EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS QUÌMICA DA VIDA E SAÚDE ( UFSM - FURG)
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
Entre sentidos e prazeres : as artes da escola Documento
-
"Conhecimentos de Saúde Ambiental incluídos nas conteúdos de um curso de graduação de Ciências Biológicas." Documento
-
"Eu já beijei um menino e não gostei, aí beijei uma menina e me senti bem": um estudo sobre as narrativas de adolescentes sobre homofobia, diversidade sexual e de gênero. Documento
-
"Gorduras Trans nas revistas de divulgação, livros didáticos e rótulos de produtos alimentícios." Documento
-
(RE)SIGNIFICANDO APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS: uma experiência vivida por professores dos anos iniciais. Documento
-
A Química dos Chás: uma temática para o Ensino de Química Orgânica Documento
-
A (RE)INVENÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, SIGNIFICATIVA E TRANSFORMADORA: ENFRENTAMENTOS POSSÍVEIS ÀS PROBLEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS Documento
-
A ABORDAGEM CTS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Documento
-
A ARQUITETURA DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Documento
-
A Aprendizagem Baseada em Problemas como ferramenta para a construção de habilidade nas Ciências da Natureza. Documento
-
A Aprendizagem em Ciências no Ensino Básico: Uma Investigação proporcionada pelos Ambientes Diferenciados Documento
-
A Arquitetura dos Espaços de Formação em Serviço dos Professores da Educação de Jovens e Adultos Documento
-
A Assistência e a Atenção Farmacêutica como Instrumentos de Formação de Farmacêuticos Educadores. Documento
-
A CLASSIFICAÇÃO QUALIS PERIÓDICOS NA VISÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS Documento
-
A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA MARIA (RS) EM RELAÇÃO AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PROPOSTAS NO REFERENCIAL CURRICULAR ? LIÇÕES DO RIO GRANDE. Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA POR CRIANÇAS POR MEIO DO USO DE TECNOLOGIAS TANGÍVEIS Documento
-
A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS COMO PROBLEMATIZAÇÃO DO CORPO NAS ARTES E NAS CIÊNCIAS Documento
-
A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS COMO PROBLEMATIZAÇÃO DOCORPO NAS ARTES E NAS CIÊNCIAS. Documento
-
A EMERSÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM DE FORMA COLABORATIVA NA QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM À LUZ DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Documento
-
A Educação Ambiental nas Instituições de Ensino Superior Associadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas. Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS: ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA DE APOIO A LABORATÓRIOS INTERDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES – LIFE/CAPES Documento
-
A Formação de Professores no Enfoque CTS na Aula de Ciências pela Narração de Unidades de Aprendizagem no Grupo de Pesquisa/Formação. Documento
-
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE Documento
-
A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS E DO TRABALHO GRUPAL NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE QUÍMICA Documento
-
A INFLUÊNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO: um estudo de caso sobre tempo, idade de titulação e produção científica Documento
-
A INFLUÊNCIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE URUGUAIANA ? RS Documento
-
A INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CONJUNTO COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA Documento
-
A INSERÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM AMBIENTES DE SAÚDE Documento
-
A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Documento
-
A INTERDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES-FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Documento
-
A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL Documento
-
A NOÇÃO COMPLEXA DE SAÚDE COMO MÉTODO DE ENSINO DE SISTEMAS COMPLEXOS Documento
-
A PEDAGOGIA DA PERGUNTA, O ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM PERNAMBUCO Documento
-
A PESQUISA NO ENSINO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA Documento
-
A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE PORTO ALEGRE/RS Documento
-
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NO RIO GRANDE DO SUL: MAPEAMENTO DE TRABALHOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APRESENTADAS NOS EDEQ, NOS ANOS DE 2015 E 2016. Documento
-
A Popularização da Ciência a Partir da Análise do Programa "Ciência na Sociedade Ciência na Escola" Desenvolvido Pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Documento
-
A QUÍMICA E ÁREAS AFINS COMO ESCOLHA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MEDIO:INFLUÊNCIAS DO EDUCAR PELA PESQUISA E DAS UNIDADES DE APRENDIZAGEM Documento
-
A Química da Estética Capilar como Temática no Ensino de Química e na Capacitação dos Profissionais da Beleza. Documento
-
A RELAÇÃO ENTRE RITMO CIRCADIANO/ RENDIMENTO ESCOLAR/TURNO ESCOLAR DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA/RS Documento
-
A RELAÇÃO PROFESSOR ? ALUNO E SUA INFLUÊNCIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO Documento
-
A RODA DOS BORDADOS DA FORMAÇÃO: O QUE BORDAM AS PROFESSORAS DE QUÍMICA NAS HISTÓRIAS DE SALA DE AULA? Documento
-
A UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM DOS QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
A alfabetização científica e sua influência na produção de materiais didáticos por estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas Documento
-
A análise da prática docente na formação de professores de química Documento
-
A aplicação da metodologia de Estudos de Caso no contexto do componente curricular Processos Industriais em um Curso Técnico em Química. Documento
-
A atuação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia frente ao Sistema Nacional de Pós-Graduação: Uma reflexão a partir da Lei 11.892/2008. Documento
-
A aventura Mindfulness na UFRPE: uma proposta de educação em saúde no ambiente universitário Documento
-
A centralidade do profissional de educação física na promoção da saúde e dos estilos de vida ativos : uma análise da Revista do Conselho Federal de Educação Física Documento
-
A competência adquirida no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação de professores das licenciaturas em ciências biológicas, física e química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) : um estudo de caso Documento
-
A constituição do ensino de Biologia no Brasil: dos acontecimentos às condições de possibilidade Documento
-
A construção da interdisciplinaridade a partir dos saberes docentes nas ciências naturais : a realidade de duas escolas públicas do norte do Rio Grande do Sul Documento
-
A contribuição da CAPES para a internacionalização das engenharias no Brasil : o caso do Programa Brafitec Documento
-
A contribuição do Pibid/Química para a construção da identidade docente na perspectiva dos egressos do Programa. Documento
-
A cultura digital e as metodologias ativas no ensino de ciências na educação básica : haveria espaço para além da cultura do impresso? Documento
-
A cultura do sorriso branco e dos dentes saudáveis : problematizando o cuidado com a boca e os dentes em anúncios publicitários de dentifrícios Documento
-
A didática das ciências no Brasil: Um olhar sobre uma década (2003 - 2012) Documento
-
A educação em ciências biológicas na educação de jovens e adultos (EJA) : uma experiência etnográfica na escola Documento
-
A evolução da produção científica nacional, os artigos de revisão e o papel do Portal de Periódicos da Capes Documento
-
A experimentação contextualizada e interdisciplinar evidenciada no livro: "Dialogando Ciência entre sabores, odores e aromas contextualizando os alimentos química e biologicamente" no contexto da escola: uma análise da sua aplicação Documento
-
A experimentação nos cursos de licenciatura em química na modalidade a distância. Documento
-
A formação continuada do professor-formador: saberes da ação docente no dialógo entre pares. Documento
-
A formação de redes pelas bolsas de Pesquisador Visitante Especial do CNPq do Programa Ciência sem Fronteiras Documento
-
A governamentalidade através do dispositivo esportivo como prática de condução das condutas dos outros e de si na sociedade contemporânea Documento
-
A inserção da Física Moderna no Ensino Médio aliada a tecnologia do Sistema de Posicionamento Global (GPS). Documento
-
A inserção das mulheres na ciência : efeito de um dispositivo de visibilidade Documento
-
A interdisciplinaridade entre as ciências e a educação física na visão de alunos do ensino fundamental e médio Documento
-
A interferência do ritmo biológico no rendimento escolar de pré-adolescentes de uma escola do município de Esteio/RS. Documento
-
A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de Matemática Documento
-
A música no ensino de ciências : contribuições e perspectivas na educação Documento
-
A pedagogização de corpos a partir do body modification: produzindo feminilidades. Documento
-
A possível influência da pós-graduação na carreira de gestão de C&T, no âmbito de uma instituição pública brasileira de fomento à pesquisa científica e tecnológica Documento
-
A produção de saberes docentes articulada à formação inicial de professores de química: implicações teórico-práticas na escola de nível médio. Documento
-
A qualidade de vida dos professores de ciências e a relação das suas disciplinas com o cotidiano dos alunos em uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul. Documento
-
A reforma curricular do ensino superior no processo de formação de professores de licenciatura em química e as consequências para o ensino e a aprendizagem Documento
-
A reforma da educação e a dimensão da politecnia aplicada no ensino médio : estudo de caso sobre a prática docente na escola estadual CAIC Madezatti - São Leopoldo/RS Documento
-
A relação de prioridades axiológicas organizacionais e de crenças de trabalhadores sobre sustentabilidade Documento
-
A relação do letramento acadêmico matemático com o habitus dos estudantes cotistas Documento
-
A relação entre as políticas e as práticas no ensino médio integrado: um estudo de caso Documento
-
A tutoria na EAD : ressignificando a aprendizagem a partir das competências socioafetivas no contexto da cultura digital Documento
-
A utilização de um objeto de aprendizagem sobre matriz elétrica para o ensino de ciências. Documento
-
A visão dos licenciandos sobre a natureza do conhecimento científico Documento
-
AGROTÓXICOS NO CONTEXTO QUÍMICO E SOCIAL. Documento
-
AMBIENTES TECNOLÓGICOS LÚDICOS DE AUTORIA (ATLA) ESPAÇOS DE CRIAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO PARA O APRENDIZADO. Documento
-
ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA AVALIADOS PELO PNLEM DE 2007 A 2012 Documento
-
ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES DOS PPGs DA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO RS - 2000 A 2011 Documento
-
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS Um olhar nos aspectos psicomotores Documento
-
AS PRÁTICAS CORPORAIS DE LUTAS PELA ORDEM DO DISCURSO CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Documento
-
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA RADIAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO E A SUA ARTICULAÇÃO COM OS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD?. Documento
-
ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA NOVA PROPOSTA PARA FUTUROS PEDAGOGOS Documento
-
AVALIAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO INSTITUCIONAL E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DOS INSTITUTOS DO MCTIC Documento
-
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO A EVENTOS NO PAÍS ? PAEP, COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA DE FOMENTO À DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO Documento
-
Abordagens da produção científica brasileira em números, conceitos e quase letras Documento
-
Adolescências "caprichadas": modos de produção da sexualidade feminina adolescente na seção sexo Documento
-
Alfabetização Científica com Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Documento
-
Alfabetização ecocientífica : caminhada inventiva pelo labirinto do currículo de uma escola sustentável Documento
-
Alimentos : uma temática geradora do conhecimento químico Documento
-
Análise da Elaboração de Relatório de Gestão e o Seu Resultado para a Aprenidizagem Organizacional Estudo de Caso CNPq Documento
-
Análise da não titulação de ex-bolsistas do Programa de Demanda Social - Capes Documento
-
Análise das novas tecnologias utilizadas na rede estadual de Pernambuco: foco nos programas Professor Conectado e Alunos Conectados. Documento
-
Análise de uma proposta de ensino de compostos inorgânicos e reações químicas, e da pesquisa de iniciação científica no ensino profissionalizante pós-médio Documento
-
Aplicação da tecnologia interface cérebro- computador em recursos educacionais: o reconhecimento de emoções Documento
-
Aprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenharia Documento
-
Aprendizagem de conceitos biológicos através do estudo das representações mentais. Documento
-
Aprendizagem significativa, mapas conceituais e saberes populares : referencial teórico e metodológico para o ensino de conceitos químicos Documento
-
As Naturezas de Natura Ekos: vídeos publicitários constituindo sujeitos consumidores "sustentáveis" Documento
-
As escolas não tradicionais e suas possibilidades dentro do currículo Documento
-
As políticas educacionais em construção no ENEM : uma abordagem da área das ciências da natureza e suas tecnologias Documento
-
As tecnologias digitais e o ensino de química: o caso do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores Documento
-
Atividades Integradas de ensino e aprendizagem em Química numa perspectiva problematizadora Documento
-
Atividades experimentais como ferramenta metodológica para melhoria do ensino de ciências: ênfase no processo de aquisição, consolidação da aprendizagem Documento
-
Aulas práticas em ciências como auxílio à aprendizagem : um estudo com alunos do ensino fundamental Documento
-
Autoeficácia Estatística de Graduandos Documento
-
Avaliação da Política de Atração e Fixação de Cientistas no âmbito do Programa Brasileiro Ciência sem Fronteiras sob uma perspectiva comparada com a Política Argentina Raices Documento
-
Avaliação da consciência ambiental de alunos da rede pública estadual: um indicador da qualidade da Educação Ambiental em São Leopoldo/RS. Documento
-
Avaliação da qualidade do ensino de Bioquímica em dois cursos de Nutrição do Sul do País Documento
-
Avaliação do conhecimento do direito e da saúde do idoso na perspectiva da educação popular Documento
-
Avaliação do desempenho do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) Documento
-
Avaliação do uso de modelos anatômicos alternativos para o ensino-aprendizagem da morfologia humana para alunos do ensino fundamental de uma Escola Pública da cidade de Petrolina, PE Documento
-
Avaliação dos resultados/impactos do Programa de Pesquisa para o SUS : gestão compartilhada em saúde no RS Documento
-
Avaliação intermediária dos resultados alcançados pelos projetos aprovados no âmbito do edital Programa Ciências Forenses Documento
-
Ações afirmativas na pós-graduação Documento
-
Biossegurança: valorizando a vida, saúde e ambiente Documento
-
CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DOS PESQUISADORES BOLSISTAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DO CNPq Documento
-
CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS GESTORES DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS Documento
-
CARTA DE NAVEGAÇÃO: ABORDAGEM MULTIMÉTODOS NA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA COMPREENDER O OPERAR DA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Documento
-
CIÊNCIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO: UM PARADIGMA ATUAL NA EDUCAÇÃO E PESQUISA ACADÊMICA. Documento
-
COGNIÇÃO, MEMÓRIA DE TRABALHO E SATISFAÇÃO DE VIDA: Dificuldades para traçar o perfil de crianças vivendo na periferia Documento
-
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E QUÍMICA SOBRE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA Documento
-
CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE SOLUBILIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO . Documento
-
CONCEPÇÕES SOBRE O CÂNCER E O SEU TRATAMENTO NO CONTEXTO HOSPITALAR E ESCOLAR. Documento
-
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS APRESENTADO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O TEMA DIGESTÃO. Documento
-
COOPERAÇÃO ACADÊMICA INTERNACIONAL DA CAPES NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Documento
-
CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES: um estudo com as equipes pedagógica e diretiva das escolas da região sul do RS. Documento
-
CORRETOR AUTOMÁTICO PARA ATIVIDADES DE UM SOFTWARE MATEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO E POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO Documento
-
CRENÇAS SOBRE O ENSINO DA TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR Documento
-
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
Características da comunidade científica em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG Documento
-
Comportamento informacional : ações, emoções e atos na busca da informação de discentes do ensino de ciências da UFRPE Documento
-
Comunicação Científica em blogs: convergências e divergências nas visões do pesquisador e da sociedade Documento
-
Comunicação Científica em blogs: convergências e divergências nas visões do pesquisador e da sociedade: relato de caso. Documento
-
Comunicação científica e ciência aberta : amostras e diálogos sobre a produção do conhecimento científico no Brasil Documento
-
Concepções acerca de obesidade e diabetes mellitus : a metodologia da problematização como uma proposta para educação em saúde Documento
-
Concepções alternativas de calouros de química sobre conceitos fundamentais da Química Geral Documento
-
Concepções de Adolescentes Acerca da Sexualidade Documento
-
Concepções de um grupo de professores de ciências da natureza e suas tecnologias sobre o ensino por pesquisa e sobre avaliação aplicada a essa perspectiva de ensino : encontros e desencontros em torno dessa práxis Documento
-
Concepções sobre Bebidas Alcoolicas de Escolares do Ensino Médio Documento
-
Constituindo-se educador ambiental: um estudo de narrativas de professores que fazem educação ambiental na escola. Documento
-
Construção das Estruturas Lógicas Elementares em estudantes com Dificuldade de Aprendizagem Documento
-
Contribuições da Pratica profissional Integradana formação inicial de professores. Documento
-
Contribuições da neurodidática para o processo de ensino : análises, relações e metodologias Documento
-
Contribuições do método de estudo de casos na formação do perfil profisional de alunos de um curso técnico em química Documento
-
Corpos transparentes, exames e outras tecnologias médicas: a produção de saberes sobre os sujeitos homossexuais Documento
-
Cosméticos: uma possibilidade de abordagem para o ensino de química Documento
-
Curadoria digital e o cotidiano hospitalar : as redes sociais e a convergência de saberes sobre as anomalias craniofaciais Documento
-
Cursos de graduação em Ecologia no Bbrasil: paradigmas e perspectivas formativas. Documento
-
DAS CONCEPÇÕES À CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS ESTILO MANGÁ SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO Documento
-
DO INCOMENSURÁVEL AO QUANTITATIVO: OS DISCURSOS DE VERDADE DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE CORPOS SEXUADOS Documento
-
Da Educação Científica à Revolução Tecnológica: a retórica das evidências na educação em saúde Documento
-
Da formação ao profissional : uma investigação sobre a atuação dos egressos de ciências agrárias no quadro de profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco Documento
-
Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docente. Documento
-
Desafio Pré-vestibular: a Extensão Universitária na Formação de Professores de Ciências Documento
-
Desenvolvimento do pensamento computacional através da robótica : fluidez digital no ensino fundamental Documento
-
Desenvolvimento e validação de equipamentos para subsidiar a descoberta científica em neurociências Documento
-
Direcionamento na Educação em Ciências com o uso da Internet Documento
-
Do gene á proteína: Explorando o GenBank com alunos do ensino médio. Documento
-
Do que tudo é feito? Tecendo-nos na narração de uma Unidade de Aprendizagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. Documento
-
Doses de comunicação: estudo sobre apoio estruturado de comunicação como parte do tratamento em pacientes com HIV/AIDS. Documento
-
ENSINO DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NAS ENGENHARIAS COM A METODOLOGIA DE ENSINO BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: ESTUDO DE CASO DA UNIDADE ACADÊMICA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO EM PERNAMBUCO ? BRASIL Documento
-
ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA ADEQUAR O CONHECIMENTO AO COTIDIANO ENFOQUE SOBRE A ÀGUA. Documento
-
ENSINO DE QUÍMICA: A INCLUSÃO DE DISCENTES SURDOS E OS ASPECTOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Documento
-
ENTRE MORROS, COMPOSTEIRAS E LIXEIRAS: LABIRINTOS PEDAGÓGICOS NAS ABORDAGENS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
ESTUDO DOS EX-BOLSISTAS INADIMPLENTES DE DOUTORADO PLENO NO EXTERIOR: MOTIVOS E CAUSAS DO INSUCESSO ? CASO CAPES . Documento
-
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONCEPÇÃO DE INDICADORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (1960 - 2013) Documento
-
Educação Ambiental Documento
-
Educação Ambiental e o desdobramento do poder ubuesco: uma análise foucaultiana Documento
-
Educação Ambiental no Ensino Superior: um estudo sobre sua abordagem nos cursos de graduação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - Facape Documento
-
Educação Química em Discurso, ou sobre um modo de olhar para a prática da Educação Química Documento
-
Educação [em tempo] integral : a contribuição do Programa Mais Educação - PME à comunidade escolar em um município da Serra Gaúcha/RS Documento
-
Educação emocional e educação científica : aproximações e possibilidades com a felicidade e o bem-estar social Documento
-
Educação especial e educação integral : um estudo de caso sobre as interfaces em uma escola pública Documento
-
Educação médica em áreas rurais : contribuições para a formação médica e a equidade em saúde Documento
-
Efeitos dos programas de iniciação científica e Ciência sem Fronteiras na Pós-graduação Stricto Sensu Brasileira : um olhar sobre o egresso Documento
-
Elementos do ensino superior: o livro didático, a biblioteca e a química geral teórica. Documento
-
Elementos organizadores da aprendizagem em atividades de monitoria como estratégia pedagógica para o ensino de ciências no nível fundamental. Documento
-
Em tempos de desassossegos: o stress na docência iniciante na Educação Superior Documento
-
Enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) : contribuições para a profissionalização docente Documento
-
Ensino de Ciências com ênfase na Alfabetização Científica de Estudantes com Deficiência Visual Documento
-
Ensino de Ciências por meio da Recreação na Educação Infantil. Documento
-
Ensino de ciências e educação das relações étnico-raciais : relações discursivas, recontextualização e possibilidades de articulação a partir da Base Nacional Comum Curricular Documento
-
Ensino de ciências e matemática no Brasil : um estudo cientométrico sobre a interdisciplinaridade e a internacionalização da área e de seus programas de pós-graduação Documento
-
Entre Confetes e Serpentinas: A Ciência Pede Passagem Documento
-
Entre concepções e práticas de Educação Integral e Educação Ambiental: ausências, contradições e possibilidades. Documento
-
Entre olimpíadas de Matemática e exercícios : exercit(ações)² de um estudante-egiptólogo Documento
-
Especulações foucaultianas sobre a imaginação ubuesca e a ‘Patafísica' Documento
-
Estudo da arquitetura do cargo de analista em C&T com ênfase na efetividade do impacto da gratificação por titulação e da formação acadêmica no desempenho dos servidores em uma instituição pública federal - CNPq Documento
-
Estudo de caso acerca da influência da atividade física adaptada a área de ciências nas dificuldades de aprendizagem em crianças de uma escola municipla de Porto Alegre Documento
-
Estudo sobre a concepção de flor para educandos de uma Escola Estadual de Educação Básica em Porto Alegre, RS. Documento
-
Estudos de caso: uma estratégia metodológica para o ensino de Química no Ensino Médio. Documento
-
Evolução das concepções didáticas de futuros professores de química sob uma perspectiva investigativa-construtivista Documento
-
Ex-bolsistas CAPES de Doutorado Pleno no País e Exterior: um Estudo Comparado no Âmbito das Ciências Biológicas II. Documento
-
Existências, resistências e reconhecimento: Tecendo interlocuções com narrativas de pesquisadoras/es transexuais brasileiras/os Documento
-
Experimentações e composições na educação de um corpo-professor : dançar com um método de pesquisar-criar Documento
-
FACES DA DOCÊNCIA DAS CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE PETROLINA – PE: A ABORDAGEM DO TEMA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS. Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL E PERFIL PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Documento
-
FOTOEVIDENCIAÇÃO POR FLUORESCÊNCIA NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER ORAL - POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE PÚBLICA COM CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO Documento
-
Fatores emocionais e de saúde mental : avaliação de alunos de uma escola pública federal visando ações de promoção e prevenção no ambiente escolar Documento
-
Formando espíritos científicos : epistemologia bachelardiana aplicada ao ensino de ciências na educação básica de Florianópolis - SC Documento
-
Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação? Documento
-
Formação de recursos humanos de alto nível : (mais) alguns aspectos a considerar Documento
-
Física Moderna e Contemporânea e a Saúde: uma proposta envolvendo de Energia Nuclear e Radioatividade na formação inicial de Professores de Física Documento
-
Física moderna e contemporânea no ensino médio : tecendo conexões com os recursos da cultura digital Documento
-
Geoilhas: O ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade Documento
-
GÊNERO E CIÊNCIAS EM TRÊS CORPOS DE MARIA Documento
-
GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO. Documento
-
HISTÓRIAS DE SALA DE AULA NAS RODAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA: POTÊNCIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL. Documento
-
HORTAS ESCOLARES COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E DE PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Documento
-
Hiperatividade ou Indisciplina? - O TDAH e a Patologização do Comportamento Desviante na Escola Documento
-
História da Ciência e atividades práticas: proposta para formação inicial de docentes. Documento
-
Histórias em quadrinhos como local de aprendizagem : saberes ambientais e a formação de sujeitos Documento
-
IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS NA SEDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Documento
-
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E EFEITOS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Documento
-
INTERNACIONALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE: um estudo sobre documentos avaliativos da CAPES, o Programa de Pós-Doutorado no Exterior e produção científica Documento
-
INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO SUPERIOR SOBRE ÁCIDOS E BASES. Documento
-
INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS SOBRE CÂNCER E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES COMO TEMA TRANSVERSAL NA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. Documento
-
Impactos da pós-graduação stricto sensu na formação de professores de português da educação básica : do processo de reflexão às transformações no ensino brasileiro Documento
-
Inclusão Escolar e Pedagogia: modos de ser e gerenciar o sujeito no cenário contemporâneo. Documento
-
Indicadores e procedimentos de monitoramento e avaliação de desempenho complementares aos utilizados pelo sistema de avaliação da Capes : área Ciências Biológicas II Documento
-
Influência de Projetos pedagógicos interdisciplinares na atividade física habitual e no estado nutricional Documento
-
Influência do sistema de avaliação da CAPES na qualidade dos Programas de Pós-Graduação. Documento
-
Interação entre a Pós-Graduação e a Educação Básica no Ensino de Ciências. Um estudo do Programa Novos Talentos da Capes. Documento
-
Interações Infantis e Relações de Poder: fios que tecem uma trama. Documento
-
Interfaces Disciplinares: Ensaios E Teorizações De Práticas Educativas Para Promover Enlaces Dos Saberes No Ensino De Ciências Documento
-
LEVANTAMENTO DO CONSUMO DE MEDICAMENTOS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO EM DUAS ESCOLAS DE PORTO ALEGRE - RS Documento
-
Licenciatura em química do IFMT na modalidade EAD : análise dos saberes docentes construídos nesse processo formativo Documento
-
MATÉRIA E RADIAÇÃO: ARTICULAÇÃO ENTRE FÍSICA E SAÚDE NA PERSPECTIVA DE UMA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA Documento
-
Mapeamento e a Pesquisa e Produção Acadêmica da área de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais do IFRS Campus Porto Alegre (RS) Documento
-
Memorial para obtenção do Título de Notório Saber Documento
-
Memória e identidade da Capes: Um olhar retrospectivo e prospectivo. Documento
-
Metodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Ceará Documento
-
Monitoramento e avaliação de programas de mobilidade acadêmica internacional : um estudo do Ciência sem Fronteiras Documento
-
Monitoria como estratégia pedagógica para o ensino de ciências no nível fundamental Documento
-
Monitoria como estratégia pedagógica para o ensino de ciências no nível fundamental Documento
-
Mulheres Negras Odara : corpos contadores de história Documento
-
Mulheres na ciência : diálogo entre as cientistas das academias pernambucanas de ciência agronômica, medicina veterinária e química e as alunas desses cursos na UFRPE Documento
-
Mulheres na ciência: Vozes, tempos, lugares e trajetórias. Documento
-
Multidisciplinaridade no Sistema Nacional de Pós-Graduação: institucionalização na CAPES e avaliação Documento
-
NOÇÃO COMPLEXA DE SAÚDE: CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE Documento
-
Na era da tecnologia ou da poluição : a educação ambiental praticada nas escolas públicas do Distrito Federal Documento
-
Neurociências e educação : interlocuções entre conhecimento científico, prática docente e formação de pedagogos/as no Estado do Rio Grande do Sul Documento
-
Neurociências na formação docente continuada : valorizando o desenvolvimento e a aprendizagem na primeira infância Documento
-
Neuroeducação : um diálogo entre a neurociências e a sala de aula Documento
-
Noções Artísticas nos Espaços das Ciências: Dispositivos de Aprendizagens para Além do Ordinário Documento
-
O DESINTERESSE PELA FÍSICA NA REGIÃO DO VALE DO RIO DOS SINOS: SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Documento
-
O DISPOSITIVO DE NECRODOCÊNCIA E OS MODOS DE SER PROFESSOR Documento
-
O Dispositivo do Transtorno do Déficit de Natureza: um estudo sobre a importância do contato com a "natureza" para a saúde dos sujeitos Documento
-
O ECO SUJEITO DO SÉCULO XXI E SUA (RE)AÇÃO AO CONSUMO SUSTENTÁVEL EM DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO COM ALUNOS DE IVOTI–RS Documento
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: SINALIZANDO POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS. Documento
-
O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: sentido e autopoiese de um sistema. Documento
-
O JOVEM COMO MULTIPLICADOR DAS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NO MUNICÍPIO DE AGUDO, RS, BRASIL. Documento
-
O Jeito Xavante de Torcer : Formação de Memórias Em Uma Torcida de Futebol Documento
-
O LETRAMENTO CIENTÍFICO NA ESCOLA BÁSICA – SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS Documento
-
O Livro Didático de Biologia e a Temática Citologia Documento
-
O MUNDO PRECISA DE CIÊNCIA, A CIÊNCIA PRECISA DE MULHERES: INVESTIGANDO A PREMIAÇÃO PARA MULHERES NA CIÊNCIA Documento
-
O PAEP - Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica Documento
-
O PROJETO HACKATRUCK COMO UM CASO PRÁTICO PARA CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA ITINERANTE NO BRASIL Documento
-
O Processo criativo na aprendizagem das transformações químicas: uma propostas para estudantes construírem novos conhecimentos na educação básica Documento
-
O Processo de Internacionalização Promovido pela Capes na Formação de Professores da Educação Básica Documento
-
O Programa Institucional de Iniciação à Docência enquanto lócus de mobilização de saberes para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Ciências:um itinerário possível? Documento
-
O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - Novas Fronteiras: Avaliação de Progresso e oportunidades para o Futuro. Documento
-
O Programa de Treinamento em Pesquisa Médica (MD-PHD), sua estruturação e difusão no Brasil Documento
-
O Uso de Ferramentas de Informática e sua Implicação em Atividades Didáticas Experimentais para Melhoria do Ensino de Biologia Documento
-
O Uso de Tecnologias Digitais na Formação de Professores sobre a Temática Saúde Documento
-
O aborto como um problema de saúde pública: contribuições para o debate nas áreas de saúde e educação. Documento
-
O conhecimento em rede e as fontes de informação no Ensino de Ciências Documento
-
O contexto escolar e as situações de ensino em ciências : interações que se estabelecem na aprendizagem entre alunos e professores na perspectiva da teoria dos campos conceituais. Documento
-
O corpo anatomoclínico : uma análise dos saberes e práticas em uma disciplina de anatomia da medicina Documento
-
O desenvolvimento de Edublogs como ferramenta de conscientização socioambiental no ensino de química Documento
-
O dispositivo moralitúrgico em uma escola pública brasileira Documento
-
O dispositivo político educacional das avaliações em larga escala no Brasil e educação em ciências/química : uma análise de produções sobre o Enem nas mídias e em documentos oficiais Documento
-
O ensino de astronomia nos anos iniciais: reflexões produzidas em uma comunidade de prática. Documento
-
O ensino de biologia e suas articulações com práticas médico-moralizantes direcionadas ao governamento do corpo, das sexualidades e dos gêneros Documento
-
O ensino de ciências e biologia e a sala de aula invertida : uma tendência contemporânea Documento
-
O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em escolas da rede municipal de Porto Alegre/RS Documento
-
O ensino por investigação e o seu impacto na aprendizagem de alunos do ensino médio de uma escola pública brasileira Documento
-
O envelhecimento do corpo da mulher na mídia impressa. Documento
-
O escrever acadêmico em tempos tecnológicos : o coescrever Documento
-
O estudo de uma bacia hidrográfica em escolas do município de Palmeira das Missões ? RS: Uma contribuição da Educação Ambiental na Educação em Ciências. Documento
-
O papel da educação física: tema transversal em saúde Documento
-
O processo de experimentação promovendo aprendizagens e competências científicas Documento
-
O professor de química em desenvolvimento profissional: as tecnologias digitais no contexto do PROFQUI nas regiões nordeste e sul. Documento
-
O projeto um computador por aluno no Brasil: Uma história e experiência por concluir. Documento
-
O pão, o vinho e a cachaça : um estudo envolvendo os saberes populares na região do Alto Uruguai Gaúcho Documento
-
O referencial lições do rio grande e os discursos coletivos dos professores de uma escola estadual. Documento
-
O saber popular como uma alternativa temática para a estruturação curricular do ensino de ciências Documento
-
O uso do rio Uruguai como tema gerador para a Educação Ambiental no ensino fundamental Documento
-
O zebrafish na ciência brasileira : produção científica, impacto e colaboração Documento
-
OFICINA DE ROBÓTICA NO ENSINO MÉDIO COMO METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DE CIÊNCIAS EXATAS. Documento
-
OLHARES SOBRE O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: UMA CONTRIBUIÇÃO À GESTÃO PÚBLICA DO FOMENTO À CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Documento
-
OS IMPACTOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/CAPES) NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA DO RIO GRANDE DO SUL Documento
-
OS JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/UFRPE Documento
-
Objeto de aprendizagem para o Ensino de Química através do tema gerador alimentos Documento
-
Olhares sobre a Avaliação por Pares: Institucionalização e Limites da Avaliação por Pares no CNPq (1975 ? 2016) Documento
-
Orientações curriculares e políticas públicas para a formação de professores : um estudo sobre o curso de licenciatura em Química da UFPel Documento
-
Os Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula Documento
-
Os construtos nas Prestações de Contas da Fundação CAPES/MEC Documento
-
Os construtos nas Prestações de Contas da Fundação CAPES/MEC: Demandas Repetitivas na CPC/DGES/CAPES Documento
-
Os modos de estruturação da educação em saúde na escola : das concepções e do currículo às práticas educativas e à aprendizagem Documento
-
PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: análise de suas contratações sob a perspectiva dos ciclos de políticas públicas, An Documento
-
PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: uma análise do conteúdo mediante a aplicação da ferramenta SWOT. Documento
-
POTENCIALIZANDO A CRIATIVIDADE E A SOCIALIZAÇÃO: UM ARCABOUÇO PARA O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL EM DIFERENTES REALIDADES EDUCACIONAIS. Documento
-
PROCESSO DIALÓGICO NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA NA ESCOLA DO CAMPO Documento
-
PROCESSOS ARTÍSTICOS E EDUCACIONAIS (INCIDENTAIS) VIVENCIADOS POR MULHERES TRAVESTIS E TRANSEXUAIS DO RECIFE E AS FISSURAS NO CIS-TEMA Documento
-
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM BIOQUÍMICA NO RIO GRANDE DO SUL. Documento
-
PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: EXPERIÊNCIAS COM O MATERIAL CONCRETO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Documento
-
PROFESSORES QUE SOMOS, EDUCADORES QUE QUEREMOS SER: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Documento
-
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA: Análise cientométrica da produção científica dos PPGs de Astronomia/Física sob aspectos de quantidade, visibilidade, coautoria discente e cooperação internacional Documento
-
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA. Documento
-
PROJETOS SOCIAIS ESPORTIVOS: ensaios sobre uma proliferação na cidade do Rio Grande - RS Documento
-
PRÁTICAS BIOASCÉTICAS CONTEMPORÂNEAS: notas sobre os corpos masculinos nas comunidades que discutem cirurgia plástica na rede social Orkut. Documento
-
PRÁTICAS DE ENSINO DE QUÍMICA: NARRATIVAS DOS PROFESSORES(AS) E ALUNOS(AS) RIBEIRINHOS DO ALTO SOLIMÕES – AM Documento
-
Panorama dos recursos pedagógicos utilizados nas publicações do PIBID/Química UFRGS : perspectivas em relação à formação inicial pelos olhos dos atores envolvidos Documento
-
Parques Tecnológicos e Centralidades Urbanas: O caso do Tecnopuc na Região Metropolitana de Porto Alegre Documento
-
Pedagogia da Realidade e Educação Matemática: Entre as docências escrava e a nobre Documento
-
Percepções de alunos e professores da rede pública municipal de ensino fundamental de Uruguaiana acerca da educação sexual na escola Documento
-
Perspectivas Morais e Éticas de Adolescentes Cabo-Verdianos e Brasileiros em Relação à Saúde Documento
-
Perspectivas do PROFMAT : política pública em construção Documento
-
Pesquisa Médica em Hospitais no Brasil Documento
-
Planejamento Estratégico à Luz da Complexidade, do Pensamento Divergente e da Visão Prospectiva - Avanços na Qualidade da Gestão no CNPq Documento
-
Popularização da neurociência e educação : a produção de um documentário e as representações do cérebro no imaginário escolar e universitário Documento
-
Por que os homens nunca ouvem e as mulheres não sabem estacionar? analisando a rede de discursos das neurociências quanto às questões de gênero em alguns artefatos culturais Documento
-
Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede. Documento
-
Primeiro Imóvel - Por escolha ou imposição, qual a consequncia na forma de utilização e conservação? Documento
-
Problemas ambientais causados por agrotóxicos : a metodologia da resolução de problemas e a investigação científica na educação básica Documento
-
Processo interativo: uma possibilidade de produção de um currículo integrado e constituição de um docente pesquisador - autor e ator - de seu fazer cotidiano escolar. Documento
-
Produtividade na área de educação e afins : estudo na FACED/UFRGS Documento
-
Produção científica da área de neurociências & comportamento e seu vínculo com educação. Um estudo comparativo : Brasil e mundo Documento
-
Produção científica do Brasil : relações entre o acesso aberto à informação científica e a política de financiamento público para a publicação de artigos mediante o pagamento de Article Processing Charge (APC) Documento
-
Produção científica dos docentes fonoaudiólogos brasileiros : um estudo nas instituições públicas de ensino superior Documento
-
Professor sem estresse: uma proposta de bem-estar na rede pública municipal de Alegrete-RS Documento
-
Programa Mulheres Mil : a educação profissional contribuindo para a redução de desigualdade social e econômica das mulheres e seu resgate social Documento
-
Programa Probral - Capes : a cooperação bilateral Brasil e Alemanha em projetos conjuntos de pesquisa Documento
-
Programa de extensão universitária: perspectivas emergentes na educação em ciências. Documento
-
Projetos DINTER: contribuição para a expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Documento
-
Promoção da educação permanente em saúde no Brasil : reflexões e impactos das políticas públicas PROVAB e Mais Médicos na formação de profissionais da saúde Documento
-
Provocações ao Campo da Educação em Ciências e da Pedagogia: analisando os enunciados de Humanismo, Poder e liberdade em Paulo Freire Documento
-
Práticas docentes sobre infecções sexualmente transmissíveis no ensino fundamental Documento
-
Práticas e contextos da produção científica no Ensino de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
Prêmio Capes de Tese : análise do perfil e da produção científica dos candidatos e premiados Documento
-
Prêmio Capes de Tese: avaliação pós-prêmio Documento
-
Publicações em acesso aberto : cenário brasileiro e proposta de um modelo de pagamento de taxas para ler e publicar Documento
-
Pós-graduação : impactos, desafios e oportunidades sob a luz da equidade de gênero Documento
-
QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE DUAS REGIÕES DO SUL DO BRASIL: Impactos provocados por um programa orientado de treinamento funcional Documento
-
QUANTO CUSTA O LIVRO DIDÁTICO? UMA ANÁLISE A PARTIR DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO FNDE / MEC Documento
-
Química cega em práticas: (in)visíveis, (in)sensíveis e (in)(con)formados Documento
-
REDES DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS E O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO. Documento
-
REPRESENTAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Documento
-
Raciocínio ecológico - moral: Um estudo sobre a caça e a proteção a mamíferos através de dilemas Documento
-
Radiações solares: a abordagem do tema na educação básica Documento
-
Redes P2P em e-learning Documento
-
Releitura dos atuais Programas de Cooperação Internacional da Capes, sob uma Nova Perspectiva Documento
-
Representações escolares : produção e constituição de formas de conhecimento em educação em ciências Documento
-
Resolver problemas a partir de uma proposta pedagógica contextualizada com a realidade dos alunos: uma possibilidade para o ensino de ciências Documento
-
Reverberações do Corpo: a criação de um espaço de problematização na fronteira entre os campos da arte e da ciência. Documento
-
Robótica Educacional: socializando e produzindo conhecimentos matemáticos". Documento
-
SABER-REALIDADE: DAS PRESCRIÇÕES AOS DESEJOS DE CONSTITUIR DOCÊNCIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CONTEMPORÂNEA Documento
-
SABERES DA ÁREA DE CIÊNCIAS CONSTRUÍDOS AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Documento
-
SALA DE RECURSOS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM “DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM”. Documento
-
SAÚDE BUCAL COMO TEMÁTICA PARA UM ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO. Documento
-
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA E PRÁTICAS LABORATORIAIS: novos olhares sobre o Ensino de Ciências Documento
-
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: entrelaçando atitudes, posturas e estratégias em sala de aula com o apoio da Estratégia Saúde da Família Documento
-
Saberes populares e conhecimento científico : construindo uma unidade de aprendizagem Documento
-
Saúde Planetária no Currículo Médico Documento
-
Sequências didáticas em educação ambiental crítica : tendências da produção acadêmica, análise epistemológica e reflexões para uma proposta na educação em ciências Documento
-
Sexualidade e educação sexual: prática docente em uma escola pública de Juazeiro do Norte - CE Documento
-
Significar aprendizagens em informática na educação tecnológica através do desenvolvimento de projetos. Documento
-
Sobre a importância da matemática aplicada : análise de conteúdos programáticos nos planos de ensino dos cursos de licenciatura em ciências da natureza, biologia e química Documento
-
Sobrepeso e obesidade em escolares: implicações e alternativas no contexto escolar Documento
-
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PELOTAS - BRASIL Documento
-
TRABALHO, IDENTIDADE E APOSENTADORIA: ESTUDO COM TRABALHADORAS APOSENTADAS DE UMA FUNDAÇÃO PÚBLICA. Documento
-
TRILHA DE LOBOS NOS PLATÔS DE GOIÁS: A SINGULARIDADE DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Documento
-
Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem Documento
-
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Ciências: análise de repositórios disponíveis. Documento
-
Tecnologias digitais : percepções dos professores de matemática no contexto do desenvolvimento profissional docente Documento
-
Tempo, memórias e saberes: histórias de professores e suas tecnologias Documento
-
Tensões, contradições e conflitos do Programa Ciência sem Fronteiras: cinco estudos acerca de uma política pública (inter)setorial interrompida Documento
-
Textos Originais de Cientistas e Textos sobre História das Ideias da Ciência em uma proposta Didática sobre Ótica na Formação Inicial de Professores de Física Documento
-
Trajetória do termo fotossíntese em livros escolares (1900-1990) e em publicações científicas (1945-2012) : uma metodologia de análise para relacionar o saber ensinado ao saber científico Documento
-
Trajetórias narrativas em um assentamento do MST : os (des)compassos na concepção de natureza Documento
-
Três estudos sobre as concepções e as crenças acerca da aprendizagem e das dificuldades na aprendizagem de Ciências Documento
-
Tudo é rede, conexão e simultaneidade! Problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade : um campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares Documento
-
UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA À CONSTRUÇÃO DE EPISÓDIOS EM CIÊNCIA Documento
-
UTILIZAÇÃO DE TABLETS DO PROGRAMA ALUNO CONECTADO DO GOVERNO DE PERNAMBUCO EM UM MUNICÍPIO DO SERTÃO DO ESTADO Documento
-
Um caminho audiovisual possível à aprendizagem : estudo de caso em uma amostra de crianças de uma escola pública de Porto Alegre Documento
-
Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio Documento
-
Um estudo do contexto histórico das contribuições de Mendeleev para construção da tabela periódica em livros didáticos de Química para o Ensino Médio e inserção deste contexto em sala de aula. Documento
-
Um estudo sobre a percepção de estudantes de escola básica acerca da ciência e da tecnologia dos alimentos. Documento
-
Um estudo sobre as contribuições da disciplina "observação de aves" no processo de ensino e aprendizagem em biologia Documento
-
Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens Documento
-
Uma análise crítica, a partir do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), do Ensino de Botânica na Educação Básica. Documento
-
Uma análise do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) como política de formação de professores da área de Ciências em polos de formação em Brasília/DF Documento
-
Uma análise sobre conceitos algébricos em produções acadêmicas : questões para formação de professores e para pesquisa Documento
-
Uma proposta de trabalho interdisciplinar empregando os temas geradores alimentação e obesidade. Documento
-
Uma rosa na ciência: o ensino de ciências através da contextualização com o cinema e a literatura presente na obra ?O Nome da Rosa? Documento
-
Uso e legitimação das tecnologias digitais no ensino de robótica em centros de recondicionamento de computadores Documento
-
Utilização e Gestão de Laboratórios Escolares. Documento
-
Vida, métrica e logos Documento
-
Web-Game educacional para o ensino e aprendizagem de ciências Documento
-
tividades corporais nos anos iniciais do ensino fundamental e sua influência nos processos de ensino-aprendizagem. Documento
-
À SOMBRA DESTE JACARANDÁ: ARTICULAÇÕES ENTRE CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DOCENTE Documento
-
ÁGUA: TEMÁTICA INTEGRADORA DOS CONTEÚDOS CURRICULARES AOS TEMAS TRANSVERSAIS A PARTIR DE METODOLOGIAS INVESTIGATIVAS Documento
-
Ética e educação em perspectiva teleológica : genealogia e crítica Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade