Bachelor in Pedagogy and Master's in Rural Extension at the Federal University of Santa Maria and PhD in Iberian and Latin American Studies at Queen Mary, University of London. She is currently Professor in Education at the Federal University of Parana; Visiting Research Fellow at Queen Mary University of London and Affiliate Researcher at the Institute of Education, University College of London.
Professora Titular do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado). Pedagoga e Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, com PhD em Estudos Ibéricos e Latino-Americanos pela University of London, Queen Mary College (com bolsa CAPES). Fez estágio de pós-doutorado no Queen Mary University of London e no Institute of Education, University College of London, com bolsa Capes - Programa Institucional de Internacionalização (CAPES PRINT-UFPR). Atualmente é Visiting Research Fellow do Queen Mary University of London; Affiliate Researcher do Institute of Education, University College of London, com participação no Projeto Transforming Universities for a Changing Climate. Foi Pesquisadora Honorária da Universidade de Londres, Queen Mary College (British Academy/Newton Advanced Research Fellow) com projeto Gender and Education in Rural Areas in Brazil (Gênero e educação em áreas rurais no Brasil) (2015-2018); Pesquisadora e Coordenadora de projeto com apoio do CNPq (2014-2018). Foi vice-líder do Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR (2014-2022) e coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais do Setor de Educação da UFPR (2014-2016). Foi coordenadora do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Educação do Campo na UFPR (2005 a maio/2008); coordenadora da Educação do Campo na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2003-2004); membro da Coordenação Nacional (Comissão Pedagógica) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA (1998-2000). É membro da Articulação Paranaense por uma Educação do Campo desde 1998; e integra o Comitê Científico do GT 3 (Movimentos Sociais, sujeitos e processos educativos) da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Coautora do livro Paulo Freire: vida e obra (2001) e coautora e organizadora dos livros Exercitando a cidadania no campo: a educação popular com trabalhadores Sem-Terra (2006); Educação do Campo em movimento: Teoria e prática cotidiana, v.I (2010); Conflitos Agrários: seus sujeitos, seus direitos (2015); Teorias e Políticas de Gênero na Contemporaneidade (2017). Tem experiência na área de Sociologia e Educação, com ênfase em Estudos de Gênero e Diversidade Sexual; Gênero, Educação e Currículo; Estudos feministas; Direitos Humanos, Diversidade, Diferença e Desigualdade Social; Movimentos Sociais e Educação do Campo; Estudos Comparados na América Latina; Organização do Trabalho Pedagógico Formal e Não Formal; e Educação de Jovens e Adultos.
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7098-3239