Linguística Aplicada Crítica
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
'Português como língua de acolhimento: quadro de dissertações e teses produzidas no Brasil'
-
(DES) CONSTRUÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES NAS PRAXIOLOGIAS DE LÍNGUA INGLESA.
-
(DES)CAMINHOS NA ESCRITA DE SI: PINCELADAS CONSTRUÍDAS SOBRE/EM/COM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM LETRAS
-
?Deixa-me ir e vir?, canta o rouxinol : reminiscências docentes e política linguística de internacionalização para uma ciência sem fronteiras
-
?O que o inglês representa na sua vida??: reflexões situadas sobre crenças de aprendizes de inglês de uma classe multisseriada
-
?Uma espiadinha na vida de Vilson Leffa?: experiências vividas, histórias contadas e identidades reconstruídas
-
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DE LÍNGUA PORTUGUESA E A CRITICIDADE NA PRÁXIS PEDAGÓGICA: DO(S) LETRAMENTO(S) CRÍTICOS AOS MULTILETRAMENTOS
-
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa: olhares nos multiletramentos e na práxis docente á luz da Educação Linguística Crítica
-
A COMPETÊNCIA ORAL EM INGLÊS DO TRABALHADOR COMO ESTRATÉGIA DE ENDOMARKETING: UM ESTUDO DE CASO EM MIDSCALE HOTÉIS EM FLORIANÓPOLIS/SC
-
A dimensão internacional nas transformações urbanas no bairro Floresta em Porto Alegre
-
A geopolítica, transculturalidade e a internacionalização do português no século XXI: educação linguística em perspectivas decoloniais
-
A internacionalização da Língua Portuguesa em tempo de crise da Covid-19: Educação e cenário globalizado
-
A internacionalização da língua portuguesa em tempos de crise do COVID-19: Educação e cenário globalizado
-
A internacionalização do currículo na perspectiva de professores de línguas no Brasil
-
A Linguística Aplicada Crítica e o ensino de Língua Portuguesa: tecendo fios a partir da Base Nacional Comum Curricular
-
A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos: um estudo de cunho (auto)etnográfico
-
Aforizações em jornais brasileiros de grande circulação: as tragédias de Brumadinho e Mariana no foco do discurso
-
AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIOS NO PROCESSO DE LEITURA CRÍTICA:UM MOVIMENTO DE (DES/RE)TERRITORIALIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
-
Ana Paula de Araújo Lopez
-
ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Tradução José Fonseca; consultoria, supervisão e revisão desta edição Bernardo Lewgoy. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Artmed, 2009
-
Apresentação - Dossiê temático - ?Perspectivas críticas e decoloniais na formação de professores de línguas: avanços e desafios?
-
Apresentação de dossiê: Translinguagem e educação linguística crítica em contexto (pós)pandêmico
-
Apresentação Do Dossiê Temático - A (trans)formação de educadores de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular: experiências vivenciadas, práticas (des)construídas e saberes (re)feitos
-
As políticas públicas de formação inovadoras no norte de Mato Grosso/Mt, Brasil
-
As representações sociais de professoras de língua inglesa para crianças
-
BNCC E A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS, INTERFACES E DIREITO HUMANO
-
BRANQUITUDE E EPISTEMOLOGIA ANTIRRACISTA: POR UMA LINGUÍSTICA APLICADA EFETIVAMENTE CRÍTICA
-
Branquitude e racismo estrutural na universidade
-
Cidadania global em aulas de português como língua adicional
-
Como corazonan professoras/es de espanhol : identidades, emoções e a ausência do idioma na educação básica brasileira
-
Construção de sentidos a partir do debate sobre desconstrução de estereótipos de gêneros em aulas de língua inglesa: rizomatizações e reterritorializaçõeseis
-
Construções de sentidos sobre o conceito de mediação pedagógica: uma leitura multimodal e rizomática
-
CONVERSAS DA ESCOLUNIVERSIDADESCOLA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INGLÊS
-
Corpos gordos (In)visibilizados na Linguística Aplicada
-
Desestabilizações no ensino de Língua Inglesa: dominação ou lugar de reexistência?
-
Desigualdades sociais e letramento crítico : uma pesquisa-ação crítica com professoras da rede pública do DF
-
Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal
-
Direitos linguísticos dos surdos no âmbito da educação superior
-
Ecos da pedagogia crítica freireana nas perspectivas críticas em educação linguística de língua inglesa
-
Ecos de uma perspectiva crítica na formação universitária de professores de línguas
-
Educação Bilingue para Surdos no Brasil: Reflexões críticas
-
Educação Bílingue para Surdos e Educação Linguística Crítica
-
Educação linguística crítica de aprendizes de inglês : problematizações e desestabilizações
-
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA: PROBLEMATIZAÇÕES DE TEMAS CRÍTICOS VIVENCIAIS E CONSTRUÇÕES DE SENTIDO DE APRENDIZES DE INGLÊS
-
Educação linguística para uma atuação crítica e criativa: uma iniciativa transdisciplinar em aulas de inglês
-
Educação linguística, transculturalidade e ainternacionalização do português no século XXI: uma entrevista com Joaquim Dolz
-
Elisa Mattos de Sá
-
Encontros com a EJA : construindo sentidos de aprender e ensinar inglês
-
ENSINO DE LÃ?NGUA PORTUGUESA E GÃ?NEROS DISCURSIVOS: PROPOSTA DE UMA EDUCAÃ?Ã?O HUMANIZADORA EM TEMPOS PANDÃ?MICOS
-
Ensino de língua portuguesa e educação humanizadora: protagonismo linguístico e emancipatório em tempo de crise
-
Entrelaces da internacionalização da Educação Básica, BNCC e Língua Inglesa
-
ENTRELACES RIZOMÁTICOS NA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE PARA A COMPREENSÃO DAS DIVERSIDADES
-
Entrevista: TECENDO SENTIDOS E CONSTRUINDO CAMINHOS DE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA
-
Esforços críticos e decoloniais na formação docente: reflexões de professores/as de inglês atuantes em uma franquia de curso de idiomas
-
Fiar e tecer: linhas culturais para a tessitura do ensino-aprendizagem de português como língua adicional
-
FORMAÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS / Critical-collaborative education of language teachers
-
Formação de professores de Libras: a prática Ubuntu como possibilidade à ação pedagógica
-
Formação docente em tempo de crise: Perspectivas a uma educação humanizadora
-
Glaúks - Dossiê temático - ?Perspectivas críticas e decoloniais na formação de professores de línguas: avanços e desafios? - Revista de Letras e Artes ? jan/jun. 2020 ? Vol. 20, Nº 1
-
Gêneros, sexualidades e língua(gens):
-
Ideologias (racio)linguísticas acionadas por estudantes de inglês em um curso de extensão
-
Impactos de la crisis mundial de COVID-19 en las relaciones de género, raza, etnia, sexualidades y otros ejes identitarios de las diferencias en los más variados contextos y prácticas socioculturales y políticos
-
Interconexões entre o pensamento dialético e a colonialidade da linguagem na perspectiva do letramento crítico
-
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA TRANSLÍNGUE: PARÂMETROS E PROPOSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
-
Internacionalização da Educação no Sul Global
-
Internacionalização e mobilidade: implicações para a prática pedagógica de professores de línguas
-
INTERSECTIONALITY, EPISTEMIC OPPRESSION AND RESISTANCE: AN INTERVIEW WITH PATRÍCIA HILL COLLINS
-
Julyana Peres Carvalho Portugal
-
Kelvya Freitas Abreu
-
Kleber Aparecido da Silva
-
Language centers as a language policy in a federal institute
-
Laryssa Paulino de Queiroz Sousa
-
Lavínia Neves dos Santos Mattos
-
Leitura multimodal e letramentos em contextos de educação linguística crítica em inglês: um panorama das pesquisas acadêmicas defendidas no Brasil entre 2009 e 2019?.
-
Letramento Crítico e/como resistência: Perspectivas em uma ação formativa com professoras da rede pública do distrito federal
-
Letramento Digital: desafios na formação universitária no curso de Letras da UEG - Campus Porangatu
-
Lgbtqia+ agenda and Critical Literacy: a proposal for activities in English language classes
-
Luís Frederico Dornelas Conti
-
Mafalda e Raquel: as representações femininas do gênero discursivo tirinhas
-
Marco Túlio de Urzêda Freitas
-
Mariana Rosa MASTRELLA-DE-ANDRADE
-
Memórias, identidades e territórios periféricos: Decolonizar os estudos discursivos críticos
-
Movimentos decoloniais nas aulas de língua inglesa: uma proposta de percurso didático sobre o 'dia do índio'
-
NAVEGANDO EM ÁGUAS ANCESTRAIS - LETRAMENTOS EM CONTEXTO DE LUTA E RESISTÊNCIA: uma experiência etnográfica no Quilombo Mesquita - Goiás (GO).
-
O ATELIÊ DE E COM JOAQUIM DOLZ: PERCURSOS, RUMOS E PASSAGENS
-
O discurso sexista e a construção da ideia de fragilidade feminina em materiais impressos
-
O estilo avaliativo de textos instanciadores do gênero artigo científico nas áreas de Química, Engenharia Civil, Antropologia e Linguística
-
Para uma educação linguística crítica antirracista: o ensino de Língua Portuguesa e a BNCC
-
Para uma educação linguística crítica antirracista: o ensino de Língua Portuguesa e a BNCC
-
Para uma praxiologia da esperança: ensino língua portuguesa no contexto tecnológico
-
Perspectivas do Inglês para fins específicos sob a ótica do Professor do Ensino Médio Técnico
-
Políticas linguísticas e a Educação Profissional e Tecnológica: Língua Portuguesa e Educação Humanizadora
-
Políticas linguísticas na educação bilíngue para surdos : reflexões críticas acerca de uma escola bilíngue no Distrito Federal
-
Políticas linguísticas para a educação do campo e formação de professores : um percurso da UFPI a Massapê do Piauí
-
Políticas linguísticas para a internacionalização da educação
-
Políticas Linguísticas para contexto quilombola à luz da Linguística Aplicada Crítica
-
Políticas públicas de formação no Norte de Mato Grosso: PIBID e ProfLetras
-
Por um sentir crítico: um olhar feminista interseccional sobre a socioconstrução de identidades sociais de gênero, raça/etnia e classe de professoras de línguas
-
Por uma linguística engajada: direitos humanos, políticas linguísticas e diversidades
-
Praxiologias decoloniais de uma docente inspiradora: uma conversa com Gina Vieira Ponte
-
Praxiologias Decoloniais no Ensino de Línguas
-
Praxiologias fronteiriças em políticas linguísticas e internacionalização da Educação Profissional: um estudo crítico a partir dos Institutos Federais
-
Projeto RaÃzes: vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola
-
Refletindo sobre a Educação Linguística Crítica e a Base Nacional Comum Curricular
-
Reflexões sobre a acessibilidade linguística dos surdos no curso de Letras Libras do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
-
REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO CRÍTICA DE LÍNGUA INGLESA: UMA PESQUISA COLABORATIVA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS
-
Relações da escoluniversidade construídas no estágio de inglês remoto durante a pandemia da COVID-19 : um olhar crítico-decolonial
-
Representações discursivas sobre internacionalização por professores de inglês em formação continuada
-
Retorno à sombra de uma mangueira
-
Retrocesso e segregação reflexões sobre a Política Nacional de Educação Especial (PNEE)- decreto 10.502/2020
-
Ricardo Regis de Almeida
-
Rosana Helena Nunes
-
Samuel de Sá Ribeiro
-
Simone Reis
-
Surdocegueira e pontos de ancoragem no ensino remoto: translinguagem como caminho possível
-
Tecendo o cenário geopolítico e sociolinguístico: capítulos da obra
-
Thais Regina Santos Borges
-
Translanguaging and Language Policy in the Global South: introductory notes
-
Translinguagem e interculturalidade na educação linguística crítica Entre concepções e articulações
-
TRANSLINGUAGEM, DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA PARA SURDOS NO SUL GLOBAL NOVOS CAMINHOS PARA O ACESSO EPISTÊMICO E A AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADES
-
Ubuntu translanguaging: a decolonial model for the Global South multilingualism
-
Uma fotografia dos estudos sobre sequências didáticas de gêneros no Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação
-
Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar