Publicações no BrCris
 

Vinícius Adriano de Freitas

He has a degree in Pedagogy (2008) and Philosophy (2015) from the State University of Maringá (UEM), an institution where he also studied Educational Management (2009) and Specialization in Philosophy: Theories of Knowledge (2011). Postgraduate (specialization) in Education: Teaching Methods and Techniques from the Federal Technological University of Paraná (2018). Master in Education from the State University of Maringá (2016). PhD student in Education at the State University of Maringá. He is currently a professor at the Municipal Education Network of the city of Cianorte/PR and Assistant Professor of the Pedagogy Course at the State University of Maringá (UEM), Regional Campus of Cianorte (CRC). It mainly works with the following themes: Teaching, Learning, Teacher Training, Developmental and Learning Psychology (Piaget, Vygotsky and Wallon), Curricula and Programs, School Evaluation, Didactics, Emergent Literacy, Linguistics, Textual Understanding and Production, Methodology Research, Philosophy of Education, Modern Philosophy, Contemporary Philosophy and Critical Theory of Society (Adorno, Benjamin, Horkheimer and Marcuse).
É graduado em Pedagogia (2008) e em Filosofia (2015) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), instituição na qual também cursou Habilitação em Gestão Educacional (2009) e Especialização em Filosofia: Teorias do Conhecimento (2011). Pós-graduado (especialização) em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2022). É Professor Adjunto (doutor) do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Regional de Cianorte (CRC). É docente da Rede Municipal de Ensino da cidade de Cianorte/PR e Preceptor do Programa Residência Pedagógica (PRP), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Regional de Cianorte (CRC). Atua nas seguintes áreas/subáreas/temas/temáticas: 1) Metodologia e técnica de pesquisa, em quatro subáreas: (a) 'a produção da ciência e sua divulgação entre textos científicos' (normas técnicas), (b) 'as concepções de ciência aplicadas na produção do conhecimento' (epistemologia e filosofia da ciência), (c) 'elaboração de projetos de pesquisa' e (d) 'relatórios de pesquisa' (artigo, monografia, trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho final de graduação (TFG), dissertação de mestrado e tese de doutorado; 2) Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores; 3) Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem (Piaget, Vygotsky e Wallon); 4) Currículos e Programas; 5) Avaliação Escolar; 6) Didática; 7) Alfabetização, em quatro subáreas: (a) métodos de alfabetização, (b) linguística; (c) compreensão e (d) produção textual; 8) Sociologia da Educação; 9) Fundamentos Históricos e Legais do Curso de Pedagogia no Brasil; 10) Filosofia da Educação; 11) Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação; 12) Filosofia Moderna; 13) Filosofia Contemporânea e 14) Teoria Crítica da Sociedade (Adorno, Benjamin, Horkheimer e Marcuse).

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •