I hold a Graduation´s degree in English Language from the Federal University of Ouro Preto (2002), a Master´s degree in Applied Linguistics from the University of Campinas (2005), and a PhD in Language Studies from the State University of São Paulo (2010). I carried out postdoctoral studies in the Department of Applied Linguistics, University of Campinas, from 2014 to 2015; postdoctoral studies in Institute of Applied Linguistics and Language Studies, Pontifical Catholic University of São Paulo, from 2018 to 2019; postdoctoral studies in Linguistics in the Language Institute, Federal University of Santa Catarina, from 2019-2020. I am currently pursuing post-doctoral studies at Federal University of Minas Gerais, Brazil and The Pennsylvania State University, USA. I was a Visiting Scholar at Department of Spanish, Italian and Portuguese, The Pennsylvania State University, State College, Pennsylvania, USA (2019-2020). In 2020, I was approved as in the position of Distinguished Visiting Scholar at the Advanced Research Collaborative o the Graduate Center, the City University of New York, USA. I am currently working at the University of Brasília, Brazil, as Associate Professor and Researcher in the Department of Linguistics of the Institute of Language Studies. My main field of interest is in the broad area of language, decoloniality and teacher education, which also includes gender, race and linguistic education; race and coloniality, language, discourse and identity practices; (multi)literacy and critical education of language teachers; critical theories and pedagogies and decolonial practices in the production of knowledge. I presently coordinate the CNPq - certified research ?Group of Critical and Advanced Language Studies? and take part in the National Literacies Research Project (University of São Paulo, Brazil), whose research interests connect with studies on language, culture, education, and technology. I presently coordinate the Directorate of Languages, Human Rights and Diversities of the Foundation of Scientific and Technological Enterprises of the University of Brasilia, Brazil, whose research interests connect with language, human rights, marginalized minorities, diversities and tecnologies, in a critical and decolonial perspective.
Kleber Aparecido da Silva é licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista. Realizou seus estudos de pós-doutoramento em Linguística Aplicada pela UNICAMP; em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; em Linguística na Universidade Federal de Sana Catarina; e em Linguística Aplicada na Pennsylvania State University, USA. Atualmente, aprofunda seus estudos pós-doutorais no Programa em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); no Programa em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Universidade de São Paulo (USP); em Didáticas das Línguas na Universidade De Genebra, Suíça; em Educação Multilíngue e Letramento na Universidade de Witwatersand, África do Sul. Em 2022 foi Visiting Scholar em Empreendedorismo Educativo e Inovação no Brasil pelo Departamento de Educação em parceria com a Fundação Lemann na Stanford University/São Francisco/USA. Além disso, em 2019 e 2020, foi Professor Visitante na no Departamento de Espanhol, Italiano e Português, na Pennsylvania State University, State College, Pennsylvania, USA pela Fulbright. Em 2020, foi considerado Distinguished Professor no Centro de Pesquisa Avançada do Centro de Graduação, na City University of New York, USA. Atualmente, é professor associado 2 do Curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua) e é pesquisador/professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília e também do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens, Cultura e Linguagens na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal de Tocantins (UFT). Atualmente, coordena o Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: ?Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens? (GECAL) e faz parte do Projeto Nacional de Letramentos (Universidade de São Paulo, Brasil e IES do Brasil e do Canadá) e do Projeto de Educação Linguística Crítica para/no Sul Global (Universidade de Brasília, Brasil e IES do Sul Global), cujos interesses se interconectam com estudos da linguagem, cultura, educação e tecnologia. Além disso, coordena o Diretório de Linguagens, Direitos Humanos e Diversidades, da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília, Brasil, cujos interesses de pesquisa se conectam à linguagem, políticas linguísticas, direitos humanos, minorias marginalizadas, diversidades e tecnologias. É pesquisador e orientador da Rede Idiomas Sem Fronteiras (MEC e UnB) na área de Inglês e de Português para Estrangeiros. É coordenador das séries ?Estudos Críticos em Linguagens? e "Linguística Aplicada" pela Mercado de Letras?; ?Linguagens para/na Universidade? pela Editora Contexto e ?Direitos Humanos e Diversidades? pela Pontes Editores. Foi laureado em 2016 com o prêmio de melhor dissertação orientada na área de Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB; pelo Prêmio ?Cláudio Luiz Ubeba? como o melhor profissional na área de Educação pela Câmara dos Vereadores de Barretos em 2017/2018; pelo prêmio Linguistas em foco pela ABRALIN; pelo prêmio Liderança Educacional pela Câmara dos Deputados em 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022 e é Cidadão Bemérito pela Câmera dos Vereadores de Barretos. Atualmente faz parte da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Seus principais campos de interesse encontra-se na ampla área da linguagem, decolonialidade, formação de professores/as e internacionalização, que também incluem gênero, raça e educação linguística; raça e colonialidade, linguagem, discurso e práticas identitárias; (multi)letramentos e educação crítica na formação de professores.