Pensares em Revista
-
- Visão geral
-
- Metrics
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Qualis
código do país
tipo
publicação venue de
-
ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CALL FOR PAPERS: CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION.
1:1-7.
2023-01-01
-
ENTREVISTA COM ANA PAULA GUIMARÃES / Interview with Ana Paula Guimarães.
1:260-265.
2023-01-01
-
FORMAÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS / Critical-collaborative education of language teachers.
1:251-259.
2023-01-01
-
O agir de professores iniciantes em foco: um estudo de relatórios de estágio sob o viés interacionista sociodiscursivo.
1:n.27-22.
2023-01-01
-
PRÁTICAS DE EXPANSÃO INTERPRETATIVA NA TRADUÇÃO LITERÁRIA: POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE TRADUTORES?.
27:140-165.
2023-01-01
-
Português como Língua de Acolhimento: ressituando o conceito.
27:166-191.
2023-01-01
-
REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTOS DIGITAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA E SUA RELAÇÃO COM DECOLONIALIDADE.
27:223-250.
2023-01-01
-
REFLEXÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS SOBRE LINGUAGEM A PARTIR DE PERSPECTIVAS DO CÍRCULO DE BAKHTIN E SUAS INTERSECÇÕES COM OS LETRAMENTOS CRÍTICOS, A DECOLONIALIDADE E O PÓS-HUMANISMO.
27:8-32.
2023-01-01
-
REFLEXÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS SOBRE LINGUAGEM A PARTIR DE PERSPECTIVAS DO CÍRCULO DE BAKHTIN E SUAS INTERSECÇÕES COM OS LETRAMENTOS CRÍTICOS, A DECOLONIALIDADE E O PÓS-HUMANISMO / Theoretical conceptual reflections on language from perspectives of the Bakhtin circle and its intersections with critical literacies, decoloniality, and posthumanism.
1:8-32.
2023-01-01
-
WEAVING SOCIAL JUSTICE TEACHING IN CRITICAL LANGUAGE TEACHER EDUCATION.
27:33-60.
2023-01-01
-
ÁRVORES, FAMÍLIAS, RUAS, RIOS, FLORESTAS E PRAÇAS NO MUSEU DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRELAÇAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS.
1:192-222.
2023-01-01
-
A OBRA INFANTIL -O CABELO DE LELÊ-, DE VALÉRIA BELÉM EM DIÁLOGO COM A LEI 10.639/03 / Children's book 'O cabelo de Lelê', by Valéria Belém in dialogue with Law 10.639/03.
80-96.
2022-01-01
-
A SALA DE AULA REFLEXIVA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DOS TEMAS GRAMATICAIS SUJEITO E CONCORDÂNCIA POR MEIO DA APRENDIZAGEM LINGUÍSTICA ATIVA / The reflective classroom: a proposal for a sequence of activities of subject grammar subjects and agreement through active language learning.
1:137-163.
2022-01-01
-
A interculturalidade a partir de canções presentes em livros didáticos de português como língua estrangeira.
26:164-189.
2022-01-01
-
Apresentação LÍNGUAS DE SINAIS: TRAVESSIAS LINGUÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / SIGN LANGUAGES: LINGUISTIC, LITERARY AND ARTISTIC CROSSINGS.
1:1-6.
2022-01-01
-
COMPREENSÃO DE LEITURA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DO PADLET.
25:97-121.
2022-01-01
-
DO ENSINO BÁSICO AO STRICTO SENSU: UM RELATO DA PESQUISA E ENSINO NO NORTE DE MATO GROSSO EM CONSONÂNCIA COM LEI 10.639/2003.
1:44-60.
2022-01-01
-
ENTREVISTA COM PATRÍCIA LUIZA FERREIRA REZENDE-CURIONE / Interview with Patrícia Luiza Ferreira Rezende-Curione.
1:7-11.
2022-01-01
-
LEI 10.639/03 E A LITERATURA ANGOLANA: PEPETELA E ONDJAKI / Law 10.639/03 and angolan literature: Pepetela and Ondjaki.
24:1-19.
2022-01-01
-
Literaturas Africanas de língua portuguesa e literatura afro-brasileira: leitura e formação de leitores.
24:6-23.
2022-01-01
-
Percepções de professores de línguas sobre o processo de ensino-aprendizagem e os centros de idiomas: (re)visitando conceitos e espaços formativos.
24:122-143.
2022-01-01
-
RAPUNZEL DOS IRMÃOS GRIMM: UM ESTUDO ENTRE AS VERSÕES DO CONTO PUBLICADAS EM 1812 E 1857.
24:144-162.
2022-01-01
-
SE UMA DOG PODE APRENDER LIBRAS, VOCÊS TAMBÉM PODEM!? SÉRIO?!.
25:1.
2022-01-01
-
TENSÕES E INTERVENÇÕES NO USO DOS SABERES DE MATRIZ AFRICANA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MUSICAL / Tensions and interventions in the use of knowledge of african matrix as a pedagogical practice in the teaching of music education.
97-121.
2022-01-01
-
TRADUÇÃO PARA A LIBRAS DE UM LIVRO DIGITAL ACESSÍVEL NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM / Translation into Libras of an accessible digital book from the perspective of the universal design for learning.
25:58-72.
2022-01-01
-
Tradução para a Libras de um livro digital acessível na perspectiva do desenho universal para aprendizagem.
25:58-72.
2022-01-01
-
VIAJANDO NA COLÔNIA: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NA ANÁLISE DE UMA UNIDADE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA / Travelling in the colony: decolonial perspectives in the analysis of a unit of a Portuguese Language textbook.
26:109-129.
2022-01-01
-
' SER FELIZ NO VÃO' - NO TRÂNSITO ENTRE AS ESPACIALIDADES RACIALIZADAS, NOS TRENS DA RESISTÊNCIA!.
22:202-208-208.
2021-01-01
-
'A pandemia nos pegou totalmente desprevenidos': o trabalho emocional de professores de inglês no ensino privado.
1:95-116.
2021-01-01
-
-POR QUE NÃO JOGO TUDO PRA CIMA E ABANDONO DE VEZ O APRENDIZADO EM INGLÊS?- REFLEXÕES E ENTENDIMENTOS SOBRE A ANSIEDADE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA / -Why don?t I throw it all to the wind and give up learning English once and for all?- Reflections and understandings about foreign language anxiety.
23:141-162.
2021-01-01
-
?A PANDEMIA NOS PEGOU TOTALMENTE DESPREVENIDOS?: O TRABALHO EMOCIONAL DE PROFESSORES DE INGLÊS DO ENSINO PRIVADO.
23:97-118.
2021-01-01
-
?HISTÓRIA PRA NINAR GENTE GRANDE? ? SAMBA, ANTIRRACISMO E PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
22:115-138.
2021-01-01
-
?Inglês na escola pública é complicado?: entendendo as crenças dos alunos..
23:205-226.
2021-01-01
-
CONVERSA ENTRE PRETOS: ENTREVISTA COM GIOVANNI HARVEY / A talk among black: interview with Giovanni Harvey.
20:8-33.
2021-01-01
-
CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS.
23:1-9-9.
2021-01-01
-
DE RACISTAS COMPULSÓRIOS A ANTIRRACISTAS: CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS PARA MUDANÇAS URGENTES / From compulsory racists to anti-racists: possible contributions to urgent changes.
34-56.
2021-01-01
-
DECOLONIALITIES AND MULTIMODAL LITERACIES IN A TEACHER-FORMATION COURSE / Decolonialidades e letramentos multimodais em um curso de trans-formação de professores.
22:57-74.
2021-01-01
-
DIREITOS HUMANOS E O DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: UM OLHAR SOBRE O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS.
20:1.
2021-01-01
-
DISCURSO ANTIRRACISTA: AS REVERBERAÇÕES DA LEI Nº 10.639/2003 NO LIVRO DIDÁTICO / Anti-racist discourse: the reverberations of Law No. 10,639/2003 in the schoolbook.
1:162-180.
2021-01-01
-
DISCURSOS SOBRE O FEMININO E O MASCULINO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA COM PRÁTICAS DE LEITURA À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO / Discourses about female and male at school: a proposal with reading practices according to the Discourse Analysis.
21:143-170.
2021-01-01
-
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ENSINO DE LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS: PESQUISAS E PRÁTICAS / Anti-racist education and the teaching of languages and literatures: researches and practices.
1-7.
2021-01-01
-
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO DE GRADUANDOS SURDOS: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DECOLONIAIS E DE TRANSLINGUAGEM / Language education in the context of deaf undergraduates: contributions from decolonial and translanguage studies.
22:181-201.
2021-01-01
-
EMOÇÕES E CRENÇAS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM QUEBRA-CABEÇAS COM PEÇAS LASCADAS / Emotions and beliefs in English language learning: a dented-piece puzzle.
183-204.
2021-01-01
-
ENSINO DE GRAMÁTICA E METALINGUAGEM: UMA REVISÃO DE QUESTÕES FUNDAMENTAIS À PERSPECTIVA DA METACOGNIÇÃO.
21:101-123.
2021-01-01
-
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERSPECTIVA DE LICENCIANDOS: A EMERGÊNCIA DE CRENÇAS, IDENTIDADES E EMOÇÕES EM UM FÓRUM DE DOCENTES EM FORMAÇÃO / Emergency remote teaching from the perspective of university students: the emergence of beliefs, identities and emotions on a forum of pre-service teachers.
1:26-46.
2021-01-01
-
ENTRE O FALAR E O NÃO FALAR EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: AS EMOÇÕES DE PROFESSORAS/ES EM FORMAÇÃO / To speak or not to speak in a foreign language: emotions of teachers in training.
2021:72-94.
2021-01-01
-
Entre o falar e o não falar em língua estrangeira: as emoções de professores/as em formação.
23:73-95.
2021-01-01
-
Interview with Devon Woods.
23:10-25.
2021-01-01
-
LEITURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ENTRE A ATIVIDADE REAL E O REAL DA ATIVIDADE / Reading and pedagogical practice in Integrated High School: between real activity and real of the activity.
01:01-21.
2021-01-01
-
LETRAMENTOS EM TERRA BRASILIS: EXCLUSÕES DIGITAIS E DESIGN CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALÉM DA PANDEMIA / Literacies in Terra Brasilis: digital exclusions and critical design in Portuguese Language teaching beyond the pandemic.
20:18-41.
2021-01-01
-
LITERATURA DE AUTORIA FEMININA NEGRA NO CHÃO DA ESCOLA: IMPACTOS E PRODUÇÕES.
22:92-114.
2021-01-01
-
O ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS DO PROFLETRAS / Teaching metacognitive strategies in portuguese language classes: experiences of ProfLetras.
1:61-85.
2021-01-01
-
O ENSINO DO VERBO A PARTIR DO SISTEMA DE TRÊS MARCOS TEMPORAIS E DA APRENDIZAGEM ATIVA / Verb teaching based on the three time points system and the active linguistics learning.
2021:86-100.
2021-01-01
-
O ENSINO DOS MODOS DE ORGANIZAÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
21:40-60.
2021-01-01
-
O Teatro na produção fabular e crítica de um pensamento antirracista.
20:75-91.
2021-01-01
-
POR QUE EU ENSINO COMO ENSINO? CRENÇAS DE PROFESSORES DE LE EM FORMAÇÃO SOBRE O USO DAS TDIC E SUAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA.
23:227-249.
2021-01-01
-
POR QUE EU ENSINO COMO ENSINO? CRENÇAS DE PROFESSORES DE LE EM FORMAÇÃO SOBRE O USO DAS TDIC E SUAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA / Why do I teach the way I teach? Beliefs of pre-service teachers of Spanish as a foreign language about the use of digital information and communication technologies (DICT) in their classroom practices.
23:227-249.
2021-01-01
-
PRODUÇÕES EM LINGUAGEM E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS / Productions in language and ethnic-racial issues.
139-161.
2021-01-01
-
RESENHA CRÍTICA: THE EMOTIONAL ROLLERCOASTER OF LANGUAGE TEACHING / Critical Review: The Emotional Rollercoaster of Language Teaching.
1:273-279.
2021-01-01
-
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
1:61-79.
2021-01-01
-
TECNOLOGIAS DIGITAIS, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: OUTRAS CRENÇAS, NOVOS DEVIRES / Digital technologies, multiliteracies and teacher training: other beliefs, new devires.
1:163-182.
2021-01-01
-
Tecnologias Digitais, Multiletramentos e formação do professor: outras crenças, novos devires.
1:163-182.
2021-01-01
-
UM FIM PARA AS GUERRAS DA LEITURA SEGUNDO CASTLES ET AL. (2018) / Ending the reading wars according to Castles et al. (2018).
1:194-200.
2021-01-01
-
UM PERCURSO POSSÍVEL PARA O CONCEITO DE ENUNCIAÇÃO / A possible route to the concept of enunciation.
171-193.
2021-01-01
-
UNDERSTANDING THE BELIEFS AND EMOTIONS OF A LANGUAGE TEACHER EDUCATOR: A CASE STUDY / Compreendendo as crenças e emoções de uma professora formadora de línguas: um estudo de caso.
1:47-71.
2021-01-01
-
VIDA DOCENTE CONTEMPORÂNEA: ENTRE SABERES, PRÁTICAS, ANGÚSTIAS E SOFRIMENTOS / Contemporary teaching life: between knowledge, practices, anguish and suffering.
1:117-140.
2021-01-01
-
A ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA NOS ROMANCES DE FORMAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA VIDA BELA NOS ROMANCES LITERÁRIOS / The aesthetics of existence in the formation novels: the construction of beautiful life in literary novels.
1:126-141.
2020-01-01
-
A GERAÇÃO BOÊMIA: MILITÂNCIA ARTÍSTICA, ATIVIDADE POLÍTICA E VIDA LITERÁRIA / The bohemian generation: artistic militancy, political activity and literary life.
1:117-133.
2020-01-01
-
A LEITURA POLÍTICA DA PALAVRA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA, TEÓRICA E TAMBÉM POLÍTICA.
146-168.
2020-01-01
-
A ROUPA DA RUA: PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM DISCURSO.
17:127-145.
2020-01-01
-
ACESSO À LEITURA E NARRAÇÃO DE CONTOS DE FADAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA E A CONSTITUIÇÃO DAS CRIANÇAS COMO SUJEITOS SOCIAIS E DE CONHECIMENTO / Access to reading and narrating fairy tales in early childhood: implications for identity formation and the constitution of children as social and knowledge subjects.
2020:9-30.
2020-01-01
-
ANÁLISE COGNITIVA DA CONSTRUÇÃO -# SÓ QUE NÃO- / Cognitive analysis of the -# só que não- construction.
1:77-96.
2020-01-01
-
AS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DOS GOVERNOS FHC (1995-2002) E LULA (2003-2010): -ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA- E -BRASIL ALFABETIZADO-.
1:58-74.
2020-01-01
-
CIÊNCIA, OPINIÃO E FAKE NEWS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: CONCEPTUALIZAÇÕES EM MEMES SOB A ABORDAGEM DA LINGUÍSTICA COGNITIVA.
19:56-76.
2020-01-01
-
CIÊNCIA, OPINIÃO E FAKE NEWS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: CONCEPTUALIZAÇÕES EM MEMES SOB A ABORDAGEM DA LINGUÍSTICA COGNITIVA / Science, opinion and fake news in times of the coronavirus: conceptualizations in memes under Cognitive Linguistics approach.
19:57-77.
2020-01-01
-
Descobrindo o gosto pela leitura: uma experiência com o projeto ?leitura em família?.
18:31-51.
2020-01-01
-
ENTREVISTA COM FREDA INDURSKY.
17:18-28.
2020-01-01
-
ESTUDOS LITERÁRIOS, LEITURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA / Literary Studies, Reading and Aesthetic Experience.
18:1-8.
2020-01-01
-
ESTUDOS LITERÁRIOS, LEITURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: CONEXÕES E(M) TEMPOS DE CONFINAMENTO / Literary studies, reading and experience: connections in quarantine times.
1:142-163.
2020-01-01
-
EXPLAIN ME THIS: RESENHA SOBRE A OBRA DE ADELE GOLDBERG (2019).
19:134.
2020-01-01
-
EXPLAIN ME THIS: RESENHA SOBRE A OBRA DE ADELE GOLDBERG (2019) / Explain me this: review on Adele Goldberg?s book (2019).
19:134-139.
2020-01-01
-
Entrevista com Eni Orlandi.
1:247-17.
2020-01-01
-
GESTOS DE LEITURA E ESCRITA DISCURSIVA DE MEMES: EFEITOS DO DIGITAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO.
1:204-219.
2020-01-01
-
INTERAÇÃO ENTRE TEXTO E LEITOR: UMA LEITURA DE ?TCHAU?, DE LYGIA BOJUNGA.
1:70-84.
2020-01-01
-
LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS LEITORAS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS / Reading the literary text at school: reading experiences in the construction of meaning.
2020:85-105.
2020-01-01
-
LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS ENTRE PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE / Literature and teaching: paths between research and teacher education.
1:198-206.
2020-01-01
-
LITERATURA JOVEM ADULTO, PROJETO DE EXTENSÃO E A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: A LEITURA COMO UM DIREITO CIDADÃO.
256-275.
2020-01-01
-
Leitura do texto literário na escola: experiências leitoras na construção de sentidos.
1:85-105.
2020-01-01
-
Literatura e ensino: caminhos entre pesquisa e formação docente.
18:198-206.
2020-01-01
-
Metáforas Conceptuais e Frames sobre a Doença de Alzheimer como epidemia.
19:7-29.
2020-01-01
-
NEM AUTORITÁRIO, NEM CÍNICO, APENAS POLÊMICO: AS FORMAS DO DISCURSO PEDAGÓGICO ATUAL E SEUS PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO.
1:92-112.
2020-01-01
-
O EFEITO DE INDETERMINAÇÃO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA FORMAÇÃO DISCURSIVA DO DISCURSO PEDAGÓGICO.
01:113-126.
2020-01-01
-
O ESPAÇO CEMITERIAL: LEITURAS DISCURSIVAS DO ESPAÇO URBANO.
17:169-187.
2020-01-01
-
O IMPACTO DA ANÁLISE DO DISCURSO EM PRÁTICAS DE ENSINO: EXPERIÊNCIAS COM LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA.
17:220-220.
2020-01-01
-
O papel do corpo em duas concepções de sujeito: o Cogito Cartesiano e o Experiencialismo.
-:97-116.
2020-01-01
-
Podcast Macunaíma: Estética Antropofágica na experiência de apatação.
3:106-125.
2020-01-01
-
Sentidos de direitos de aprendizagem e cidadania em documentos curriculares oficiais: discurso, ensino e subjetividade.
1:36-57.
2020-01-01
-
UM ESPECTRO RONDA O MUNDO - BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS E AS PRIMEIRAS LIÇÕES DA PANDEMIA / A spectre is haunting the world - Boaventura de Sousa Santos and the first lessons from the pandemic.
18:212-220.
2020-01-01
-
UMA PROPOSTA DISCURSIVA DE LEITURA NAS CONDIÇÕES DO PROFLETRAS: NO JOGO ENTRE PARÁFRASE E POLISSEMIA.
17:188-203.
2020-01-01
-
VARIAÇÃO CONSTRUCIONAL EM PERSPECTIVA: PREDICAÇÃO VERBAL / Constructional variation in perspective: verbal predication.
19:30-55.
2020-01-01
-
É CINDERELA OU BRANCA DE NEVE? - A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DE CRIANÇAS EM ATIVIDADE COM CONTO DE FADAS / Is it Cinderella or Snow White? - The aesthetic experience of children in activity with a fairy tale.
18:52-69.
2020-01-01
tem uma área de assunto
publisher
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
is open access
-
True
invalid format
is in DOAJ
-
False
invalid format
Metrics
2 year mean citedness
H index
i10 index
Identidade
ISSN-L
openalex identifier
-
https://openalex.org/S4210233395
International Standard Serial Number (ISSN)