e adultos para a formação humana. Documento
-
Ironia em crônicas de Carlos Heitor Cony: uma proposta de ensino. Documento
-
Itens culturais-específicos na antologia The Complete Stories, de Clarice Lispector, tradução de Katrina Dodson: uma análise das estratégias tradutórias. Documento
-
Jorge Amado em tradução: estrangeirização e domesticação de termos culturais em Gabriela, Clove and Cinnamon. Documento
-
L'amour, la fantasia, de Assia Djebar: a literatura em aula de FLE como lugar de resistência feminina. Documento
-
LEITURA EM AULAS DE INGLÊS COM O GÊNERO REPORTAGEM Documento
-
LEITURAS E LEITORES DE CORAÇÕES SOLITÁRIOS - alternativas para a abordagem do conto em sala de aula Documento
-
LETRAMENTO PROFISSIONAL EM CONTEXTO DOCENTE: PERFOMANCE DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS Documento
-
Leitura de Poesia: Uma Experiência na Alfabetização. Documento
-
Leitura literária em aula de francês língua estrangeira: a tradução como um caminho possível. Documento
-
Leitura literária na educação infantil: narrativas como caminho para a fruição Documento
-
Lembrar para não esquecer: memória, história e ficção em aula de língua espanhola. Documento
-
Lendo Isabel Minhós Martins para os pequenos: as contribuições das estratégias de leitura para formação do leitor literário. Documento
-
Letramentos digitais: um estudo com a mediação do smartphone no estágio supervisionado de língua inglesa no ensino médio. Documento
-
Letramentos e formação de professores em ambiente virtual: do escolar ao profissional. Documento
-
Literatur e descentramento:uma análise dos aspectos paratópicos da obra de hilda hilst Documento
-
Literatura africana para crianças pelos caminhos da intercompreensão de línguas românicas. Documento
-
Literatura no vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3a série do ensino médio Documento
-
Livro didático de português: da proposta teórico-metodológica às adaptações para o ensino da escrita. Documento
-
Línguas, literatura e intercompreensão: estudo sobre as representações de professores. Documento
-
MULHER, DA MARGEM PARA O CENTRO DA AULA: LEITURAS E DISCUSSÕES SOBRE O FEMININO EM CONTOS DE MARIA VALÉRIA REZENDE. Documento
-
Manual do professor de língua portuguesa: da caracterização do gênero à leitura dos professores. Documento
-
Manual do professor de língua portuguesa: da construção do gênero à leitura dos professores Documento
-
Manuel Bandeira, cultura popular e escolarização: uma experiência com poemas no 9º ano. Documento
-
Materiais digitais no ensino de língua portuguesa: do planificado ao realizado. Documento
-
Memória e Funcionamento do Discurso sobre Ensino de Língua Portuguesa em Gramáticas Pedagógicas Documento
-
Memórias de família: uma experiência de leitura literária no ensino fundamental com a obra Por parte de pai, de Bartolomeu Campos Queirós. Documento
-
Metalinguagem e ensino: vivência com poemas de Ferreira Gullar Documento
-
Metalinguagem e ensino: vivência com poemas de Ferreira Gyllar Documento
-
Mobilização de conhecimentos sobre utilização de recursos tecnológicos digitais na formação acadêmico-profissional de professores de língua portuguesa. Documento
-
Multiletramentos nas trilhas da formação de diretores em arte e mídia. Documento
-
O 'debate' no ensino de português: do livro didático à sala de aula Documento
-
O Agir Didático Instrucional de Professores de Língua Portuguesa em Orientações para a de Escrita de Gêneros Textuais Documento
-
O DISCURSO SOBRE A LÍNGUA NO ENEM: ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DA HETEROGENEIDADE Documento
-
O EIXO SOBRE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA BNCC: estudo sobre (des)continuidades na elaboração da proposta Documento
-
O Eu que ser quer negro: Recepção de contos de Cuti por professores Documento
-
O Exame Nacional do Ensino Médio como Gênero do Discurso Documento
-
O INTERDISCURSO E O ETHOS EM O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS DIÁRIOS DE LEITURA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II Documento
-
O LIVRO DIDÁTICO E O PROFESSOR EM AULAS DE COMPREENSÃO ORAL DE LÍNGUA INGLESA: PRODUTO OU PROCESSO? Documento
-
O LÚDICO NO TEXTO DRAMÁTICO INFANTIL: A MENINA E O VENTO E CUENTOS DE VEREDA Documento
-
O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA: DA LEITURA DO TEXTO À EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA. Documento
-
O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DE LEITURA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE LETRAS Documento
-
O Preço da Mentira: Pinóquio e o Conto de Fada Cordelizado na Educação Infantil Documento
-
O Vôo da Guará Vermelha: Leitura e Recepção Documento
-
O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio. Documento
-
O balé dos canibais Documento
-
O desempenho do/a ledor/a em situações de prova em tinta junto a pessoas cegas (PC). Documento
-
O dinamismo da linguagem em alguns contos de primeiras estórias. Documento
-
O diálogo crítico-colaborativo na formação de professores: ambivalências na representação da identidade docente na produção de materiais didáticos. Documento
-
O diálogo entre o ensino de literatura inglesa e o cinema: método e recepção. Documento
-
O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental. Documento
-
O ensino de escrita segundo a BNCC: transposição didática e proposta curricular para o ensino fundamental. Documento
-
O ensino de gramática e a Formação docente: a INOV/CONSERV Ação influenciando a prática pedagógica Documento
-
O ensino de gramática e a formação docente: a inovação/conservação influenciando a prática pedagógica. Documento
-
O enunciado de atividades escolares como gênero textual. Documento
-
O funcionamento discursivo do gênero canção no exame nacional do ensino médio. Documento
-
O genocídio na narrativa Le Livre d?Élise: literatura, memória e história no ensino de Francês como Língua Estrangeira Documento
-
O graduando de letras e a escrita: entre representações e vozes como espaço de ação discursiva. Documento
-
O inglês em tempos de globalização: uma crítica aos efeitos do discurso neoliberal no ensino/aprendizagem de ILE no Brasil. Documento
-
O inglês prêt-à-porter da mídia: representações ou verdades nas propagandas de escolas de idiomas? Documento
-
O leitor e a janela da torre Documento
-
O leitor e a janela da torre: a perspectiva narrativa e a interpretação de São Bernardo por alunos de História. Documento
-
O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário. Documento
-
O licenciando de letras: práticas (multi) letradas no ensino superior. Documento
-
O livro didático de Inglês - uma análise a partir da Base Curricular Comum/PE Documento
-
O maravilhoso de Rowling encontra-se com o fantástico de Rosa na sala de aula. Documento
-
O poema infantil em livros didáticos do ensino fundamental nas últimas três décadas Documento
-
O processo de transposição didática no jornal e na escola. Documento
-
O romance Vidas Secas em sala de aula: da leitura à apropriação do texto pela performance. Documento
-
O texto escrito no ensino fundamental: uma análise das contribuições dadas pelo professor sobre as condições de produção. Documento
-
O trabalho com a produção do artigo científico: implicações na construção do letramento acadêmico e da autoria. Documento
-
O trabalho do professor com o blog Documento
-
O uso do facebook em aulas de língua inglesa na perspectiva dos multiletramentos. Documento
-
OS SABERES LITERÁRIOS EMERGENTES NOS CREI?S DE JOÃO PESSOA-PB Documento
-
Os discursos sobre a violência na escola: As relações interdiscursivas constitutivas dos comentários de notícias virtuais Documento
-
Os efeitos de uma formação docente imersiva em um programa internacional: percepções e mudanças. Documento
-
Os espaços de indeterminação e as implicitudes do leitor em Coraline, de Neil Gaiman. Documento
-
Os gêneros do discurso e o ensino-aprendizagem de leitura no LDP: historicização e desistoricização da linguagem e dos sujeitos. Documento
-
Os sujeitos de ensino na página policial: uma análise das identificações dos sujeitos professor e aluno construídas no gênero notícia Documento
-
PALESTRA NA ESCOLA: UM GÊNERO ENSINÁVEL? Documento
-
POESIA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA: estudo de poemas e vivência em sala de aula Documento
-
POESIA VISUAL E ENSINO: VIVÊNCIA EM SUPORTES DISTINTOS Documento
-
PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO: INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA JUNTO A ALUNOS DE UM PROGRAMA DE CORREÇÃO DE FLUXO Documento
-
PRÁTICAS DE LEITURAS REALIZADAS A PARTIR DE POSTAGEM DE VÍDEOS EM REDES SOCIAIS Documento
-
Perspectivas de Leitura e Ensino de Literatura na Formação Docente do Curso Magistério, Documento
-
Perspectivas paradigmáticas e contribuições metodológicas no ensino de verbo nos anos iniciais do nível fundamental. Documento
-
Poema Visual e Ensino: vivência em suportes distintos Documento
-
Poesia infantil e leitura compartilhada: uma metodologia possível para a percepção do idoso em sala de aula. Documento
-
Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula. Documento
-
Produzindo crônicas: um estudo a partir da Olimpíada de Língua Portuguesa Documento
-
Programa Ensino Médio Inovador: um olhar sobre a formação continuada de professores. Documento
-
Práticas de leitura e escrita e a construção de conhecimentos fonético-ortográficos e morfossintáticos de alunos da EJA Documento
-
Práticas de letramento e concepção de leitura no ensino de língua inglesa. Documento
-
QUE ESTRANHO! ISSO ME PARECE FAMILIAR... o conto fantástico em sala de aula Documento
-
Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. Documento
-
Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Documento
-
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE CURRÍCULO NO PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC DO ENSINO FUNDAMENTAL II Documento
-
Reconfiguração do conhecimento sobre produção de texto: da linguística à prática da sala de aula. Documento
-
Reflexões de professores em formação sobre ensino de língua materna com material didático digital. Documento
-
Refugiado: que lugar de sujeito é esse? análise do discurso de e sobre refugiados no Brasil. Documento
-
Representações do Agir Docente em Curso de Formação Continuada Documento
-
Retextualização no gênero monografia. Documento
-
Retextualização no gênero prova. Documento
-
Romance (re)contado em prosa e verso: diálogos entre o "clássico" e a literatura de cordel na sala de aula Documento
-
SABERES LINGÜÍSTICOS SOBRE ESCRITA MOBILIZADOS POR PROFESSORES E ALUNOS EM PROCESSO DE REESCRITURATEXTUAL Documento
-
Saberes docentes no planejamento e na atuação em sala de aula de um curso preparatório para exames de avaliação nacional. Documento
-
Saberes e práticas docentes em blogs pedagógicos. Documento
-
Seminários acadêmicos: concepções e estratégias didático-discursivas. Documento
-
Silêncio ou ecos de vozes femininas em três personagens do romance gráfico Aya de Yopougon. Documento
-
Sobre o ensino das literaturas africanas lusófonas na formação inicial docente: uma estratégia com os círculos de leitura a partir de Terra sonâmbula, de Mia Couto. Documento
-
Sátira em Leandro Gomes de Barros : uma experiência de leitura com aluno do 3ºano do ensino médio Documento
-
Tecendo leitores e leituras: a botija na sala de aula. Documento
-
Tecnologias na sala de aula: possibilidades de usos na perspectiva dos multiletramentos. Documento
-
Tem professor na Rede: O uso do Facebook para o trabalho com a língua/linguagem Documento
-
Tradução para o português brasileiro de expressões idiomáticas nas legendas de fãs do seriado Glee. Documento
-
Transitividade no texto opinativo: descrição de seu uso e implicações para o estudo desta categoria no ensino fundamental. Documento
-
Transposição Didática nos módulos TV/Vídeo e Rádio do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação Documento
-
UM "EMBARGO" EM SALA DE AULA: LEITURA DE JOSÉ SARAMAGO NO ENSINO MÉDIO Documento
-
UM NOVO USO PARA A ?ANTIGA‟ DISSERTAÇÃO: CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA DE REDAÇÃO NO ENEM, À LUZ DA SOCIORRETÓRICA Documento
-
Um olhar sobre a família em A Bolsa Amarela: entre o texto e a sala de aula. Documento
-
Uso/aceitação das gírias por professores do ensino básico Documento
-
Videorresenhas em ambientes digitais. Documento
-
Vídeos de contação de histórias em libras: caminhos na formação leitora dos surdos. Documento
-
“Eu não sabia que podia fazer isto”: poesia em performance na formação de leitores adolescentes. Documento
-
“Hoje é dia de Maria”: um estudo sobre tradução intersemiótica e adaptação de personagens do roteiro para a TV. Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade