Everardo Pereira Guimarães Rocha
Everardo Rocha is PhD in Social Anthropology (National Museum/UFRJ, Brazil, 1989); Full Professor of the Graduate Program in Communication Studies at PUC-Rio; Research Coordinator of the Department of Social Communication at PUC-Rio; Research Fellow of the National Council for Scientific and Technological Development of Brazil (CNPq) and of the Research Support Foundation of the State of Rio de Janeiro (Faperj). His research interests are mostly focused on understanding cultural and historical dimensions of modern consumption and advertising. He writes and teaches on issues related to communication and consumer practices, mass culture and social representations, the anthropology of consumption, advertising narratives, and Brazilian culture.
Selected Publications (Books)
Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 1985
O que é mito. São Paulo: Brasiliense, 1986
O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1985
A sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 1995
Jogo de espelhos: ensaios de cultura brasileira. Rio de Janeiro: Mauad, 1996
Representações do consumo: ensaios sobre a narrativa publicitária. Rio de Janeiro: Mauad, 2006
Antropologia e comunicação: cultura, simbolismo e consumo. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2007
Juventude e consumo: um estudo sobre a comunicação na cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Mauad, 2009 (with Cláudia Pereira)
Corpo e consumo: roteiro de estudos e pesquisas. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2012 (with José Carlos Rodrigues)
O paraíso do consumo: Émile Zola, a magia e os grandes magazines. Rio de Janeiro: Mauad, 2016 (with Marina Frid and William Corbo)
Everardo Rocha é Professor Titular da PUC-Rio, atuando no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-graduação em Comunicação. Coordenador de Pesquisa do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do "Laboratório de Antropologia da Comunicação e do Consumo: Tempo Presente e História Cultural (LAC)" do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ. Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ. Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ. Graduado em Comunicação Social pela PUC-Rio. Publicou mais de 20 livros e dezenas de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Possui mais de 100 itens de produção técnica. Orientou 48 Dissertações de Mestrado,14 Teses de Doutorado, 21 monografias de cursos de Especialização, além de diversos trabalhos de iniciação científica e mais de duas centenas de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. Recebeu vários prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Comunicação, com ênfase no estudo da Narrativa Publicitária e das relações entre Cultura e Consumo. É Professor Colaborador do Instituto de Administração e Gerência (IAG) da PUC-Rio. Em suas atividades profissionais interagiu com cerca de 60 colaboradores em coautoria de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Comunicação e Representação; Cultura de Massa e Representações Sociais; Comunicação e Práticas de Consumo; Narrativa Publicitária; História da Publicidade; Antropologia do Consumo; História Cultural do Consumo; Comunicação e Cultura; Cultura Brasileira; Teoria da Cultura; Etnocentrismo; Marketing.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos