EXPERIENCIAS EM ENSINO DE CIENCIAS (UFRGS)
-
- Visão geral
-
- Metrics
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Qualis
código do país
tipo
publicação venue de
-
A FILOSOFIA POPPERIANA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UM TRATAMENTO DE VISÕES DEFORMADAS DA CIÊNCIA EM SALA DE AULA.
18:188-209.
2023-01-01
-
A Filosofia Popperiana e a Alfabetização Científica: Um Tratamento de Visões Deformadas de Ciências em Sala de Aula.
18:188-209.
2023-01-01
-
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA TEMÁTICA ?LEIS DE NEWTON? EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS INDICADOS PELO PNLD 2021.
18:351-375.
2023-01-01
-
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS EM BELFORD ROXO - RJ.
18:318-341.
2023-01-01
-
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL NA IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS EM COMUNIDADES DA PERIFERIA.
18:318-341.
2023-01-01
-
A POTENCIALIDADE DO USO DE RECURSOS IMAGÉTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS.
18:243-259.
2023-01-01
-
A tesoura do vento e as possibilidades de ensino de ciências.
18:134-147.
2023-01-01
-
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO ESTUDO DAS CORUJAS SUINDARAS: UM DIÁLOGO ENTRE ESCOLA, COMUNIDADE E UNIVERSIDADE..
18:01-16.
2023-01-01
-
ANÁLISE DO FORMALDEÍDO PRESENTE EM ALISANTES CAPILARES: DESIGN E USO DE OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DA AÇÃO MEDIADA.
18:26-45.
2023-01-01
-
APRENDIZAGEM BASEADA EM CASOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTS SOBRE A MATRIZ ELÉTRICA AMAZÔNICA E FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS.
18:62-81.
2023-01-01
-
ARGUMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS MEDIANTE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.
18:60-75.
2023-01-01
-
ARTICULAÇÕES ENTRE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E NOTÍCIAS FALSAS: UMA ABORDAGEM PARA O TEMA AQUECIMENTOGLOBAL.
18:76-97.
2023-01-01
-
Avaliação diagnóstica usando mapa conceitual com erros: uma experiência no Ensino Superior.
18:42-59.
2023-01-01
-
Contribuições da robótica educativa para o ensino de conceitos relacionados a triângulos e quadriláteros.
18:304-318.
2023-01-01
-
DE DE ALUNO PARA ALUNO: O ENSINO DE FÍSICA, ARDUÍNO E IMPRESSÃO 3D.
18:319-334.
2023-01-01
-
DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA SOBRE O TEMA TAXONOMIA E SISTEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM IMPEDIMENTO VISUAL: GESTÃO DE ACESSIBILIDADE AO CONTEÚDO CIENTÍFICO NUMA PERSPECTIVAÇÃO DE PROMOÇÃO À AUTONOMIA.
18:221-242.
2023-01-01
-
ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADO: ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE A TERMODINÂMICA E A ELETRICIDADE.
18:247-271.
2023-01-01
-
ESTUDO DE UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA VOLTADA À EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS: O CASO DA CÂMARA ESCURA.
18:103.
2023-01-01
-
Estratégia de Ensino Phillips 66 no Ensino de Física no Ensino Médio.
18:123-193.
2023-01-01
-
Física Experimental Em Casa: Enfrentamento À Pandemia De Covid-19.
18:289-299.
2023-01-01
-
MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA UFAC: DA ABERTURA AO MOMENTO PÓS-PANDEMIA.
18:1-17.
2023-01-01
-
METODOLOGIA EM CINCO PASSOS: Metodologia Ativa no ensino de Magnetismo.
18:335.
2023-01-01
-
MODELOS ANALÓGICOS UTILIZADOS POR PROFESSORESDE QUÍMICA NO ENSINO DA ISOMERIA (3D).
18:260.
2023-01-01
-
Mestrado Profissional em Ensino de Física na IFAc: da Abertura ao Momento Pós-Pandemia.
18:1-17.
2023-01-01
-
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA DE CÁLCULO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
18:1-33.
2023-01-01
-
Métodos de Avaliação no Ensino a Distância de Cálculo: um Relato de Experiêcia.
18:1.
2023-01-01
-
Nanotecnologia e a BNCC: Proposta e Aplicação de uma Sequência Didática para Estudantes do primeiro ano do ensino médio.
18:230-246.
2023-01-01
-
O Ensino sobre as Interações Ecológicas em um Ambiente Natural de Cerrado: contribuições de uma aula prática de campo.
18:98-109.
2023-01-01
-
O USO DE MATERIAIS DINÂMICO-TÁTEIS NA ELABORAÇÃO CONCEITUAL POR UM ESTUDANTE CEGO: TRABALHANDO O EFEITO DE FORÇAS E A ESTABILIDADE ENERGÉTICA DE SISTEMAS INTRAMOLECULARES.
18:1-25.
2023-01-01
-
O arco-íris no copo: aprendendo soluções por meio do ensino por investigação.
18:376-388.
2023-01-01
-
OS RECURSOS DIDÁTICOS CONCRETOS E ADAPTADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).
18:210-229.
2023-01-01
-
RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR A TEMÁTICA ?ANIMAIS DA FLORESTA? NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTRUTURADA NOS 3MP E USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS.
18:194-204.
2023-01-01
-
Relato de uma sequência didática para abordar a temática 'Animais na Floresta' na Educação Infantil estruturada nos 3 Momentos Pedagógicos e uso de tecnologias digitais.
18:194-204.
2023-01-01
-
SABÕES E DETERGENTES: UM TEMA SOCIAL E AMBIENTAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
18:283-303.
2023-01-01
-
a cultura no ensino de ciências preservação e identificação das classes de vertebrados na Amazônia.
18:148-166.
2023-01-01
-
3) Entrevista com Guy Barcellos: aportes para pensar alfabetização e letramento científico.
17:35-56.
2022-01-01
-
A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DE PIAGET.
17:136-147.
2022-01-01
-
A Ciência por trás dos Nevoeiros: Conhecimentos Teóricos e Práticos.
17:496-512.
2022-01-01
-
A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE FÍSICA.
17:444-457.
2022-01-01
-
A MODELAGEM MATEMÁTICACOMO ESTRATÉGIANO ENSINO DE FÍSICA.
17:444.
2022-01-01
-
A PERFEITA SIMBIOSE ENTRE A FÍSICA E A PROVA DE CORRIDA DE CURTA DISTÂNCIA.
17:513-526.
2022-01-01
-
A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
17:349-366.
2022-01-01
-
A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E A SALA DE AULA.
17:1-13.
2022-01-01
-
A TERRA SOB A ÓPTICA DA GRAVIDADE: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE FÍSICA.
17:34-48.
2022-01-01
-
ABP na educação básica: Uma análise do guia do livro didático de química e de uma das coleções aprovadas no PNLD 2018.
17:262-278.
2022-01-01
-
ADEQUAÇÕES PARA O ENSINO REMOTO: TRANSFORMANDO O YOUTUBE® EM SALA DE AULA.
17:485-495.
2022-01-01
-
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM BOTÂNICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO O TEMA BRIÓFITAS.
17:202-228.
2022-01-01
-
ARGUMENTAÇÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO PLANETÁRIO DA UNIPAMPA.
17:148-169.
2022-01-01
-
ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE O PROCESSO DE FERMENTAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO MÉDIO.
17:510-525.
2022-01-01
-
Análise dos vídeos educativos veiculados pela TV INES: uma ferramenta de divulgação científica no Ensino de Ciências para os surdos.
17:167-186.
2022-01-01
-
Apreciação de artes na educação de jovens e adultos como possibilidade para integração ao ensino de ciências.
17:354-382.
2022-01-01
-
CARTOGRAFIAS FEMININAS NEGRAS COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A EXPERIÊNCIA DO ?INVESTIGA MENINA!?.
17:275-303.
2022-01-01
-
COMPARANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A ROBÓTICA SUSTENTÁVEL EA TRADICIONAL TENDO COM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE ELETRICIDADE.
17:458-484.
2022-01-01
-
CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DA FAMÍLIA CACTACEAE EM SERGIPE POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
17:403-422.
2022-01-01
-
CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DA FAMÍLIA CACTACEAE EM SERGIPE POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS.
17:404-422.
2022-01-01
-
CONSTRUINDO SABERES SOBRE AS SERPENTES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO - AÇÕES EDUCATIVAS NAS ESCOLAS.
17:278-294.
2022-01-01
-
CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
17:53-65.
2022-01-01
-
Comparando Práticas Pedagógicas com a Robótica Sustentável e a Tradicional tendo como Fundamentação Teórico-Metodológica a Aprendizagem Colaborativa no Ensino de Eletricidade.
17:458-484.
2022-01-01
-
DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA): USO DE PODCAST COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO NORDESTE DO BRASIL.
17:229-252.
2022-01-01
-
Dificuldades de aprendizagem de conceitos científicos na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud: um estudo de caso em uma oficina sobre o funcionamento de um músculo artificial.
17:12-33.
2022-01-01
-
Disruptores Endócrinos uma Jornada Temática referenciada na Pedagogia 5Cs: Criticidade, Conhecimento Científico, Criatividade, Colaboração e Cidadania.
17:243-261.
2022-01-01
-
ENSINO DE CIÊNCIAS EM CLASSE HOSPITALAR: A MICROBIOLOGIA NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
17:149-166.
2022-01-01
-
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: contribuições de uma sequência didática no processo de ensino e aprendizagem de Cinética Química.
17:383-395.
2022-01-01
-
ENTRE CORES E TINTAS NATURAIS: DESDOBRAMENTOS DOS PIGMENTOS VEGETAIS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA E ARTE.
17:349.
2022-01-01
-
ESPECTROSCOPIA ÓPTICA AUTOMATIZADA DE LÂMPADAS DE VAPOR DE GASES EM ALTA PRESSÃO PARA UTILIZAÇÃO DIDÁTICA DE BAIXO CUSTO.
17:110-122.
2022-01-01
-
ESTUDANDO ISOMERIA DE MANEIRA LÚDICA: ISOMERICARD, UM JOGO DE CARTAS INCLUSIVO.
17:396-421.
2022-01-01
-
Educação em sexualidade na adolescência: uma análise de rodas de conversa em turmas do 8° ano do Ensino Fundamental.
17:187.
2022-01-01
-
Ensino de Distribuição Binomial e Trinomial Utilizando como Motivação o Campeonato Brasileiro de Futebol.
17:448-459.
2022-01-01
-
Ensino e aprendizagem do tema corpo humano no ensino médio: um estudo de caso..
17:335-348.
2022-01-01
-
Entrevista com Guy Barcellos: aportes para pensar alfabetização e letramento científico.
17:35-56.
2022-01-01
-
Estudo de Caso aliado às TDICs: fomentando a argumentação no ensino de química.
17:474-486.
2022-01-01
-
Estudo de caso no ensino fundamental: manejo de animais silvestres em foco.
17:364-378.
2022-01-01
-
Experimento de ferramenta alternativa no ensino de Ciências: preparação e uso de microscópio artesanal.
17:221-242.
2022-01-01
-
Explorando a influência das ações de uma professora para o desenvolvimento de conhecimentos docentes sobre argumentação de licenciandos em química.
17:199-219.
2022-01-01
-
FORMAS DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POR CIENTISTAS: AS REDES SOCIAIS EM PERSPECTIVA.
17:253-274.
2022-01-01
-
Frankenstein: leituras de ficção científica em aulas de Biologia.
17:318-335.
2022-01-01
-
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS A PARTIR DE UMA EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA PELO BAIRRO CAIÇARA: A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO DE CIENCIAS.
17:279.
2022-01-01
-
IMPACTOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE ATIVIDADES DE DIFUSÃO JUNTO AO CLUBE DE ASTRONOMIA DE MANAUS.
17:49-62.
2022-01-01
-
INDÍCIOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE OS CIRCUITOS ELÉTRICOS EM AVALIAÇÕES INTERDISCIPLINARES.
17:184-201.
2022-01-01
-
INSERÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIA: MODALIDADE REMOTA.
12:300-334.
2022-01-01
-
INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AS PROPRIEDADES FÍSICAS DO AR COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
17:93-118.
2022-01-01
-
INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AS PROPRIEDADES FÍSICAS DO AR COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS FINAIS DOENSINO FUNDAMENTAL.
17:93-118.
2022-01-01
-
Impacto s da Divulgação Científica para estudantes do Ensino Fundamental a partir de atividades de difusão junto ao clube de astronomia de Manaus.
17:49-62.
2022-01-01
-
Investigação no ensino de ciências: compreendendo as propriedades físicas do ar com atividades experimentais nos anos finais do ensino fundamental.
17:93-118.
2022-01-01
-
METODOLOGIA DICUMBA: INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
17:181-198.
2022-01-01
-
O CONSTITUIR-SE EDUCADORA DE QUÍMICA: uso de narrativa (auto)biográfica na compreensão de movimento formativo vividos com práticas antecipadasem diferentes contextos de ensino.
17:487-509.
2022-01-01
-
O Cenário das Pesquisas sobre a Utilização dos Experimentos de Pensamento no Ensino de Física.
17:14-34.
2022-01-01
-
O DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E REFLEXÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
17:262-277.
2022-01-01
-
O ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ASTRONOMIA: TRÂNSITO, OCULTAÇÃO, ECLIPSE.
17:91-109.
2022-01-01
-
O ENSINO INVESTIGATIVO NA PERCEPÇÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS LOCAIS: O DESPERTAR DO SUJEITO ECOLÓGICO.
17:379-402.
2022-01-01
-
O jogo didático Isogames no ensino de Química: a interdisciplinaridade em foco.
17:541-553.
2022-01-01
-
O mundo em que vivemos e a Física que ensinamos.
17:1-11.
2022-01-01
-
OS ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS COMO TEMA PARA O ENSINO DE QUÍMCA ORGÂNICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA.
17:422-443.
2022-01-01
-
OS ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS COMO TEMA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA.
17:422-443.
2022-01-01
-
OS FARÓIS ASTRONÔMICOS NA SALA DE AULA: PROPOSIÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO SOBRE OS PULSARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA E ASTRONOMIA.
17:1-17.
2022-01-01
-
Oito traços determinantes de políticas públicas para pensar a formação continuada de professores de ciências.
17:96-111.
2022-01-01
-
PERCEPÇÕES DE MEDIADORES EM UM CURSO DE EXTENSÃO: ANÁLISE INICIAL À LUZ DA TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS.
17:387-405.
2022-01-01
-
POTENCIALIDADES DIDÁTICAS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: PRINCÍPIOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL NO ÂMBITO DE UM VÍDEO HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICO ACERCA DA TABELA PERIÓDICA.
17:132-152.
2022-01-01
-
PROCESSO DE VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: DA GRAVITAÇÃO AOS BURACOS NEGROS.
17:66-90.
2022-01-01
-
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
17:34-52.
2022-01-01
-
PROPOSTA DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN) COM ÊNFASENO CONSUMOE APLICAÇÃO DE CORANTES ALIMENTÍCIOS.
17:460-473.
2022-01-01
-
Potencialidades das atividades experimentais no Ensino de Química Orgânica em tempo de pandemia.
17:232.
2022-01-01
-
RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL COMO POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO DA CEGUEIRA BOTÂNICA.
17:368-386.
2022-01-01
-
Reflexões acerca de um curso de formação continuada docente sobre o Arduino e o ensino de física ofertado na modalidade de ensino remoto emergencial.
17:123-135.
2022-01-01
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS PARA ESTUDO DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
17:170-180.
2022-01-01
-
SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA NA RODA DE CONVERSA.
17:1-18.
2022-01-01
-
Sequência didática sobre tópicos de Astronomia para o 1º ano do ensino médio.
17:332-353.
2022-01-01
-
Sistemática Filogenética: uma proposta STEAM de ensino na graduação em Ciências Biológicas.
17:205-220.
2022-01-01
-
Terraplanismo como temática na formação inicial de professores no contexto do PIBID.
17:18-33.
2022-01-01
-
Textos científicos em aulas de ciências: relato de atividades no contexto de ensino remoto sincrono envolvendo estratégias metacognitivas.
17:119-136.
2022-01-01
-
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO EM ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS ENVOLVENDO FRACTAIS.
17:313-331.
2022-01-01
-
UMA PROPOSTA DE INTRODUÇÃO À FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO FENÔMENO DE TUNELAMENTO QUÂNTICO - Qualis B1.
17:63-95.
2022-01-01
-
UTILIZAÇÃO DO ?STORYTELLING? NO ENSINO DE FUNÇÕES DA QUÍMICA ORGÂNICA.
17:220-231.
2022-01-01
-
Uma Proposta de Oficina Temática Remota: Ensino de Reações de Oxirredução Contextualizadas com a Restauração de Obras de Arte em Metal.
17:137-148.
2022-01-01
-
Uma UEPS para discussão de conteúdos metacientíficos da Termodinâmica na Educação Básica.
17:153-183.
2022-01-01
-
Uma análise crítica sobre a implementação do SCALE-UP no Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
17:57-75.
2022-01-01
-
VISCOSIDADE DOS LÍQUIDOS: O USO DE FERRAMENTAS CULTURAIS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE QUÍMICA.
17:526-540.
2022-01-01
-
VISCOSIDADE DOS LÍQUIDOS: O USO DE FERRAMENTAS CULTURAIS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE QUÍMICA1.
17:526-540.
2022-01-01
-
A Abordagem Temática e os Três Momentos Pedagógicos na sistematização de uma sequência didática para o ensino de Ciências na EJA.
16:533-547.
2021-01-01
-
A CIÊNCIA E A FICÇÃO: COMO APROXIMAR ESSES MUNDOS NO ENSINO DAS RADIAÇÕES.
16:306-324.
2021-01-01
-
A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROSTÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E EXPERIMENTAL, UTILIZANDO BLOGS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA.
16:457-490.
2021-01-01
-
A Dilatação Térmica em uma Perspectiva de Variação Infinitesimal Abordada no Curso Básico de engenharia.
16:443-478.
2021-01-01
-
A Dilatação Térmica em uma Perspectiva de Variação Infinitesimal abordada no Curso Básico de Física de Engenharia.
16:443-456.
2021-01-01
-
A FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA EM UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.
16:509.
2021-01-01
-
A PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTUDO DE CASO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA DURANTE UMA AULA EXPERIMENTAL.
15:203-213.
2021-01-01
-
A QUÍMICA NA COZINHA: UMA POSSIBILIDADE DE OFICINA TEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
16:2021-532.
2021-01-01
-
A Tabela Periódica na Perspectiva da Educação Inclusiva: Análise de uma Intervenção Didática voltada ao Discente com Deficiência Visual.
16:259-279.
2021-01-01
-
A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE RELATIVIDADE RESTRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
16:1-17.
2021-01-01
-
A UTILIZAÇÃO DO CURTA METRAGEM 'QUE SACO!' COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
16:n.3.
2021-01-01
-
A UTILIZAÇÃO DO CURTA METRAGEM ?QUE SACO!? COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
16:577-588.
2021-01-01
-
A aprendizagem baseada em problemas (ABP) para o ensino de botânica.
16:508.
2021-01-01
-
A biotecologia dos probióticos: uma proposta didática na abordagem CTS para ensino de biologia na EJA.
16:488-507.
2021-01-01
-
A relevância do conhecimento científico para a cidadania e a incoerência da educação em ciências.
16:1-9.
2021-01-01
-
A tabela periódica na perspectiva da educação inclusiva: análise de uma intervenção didática voltado ao discente com deficiência visual.
16:259-279.
2021-01-01
-
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM-TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
16:343-353.
2021-01-01
-
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, ALIADA A TEMÁTICA ?CHÁS?, NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID NA ESCOLA.
16:585-595.
2021-01-01
-
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA ABORDAGEM CTSA NO DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇOES SOBRE DROGAS INALANTES.
16:96-125.
2021-01-01
-
ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM CAMINHO A DEBATIBILIDADE.
16:396-408.
2021-01-01
-
AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DAS AÇÕES EXECUTADAS PELOS PROFESSORES.
16:525-545.
2021-01-01
-
Alagamentos em Vicente Pires/DF: uma proposta de alfabetização científica para os anos iniciais.
16:409-426.
2021-01-01
-
Análise dos propósitos e ações epistemológicas do professor durante a realização de uma atividade investigativa sobre seres vivos.
16:643-655.
2021-01-01
-
Aplicação da técnica da controvérsia controlada para a construção do pensamento crítico sobre as relações CTS de alunos do ensino médio.
16:164-184.
2021-01-01
-
Aprendizagem de Conceitos Químicos Utilizando uma Sequência Didática Envolvendo o Estudo Fitoquímico da Espécie Euphorbia tirucalli L..
16:690-701.
2021-01-01
-
Aulas para alunos de terceira idade: trabalhando o conceito de pH através da contextualização e do tema gerador água.
16:508.
2021-01-01
-
AÇÃO CONJUNTA PARA O ENSINO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA.
16:439-456.
2021-01-01
-
Botânica e taxonomia: uma oficina didática com metodologias investigativas.
16:612-629.
2021-01-01
-
CAMINHO LÚDICO PARA O ENTENDIMENTO DA CATAPORA ATRAVÉS DE LIVRO TÁTIL TRIDIMENSIONAL.
16:548-566.
2021-01-01
-
COLEÇÃO DIDÁTICA ZOOLÓGICA: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E AUXÍLIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS.
16:656-669.
2021-01-01
-
CONHECIMENTOS POPULARES SOBRE PLANTAS MEDICINAIS DA CAATINGA NA CONSTRUÇÃO DE UMA OFICINA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.
16:567-584.
2021-01-01
-
CONHECIMENTOS POPULARES SOBRE PLANTAS MEDICINAIS DA CAATINGANA CONSTRUÇÃO DE UMA OFICINA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.
16:567-584.
2021-01-01
-
CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE MECÂNICA QUÂNTICA PARA A GRADUAÇÃO EM FÍSICA: RESULTADOS DE UM PRÉ E PÓS-TESTE.
16:188-202.
2021-01-01
-
CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE MECÂNICA QUÂNTICA PARA A GRADUAÇÃO EM FÍSICA: RESULTADOS DE UM PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE.
16:188-202.
2021-01-01
-
CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA BASEADA EM PROJETO, A PARTIR DA TEMÁTICA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL.
16:52-75.
2021-01-01
-
CRIANDO E RECRIANDO: PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE ELETROQUÍMICA.
16:439-456.
2021-01-01
-
CRUZANDO FRONTEIRAS: ARPILLERAS COMO FERRAMENTA PARA A ANÁLISE DO DISCURSO DE GRADUANDOS ANGOLANOS.
16:225-236.
2021-01-01
-
CULTURA, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA ? CONHECENDO A CAATINGA E A PEDRA DO REINO POR MEIO DE TRILHA INTERPRETATIVA.
16:225-244.
2021-01-01
-
Cadeia alimentar: uma abordagem crítica sobre as ações humanas e seus impactos nas relações ecológicas.
16:641-651.
2021-01-01
-
Considerações sobre o estudo do ar na área de formação de professores do curso de Pedagogia.
16:26-47.
2021-01-01
-
Construindo. conhecimento em uma oficina de divulgação científica com crianças.
1:354-369.
2021-01-01
-
Desenvolvimento e validação de uma oficina de ensino de videoanálise para professores de física: um relato de experiência com o uso do software livre Tracker.
16:557-576.
2021-01-01
-
ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÓRMULAS QUÍMICAS E NOMENCLATURA DE BASES E ÁCIDOSINORGÂNICOSNO ENSINO MÉDIO.
16:232-256.
2021-01-01
-
ENSINO INVESTIGATIVO COMO ALIADO NO ESTUDO DA BOTÂNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
16:630-640.
2021-01-01
-
ENSINO INVESTIGATIVO COMO ALIADO NO ESTUDO DA BOTÂNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE.
16:630-640.
2021-01-01
-
ESTUDO DA TEMÁTICA TINTAS SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR E DECOLONIAL.
16:757-773.
2021-01-01
-
Elaboração e aplicação de jogo didático para o ensino e aprendizagem de fórmulas químicas e nomenclatura de bases e ácidos inorgânicos no ensino médio.
16:232-256.
2021-01-01
-
Ensino de Ciências: críticas e desafios.
16:1-10-10.
2021-01-01
-
Ensino híbrido gamificado na Química: o modelo de rotação por estações no ensino de radioatividade.
16:277-298.
2021-01-01
-
Ensino interdisciplinar da fotossíntese: interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação.
16:89-116.
2021-01-01
-
Enunciados Escritos Auxiliando a Compreensão de Equações do Eletromagnetismo.
16:427-442.
2021-01-01
-
Exercício da docência em contextos de ensino por investigação: desafios e contribuições para a formação inicial de professores de Física.
16:207-224.
2021-01-01
-
Experiências em Ensino de Ciências.
16:1-9.
2021-01-01
-
Explorando a Educação Fiscal no Ensino Fundamental.
16:667-685.
2021-01-01
-
Explorando a Educação Fiscal no Ensino Fundamental - ISSN - 1982-2413 (UFMT/UFRGS).
16:667-685.
2021-01-01
-
Explorando aprendizagens de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Astronomia com o auxílio de um planetário móvel..
15:317.
2021-01-01
-
FLORESCER CIENTÍFICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA PARA ESTUDO DO CRESCIMENTO VEGETAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).
16:584-599.
2021-01-01
-
Fomentando a alfabetização científica na educação de jovens e adultos a partir de uma proposta de estudo de caso.
16:84-104.
2021-01-01
-
Formação inclusiva de licenciandos em ciências da natureza por meio da articulação ensino, pesquisa e extensão: a educação para autistas por meio da disciplina Núcleo Temático.
16:280-291.
2021-01-01
-
Física Quântica e o Ensino de Física na contemporaneidade: reflexões à luz da História e da Epistemologia Revisada de Popper.
16:331-348.
2021-01-01
-
Horta Orgânica no ensino de Química.
16:774-782.
2021-01-01
-
Jogo 'Detroit: become human' como guia de reflexão sobre a quarta revolução industrial.
16:105-120.
2021-01-01
-
Jogos e modelos didáticos associados à aula expositiva dialogada, no ensino de Citologia..
16:195-211.
2021-01-01
-
Laboratório Virtual de Astronomia: Uma Proposta Didática para o Ensino da Terceira Lei de Kepler.
16:48-71.
2021-01-01
-
MENINAS NAS CIÊNCIAS: UM PROJETO MULTIDISCIPLINAR FOCADO EM DESPERTAR O INTERESSE PELAS ÁREAS STEM.
16:325-342.
2021-01-01
-
METODOLOGIA DE ENSINO ATIVA BASEADA NA LEI DA DIFUSÃO DA INOVAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO.
16:72-83.
2021-01-01
-
METODOLOGIA STEAM E AGENDA 2030 COMO ALIADOS NA CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE PARQUE DE DIVERSÃO SUSTENTÁVEL.
16:479-497.
2021-01-01
-
MODELAGEM ATÔMICA: O ELO ENTRE EXPERIMENTAÇÃO E SIMULAÇÕES VIRTUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA.
16:281-305.
2021-01-01
-
MOVELCÓPIO: MICROSCÓPIO DE BAIXO CUSTO UTILIZANDO DISPOSITIVO MOVÉLNO ENSINO DE BIOLOGIA.
16:520-542.
2021-01-01
-
Matematização em atividade de criptografia.
16:20-29.
2021-01-01
-
Matematização em atividades de criptografia.
16:20-39.
2021-01-01
-
Movelcópio: Microscópio de baixo custo utilizando dispositivo móvel no ensino de biologia.
16:520-542.
2021-01-01
-
NATUREZA DA CIÊNCIA POR MEIO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS: LIMITES E POTENCIALIDADES.
16:457-478.
2021-01-01
-
Níveis de desenvolvimento conceitual dos alunos do Ensino Fundamental I sobre micro-organismos/células.
16:76-95.
2021-01-01
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS POR PROFESSORES ATUANTES NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
16:62-70.
2021-01-01
-
O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO E O MÉTODO PEER INSTRUCTION.
2:407-426.
2021-01-01
-
O POTENCIAL DE UM DEBATE SOBRE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA PARA O USO DE EVIDÊNCIAS E CONSTRUÇÃO DE CONTRA-ARGUMENTOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL.
16:117-141.
2021-01-01
-
O ensino por investigação e o processo da aprendizagem na perspectiva de Piaget E Vygotsky: um estudo sobre os fungos.
16:142-164.
2021-01-01
-
O ensino sobre a permeabilidade do solo: uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental.
16:783-799.
2021-01-01
-
O que dizem os licenciandos de Biologia, Física e Química a respeito de alguns fenômenos astronômicos?.
16:71-88.
2021-01-01
-
O teatro científico como recurso metodológico para o ensino de física e a formação docente.
16:380-394.
2021-01-01
-
O uso da sequência didática a partir de uma situação-prpblema para o estudo do som no Ensino Fundamental.
16:491-507.
2021-01-01
-
O uso de circuitos como proposta na Educação Ambiental: uma alternativa a partir das inteligências múltiplas de Gardner.
16:472-487.
2021-01-01
-
O uso didático da fenomenologia em uma disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências.
16:137-158.
2021-01-01
-
Os desenhos infantis e a análise de uma atividade de divulgação científica para crianças..
16:370-389.
2021-01-01
-
PADLET COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GENÉTICA EM MEIO A PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
16:543/3-556.
2021-01-01
-
PALEOARTE NO AMBIENTE ESCOLAR : UMA FERRAMENTA PARA DIFUSÃO DO ENSINO SOBRE A PALEOBIODIVERSIDADE DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL.
16:349-365.
2021-01-01
-
PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CINEMA COMO MEDIADOR DO DISCURSO.
16:366-379.
2021-01-01
-
PESQUISA EM SALA DE AULA: RELATO DE ESTUDO SOBRE VACINAS DESENVOLVIDO COM ESTUDANTES DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
16:10-25.
2021-01-01
-
PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA LEITURA DE TEXTOS JORNALÍSTICOS EM AULAS DE QUÍMICA.
16:421-438.
2021-01-01
-
Paleoarte no ambiente Escolar: Uma ferramenta para difusão do Ensino sobre a Paleodiversidade da Região Central do RS.
16:349-365.
2021-01-01
-
Participação brasileira no concurso internacional da NASA sobre assentamentos espaciais.
16:186-194.
2021-01-01
-
Por que você deveria saber o que é ciência de base?.
16:214-224.
2021-01-01
-
Proposição de uma sequência didática complementar ao livro didático para o ensino de histologia animal no ensino médio.
16:1-185.
2021-01-01
-
Práticas lúdicas em conteúdos de zoologia no ensino fundamental II: desafios e contribuições..
16:622-642.
2021-01-01
-
QUÍMICA DOS SUPER HERÓIS: a utilização de uma unidade de ensino potencialmente significativa com séries de tv no ensino de radioatividade.
16:720-739.
2021-01-01
-
Química, literatura e grupos socialmente excluídos: negros, mulheres e judeus em uma experiência de estágio interdisciplinar.
16:702-719.
2021-01-01
-
RELATO DE UMA EXPERÊNCIA NO ENSINO VIRTUAL DE QUÍMICA ORGÂNICA: REVISITANDO DIFERENTES ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS.
16:560-583.
2021-01-01
-
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARTICULADA A EXPERIMENTAÇÃO PARA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS QUÍMICOS RELACIONADOS A TEMÁTICA QUALIDADE DA GASOLINA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
16:740-756.
2021-01-01
-
Recuperação de áreas sem cobertura vegetal nas margens dos cursos de água: um jogo para a educação ambiental.
16:612-621.
2021-01-01
-
Relato de experiência no Ensino de Ciências: atividades lúdicas sobre o tema universo.
16:257-276.
2021-01-01
-
Resolução de Problemas Abertos Considerando a Aprendizagem Significativa e Teoria de Campos Conceituais: Uma Proposta Para Ensinar Física Quântica no Ensino Médio.
16:264-280.
2021-01-01
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS A PARTIR DA TEMÁTICA PLANTAS MEDICINAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES EM TEMPO DE PANDEMIA.
16:2021-420.
2021-01-01
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE A HERANÇA DOS GRUPOS SANGUÍNEOS E O SISTEMA IMUNOLÓGICO.
16:26-51.
2021-01-01
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA, NO BRASIL E EM PORTUGAL, UTILIZANDO OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ÁREAS DA BIOLOGIA.
16:1-10.
2021-01-01
-
Saberes Culturais e o Ensino de Química: Utilização de Plantas Medicinais no Estudo das Funções Orgânicas.
16:390-402.
2021-01-01
-
Semáforo nutricional como estratégia de sensibilização para a educação alimentar.
16:299-318.
2021-01-01
-
Software de Física: Contribuições e Utilização para uma Aprendizagem Significativa em Escolas do Ensino Médio.
16:384-406.
2021-01-01
-
Truth or dare? A didactic game as an alternative in Termochemistry teaching.
16:212-231.
2021-01-01
-
TÓPICOS DE BOTÂNICA E TAXONOMIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.
16:612-629.
2021-01-01
-
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO SOBRE INSETOS AQUÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: PLANEJAMENTO, APLICAÇÃO E ANÁLISE À LUZ DA TEORIA COGNITIVA SOCIAL DE BANDURA.
16:652-666.
2021-01-01
-
USO DE APLICATIVO ESCOLAR PARA O ENSINO DA TEMÁTICA ?COMBUSTÍVEIS? A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
16:546-559.
2021-01-01
-
Uma Proposta de Educação Ambiental através de Ações Pedagógicas com o tema Água: Relato de Experiência.
16:600.
2021-01-01
-
Uma proposta histórica e experimental para o estudo dos multiplicadores do efeito magnético.
16:185-206.
2021-01-01
-
Utilização de um texto de divulgação científica sobre vacinação: uma prposta para o ensino fundamental.
16:11-25.
2021-01-01
-
VENDO O INVISÍVEL: pesquisa sobre bactérias na creche.
16:498-508.
2021-01-01
-
VIVENCIANDO A HISTÓRIA DA ASTRONOMIA POR MEIO DE TIRINHAS: UMA SEQUÊNCIA PARA O ESTUDO DE ESCALAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
16:346-366.
2021-01-01
-
Vendo o Invisível: Pesquisa Sobre Bacttérias naa Creche.
16:498-508.
2021-01-01
-
Vírus: Sequência didática para o Ensino de Ciências pós-pandemia.
16:596-611.
2021-01-01
-
?CANTINHO DA QUÍMICA?: TRABALHANDO A TEMÁTICA ENERGIA E SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DO LÚDICO.
15:1-15.
2020-01-01
-
A ARTE MUSICAL COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO CIENTÍFICO DOS SISTEMAS GENITAIS.
15:1-13-454.
2020-01-01
-
A HISTÓRIA DA TAXONOMIA NO ENSINO DE BOTÂNICA A PARTIR DE ATIVIDADES PRÁTICAS.
15:142-164.
2020-01-01
-
A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA INVESTIGATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA.
15:436-448.
2020-01-01
-
A MÚSICA CONTROVERSA COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA: UM ARQUÉTIPO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
15:124-145.
2020-01-01
-
A origem da vida através da experimentação como instrumento didático no ensino de ciências.
15:503-516.
2020-01-01
-
AJUDANDO A ELUCIDAR O SIGNIFICADO FÍSICO-MATEMÁTICO DE INTEGRAIS PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA EM UM MINICURSO COM O AUXÍLIO DE ENUNCIADOS.
15:318-332.
2020-01-01
-
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM APRIMORADO POR TECNOLOGIA (TEAL): PERSPECTIVAS ATUAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA.
15:368-379.
2020-01-01
-
ANÁLISE DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE GENÉTICA FEITAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
15:61-75.
2020-01-01
-
ANÁLISE DOS REGISTROS ESCRITOS E DESENHOS POR MEIO DOS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
15:333-351.
2020-01-01
-
APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COM USO DE LABORATÓRIOS ONLINE NO ENSINO DE QUÍMICA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO.
15:499-519.
2020-01-01
-
AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESTRATÉGIA DE ESCOLHA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO.
15:68.
2020-01-01
-
Abordagem da temática queimadas por meio da aprendizagem baseada em projetos no ensino de Ciências da Natureza.
15:96-108.
2020-01-01
-
Alfabetização Científica na Educação Infantil: análise de uma proposta realizada em um projeto de trabalho.
15:551-564.
2020-01-01
-
Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma Sequência Didática com o tema 'Conservação de Alimentos'.
15:90-107.
2020-01-01
-
Análise da relação entre a média por aluno no ENEM e o ensino de ciências nas instituições públicas de ensino médio na cidade de Belém - Pará.
15:18-30.
2020-01-01
-
Análise de questões elaboradas por acadêmicos de Anatomia Humana em uma estratégia de sala de aula invertida..
15:644-620.
2020-01-01
-
Aplicação de sequência didática investigativa com uso de laboratórios online no ensino de química em turmas do ensino médio em escola pública: uma pesquisa-ação..
15:499-519.
2020-01-01
-
As Contribuições de uma Sequência Didática com Enfoque Investigativo para o Ensino de Química.
15:488-498.
2020-01-01
-
Associação de resistores elétricos artesanais como proposta experimental investigativa interdisciplinar para ensino de Química.
15:448-467.
2020-01-01
-
Astronomia nos Trilhos: a percepção pública dos artefatos didáticos da Banca da Ciência.
15:455-476.
2020-01-01
-
Astronomia nos trilhos: A percepção pública dos artefatos didáticas da Banca da Ciência.
15:1-22.
2020-01-01
-
Atividades investigativas no ensino de ciências: insetos aquáticos e a poluição dos rios.
15:242-257.
2020-01-01
-
BIOTECNOLOGIA NA SALA DE AULA: APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO JOGO DIDÁTICO ?BASES PARA BIOTECNOLOGIA E CAMINHOS PARA ELETROFORESE?.
15:76-95.
2020-01-01
-
CONCEITOS MODERNOS PROPELIDOS POR JOGOS PEDAGÓGICOS EM UM PANO DE FUNDO CLÁSSICO: UEPS SOBRE A INTERAÇÃO DAS RADIAÇÕES COM A MATÉRIA - Qualis B1.
15:198/2-228.
2020-01-01
-
CONSTRUÇÃO DE UM PIÃO MAGNÉTICO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA.
15:449-454.
2020-01-01
-
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTAL.
15:591-609.
2020-01-01
-
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTAL BASEADA EM CONTEÚDOS SOBRE NATUREZA ELÉTRICA DA MATÉRIA.
15:591-609.
2020-01-01
-
Concepções de estudantes sobre a Natureza da Ciência a partir de uma abordagem histórica do modelo atômico de Bohr.
15:47-67.
2020-01-01
-
Concepções de estudantes sobre a Natureza da Ciência a partir de uma abordagem histórica do modelo atômico de Bohr. Experiências em ensino de ciências.
15:47-67.
2020-01-01
-
Conhecimento ecológico local e percepção ambiental de estudantes sobre o bioma caatinga e sua relação com o conhecimento científico.
15:165-182.
2020-01-01
-
Construção e utilização de modelos didáticos de Pediculus humanus capitis para discussão sobre pediculose em uma escola do campo.
15:207-226.
2020-01-01
-
Contextualização histórica: um estudo piloto no ensino de mecânica quântica.
15:22-46.
2020-01-01
-
Contribuições de uma Estratégia de Tratamento de Erros para a Aprendizagem de Estudantes de Física do Ensino Médio.
15:376-394.
2020-01-01
-
DA COR PÚRPURA AO BLUE-JEANS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA CIÊNCIA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.
15:59-89.
2020-01-01
-
Da Geometria de Posição aos sólidos de Platão: reflexão de uma proposta interdisciplinar e contextualizada.
15:359-375.
2020-01-01
-
Desenvolvimento de um método de análise de diagramas sobre meiose que auxilia avaliar erros de compreensão sobre a divisão celular.
15:108-123.
2020-01-01
-
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO ESTUDO DAS PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES.
15:302-323.
2020-01-01
-
ELEMENTOS ESSENCIAIS QUE CONSTITUEM A ESTRUTURA DE UM MAPA CONCEITUAL: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE O CONCEITO DE ENERGIA E ATIVIDADES DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL.
15:1-19.
2020-01-01
-
ENSINO DE ECOLOGIA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
15:487-502.
2020-01-01
-
ESPAÇO CIÊNCIA MICOLÓGICA: EDUCAÇÃO E LUDICIDADE NO REINO DOS FUNGOS.
15:649-677-677.
2020-01-01
-
EXPERIMENTO: CONFECCIONANDO E VERIFICANDO QUE A CURVA CICLÓIDE APRESENTA O MENOR TEMPO ENTRE DOIS PONTOS DESNIVELADOS.
15:45-58.
2020-01-01
-
EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS COM A PRODUÇÃO DE CORDÉIS A PARTIR DE TEMAS DE FÍSICA.
15:348-367.
2020-01-01
-
EXPLORANDO ATIVIDADE DE CAMPO EM ECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS PARA DISCUTIR CONCEITOS RELACIONADOS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS.
15:477-500.
2020-01-01
-
Ensino de ecologia na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: um relato de experiência na educação básica.
15:487-502.
2020-01-01
-
Ensino sobre a queda dos corpos por meio do software Tracker.
15:513-525.
2020-01-01
-
Estratégias metodológicas adaptadas para o ensino de Microbiologia para deficientes visuais.
15:605-615.
2020-01-01
-
Estudo de caso e aprendizagem cooperativa: contribuições para o desenvolvimento do pensamento crítico na educação básica..
15:1-21.
2020-01-01
-
Experiências práticas em sala de aula: uma abordagem da astronomia para o ensino de Física.
15:336-358.
2020-01-01
-
Explorando aprendizagens de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Astronomia com o auxílio de um planetário móvel.
15:317-335.
2020-01-01
-
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DE PROFESSORES: ANÁLISE DE UM CURSO DE ATIVIDADES POR INVESTIGAÇÃO.
15:24-38.
2020-01-01
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA À DISTÂNCIA: A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA.
15:388-396.
2020-01-01
-
Framework para avaliação diagnóstica de cálculo numérico.
15:303-317.
2020-01-01
-
GAMIFICAÇÃO DE UM PERCURSO METODOLÓGICO: O CONTRIBUTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ELETROSTÁTICA.
15:424-435.
2020-01-01
-
Gamification of a methodological path: the contribution of learning objects in electrostatic teaching.
15:424-435.
2020-01-01
-
IMAGENS DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: LEITURA E SIGNIFICAÇÕES.
15:269-278.
2020-01-01
-
INFLUÊNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS ENTRE ALUNO E TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA ATIVIDADE COLABORATIVA REALIZADA EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL.
15:397-409.
2020-01-01
-
INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO SOBRE A PANDEMIA COVID-19.
15:610-618.
2020-01-01
-
Imagens de anúncios publicitários: leitura e significações no ensino de Ciências.
15:269-278.
2020-01-01
-
Interdisciplinaridade: experiência com os estudantes de Ensino Médio sobre sustentabilidade.
15:472-486.
2020-01-01
-
Interdisciplinaridade: experiências com os estudantes de ensino médio sobre sustentabilidade.
15:472-486.
2020-01-01
-
Interfaces entre o método de estudo de casos e a abordagem experimental investigativa.
15:517-532.
2020-01-01
-
JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTARÉM-PA.
15:231-246.
2020-01-01
-
Jogo de Dominó como Estratégia de Ensino na Área de Química Inorgânica.
15:574-589.
2020-01-01
-
Jogo didático de cartas para revisões conceituais no ensino de química orgânica.
15:580-590.
2020-01-01
-
LETRAMENTO ESTATÍSTICO: COMPREENSÃO GRÁFICA POR MEIO DE UM JOGO CONTEXTUALIZADO AO TEMA HÁBITO ALIMENTAR.
15:526-537.
2020-01-01
-
LETRAMENTO ESTATÍSTICO: COMPREENSÃO GRÁFICA PORMEIO DE UM JOGO CONTEXTUALIZADO AO TEMA HÁBITO ALIMENTAR.
15:526-537.
2020-01-01
-
LITERATURA E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: ATIVIDADES PARA GERAR REFLEXÃO COM CRIANÇAS DA CRECHE.
15:352-364.
2020-01-01
-
Leitura, metacognição e ensino: aprendizagens compartilhadas em pequenos grupos durante aulas de Física.
15:538-550.
2020-01-01
-
MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA NA PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO E AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DA CÉLULA.
15:227-241.
2020-01-01
-
MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO APRENDIZADO DE ALUNOS COM AUTISMO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA.
15:597-604.
2020-01-01
-
MONITORIA ACADÊMICA DE GENÉTICA: UM PERCURSO DE REFLEXÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
15:631-643.
2020-01-01
-
Material Didático para o Ensino de Sistemática Filogenética.
15:616-630.
2020-01-01
-
Melhorando o Aprendizado de Probabilidade na Distribuição Binomial através do número de Dias de Precipitação Mensal em Cuiabá.
15:501-512.
2020-01-01
-
MÉTODO TRADICIONAL E ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DE ESCOLA RURAL DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA.
15:106-123.
2020-01-01
-
NOS EMBALOS DA HFC: DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E ASPECTOS RELATIVOS À NdC EM UEPS.
15:164-197.
2020-01-01
-
O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA E UM SUCINTO RESGATE DE SUA HISTÓRIA: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.
15:188-203.
2020-01-01
-
O BRINCAR E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
15:39-60.
2020-01-01
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA DE PARINTINS-AM.
15:565-576.
2020-01-01
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA AUTISTAS.
15:258-268.
2020-01-01
-
O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DUAL DA LUZ COM A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO EFEITO FOTOELÉTRICO.
15:395-410.
2020-01-01
-
O Ensino de Sistemas Meteorológicos que afetam A Climatologia de Cuiabá.
15:279-288.
2020-01-01
-
O POTENCIAL DOS ESPAÇOS NATURAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO COM ABORDAGEM.
15:533-548.
2020-01-01
-
O POTENCIAL DOS ESPAÇOS NATURAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR.
15:533-548.
2020-01-01
-
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONCEITO DE TIPOS DE SOLOS SEGUNDO A TEORIA DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN.
15:183-193.
2020-01-01
-
O Processo de Compreensão das Interações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em um Curso de Formação Inicial de Professores de Física.
15:324-347.
2020-01-01
-
O ensino de Física e a aprendizagem significativa: um kit experimental com Arduíno para o ensino de queda livre.
15:247-262.
2020-01-01
-
Oficina temática, experimentação e cordéis na formação de professores..
15:109-121.
2020-01-01
-
Os estudos de caso no ensino de ciências e as crenças de autoeficácia no processo motivacional dos alunos.
15 (3):1-17.
2020-01-01
-
PARODIAS CONCEITUAIS E UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO ONDULATÓRIO.
15:411-428.
2020-01-01
-
PERCEPÇÕESDOS ESTUDANTES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICOPOR MEIO DO TANGRAM.
15:146-165.
2020-01-01
-
POTENCIALIDADES DO USO DE OFICINAS NO ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UMA ESTRATÉGIA PARA AULAS INICIANDO POR PRÁTICAS EXPERIMENTAIS.
15:429-437.
2020-01-01
-
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - ISSN:1982-2413.
15:577-596.
2020-01-01
-
PROPONDO APROXIMAÇÕES ENTRE PAULO FREIRE E LUDWICK FLECK PARA A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS DE ENSINO.
15:31-44.
2020-01-01
-
PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RÁDIO E PAINEL SOLAR CASEIRO.
15:284-302.
2020-01-01
-
Percepções sobre Implicações da História e Filosofia da Ciência em Aulas de um Curso de Licenciatura em Química.
15:520-539.
2020-01-01
-
Princípio Fundamental da Contagem: Situações Desencadeadoras de Aprendizagem para a Educação Básica.
15:577-596.
2020-01-01
-
Processos de separação de misturas e despoluição ambiental: uma proposta para aprendizagem significativa.
15:122-141.
2020-01-01
-
Prática lúdica ?DNA recombinante? e sua influência na percepção e no conhecimento de estudantes sobre biotecnologia e enzimas de restrição.
15:1-21.
2020-01-01
-
Química e Futebol: a Ciência de uma paixão.
15:707-725.
2020-01-01
-
REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO: UMA PROPOSTA DE ADORDAGEM EM SALA DE AULA.
15:468-487.
2020-01-01
-
RESSIGNIFICAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINOAPRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA INTEGRADA ATRAVÉS DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVO.
15:204-230.
2020-01-01
-
Realidade Aumentada como recurso didático para o ensino e aprendizado de escalas planetárias e estelares.
15:301-316.
2020-01-01
-
Reestruturação da disciplina de cromatografia de um curso técnico em química a partir da ampliação do número de aulas experimentais.
15:549-579.
2020-01-01
-
Ressignificação de conceitos sobre microrganismos por meio de mapas conceituais em alunos de ensino médio.
15:410-430.
2020-01-01
-
Ressignificação e Aplicação de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem na Perspectiva da Abordagem Construtivista Integrada através de um Processo de Formação Docente Colaborativo.
15:204-230.
2020-01-01
-
SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO PROGRAMA AVOGADRO® COMO FERRAMENTA AUXILIAR.
15:247-261.
2020-01-01
-
SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO PROGRAMA AVOGADRO® COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS.
15:247-261.
2020-01-01
-
Sequencia didática no ensino da diversidade dos crustáceos: contribuição para a formação científica na educação básica.
15:455-471.
2020-01-01
-
Sequência didática para o estudo de peixes em turmas de ensino médio.
15:678-706.
2020-01-01
-
TRILHANDO CAMINHOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE UM TEMA GERADOR.
15:375-387.
2020-01-01
-
UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA A didactic game for the teaching of Microbiology.
15:1-23.
2020-01-01
-
UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA TRABALHAR TEORIA ATÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
15:229-246.
2020-01-01
-
UMA EXPERIÊNCIA DE INSERÇÃO DO TEATRO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
15:540-557.
2020-01-01
-
UMA PROPOSTA PARA VIVENCIAR, NO ENSINO MÉDIO, OS CONCEITOS INICIAIS DE TERMODINÂMICA POR MEIO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA.
15:380-406.
2020-01-01
-
USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS/QUÍMICA POR MEIO DOS SUPERPODERES DOS HERÓIS..
15:558-573-573.
2020-01-01
-
Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no Ensino Médio.
15:166.
2020-01-01
-
Um jogo didático para o ensino de microbiologia.
15:1-23.
2020-01-01
-
Uma Aplicação Da Concepção Adaptativa Do Laboratório Didático No Ensino De Física.
15:89-105.
2020-01-01
-
Uma abordagem histórica da ciência por meio de projetos de aprendizagem.
15:365-374.
2020-01-01
tem uma área de assunto
publisher
is open access
-
True
invalid format
is in DOAJ
-
False
invalid format
Metrics
2 year mean citedness
H index
i10 index
Identidade
ISSN-L
openalex identifier
-
https://openalex.org/S4210213407
International Standard Serial Number (ISSN)