Publicações no BrCris
 

Carmem Lucia Pereira Praxedes

Carmem Praxedes é Pós-doutora em Letras Clássicas e Vernáculas (USP ? 2012) e Doutora em Linguística (Linguística Geral e Semiótica) (USP ? 2002), Mestre em Literatura Brasileira (UFRJ ? 1994), Especialista em Literatura Pós-moderna (UERJ ?1991), universidade pela qual se graduou (Bacharelado e Licenciaturas Plenas) em Português-Italiano e respectivas Literaturas (1990 e 1991). Professora Titular do Instituto de Letras (UERJ ? 2019), lotada no Departamento de Letras Neolatinas desde 1996, atua na Graduação, na Pós-graduação Lato Sensu e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, especialidade Linguística. Com 40 anos de experiência em Educação, já tendo sido professora auxiliar (estágio) da Escola Montessoriana Senso (1982), professora da Educação Básica e de cursos regulares (1990-1994), professora assistente da Universidade Castelo Branco (1997-2002), onde foi coordenadora de Letras (EAD), além de ter se dedicado ao ensino da Linguística; foi professora doutora do Centro Universitário da Zona Oeste (UEZO), de 2006 a 2009, onde participou da fundação e ministrou a disciplina Língua Portuguesa Instrumental. Na UERJ desde 1992, como técnica, e 1996, como docente, foi assistente administrativo da Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (1992-1994), assessora da Diretoria de Planejamento e Orçamento (1994-1996) e coordenadora da habilitação em Português-Italiano por duas vezes. Nessa instituição de ensino superior, ministra as disciplinas de Língua Italiana do bacharelado e da licenciatura. É líder do Gr-pesq de Italianística Aplicada ao Ensino (2012) e pesquisadora do Gr-pesq de Semiótica, Leitura e Produção de Textos ? SELEPROT (2008-2015, e de 2020 até os dias atuais); vinculada a esse grupo, atuou também no Laboratório de Semiótica (Labsem), tendo sido colaboradora e editora adjunta da revista Ecos de Linguagem, quando supervisionou, conjuntamente com a editora-chefe, os processos de editoração, revisão e tradução do periódico. As pesquisas desenvolvidas em mais de 25 projetos demonstram a sua preocupação com o ensino e a aprendizagem de línguas, a gestão e a formação de professores, inclusive na modalidade a distância. Para esta modalidade de ensino, preparou material didático em ambiente virtual de aprendizagem e fez a gestão de disciplinas e instrucionais como bolsista da CAPES/Universidade Aberta do Brasil (2012). Nos anos de 2012 e 2013, representou o Instituto de Letras da UERJ no Programa de Iniciação à Docência da CAPES ? Prodocência. Em julho de 2007, dedicou-se ao curso de Aperfeiçoamento em Glotodidática, na Faculdade de Ciências da Linguagem de Ca Foscari, Veneza; em abril de 2012, ao Curso de Arqueologia Clássica, no Instituto Vesuviano (RAS), em Castellammare di Stabia, Nápoles, e, em janeiro de 2014, ao curso de editoração de revistas no sistema SEER, produto da parceria Rede Sirius e SR-3/UERJ. Em agosto de 2016, foi convidada pela SR-1 da UERJ para participar da Capacitação na Disciplina de Empreendedorismo (Educação Empreendedora). Dedicou-se nos anos de 2012 a 2015 à gestão de projetos no Cetreina/SR -1/UERJ, tendo organizado Os Cadernos de Graduação de Graduação: Dialogando com a Práxis conjuntamente com a Direção do Cetreina à época. De 2016 a 2019, foi assessora acadêmica da Sub-reitoria de Graduação da UERJ. Atualmente, além das atividades de ensino ? na graduação e pós-graduação lato sensu de Italiano e stricto sensu em Linguística ?, da pesquisa e da extensão, entende como o seu principal desafio articular as atividades de gestão à necessidade de consolidar suas pesquisas e experiências de trabalho ao longo de sua vida em publicações e ampliar a orientação de estudantes na graduação e na pós-graduação, de modo a colaborar no desenvolvimento dos estudos em Italianística, Linguística, Semiótica, Tradução, tendo como principais interesses de pesquisa os temas vinculados à Tradução, Línguas e Ensino, suas relações, descrição e aplicações em variados universos de discurso.
graduation at Licenciatura em Letras from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), graduation at Bacharelado em Letras from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), master's at Language from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) and doctorate at Linguistics from Universidade de São Paulo (2002). Has experience in Language, acting on the following subjects: ensino de línguas estrangeiras, ensino e práticas de ensino, semiótica, educação linguística and lingüística.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •