área de pesquisa
- Aprendizagens de professoras na ação pedagógica : compreensões a partir da Teoria da Subjetividade.
- ? A aprendizagem criativa em contextos não-formais: caracterização e processos subjetivos constitutivos.
- A Aprendizagem Multifuncional e o setor Supermercadista: uma análise das estratégias de treinamento a partir da Empresa Unisuper
- A Aquisição do Conceito de Fração: da Partição Às Estruturas Multiplicativas
- A COMPREENSÃO DE GRÁFICOS E O DESENVOLVIMENTO DA CONCEPTUALIZAÇÃO NO ÂMBITO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS
- A construção do conhecimento matemático na interação Professor-Aluno: uma relação proporcional?
- A Dimensão Intuitiva do Pensamento e da Aprendizagem.
- A evolução das concepções de hereditariedade e ambiente de estudantes de psicologia
- A Importância da Explicitação da Correspondência Um para Muitos na Resolução de Problemas de Estrutura Multiplicativa
- A representação de operações e problemas de divisão em crianças: da lingaugem oral para outras formas de representação
- Adriana Maria Barbosa Batista de Araujo
- Ana Cláudia Vespa Mainer Dias
- Ana Maria Martensen Roland Kaleff
- André Carvalho Lindemam
- Ane Siqueira Monteiro
- Análise clínico-descritiva da álgebra elementar como campo conceitual e conteúdo didático-pedagógico para professores do ensino fundamental.
- Aprender álgebra em sala-de-aula: contribuição de uma seqüência didática
- Avaliação e Treinamento das Técnicas Básicas e Iniciais para a Locomoção com A Bengala em Ambientes Escolares1
- Balança de dois pratos e problemas verbais como ambientes didáticos para iniciação à álgebra: um estudo comparativo
- Bruna Assem Sasso dos Santos
- Bruno Leonardo Bezerra da Silva
- Campo conceitual algébrico: análise das noções a serem aprendidas e dificuldades correlatas encontradas pelos estudantes ao final do ensino fundamental
- Caracterização do Método Rogeriano e Situações Pedagógicas
- Carla de Ataíde Marinho Rodrigues da Costa
- Carlos Eduardo Caldas
- Civilização e progresso : lógicas de permanência e de acúmulo em jogo de simulação
- Claudia Rabello de Castro
- Cognição social, habilidades sociais e funções executivas na infância: algumas considerações teórico-conceituais.
- Como tornar o ambiente educacional ? sala de aula ? adequado às necessidades heterogêneas dos alunos que recebemos nos períodos iniciais das graduações.
- Conceitualização em física: uma psicanálise bachelardiana sobre o campo conceitual da óptica
- Concepçoes das crianças sobre alimentaçao, estrutura e funcionamento do aparelho digestivo
- Creativity, Insight & Learning
- Cristiane Holanda Arrais
- Cristianne Lopes Lima de Castro
- Cristiano José Pereira
- Da Fisica Intuitiva A Dinamica Newtoniana: Relevancia de Simulacoes Em Computador Como Auxiliares Instrucionais.
- Danielle Elisa Paradella Teixeira
- Dathiê de Mello Franco-Benatti
- Denise D´Aurea-Tardeli
- Desenvolvimento da representação de igualdades em crianças de 1a. a 6a. série do Io. grau
- Dorivaldo Alves Salustiano
- Dra. Carla Beatris Valentini
- Educação Física Integrada à Alfabetização (EFIALFA) - Um método específico de ensino para a Educação Física nas turmas de alfabetização
- Efeitos do envelhecimento sobre o desempenho cognitivo
- Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base na Teoria de Formação das Ações Mentais por Estágios idealizada por Galperin
- Elizabeth de Oliveira Serra
- Elton André Silva de Castro
- Emellyne Lima de Medeiros Dias Lemos
- Emmanuelle de Oliveira Ferreira
- Ensino e Aprendizagem de Biologia: uma abordagem teórico-prática com aplicação na Aldeia Indígena Santa Terezinha, por alunos da Escola Billy Gancho, município de Nova Xavantina Mato Grosso.
- Ensino introdutório de álgebra elementar: análise de seqüência didática com balança de dois pratos para atividade em sala-de-aula.
- Estipulação de preço e referenciais semântico-matemáticos em adultos com diferentes níveis de escolaridade
- Exploração do Potencial Didático de um Conjunto de Atividades Auxiliares para o Ensino da Proporcionalidade
- Fabiola de Sousa Braz Aquino
- Francisco Barbosa de Oliveira
- Fátima Maria Araújo Bertini
- Gildenor Carneiro dos Santos
- Gizele Geralda Parreira
- Hipertexto no processo de ensino e aprendizado: uma experiência com o sistema Acqua
- Histórias e representações sobre o fracasso e o sucesso escolar
- Inventando mundos encantados: uma história de enação da comunidade virtaul Sitecria
- Ionaria Guerra de Araújo
- Izabel Augusta Hazin Pires
- Joao Olimpio Soares dos Reis
- JOGOS COOPERATIVOS E SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO PARA A PAZ
- Joselma Tavares Frutuoso
- João Francisco Lins Brayner Rangel Junior
- Julia Beatriz Lopes Silva
- Karla Santos Mateus
- Keilla Rebeka Simões Oliveira de Freitas
- Larissa Silva Gonçalves
- Les représentations des valeurs des études et du travail chez les lycéens: une approche cognitive
- Lorena Santos Ricardo
- Luciana de Sousa Lima Soares
- Luciane Infantini da Rosa Almeida
- Luiz Henrique Santana Conceição
- Maria Cezarela Oliveira Carvalho
- Maria Clara de Almeida Carijó
- Maria de Fátima Moura Pereira
- Maria Lourdes Bortolanza
- Marilaura de Almeida Silva
- Moisés Fernandes de Araújo Silva
- Nas Entrelinhas da Notícia: jornal escolar como mediador do ensino-aprendizagem da língua materna
- Noções pré-algébricas e seu ensino para crianças no início do ensino fundamental: uma experiência possível
- O Jornal escolar como atividade de ensino-aprendizagem das funções sociais da língua escrita
- O que sabem as crianças que aparentemente não aprendem? explorando competências cognitivas em crianças com dificuldades de aprendizagem escolar
- O uso do quebra cabeça Tangram Quadrado Mágico na sala de recurso multifuncional
- Oficina criativa e análise microgenética de um projeto de modelagem em argila.
- Os processos transferenciais na relação aluno-professor na sala-de-aula de matemática
- Percepção do Clima Motivacional de Classes de Educação Física por Alunos das Escolas de Santa Cruz do Sul - RS
- PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROGRAMA TRAJETÓRIAS CRIATIVAS
- Processos inconscientes em situações construtivistas de "aprendizagem por projetos" enriquecidas com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs)
- Prof Dr. Olavo Guimarães Feijó
- Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulação de problemas
- Rebeca Pereira Cabral
- Relações entre dificuldades de aprendizagem escolar em alunos do ensino fundamental I, autoconceito como aluno(a) e expectativas do professor e da família
- Relações entre funcionamento cognitivo e dificuldades em matemática no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDA/H) em alunos do ensino fundamental.
- Représentation du probleme, écriture de formules et guidage dans le passage de l'arithmetique à l'algèbre
- Stéphanie Conceição Corrêa Rodrigues
- SUBJETIVIDADE SOCIAL DA SALA DE AULA E CRIATIVIDADE NA APRENDIZAGEM
- Subjetividade social e aprendizagem empresarial
- Sônia dos Santos Castanheira
- Tarcísio Ambos Danelon
- Teresa Corrêa Cariola
- TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE AS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
- Um estudo exploratório acerca do papel da ansiedade quando da aprendizagem inicial de conteúdos algébricos
- Um Estudo sobre Microgênese da Explicação de um Problema Ambienteal
- Utilização da planilha eletrônica no contexto do trabalho: obstáculos a superar e competências amplificadas
- Vanessa Pereira de Sousa Dias
- Vania Aparecida Calado
- Vania Aparecida Marques Leite
- Vera Lucia Casari Parreira
- Vinícius Adriano de Freitas
- Vinícius Gustavo Coelho dos Santos
- Virginia Marne da Silva Araujo dos Santos
- Zaida Maria Cavalcanti Camelo