Publicações no BrCris
 

Helenice Maia Gonçalves

Possui Pós-Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e Pós-Doutorado em Representações Sociais, Subjetividade e Educação pela Superintendência de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas (2011). Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), Especialização em Dificuldades de Aprendizagem (IPSP-RJ) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora adjunta nível VI no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação - e na Graduação em Pedagogia da Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, integrando o Núcleo Docente Estruturante (NDE) entre 2001 e 2020, e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNESA. Foi Coordenadora Acadêmica dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu nesta Instituição entre 2006 e 2008. Lecionou em cursos de Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação lato sensu na Escola Superior de Guerra (ESG), Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), UNESA, UERJ, UCB, USS, FIC, entre outras instituições. Prestou consultoria ad hoc em Avaliação (MEC, Prefeitura do Rio de Janeiro, Fundação Roberto Marinho, Fundação Cesgranrio, Fundação Getúlio Vargas, WWF, Raytheon do Brasil, Fundação Odebrecht). Integrou a Comissão Nacional de Avaliação do Prêmio Gestão Escolar entre 2004 e 2007 e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). Integrou as Comissões Científicas da Jornada Internacional em Representações Sociais (JIRS), Conferência Nacional de Representações Sociais (CBRS), Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), Simpósio Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente, Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (ANPEd Sudest),Simpósio de Excelência e Tecnologia (SEGeT) e Seminário de Pesquisa da Estácio e Jornada de Iniciação Científica da Unesa, dentre outras. Foi consultora ad doc da FAPEMA, IFRJ-IBICT Prociência. Foi editora da Revista Educação e Cultura Contemporânea (PPGE-UNESA) e parecerista ad doc da Revistra Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), Revista Ensaio,Revista Educação e Cultura Contemporânea, Reflexão e Ação, Estudos em Psicologia, Meta: Avaliação e Aprender, Em aberto e Revista da Educação da Pontifícia Universidade Católica do Peru, dentre outras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em representações sociais, formação de professores, trabalho docente, educação inclusiva, avaliação, ética. Atualmente se dedica a pesquisas relacionadas à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e à Tecnologia Assistiva. ORCID ID - https://orcid.org/0000-0002-1169-9051
graduate at Bacharelado em Pedagogia from Universidade de São Paulo (1985), master's at Mestrado em Educação Brasileira from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Has experience in Education, acting on the following subjects: ética, representações sociais, escola, crise ética and público.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •