Patrocinado por
- Existe relação entre desigualdade social e pobreza, baixo nível educacional e informalidade no mercado de trabalho: uma análise estatística e econométrica para o Brasil Documento
- "Cada um pode ter fé em Deus ou em alguma coisa":compreensões de jovens universitários evangélicos. Documento
- "Nesta Escola não há lugar para bichinhas"[...]: Diversidade Sexual e a Homofobia no Ambiente Escolar Documento
- "Brincar" na Educação Infantil: contribuições da Psicologia Soviética para o Ensino de Educação Física Documento
- "Narrativas que vem do lixo": cooperativismo e identidade dos catadores de materiais recicláveis da cooperesíduos em Campo Mourão-PR Documento
- 'A família em primeiro lugar': campanha de candidatos evangélicos à Assembleia Legislativa Paranaense em 2018 Documento
- ?A BOA NOVA TAMBÉM É PARA MIM?: NOVOS SENTIDOS SOBRE AS HOMOSSEXUALIDADES NO PROJETO APRISCO Documento
- ?CONTE-ME SUA HISTÓRIA?: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO Documento
- ?SOBRETUDO: DISCURSO, IMAGINÁRIO E FIGURINO EM A BELA DA TARDE, DE LUÍS BUÑUEL? Documento
- A AQUISIÇÃO DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR E O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO COMPLEXO: DOIS CAMINHOS EM BUSCA DA TOTALIDADE PERDIDA E DA “CABEÇA BEM-FEITA” Documento
- A ATIVIDADE DO DESENHO NA IDADE PRÉ-ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Documento
- A BNCC do ensino médio e suas implicações para a formação e trabalho dos professores Documento
- A COMPREENSÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS SABERES DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
- A DINÂMICA DO PIBID E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Documento
- A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) EM FOCO: SUA PRESENÇA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
- A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO E OS POSSÍVEIS REFLEXOS DA SUA APLICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR Documento
- A EDUCAÇÃO MULTICULTURAL NA PERSPECTIVA DE PETER McLAREN Documento
- A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA, FÍSICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PRESENTES NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS, COM SEDE NO NORTE CENTRAL E NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ. Documento
- A EVASÃO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DOS EVADIDOS Documento
- A Formação Continuada de Professores como Ferramenta de Hegemonia do Capital: Um desafio para a efetivação da Pedagogia Histórico- Crítica Documento
- A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA Documento
- A História das Infâncias nas produções da Pós-Graduação em História no Brasil de 2007 a 2017 Documento
- A IMPORTÂNCIA DA SIGNIFICAÇÃO DA PALAVRA PARA O APRIMORAMENTO DO INTELECTO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS PEDRO ABELARDO E HUGO DE SÃO VÍTOR Documento
- A Implantação da BNCC no Contexto das Políticas Neoliberais Documento
- A LITERATURA INFANTIL DE MONTEIRO LOBATO COMO PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Documento
- A METODOLOGIA STEAM COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Documento
- A PROPOSTA EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL: DOS JARDINS DE INFÂNCIA À ATUAL EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL Documento
- A Reconstrução da Esfera Pública Brasileira: alternativas para a crise política. Documento
- A Tecnologia Educacional no Ensino Superior: a metodologia WebQuest como alternativa no ensino jurídico Documento
- A aprendizagem e desenvolvimento intelectual: a escrita da criança no início do processo de escolarização Documento
- A dimensão intertextual na poesia de Paulo Leminski: um estudo compartivo Documento
- A dimensão religiosa nas compreensões e vivências de jovens universitários da Unespar Documento
- A dislexia e formação docente: identificação e o acompanhamento de estudantes com dificuldades de aprendizagem. Documento
- A educação dos negros no discurso abolicionista de André Rebouças (1871-1888) Documento
- A evasão no Instituto Federal do Paraná: uma análise dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus de Ivaiporã. Documento
- A formação de pedagogos e pedagogas sob a perspectiva da Educação Inclusiva: um olhar para os projetos pedagógicos de cursos paranaenses de formação inicial Documento
- A função social do espaço socioeducativo: um estudo de caso do CENSE de Campo Mourão-PR Documento
- A influência da internacionalização na formação profissional e humana dos docentes da Universidade Estadual do Paraná Documento
- A memória e esquecimento:as representações de Tiradentes na historiografia, nos livros didáticos e na mídia digital. Documento
- A pequena cidade e a praça: memória e funcionalidade do espaço público. Documento
- A ressignificação da prática pedagógica do professor egresso do PDE-PR Documento
- A verticalização urbana de Campo Mourão- Paraná (1970-2015): análise dos agentes produtores do espaço urbano Documento
- ANIMAÇÃO, HISTÓRIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA INTRODUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO NA INFÂNCIA Documento
- ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DA SUBTRAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Documento
- AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA - PR SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO ENFOQUE CIÊNCIA TECNOLOGIA SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA Documento
- AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PARA OS POVOS DO CAMPO NO BRASIL UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE NOVA OLÍMPIA-PR ENTRE 1990 A 2016. Documento
- AS RECOMENDAÇÕES DA UNESCO E AS PROPOSIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
- AS REFLEXÕES DE AGOSTINHO EM DE MAGISTRO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Documento
- AS TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS EM ENSINO DE BIOLOGIA: UM RECORTE TEMPORAL DE 2013 A 2018 Documento
- Análise da abordagem do tema "Lixo" nos Livros Didáticos de Química do Ensino Médio Documento
- As cooperativas de agricultura familiar frente ao desenvolvimento local dos municípios de Corumbataí do Sul e Iretama -PR. Documento
- As sibilas de Michelangelo: um estudo do conhecimento renascentista por meio de imagens Documento
- As tecnologias no ambiente escolar:um estudo sobre o desempenho dos alunos do terceiro ano do ensino médio com a metodologia WebQuest Documento
- BLENDER 3D OPEN SOURCE: PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA AO ENSINO DE BOTÂNICA FABIANA Documento
- CANTANDO A MASCULINIDADE HEGEMÔNICA: A CONSTRUÇÃO DAS MASCULINIDADES NAS CANÇÕES DE AMADO BATISTA Documento
- CIÊNCIA E LITERATURA: NA OBRA DE MONTEIRO LOBATO ?HISTÓRIA DAS INVENÇÕES? - REFERENCIAL PARA UMA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR Documento
- CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE DA OBRA FÉLIX - O LIVRO DAS MARAVILHAS, DE RAIMUNDO LÚLIO (1232- 1316). Documento
- CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO CRÍTICO REFLEXIVO PARA A PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS. Documento
- CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO: ASPECTOS HISTÓRICOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS Documento
- Consciência Histórica e Temática das Mulheres nos Livros Didáticos de História Documento
- Criação e fechamento das escolas no campo no município de Paranavaí - PR Documento
- DESENHANDO-ME COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONCEPÇÃO ANTES E DEPOIS DO CONTATO COM A SALA DE AULA. Documento
- DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO Documento
- DIRETORES, VICE-DIRETORES DE ESCOLA E O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: CONFLITOS, TENSÕES E PERSPECTIVAS Documento
- DISCUTINDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Documento
- Dança e educação: um estudo sobre a formação de professores de Educação Física. Documento
- Determinantes do atraso escolar dos estudantes do Ensino Fundamental I e II: uma análise estatística e ecométrica para o Brasil. Documento
- Disciplina de Libras nos cursos de Letras Português: uma reflexão sobre a proposta curricular das instituições de ensino superior do estado do Paraná Documento
- Dos Palcos às Telas, o Espetáculo da (Des) Humanidade: Relação Entre os Freak Shows e Vênus Negra/2010 Documento
- EDUCAR PARA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE RONDON/PR Documento
- EDUCAÇÃO E TRABALHO FLEXÍVEL CONTEMPORÂNEO: O PERFIL PROFISSIONAL E SOCIAL DO DOCENTE DO COLÉGIO SESI ? PR Documento
- EDUCAÇÃO E TRABALHO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL Documento
- EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA OS POVOS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ROSANA-SP Documento
- EDUCAÇÃO PARA OS POVOS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA: O fechamento de escolas rurais e a resistência Documento
- ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS POR MEIO DE PROJETO PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS Documento
- EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ: LIMITES E POTENCIALIDADES NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 Documento
- Educação de Jovens e Adultos e Base Nacional Comum Curricular: A educação na era da infâmia do capital Documento
- Educação do Campo em Movimento e o Percurso Histórico do Trabalho e Ensino do Camponês no Estado do Paraná: Conquista e Percalços Documento
- Encaminhamentos pedagógicos da psicologia soviética ao ensino da arte na educação infantil: vivência efetiva para o desenvolvimento da imaginação criadora Documento
- Ensino Superior e metodologias ativas: percepções de docentes da Universidade Estadual do Paraná Documento
- Estado, Políticas de Educação e Ensino: Em debate a Base Nacional Comum Curricular (2015-2017) Documento
- Evasão nos cursos de licenciatura da Unespar/Campo Mourão: perspectiva dos(as) participantes evadidos(as) Documento
- FAZENDO VALER A LEI 10.639/03: CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO BRASILEIRA Documento
- FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO: OS LIMITES DO ENSINO TECNICISTA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ Documento
- Formação Docente no Contexto do Trabalho Flexível Contemporâneo Documento
- Formação de professores na era digital: o caso da Secretaria de Estado da Educação do Paraná Documento
- Gênero e educação em tempos de escola sem partido: compreensões de educadoras em debate. Documento
- História da Educação, Ensino e Livro Didático no Brasil Documento
- História e cultura africana e afro-brasileira no ensino paranaense: análise das produções PDE de História (2007-2016) Documento
- Humanizasus: reflexões sobre o ensino da arte Documento
- Identidade em choque: violência como afirmação da diferença. Documento
- JUVENTUDES: CONDIÇÃO JUVENIL CONTEMPORÂNEA E IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO Documento
- Juventude e representações político-religiosas: projetos de vida dos jovens ingressantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) Documento
- LANÇAMENTO DE FOGUETES - UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA Documento
- LEITURA E MEMÓRIA EM DIDASCALICON DE STUDIO LEGENDI : RECURSOS DIDÁTICOS ATEMPORAIS Documento
- LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DOS ASPECTOS TEÓRICOS, DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SALA DE AULA Documento
- LINGUAGEM E PENSAMENTO NA PSICOLOGIA SOVIÉTICA: UM ESTUDO SOBRE OS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS EM DIFERENTES PROCESSOS DE REALIDADES Documento
- Ministério Fé e Política: a Renovação Carismática Católica nas eleições à Assembleia Legislativa do Paraná Documento
- MÓDULO DIDÁTICO AUTOMATIZADO DE TRATAMENTO DE ÁGUA: PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
- NA IGREJA E NA POLÍTICA: A ATUAÇÃO DE DEPUTADOS EVANGÉLICOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ (ALEP). Documento
- NICOLE ORESME (1323-1382): Pequeno tratado da primeira invenção das moedas e algumas reflexões sobre os seus ensinamentos Documento
- Nas entrelinhas do jornal O Guayra: as representações de Guarapuava no final do século XIX (1893-1899) Documento
- Não tenho religião, apenas crença crença em Deus: representações político-religiosas de jovens sem religião da Unespar Documento
- O CENTRO CÍVICO DE JORGE DE MACEDO VIEIRA: UM ESPAÇO (RE)PRODUZIDO NA CIDADE DE CIANORTE-PR Documento
- O ENSINO DA FILOSOFIA AFRICANA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: Uma abordagem não-ocidental do pensamento filosófico Documento
- O ENSINO INCLUSIVO DE BIOLOGIA CELULAR PARA ALUNOS SURDOS E DV’S: DA CONSTRUÇÃO DE UM KIT INTERATIVO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
- O Ensino de Libras na Universidade, Políticas, Formação Docente e Práticas Educativas Documento
- O PIBID DO CURSO DE HISTÓRIA DE PARANAVAÍ: O PAPEL DO SUPERVISOR E A LEI Nº 10.639/2003 Documento
- O PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO 2014-2024: ANÁLISE DE UMA POLÍTICA DE ESTADO Documento
- O Pantanal reiventado na poética de Manoel de Barros. Documento
- O TRABALHO DO(A) PROFESSOR(A) DE LÍNGUA INGLESA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO PELA ÓTICA DAS INSTRUÇÕES AO SÓSIA Documento
- O USO DA MATEMÁTICA POR MEIO DOS ENSINAMENTOS DE NICOLAU DE CUSA Documento
- O aborto nas Colunas religiosas do Jornal Folha do Norte do Paraná Documento
- O acesso às políticas sociais de atendimento ao trabalhador na perspectiva da reabilitação integral Documento
- O continuum disciplinar em Campo Mourão entre 1928-1972 Documento
- O enfrentamento à homofobia em sala de aula - Uma experiência didático pedagógica Documento
- O mosaico referencial de Neil Gaiman: um estudo sobre a intertextualidade em The Sandman. Documento
- O papel da educação em tempo integral nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da história, legislação educacional e práticas escolares Documento
- O uso de jingles político-religiosos nas eleições à ALEP: uma abordagem da comunicação política a partir da história pública digital Documento
- ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DA CRIANÇA Documento
- OS ASPECTOS AFETIVO-EMOCIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Documento
- OS CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE OS ELEMENTOS DO TEXTO NARRATIVO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Documento
- PEDAGOGIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Documento
- PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O ECLETISMO TEÓRICO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DO NOROESTE PARANAENSE Documento
- PERCEVAL OU O CONTO DO GRAAL:UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DO CAVALEIRO GAULÊS DO SÉCULO XII Documento
- PNAIC e a Proposta de Formação Continuada de Professores do Campo. Documento
- POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS E O ENSINO DE LEITURA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Documento
- PROPOSTA DE ANÁLISE DA OBRA TRISTÃO E ISOLDA: VÍCIOS E VIRTUDES NA EDUCAÇÃO DO HOMEM DO MEDIEVO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LITERATURA Documento
- Peer Instruction: discussões que permeiam a formação reflexiva e o Ensino de Física Documento
- Perfil e expectativas dos estudantes no contexto da formação técnica integrada: reflexões em discussão. Documento
- Políticas de educação e formação docente no Brasil a partir de 2000: a perspectiva da UNESCO Documento
- Possibilidades de Utilização de Obras Clássicas no Ensino: Cárcel de Amor e La vida de Lazarillo de Tormes Documento
- Princesas subversivas? Literatura infantil contemporânea sob a perspectiva dos estudos de gênero Documento
- Produção do espaço urbano em Campo Mourão-PR: análise dos conjuntos habitacionais financiados pelo programa minha casa minha vida Documento
- Proletarização e Capacitação Docente: A Educação Pública Paranaense na Contemporaneidade. Documento
- REFLEXÕES E REFLEXOS: TRABALHO, JUVENTUDE E APRENDIZAGEM. UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA ADOLESCENTE APRENDIZ DO CENTRO DE EDUCAÇÃO SANTA RITA DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, DE 2005 A 2015. Documento
- REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA Documento
- Religião e política: análise dos mandatos de agentes religiosos no legislativo municipal de Campo Mourão Documento
- Retorno e permanência após Programa de Reabilitação Profissional: a realidade dos egressos da Aps Campo Mourão. Documento
- SABERES DOCENTES: MAPEAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS DISCURSOS DE TARDIF, NÓVOA E SCHÖN ARTICULADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE QUÍMICA EM TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO PERÍODO DE 2010 A 2019 Documento
- Sociedade e imprensa: representações de beleza de mulher no jornal Folha do Norte do Paraná Documento
- TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE 1970 - 2010 Documento
- Tecnologia digital e metodologia WebQuest: uma proposta de material didático-pedagógico Documento
- Trabalho, Economia e Desenvolvimento Regional: Cianorte no Contexto da Globalização Documento
- UMA DÉCADA DEPOIS: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PARANAVAÍ (2003-2014) Documento
- UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO: ANÁLISE DAS IDEIAS DE VICENTE DE BEAUVAIS A PARTIR DE ESTUDOS DE JAVIER VERGARA Documento
- UMA PROPOSTA STEAM NO CONTEXTO DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL Documento
- Um campo político "não tão laicizado" agentes religiosos "não muitos políticos": a igreja do Evangelho Quadrangular no tempo da política. Documento
- Uma Discussão do Papel das Atividades Experimentais e a Formação do Professor de Física no Contexto das Políticas Neoliberais Documento
- Uma análise do ensino no século XIII a partir de um estudo da obra clássica O Romance da Rosa Documento
- Uma experiência com metodologia ativa: a aprendizagem baseadas em problemas e por projetos em um curso de Direito no interior do Paraná Documento
- Uma proposta STEAM: Tomografia Computadorizada Documento
- Uso das tecnologias digitais e internet como ferramenta didática: uma análise da prática pedagógica dos professores do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí - Paraná Documento
- Visibilidade do rodeio: a repercussão da festa do peão de Colorado-PR por meio da imagem Documento
- É possível falar em envelhecimento “Bem Sucedido” no Brasil? Uma análise teórico-quantitativa das condições socioeconômicas da população idosa. Documento