Pós- Doutorando em Psicologia, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil/UFRRJ - 2022). Pós-Doc em Antropologia/Sociologia no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal - 2013), com investigação de campo realizada junto `a Universidade Sorbonne - Paris VIII. Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2004) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 1994). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) e do Programa de Pós- Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Pesquisa e trabalha na área da Educação: com ênfase em Antropologia, História e Política Educacional; como também realiza estudos e investigações em Psicologia Analítica Junguia e Espitualidade, com base no pensamento Oriental. Atua no campo da Educação em Comunidades Tradicionais e de Fronteira, principalmente em populações Indígenas, Quilombolas e de Pequenos Produtores Rurais - Sem Terra, discutindo as temáticas da crise da modernidade e espiritualidade, colonialidade, identidade, diferença, cultura, Migrações, Territórios - Fronteiras, exclusão, violência, movimentos instituintes e desigualdade social.
bachelor's at Licenciatura em Educação Física e Desportos from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), master's at Education from Universidade Federal Fluminense (1994) and doctorate at Education from Universidade Federal Fluminense (2004). Has experience in Education, focusing on Educational Anthropology, acting on the following subjects: educação, política educacional, educação e valores, ações instituintes and formação de professores.