Oriundo do PROLER, da discussão Uma Política Nacional de Leitura, 1994, reúne-se 2vezes/ano, encontros nacionais para debater teorias, metodologias e políticas de leitura, ecoando em ações nas IES unidas à Cátedra UNESCO de Leitura. Propostas: Organização e instalação nas IES de curso lato-sensu em leitura, interdisciplinar,de múltiplas linguagens:A produção do livro:do autor ao leitor; Leitura: teoria e práticas; Definição de rede de leitura e webcenter a partir de ações de extensão, ensino e pesquisa nas IES; produção de trabalhos acadêmicos; I Simpósio Internacional de Leitura; Difusão e compartilhamento nacional e internacional das pesquisas sobre leitura e literatura infantil e juvenil através da Estação de Leitura Online (ELO); Rede Brasil de Leitura (RELER). Demais produtos: II Simpósio Internacional de Leitura, 1 livro impresso e 3 livros eletrônicos. Link para acesso: http://iiler.puc-rio.br/simposiodeleitura/index.php/publicacoes/