Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1992), graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1985), Especialização em Educação Infantil, discutindo o sexismo presente na prática do educador Infantil. Mestrado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres/Universidade Estadual do Ceará (1999), analisando Concepções de ocupação do adulto sob o ponto de vista da criança e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com pesquisa sobre (de)formação das crianças catadoras de lixo como ser social. (2006). É professora do Curso de Psicologia, com experiência nas áreas de Psicologia da Infancia, Psicologia da Adolescência e Psicologia da Aprendizagem, Processos Psicológicos Básicos(Inteligência, Pensamento e Linguagem), Psicologia e Educação e Teorias Psicogenèticas. É professora do Mestrado em Educação no Programa de Pos graduação em Educação PPGE-UECE com atividades de pesquisa na area de Formação do Educador discutindo as Pedagogias do Aprender a Aprender e a repercussão de uma suposta crise do construtivismo na formação do educador e a relação Trabalho e Educação no Contexto da Crise Contemporânea do Capital, uma Crítica aos Paradigmas Pós-Modernos da Formação Docente. No estágio de Pós-doutorado realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deu continuidade a questão da relação entre teoria e prática, buscando examinar os fundamentos que norteiam a Psicologia Social no Ceará, em sua História e Devir.Utilizando como referencial a ontologia marxiano-lukacsiana desenvolve estudos na área da psicologia histórico-cultural,(Vigotski,Leontiev,Luria), como a pesquisa Atividade e Ser Social:quando os trabalhadores são alunos, destacando a teoria da atividade de Leontiev, na análise da fundamentação teórico-prática nos programas oficiais de atendimento ao jovem,(projovem) e os sentidos da relação trabalho e educação na formação do trabalhador-aluno.
graduate at Pegagogia from Universidade Estadual do Ceará (1992), graduate at Enfermagem from Universidade Estadual do Ceará (1985), master's at Educação from Universidade Estadual do Ceará (1999) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Ceará (2005). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: trabalho, escola, educação, criança and lixo.