Graduado em Letras/Português (UESPI), Especialista em Leitura e Produção de Textos (PUCMinas), Mestre e Doutor em Letras (PUCRS/CAPES). Realizou estágio de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL/UFPI). Coordenador do Grupo de Pesquisa LLER - Literatura, Leitura e ensino (CNPq/UESPI). Editor-chefe do periódico eletrônico Letras em Revista (UESPI/https://ojs.uespi.br/index.php/ler), Integrante do GT Leitura e Literatura infantil e juvenil da ANPOLL (Coordenador 2016-2020) e integrante da RELER (Cátedra UNESCO de Leitura/iiLer - PUC Rio) e do Grupo de Pesquisa A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas (UERJ). Autor dos livros As crianças contam as histórias: os horizontes dos leitores de diferentes classes sociais (Edufpi), que recebeu o selo de Altamente Recomendável pela FNLIJ, e A adaptação literária para crianças e jovens: Robinson Crusoé no Brasil (Edufpi/CRV). Organizou em parceria os livros Ensino de Literatura no contexto contemporâneo (Mercado de Letras), Literatura Infantil e Juvenil: olhares contemporâneos (Mercado de Letras), Quando se lê a literatura infantil e juvenil, o que se lê? Como se lê? (Bonecker), Linguagens, cultura e ensino (Paco Editorial), Estudos de Gênero e a Literatura para Crianças e Jovens: um diálogo pertinente (EDUCS), Literatura, contemporaneidade e ensino (Max Limonad). Membro do corpo editorial de diversos periódicos nacionais. Coordenou o curso de graduação em Letras/Português, o Mestrado Acadêmico em Letras e foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação na UESPI. Desenvolveu atividades de docência nos ensinos fundamental e médio em escolas públicas/privadas e na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no campus de Caxias - MA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Estética da Recepção, Literatura infantil e juvenil, Adaptação literária, Formação do leitor, Ensino de literatura, Letramentos literário e digital.
ORCID https://orcid.org/0000-0002-1593-4952
Graduation at Licenciatura Plena em Letras/Português from Universidade Estadual do Piauí (1994), m.sc. at Linguistics from Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) and ph.d. at Linguistics from Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Has experience in Letras, focusing on Teoria Literária, acting on the following subjects: literatura infantil e juvenil, formação do leitor, estética da recepção, leitura literária and adaptação literária.