Publicações no BrCris
 

Joao Victor Boechat Gomide

Doutor em Artes pela UFMG e Doutor em Física pela UNICAMP, com um período na Università di Pisa, na Itália. Desde 1996 trabalha intensamente com a produção audiovisual e, até 2006, atuou exclusivamente neste mercado de trabalho, se afastando temporariamente das atividades acadêmicas. Realiza trabalhos e pesquisas em desenvolvimento de jogos digitais, narrativas para os meios digitais, cinema e televisão incluídos, edição e computação gráfica de produtos audiovisuais - como supervisor de efeitos visuais para a TV Globo, no Rio de Janeiro, de 2000 a 2005, na montagem de longa-metragem e na edição e finalização de comerciais para publicidade e televisão, vários premiados -, na supervisão de pós-produção de programas educacionais e institucionais em diversas produtoras de conteúdo e emissoras de televisão, e outros projetos na área. Desde o retorno à vida acadêmica, coordenou o desenvolvimento de diversos aplicativos e produtos que utilizam a inteligência artificial e a visão computacional, com registros de software e patentes de produtos. Coordenou o desenvolvimento do primeiro software livre no mundo de captura de movimento para animação (OpenMoCap), finalista do Prêmio Santander Ciência e Inovação de 2012. Coordena o Laboratório de Captura de Movimento para Animação (MoCapLab), que produziu os primeiros jogos digitais brasileiros com essa técnica, desde 2009. É autor do livro Imagem Digital Aplicada, pela Editora Campus/Elsevier, lançado em 2014. Coordena os Bacharelados em Computação Gráfica e em Game Design e é professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, da Universidade FUMEC. Foi coordenador do Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos da Universidade FUMEC, de 2014 a 2016. É bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG.
graduate at Bacharelado em Física from Universidade Federal de Minas Gerais (1983), master's at Artes Visuais from Universidade Federal de Minas Gerais (2006), master's at Physic from Universidade Estadual de Campinas (1989) and ph.d. at Physic from Universidade Estadual de Campinas (1993). Has experience in Arts, acting on the following subjects: computação gráfica, espectroscopia de laser, efeitos visuais, feixe atômico and cinema e vídeo.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Serviço
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •