Publicações no BrCris
 

Marcus Leonardo Bomfim Martins

Atualmente é Professor da área de Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FacEd/UFJF), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProfHistória/UFRJ). Atualmente é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2023),membro eleito do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH) para o biênio 2022-2023. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), Especialização em Ensino de História pelo CESPEB/UFRJ (2010) e graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007/2008). Foi um dos organizadores dos livros Aprendizagem e avaliação da História na escola: questões epistemológicas (Mauad X, 2023), Formação docente e currículo: conhecimentos, sujeitos e territórios (Mauad X, 2021) e do livro Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História (Mauad X, 2016) e dos dossiês temáticos Sujeito e conhecimento: articulações em contextos de formação e atuação docente (Educar em Revista, 2022), Aprendizagem histórica em questão (Revista História Hoje, 2020), Educação Patrimonial (Educação Básica Revista, 2018) e Ensino de História: diferentes enfoques e perspectivas (Educação Básica Revista, 2017). Atuou como parecerista do Programa Nacional do Livro Didático (Anos Iniciais - História - 2017). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação, Currículo e Ensino de História (GEPACEH/UFJF/CNPq) cujo foco de estudos é problematizar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da História com base em uma abordagem discursiva inscrita na pauta pós-fundacional que interpela, simultaneamente, o Currículo, a Avaliação, a História e o Ensino de História como campos, mas também como objetos de pesquisa. Pensar o currículo, a avaliação, os processos de ensino-aprendizagem e a escola - ainda que não vinculados à disciplina História - também constitui o escopo de estudos e pesquisas do grupo. É pesquisador e vice-líder do Grupo de Estudos Currículo, Conhecimento e Ensino de História (GECCEH/UFRJ/CNPq) e pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEPEH/UFRJ/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, Avaliação, Currículo, Didática da História, Aprendizagem histórica e Conhecimento Histórico Escolar. E-mail para contato: marcus.bomfim@ufjf.br
He is currently Professor of History Teaching at the Faculty of Education at the Federal University of Juiz de Fora (FacEd/UFJF), at the Graduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora (PPGE/UFJF) and at the Graduate in History Teaching at the Federal University of Rio de Janeiro (ProfHistória/UFRJ). He is currently an elected member of the Advisory Board of the Brazilian Association for Research in History Teaching (ABEH) for the 2022-2023 biennium. He holds a PhD in Education from the Federal University of Rio de Janeiro (2019), a Master's in Education from the Federal University of Rio de Janeiro (2015), a specialization in History Teaching from CESPEB/UFRJ (2010) and a degree in History (Bachelor and Degree) from the Federal University of Rio de Janeiro (2007/2008). He was one of the organizers of the book Teacher training and curriculum: knowledge, subjects and territories (Mauad X, 2021) and the book Narrativas do Rio de Janeiro in History classes (Mauad X, 2016) and the thematic dossiers Subject and knowledge: articulations in contexts of teaching training and performance (Educar em Revista, 2022), Historical learning in question (History Today Magazine, 2020), Heritage Education (Educação Básica Revista, 2018) and History Teaching: different approaches and perspectives (Educação Básica Revista, 2017 ). He served as a referee for the National Textbook Program (Anos Iniciais-História-2017). He is the leader of the Study and Research Group on Evaluation, Curriculum and Teaching of History (GEPACEH/UFJF/CNPq) whose focus of studies is to problematize issues related to the teaching and learning of History based on a discursive approach inscribed in the post-foundation agenda that questions, simultaneously, the Curriculum, the Assessment, the History and the Teaching of History as fields, but also as objects of research. Thinking about curriculum, assessment, teaching-learning processes and school - even if not linked to the discipline of History - is also the scope of the group's studies and research. He is a researcher and deputy leader of the Study Group Curriculum, Knowledge and Teaching of History (GECCEH/UFRJ/CNPq) and researcher at the Laboratory of Studies and Research in History Teaching at the Federal University of Rio de Janeiro (LEPEH/UFRJ/CNPq) . He has experience in Education, with an emphasis on History Teaching, working mainly on the following topics: History Teaching, Evaluation, Curriculum, Didactics of History, Historical Learning and School Historical Knowledge. Contact email: marcus.bomfim@ufjf.br

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •