Licenciada em Psicologia pela Universidade de Marília (1979), e Formação de Psicólogo pela Fundação Educacional de Bauru (1981), possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1984). É especialista em Psicoterapia de Base Analítica pela PUC de Campinas. Possui mestrado em Educação (1998) e doutorado (2001) em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Marília-SP. Pós-doutorado (em Educação) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Marília-SP (2017). Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e aprendizagem; interação professor-aluno; desenvolvimento moral; métodos e técnicas de ensino; psicologia cognitiva. Atuação profissional: docente e coordenadora do Curso/Clinica de Psicologia da Universidade de Marília (1982-2001); professora orientadora (dos tutores-professores, orientação de TCCs e professora assistente de Learning Space) de dois programas experimentais mediados por tecnologias de informação - formação de professores para o ensino fundamental: O PEC Formação Universitária (2001-2002) e o programa Pedagogia Cidadã (2002-2005) e professora substituta(2003-2006) - do DPE( Departamento de Psicologia da Educação) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Consultora ad hoc de Projetos - Fundect-MS (2007); Psicóloga Voluntária do Grupo de Familiares Cuidadores dos pacientes com Alzheimer e alta dependência - Faculdade de Medicina de Marília- FAMEMA (2007-2012). Coordenadora de Projetos e Docente da Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão-FUNDEPE/Marília (2007-2014). Atualmente, docente do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Orientadora de PIBIC/CNPq (2012-2015). (2014-2015). Parecerista - Revistas: Revista Pro-Posições (Unicamp), Ciências & Cognição (UFRJ); Colloquium Humanarum (UNOESTE/SP); Máthesis: Revista de Educação (FAFIJAN/ PR); Revista Educação Unisinos (RS); Comunicações (UNIMEP/SP); Revista Iberoamericana de Educação; Educação em Revista(UNESP/Marília/SP); Dialogia (Universidade Nove de Julho -SP); Quaestio: revista de estudos em educação ( Universidade de Sorocaba), Revista Teias (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Membro do Conselho Consultivo da Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Schème - UNESP / Marília/SP. Consultora do Convivere Mais-Assessoria e Formação,Participação no Grupo de Trabalho (Pesquisa): Em busca de caminhos que promovam a convivência respeitosa em sala de aula todos os dias (Unicamp/Dep. Psicologia Educacional). Pesquisadora/Fapesp (2015-17): Em busca de caminhos que promovam a convivência respeitosa em sala de aula todos os dias: investigando o clima escolar (Instituições: Unicamp; Unesp, Unoeste, UFMS; Fundação Carlos Chagas...). Membro dos Grupos de Estudo e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE) - UNESP / Marília/SP; Contexto escolar e processo ensino-aprendizagem: ações e interações (líder) / UNOESTE/ Presidente Prudente/SP; Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (GEPEM I Estudos Avançados) / UNESP/UNICAMP; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Psicologia Moral e Novas Alternativas em Educação (GEPPEI - 2018-19), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Consultora do Convivere Mais-Assessoria e Formação (2018-atual)
bachelor's at Pedagogia from Universidade de Marília (1984), bachelor's at Formação de Psicólogo from Fundação Educacional de Bauru (1981), bachelor's at Licenciatura Em Psicologia from Universidade de Marília (1979), master's at Education from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) and doctorate at Education from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Has experience in Psychology, focusing on Psychology of the Human Development, acting on the following subjects: educação, ensino-aprendizagem, aspactos cognitivos, interpretação dos sonhos and saúde oral.