Degree in Letters from the Federal University of Paraná (2016), Master in Letters - Linguistic Studies (2020) by the same institution. He has experience in the field of Modern Foreign Languages, working mainly in teaching Portuguese and Spanish as additional languages (PLA / ELA), with emphasis on the following interfaces: teaching Portuguese and Spanish as foreign languages at university level; teaching Spanish for academic purposes; research and development of PLA and ALS teaching materials; cinema and LEM teaching; proficiency exams; initial and continuing training of LEM teachers. He is an accredited applicator of the oral part of the Celpe-Bras exam. He worked in the triennium 2017 - 2019 with the Student-Graduation Agreement Program (PEC-G), as a Portuguese teacher. In the biennium 2018 - 2019, he played the role of deputy pedagogical coordinator in the same program, preparing and reviewing materials, guiding non-mandatory internships in the PLA area and acting as local supervisor of the Teaching Practice subjects in Portuguese (mandatory internships). Researches gender and sexuality issues in teaching materials, with emphasis on the context of teaching and learning at the university level. He is interested in practices that involve the development of orality, especially as a tool for the realization of Celpe-Bras. Develops research in Distance Education, conducting courses related to the creation of content for distance education and the coordination of courses offered in this modality. Currently studying Specialization in Distance Learning and New Educational Technologies at the University Center of Maringá (UniCesumar) and Training Course for Tutors in Distance Learning at the State University of Ponta Grossa (UEPG).
Doutorando em Educação, vinculado à linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs). Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2016), Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (2020) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente principalmente no ensino de Português e Espanhol como línguas adicionais (PLA/ELA), com destaque nas seguintes interfaces: ensino de português e espanhol como línguas estrangeiras em âmbito universitário; ensino de espanhol para fins acadêmicos; pesquisa e desenvolvimento de materiais didáticos de PLA e ELA; cinema e ensino de LEM; exames de proficiência; formação inicial e continuada de professores de LEM. É aplicador credenciado da parte oral do exame Celpe-Bras. Atuou no triênio 2017 - 2019 junto ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), como professor de português. No biênio 2018 - 2019 desempenhou no mesmo programa a função de vice coordenador pedagógico, preparando e revisando materiais, orientando estágios não obrigatórios na área de PLA e atuando como supervisor local das disciplinas de Prática de Docência em Língua Portuguesa (estágios obrigatórios). Pesquisa questões de gênero e sexualidade em materiais didáticos, com destaque para o contexto de ensino-aprendizagem em âmbito universitário. Tem interesse nas práticas que envolvem o desenvolvimento de oralidade, sobretudo como ferramenta para a realização do Celpe-Bras. Desenvolve pesquisas em Educação a Distância, realizando cursos relacionados à criação de conteúdos para EaD e à coordenação de cursos ofertados nessa modalidade. Capacitação através do Curso de Formação de Tutores na EaD pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em EaD e Novas Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar). Cursa também a Especialização em Mídias na Educação, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atuou como professor substituto de Espanhol: Língua e Cultura, na Universidade Federal do Ceará (UFC) no período de 2020-2021. Atualmente está vinculado ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR) e do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Letramentos e Livros Didáticos (NELLID/UFRJ). No magistério superior, já foi vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC) e à Faculdade Educacional da Lapa (UniFAEL), onde ministrou aulas no curso de graduação em Letras, além de participar de projetos de pesquisa e extensão. Atualmenhte leciona na Universidade de Pernambuco (UPE), também na graduação em Letras.