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Diana Santiago da Fonseca

Diana Santiago is Associate Professor- PROPAP at the Federal University of Bahia - UFBA, Brazil, and Visiting Lecturer at the Junguian Institute of Bahia. She has created in 1995 and since then leads the Research Center for Musical Performance and Psychology at the same university. An Affiliated Researcher of the National Council for Scientific and Technological Development - CNPq since 2003, Diana holds a Bachelor in Piano from UFBA as a CNPq Undergratuate Scholar, a double-major Master?s in Music from the Eastman School of Music (with a Scholarship from CAPES ? Brazilian Ministry of Education) and a PhD in Music from UFBA. In 2015 she was a CAPES Visiting Scholar at the Royal College of Music, London, UK. She is also an accredited Arts Therapist. Areas of Expertise Arts / Music, with emphasis on Music Performance and Music Education, acting mainly in the following subjects: music psychology, cognition, musical performance, performance science, music curriculum, and musical development.
Diana Santiago é docente permanente no Programa de Pós-graduação em Música da UFBA na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, no qual atuou como coordenadora em três gestões (2004-2006; 2012-2016), docente do Curso de Especialização em Teoria Analítica de Carl Gustav Jung do IHAC-UFBA e docente convidada no Instituto Junguiano da Bahia. Professora Associada PROPAP da UFBA, criou e lidera desde 1995 o Núcleo de Pesquisa em Performance Musical e Psicologia da mesma universidade. Graduada em Piano (UFBA, bolsas PIBIC CNPq), Mestre em Música (Eastman School of Music, bolsa CAPES), Doutora em Música (UFBA), tendo realizado pós-doutorado no Royal College of Music de Londres (bolsa CAPES, 2015). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) desde 2003, assumiu ao longo de sua carreira cargos de diretoria na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM), Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) e Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Exerceu a função de Vice-coordenadora da Câmara Básica de Linguagens e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB de 2015 a 2017.Publica ativamente na área, atuando ainda em conselhos editoriais de diversos periódicos brasileiros e como consultora Ad-hoc da CAPES e do CNPq. Tem experiência na área de Artes/Música, com ênfase em Execução Musical e Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da música, cognição musical, performance musical, piano, currículo em música e desenvolvimento musical humano.

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