Educação em Ciências e em Matemática
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A ABORDAGEM CTSA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA Documento
-
A Didática da Matemática como disciplina: um estudo em cursos de Licenciatura em Matemática a Distância. Documento
-
A EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO BRASIL Documento
-
A Educação Ambiental nos Cursos de Formação docente - Normal em nível médio e a disseminação da temática ambiental nos anos iniciais Documento
-
A Forma-ação do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais. Documento
-
A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM ELETROMAGNETISMO NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS Documento
-
A LOUSA DIGITAL NO FUNDAMENTAL I: FORMAS DE UTILIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Documento
-
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UTFPR: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE CURITIBA 2017 Documento
-
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA Documento
-
A Teoria Celular em livros didáticos de Biologia : uma análise a partir da abordagem histórico-filosófica da Ciência. Documento
-
A alfabetização científica e tecnológica no ciclo II do Ensino Fundamental: um estudo nas escolas municipais de Curitiba Documento
-
A construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir: um estudo sobre a emergência de um fato científico Documento
-
A célula no divã: representações de imagens de células entre estudantes do ensino médio a partir de uma perspectiva cultural Documento
-
A educação para a sexualidade nos anos iniciais Documento
-
A experiência matemática: fundamentos epistemológicos e implicações pedagógicas Documento
-
A formação continuada dos professores de Física do Estado do Paraná por meio do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE/PR: análise das produções finais de 2007-2008 Documento
-
A formação do professor de matemática no contexto das tecnologias Digitais: Desenvolvendo aplicativos educacionais móveis utilizando o software de programação App Inventor 2 Documento
-
A historicidade da matemática: subsídios para a (re)construção de um conceito e suas implicações nos anos iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
A lousa digital como ferramenta pedagógica na visão de professores de Matemática Documento
-
A metacognição e sua relação com a afetividade e a cognição na aprendizagem matemática Documento
-
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: O PROFESSOR EM FORMA-AÇÃO Documento
-
AS MUDANÇAS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RETRATO DA ADEQUAÇÃO REALIZADA PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUL DO BRASIL Documento
-
AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: OS DESAFIOS DOS PROFESSORES CORREGENTES DOS ANOS INICIAIS Documento
-
Alfabetização Matemática: contas e contos, em vozes, encontros Documento
-
Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana Documento
-
Análise de Aplicativos Móveis de Realidade Aumentada, Virtual e Mista à Luz da Construção do Conhecimento Químico Documento
-
Análise de Propostas Didáticas de História e Filosofia da Ciência para o Ensino de Física Documento
-
Análise de projetos do Scratch desenvolvidos em um curso de formação de professores Documento
-
Aprendizagens de professores sobre a resolução de problemas no contexto do programa de desenvolvimento educacional do Paraná Documento
-
Aproximações entre Literatura e Ciência: um estudo sobre os motivos para utilizar textos literários no Ensino de Ciências Documento
-
As TIC no ensino de matemática: o que as Produções Didático- Pedagógicas do PDE nos dizem? Documento
-
Aspectos Históricos sobre a Formação e a Atuação de Professores de Matemática do Município de Cascavel (PR) Documento
-
Aspectos Sociocientíficos em Química do nono ano do Ensino Fundamental: do livro didático ao relato de professores Documento
-
Aspectos didáticos e pedagógicos da Educação CTS no Ensino Médio: uma análise do componente curricular Ciências Aplicadas da rede SESI-PR Documento
-
AÇÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ABORDAGEM DO GÊNERO FEMININO EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
CFD E GESTAR II: Compreensões sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática a partir de um estudo comparado. Documento
-
COMPREENSÕES SOBRE OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ELABORADOS COM O GEOGEBRA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO CRÍTICO EM ALGUMAS FONTES DE PESQUISA LATINO-AMERICANAS Documento
-
CONCEPÇÕES CTS PRESENTES NOS DISCURSOS DE PROFESSORES FORMADORES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO À LUZ DA GROUNDED THEORY Documento
-
CONSTRUÇÃO DE UM PERFIL CONCEITUAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONSTITUINDO UM CAMINHO DE ACESSO AOS DOMÍNIOS GENÉTICOS Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DA TEMATICA VIDA SAUDÁVEL PARA O PROCESSO DE ALFABETIZACAO CIENTIFICA E TENCOLOGICA Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE DOCENTES NO MUSEU DA TERRA E DA VIDA - MAFRA, SC Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS Documento
-
Ciência e Poesia: uma abordagem na Formação Inicial de Professores de Física Documento
-
Compreensões de Professores Supervisores do PIBID quanto ao seu Papel na Construção de Saberes Docentes de Futuros Professores de Matemática Documento
-
Compreensões e significados sobre o novo ENEM entre profissionais, autoridades e escolas. Documento
-
Concepções de Educação Estatística: Narrativas de professores membros do GT-12 da SBEM. Documento
-
Contribuições do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE/PR para os saberes docentes dos professores de ciências Documento
-
DA ESCRITA À IMPLEMENTAÇÃO DAS DCE/PR DE MATEMÁTICA: UM RETRATO FEITO A CINCO VOZES E MILHARES DE MÃOS Documento
-
DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA USANDO O SCRATCH: DA ELABORAÇÃO À CONSTRUÇÃO. Documento
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES FORMADORES QUE ATUAM EM CONJUNTO NA UNIDADE CURRICULAR PRINCÍPIO DAS CIÊNCIAS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA Documento
-
DISCALCULIA E INCLUSÃO ESCOLAR: OS DISCURSOS QUE CONDICIONAM A NORMALIZAÇÃO DO SUJEITO. Documento
-
DIÁLOGOS E NÃO-DIÁLOGOS ENTRE PARECERES E A BNCC - MATEMÁTICA Documento
-
Desafios de ensinar matemática na Educação Básica: um estudo com professores no início de carreira Documento
-
Do saber sábio ao saber a ensinar: a transposição didática do conteúdo modelo atômico de livros de química (1931-2012) Documento
-
Do saber sábio ao saber a ensinar: a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931 a 2012) Documento
-
Dois Países, Três Cidades e uma só Comunidade: Narrativas sobre uma Proposta de Educação Intercultural Fronteiriça. Documento
-
EDUCAÇÃO MATEMATICA PELA ARTE: UMA DEFESA DA EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE NO CAMPO DA MATEMÁTICA Documento
-
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM A TECNOLOGIA, DISCUTINDO A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA Documento
-
ELABORAÇÃO DE SIGNIFICADOS COM ANALOGIAS EM ATIVIDADES NA SALA DE AULA DE QUÍMICA Documento
-
ENFIM,POSSO FALAR! RELATOS DE SURDOS PARANAENSES QUE VIVENCIARAM A TRANSFORMAÇÃO DO ORALISMO AO BILINGUISMO Documento
-
ENFOQUE CTS NO ENSINO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO: possibilidades do uso da temática Impacto Ambiental da Atividade Industrial na disciplina de Análise Ambiental Documento
-
ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO- BRASILEIRA E AFRICANA: PRÁTICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
ESTUDO SOBRE AS POSSÍVEIS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS E PRODUTOS DE BELEZA Documento
-
Educação com Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS - nas Diretrizes Curriculares de Física do Estado do Paraná Documento
-
Educação matemática e invenção de identidades: A loucura de ser um sujeito normal Documento
-
Elaboração das Propostas Curriculares de Matemática do Ensino de 1º Grau (5ª a 8ª Série) do Estado do Paraná na Década de 1970 Documento
-
Enfoque CTS no curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral Documento
-
Ensino de Ciências na Educação Infantil: Um estudo pautado na reprodução interpretativa e cultura de pares Documento
-
Entre o urbano e o rural: compreensões e sentidos da Educação do Campo no município de São José dos Pinhais - PR Documento
-
Epistemologia Comparativa: uma perspectiva entre Kuhn e Fleck para além d'A Estrutura Documento
-
Espaços comunicativos e jogos digitais: processos formativos com a inserção do jogo digital Minecraft no contexto do Ensino Superior e da Educação Básica Documento
-
Estudo epistemológico da visualização no ensino da matemática: o acesso ao pensamento matemático por intermédio da visualização geométrica Documento
-
Experimentações e(m) processos de formação: entre marcas, corpos e invenções Documento
-
Experimentações ecosóficas: educações em movimentos de (ciclo) artivismo Documento
-
Experiência, Singularização, Ecosofia: Cartografia de processos de formação Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: ESTUDANDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A PARTIR DE UM MINICURSO SOBRE ASTRONOMIA COM INSERÇÕES DE JOGOS TEATRAIS CURITIBA 2016 Documento
-
Formação Inicial de Professores Multidisciplinares que ensinam Matemática e Resolução de Problemas: concepções e práticas docentes Documento
-
Formação inicial de professores: espaços comunicativos no Estágio Curricular Supervisionado de Química Documento
-
Gamificação de aulas de matemática por estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental Documento
-
Histórias infantis e alfabetização matemática Documento
-
Hortas urbanas e criação de modos de vida minoritários. Documento
-
Implicações do Programa Ensino Médio Inovador no ensino de Biologia, Física e Química na rede estadual de Curitiba-PR Documento
-
Investigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPR Documento
-
LOUSA DIGITAL: INVESTIGANDO O USO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO COM O APOIO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO Documento
-
Limites e potencialidades do Enfoque CTS no Ensino de Química utilizando a temática da Qualidade do Ar Interior Documento
-
Livro didático de Química: uma análise do PNLEM 2008 e PNLD 2012 Documento
-
MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Documento
-
MODELAGEM MATEMÁTICA: relato de professores de matemática Documento
-
Matemática e Africanidades Brasileiras: Narrativas de Professores(as) Negros(as) Sobre O Trabalho Com Relações Éticos-Raciais No Cotidiano Escolar Documento
-
Mestrados profissionais e formação de professores de ciências: implicações de concepções de racionalidade e perspectivas de documentos oficiais Documento
-
Meteriais Didáticos Manipuláveis e registros de Representações: A Compreensão Matemática de Estudantes Documento
-
Modelagem matemática como jogo de linguagem Documento
-
Modelagem matemática e livro didático no ensino médio: um olhar para o PNLD Documento
-
Museus de Ciências e Educação Inclusiva Documento
-
Museus de Ciências e o Ensino de Química: análise praxeológica de uma atividade museal Documento
-
Narrativa de Professores Alfabetizadores sobre o PNAIC de Alfabetização Matemática Documento
-
Natureza da Ciência nas pesquisas sobre Controvérsias Sociocientíficas: o estado do conhecimento no contexto brasileiro Documento
-
O DIÁLOGO ENTRE A GEOMETRIA E A AGROECOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO AGROECOLÓGICO NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
O Desenvolvimento do Pensamento Teórico de uma Professora Principiante de Matemática no processo educativo Documento
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: DO SABER A SER ENSINADO AO SABER ENSINADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL PARA ALÉM DAS APARÊNCIAS Documento
-
O ENSINO DE FUNÇÕES NA LOUSA DIGITAL A PARTIR DO USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM CONSTRUÍDO COM VÍDEOS Documento
-
O ENSINO DO RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO MOVIMENTO HISTÓRICO E LÓGICO Documento
-
O ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PESQUISAS SOBRE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO EM QUÍMICA Documento
-
O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PESQUISAS QUE ABORDAM OBJETOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS DISSERTAÇÕES E TESES DO BRASIL NO PERÍODO DE 2000 A 2018 Documento
-
O Enfoque Histórico-Filosófico da Ciência no ensino e na formação inicial de professores de física: estudo de caso com licenciandos em situação de estágio de docência. Documento
-
O Ensino de Astronomia em uma abordagem interdisciplinar no Ensino Médio: potencialidades para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica. Documento
-
O Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil: um olhar para currículos do curso de Licenciatura em Pedagogia Documento
-
O Pensamento Analógico na Matemática e suas Implicações na Modelagem Matemática para o Ensino Documento
-
O Processo de Constituição da Identidade Docente: Licenciatura em Ciências no Contexto da UFPR Setor Litoral Documento
-
O Pró-Letramento em Matemática: compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais. Documento
-
O compartilhamento de ações de estágio como espaço de formação: contribuições da teoria da atividade Documento
-
O conhecimento químico nos Museus de Ciências do Estado do Paraná Documento
-
O conhecimento químico nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais : uma análise das práticas científicas e epistêmicas Documento
-
O currículo de Matemática prescrito e o currículo em ação em alguns terceiros anos do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Curitiba Documento
-
O desenvolvimento do pensamento algébrico pelo estudante deficiente visual Documento
-
O ensino da divisão nos anos iniciais: compreensões dialogadas Documento
-
O jogo matemático na sala de aula: um olhar a partir da Teoria Histórico Cultural Documento
-
O professor que ensina matemática num ambiente tecnológico: a EaD em foco Documento
-
O uso do Scratch como possibilidade da material didático digital de Matemática Documento
-
OBJETOS DE APRENDIZAGEM E LOUSA DIGITAL NO TRABALHO COM ÁLGEBRA: AS ESTRATÉGIAS DOS ALUNOS NA UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS. Documento
-
Olhares para o Papel das Demonstrações em Matemática: formadores e professores têm a palavra. Documento
-
PROPOSTA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS DAS ILHAS DO LITORAL PARANAENSE: NARRATIVAS DE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO. Documento
-
Pro-letramento, prática pedagógica nas aulas de matemática: relatos de professoras de União da Vitória Documento
-
Processos de aprendizagem da docência com professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: a coletividade como princípio formativo Documento
-
Processos experimentais de formação: entre, educação, ciência e vídeo Documento
-
Produção Didática de Professores Para Uso com Tecnologias em Aulas de Matemática Documento
-
Programas de Políticas Públicas na formação inicial e continuada de professores: uma análise do Subprojeto Química/PIBID/UFPR Documento
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS, PROFESSORES E DIRETORES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS SUBPROJETOS PIBID ? UFPR DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS (BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA) EM DUAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA Documento
-
RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS DE FRAÇÃO DE CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
Relações com o saber: professores de matemática e seus pontos de vista sobre a formação continuada no estado do Paraná Documento
-
Resolução de Problemas: saberes de professores participantes de Políticas Públicas de formação continuada Documento
-
SENTIDOS SOBRE A BIOLOGIA MOLECULAR NO ENSINO MÉDIO: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE NOS ESTUDOS DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (ECTS) Documento
-
Scrach na formação tecnológica do professor de matemática Documento
-
Sentidos do ser professor de Matemática Documento
-
Sequência didática para a promoção da alfabetização científica na educação em ciências: analisando a temática crustáceos. Documento
-
Surdez e Alfabetização Matemática: o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar Documento
-
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TENDÊNCIAS DA PESQUISA ACADÊMICA Documento
-
Trajetos-processos de uma criação selvática pela cidade Documento
-
UMA ANÁLISE DOS ESQUEMAS DO PROCESSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA Documento
-
UMA COMPREENSÃO DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA COMO POLÍTICA PÚBLICA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Documento
-
Um Problema Dentro do Outro Documento
-
Um estudo sobre as necessidades formativas de professores de Química para a inclusão de alunos com deficiência visual Documento
-
Uma Investigação sobre o Ensino da Matemática na Época da Colonização dos Poloneses, em São Mateus do Sul, Paraná Documento
-
Uma estratégia de ensino metacognitiva: contribuições para o perfil conceitual de Força de licenciandos em Física Documento
-
Uma leitura da produção de significados por uma aluna de nono ano sobre sua produção escrita em provas de matemática Documento
-
Uma metacompreensão acerca da formação inicial do professor que ensina Matemática Documento
-
ÍNDICIOS DA EXISTÊNCIA DO COLETIVO SERES- HUMANOS- COM- LOUSA- DIGITAL E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade