instituição UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS ( PIRACICABA ) Organização Universidade Estadual de Campinas Organização
publicações "História das ciências para os anos iniciais do ensino fundamental: aportes para o desenvolvimento profissional de professores". Documento "A Capela é tudo isso para baixo, o resto é Vinhedo": Uma proposta de pedagogia para o lugar Documento A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO POSSIBILIDADE PARA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA Documento A DOCÊNCIA NA TRAJETÓRIA FORMATIVA DOS DOUTORANDOS DO INSTITUTO DE BIOLOGIA DA UNICAMP Documento A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS Documento A Trajetória de produção de currículo da disciplina de Matemática Discreta em um curso superior de tecnologia Documento A elaboaçao de analogias quantitativas sobre o nosso Sistema Solar por alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II Documento A integração das ciências da natureza no Enem : uma análise das provas de 2009 à 2012 Documento A integração das tecnologias digitais à pratica pedagógica do professor de matemática Documento A perspectiva de uma ciência sem erros na constituição da Física como disciplina escolar : um estudo no contexto do IFSP Documento A produção de sentidos sobre a bomba atômica em diferentes tipos de discursos Documento AM[OU] : um estudo terapêutico-desconstrucionista de uma paixão Documento APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ESPAÇO VETORIAL Documento Abordagens de Saúde em livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental Documento Agroecologia como matriz pedagógica para o Ensino de Ciências nas Licenciaturas em Educação do Campo Documento Análise da ação educativa o Grande Desafio do Museu Exploratório de Ciências da Uncamp sob o olhar de alguns professores orientadores Documento Aprendizagem Significativa por meio da Experimentação Epistemológica com Laboratórios Remotos Documento Aprendizagem baseada em problemas no ensino fundamental II : aplicabilidade, potencial e reflexões de uma adaptação sob perspectivas geocientíficas Documento Aprendizagem e desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática na infância: um olhar para o contexto colaborativo Documento As Possibilidades da Bricolagem em uma pesquisa sobre a formação para o ensino de Geometria Documento As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de Física: Um estudo em teses e dissertações de 1972 a 2021 Documento As demonstrações matemáticas presentificadas nos livros didáticos do ensino médio : um foco nos capítulos de Geometria Documento As Árvores que nos cercam: o trabalho com Botânica na Educação Infantil Documento Astronomia como Disciplina Integradora para o Ensino de Ciências Documento CONHECIMENTO ESPECIALIZADO SOBRE DIVISIBILIDADE DO FORMADOR DE PROFESSORES QUE ENSINA TEORIA DOS NÚMEROS PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Documento CONTRIBUIÇÃO DA AUTOMAÇÃO NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS NO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Documento Ciências Naturais nos anos iniciais em Jataí-GO : do currículo prescrito ao currículo modelado pelos professores Documento Claude Bernard e o Ensino de Ciências: possíveis abordagens envolvendo a História da Ciência Documento Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí : uma análise da Câmara Técnica de Educação Ambiental Documento Concepções alternativas nas questões sobre circuitos elétricos do ENEM Documento Conservação e restauração de bens culturais materiais e perspectivas de contextualização para aulas de Química Documento Construindo a identidade docente: Narrativas dos professores de biologia de cursinhos populares Documento Contribuições dos espaços não formais de educação para o ensino e a aprendizagem em ensino de Ciências Documento Controv ́ersia entre Ação a Distância e Ação por Contato: Abordagem Histórica com Implicações no Ensino Documento DISCURSOS SOBRE A DISCIPLINA ESCOLAR FÍSICA PRESENTES NAS NARRATIVAS SOBRE UM CURSO DE LICENCIATURA. Documento Desempenho em itens de matemáticas do ENEM: carga cognitiva e sexo Documento Desenvolvimento profissional de professores de Física : um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação Documento Discursos sobre Ecologia de Ecossistemas em livros didáticos de biologia para o Ensino Médio do PNLD 2018 Documento ENSINANDO CIÊNCIAS E EXPLORANDO CAMINHOS PARA O LETRAMENTO EM MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento ENSINO DE CIÊNCIAS E ARTES: UM ESTUDO BASEADO EM DISSERTAÇÕES E TESES (2000 - 2019) Documento EXPERIMENTAÇÃO REMOTA COMO SUPORTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Documento Ensino de Química para pessoas com deficiência visual: Mapeamento e investigação de produções e aplicações no Brasil. Documento Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma discussão acerca das aulas tradicionais, das aulas reversas e dos vídeos digitais Documento Estudo Exploratório sobre o uso de um software de Síntese Proteica Documento Evidências de aprendizagem de conteúdos por meio de animações desenvolvidas com base em uma teoria cognitiva Documento Física Ambiental no ensino médio: Uma análise dos livros didáticos do PNLD 2018 Documento Gamificação no ensino de matemática com jogos de "Escape Room" e RPG : percepções sobre suas contribuições e dificuldades Documento HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NO ENSINO DE BOTÂNICA: ABORDAGENS CULTURAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Documento História e Filosofia das Ciências associadas à Experimentação no Ensino de Ciências: Perspectivas e Desafios de Pesquisas no Brasil de 1972 a 2018 Documento IALA Amazônico como espaço em construção permanente Documento Impactos dos avanços tecnológicos na produção de materiais didáticos: um estudo de caso sobre a contração muscular. Documento Inovações em propostas de formação docente: um estudo sobre as Licenciaturas em Ciências da Natureza das universidades públicas brasileiras Documento Investigações das relações ensino-aprendizagem em uma comunidade caiçara do Rio de Janeiro Documento Justapor demonstrações e seu efeito na escrita de demonstrações Documento Leituras De Cientistas Do Início Da Física Quântica No Ensino Médio: Fronteiras Com A Física Clássica Documento Leituras de temas relacionados à Energia Nuclear por estudantes de licenciatura em Física Documento Manutenção e ruptura paradigmas da ciência: uma análise de locais de educação não formal Documento NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOBRE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA Documento Narrar varandas... avarandar educação em ciências e literatura Documento Narrativas docentes sobre o Programa de Licenciaturas Internacionais : o caso de uma universidade paulista Documento O CONCEITO DE INSOLAÇÃO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DAS ESTAÇÕES DO ANO Documento O DESENVOLVIMENTO DO REPERTÓRIO CIENTÍFICO-CULTURAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NÃO FORMAL EM UM CENTRO DE CIÊNCIAS. Documento O ENEM, INDICADORES FORMATIVOS E O ENSINO DE FÍSICA Documento O Enem como indicador qualitativo do ensino : uma aplicação às questões de Física Documento O Ensino de Ciências em escolas alternativas Documento O Sol está parado? Crianças, movimento e a construção de conhecimento em sala de aula. Documento O ensino de Ciências Naturais no curso de Pedagogia : dilemas que emergem de estudos de caso Documento O ensino de matemática na educação escolar indígena : (im)possibilidades de tradução Documento O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental: um estudo de abrangência nacional Documento Os itens de Física do ENEM classificados por análise fatorial exploratória Documento PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES SOBRE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR Documento PRÁTICAS ESCOLARES DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (1972-2016) Documento Percepção da ciência de futuros professores de ciências da natureza e matemática : um estudo de caso Documento Por novas relações imagem-texto para o livro didático digital : reflexões e potencialidades Documento Por uma ciência popular da vida : educação do campo, agroecologia e tradição biocultural Documento Potencialidades da formação continuada com o tema sistemática filogenética para professores de ciências e biologia Documento Professores supervisores do PIBID : um estudo sobre o desenvolvimento profissional Documento Protagonismo ambiental em práticas de arborização: elementos motivacionais, saberes e fazeres dos atores sociais envolvidos Documento REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DE METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSOS DE LICENCIATURA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ENTRE SEUS LICENCIANDOS. Documento Sentidos Produzidos no Desenvolvimento de uma Unidade de Ensino sobre Termodinâmica num Curso de Engenharia de Produção Documento Sobre a propagação de desinformações científicas nas redes sociais: uma pesquisa etnográfic no Twitter para reflexões sobre a educação em ciências Documento TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS: AUTORIA E INTERAÇÕES EM UMA PROPOSTA EDUCATIVA EXPLORANDO O TEMA ENERGIA Documento Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciado em matemática na EaD Documento UM OLHAR SOBRE A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DO PROFESSOR DURANTE À AÇÃO PEDAGÓGICA. Documento UMA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO LUÍS DO SÉCULO XIX: livros, autores e instituições. Documento UMA REFLEXÃO COLABORATIVA SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento Uma metanalise das pesquisas que tratam erros dos alunos em álgebra Documento Utilização do laboratório remoto no Ensino Fundamental como uma ferramenta no ensino por investigação Documento Vegetarianismo e veganismo na educação: investigação de experiências no contexto escolar brasileiro Documento Videos Midiáticos e os conteúdos para o ensino de química Documento