Mere Abramowicz
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
Visão geral
Afiliação
Publicações
publicações selecionadas
- Avaliação de Aprendizagem: Como Trabalhadores - Estudantes de uma Faculdade Particular Noturna vêem o Processo - Em busca de um Caminho
- Análise Crítica do Processo de Implantaçâo de um Programa de Ensino Inovador no Sistema Educacional Paulista
- Análise crítica do processo de implantação de um programa de ensino inovador no sitema educacional paulista
Pesquisas
leader of
- Currículo: questões atuais Grupo de Pesquisa
Ensino
theses/dissertations advising
- Currículo e curso de enfermagem
- Temas Transversais: Concepções, fazeres e formação docente de um grupo de professores de Ciências da Rede Pública Paulista.
- A prática pedagógica do professor de matemática
- Pelos Caminhos da Avaliação: uma possibilidade de reconstruir a Escola numa perspectiva democrática
- Currículo, Educação Física e Diversidade de Gênero
- A MEDIAÇÃO DO TEATRO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GUARULHOS
- O projeto de vida no ensino médio: o olhar dos professores de História
- A formação pedagógica docente para o curso superior de Relações Públicas
- Limites e possibilidades dos processos de reestruturação e implantação curricular: a experiência de um curso de Pedagogia no Estado da Bahia
- O olhar docente sobre a escuta, autoria e protagonismo das crianças de uma escola municipal de educação infantil na cidade de São Paulo: conquistas e desafios
- A prática docente de uma professora da Educação Infantil e seus desafios
- O lazer e sua articulação com a educação: Concepções de alunos e professores de um curso de extensão universitária sobre educação e envelhecimento.
- A avaliação institucional da Universidade
- O Global e o local na construção de práticas curriculares.
- A mediação do teatro na formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Guarulhos / São Paulo
- A concepção de avaliação educacional veiculada na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (1975-2000)
- O processo de reorientação curricular: desvelando conflitos e buscando mediações
- Currículos emancipatórios para a educação de jovens e adultos na perspectiva das políticas públicas: resistências e esperanças
- Pelos caminhos da avaliação: uma possibilidade de recontruir a escola numa perspectiva democrática
- O olhar do conselho de escola numa escola municipal de Santo André
- O olhar dos egressos sobre sua formação no curso de pós-graduação em marketing.
- AVALIAÇÃO DA REFORMULAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: A AVALIAÇÃO DE DISPOSITIVOS EDUCACIONAIS A PARTIR DO MÉTODO DE REFERENCIALIZAÇÃO DE FIGARI
- O significado de uma década no contexto da democratização no ensino de São Paulo (1984-1994)
- A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: ESTADO DA ARTE DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 1996 A 2010
- Do Sujeito Avaliador na Prática da Avaliação Escolar: a identidade que fala e sente
- Ciclos e Avaliação: Repercusões da reforma do ensino da rede estadual de São Paulo (1996-2003), na sala de aula.
- Dificuldades que os professores encontram no ensino da algebra: das concepções a superação das dificuldades
- Compreensão das situações multiplicativas elementares
- A atuação do enfermeiro de saúde pública: análise e perspectivas
- O desencadear do processo de construção de um Projeto Pedagógico participativo em um curso de Direito: Avanços e desafios
- A prática docente de uma professora da Educação Infantil e seus desafios
- Curriculo e Realidade Multicultural na Fronteira - a Universidade Federal de Rondônia: Possibilidades e Enfrentamentos.
- Espiritualidade e Currículo: a voz dos professores de uma escola confessional do Estado do Piauí
- solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciência e de biologia
- Construções de sentido sobre a educação nas vozes da literatura de cordel: caminhos para currículos multiculturais.
- A ATITUDE INTERDISCIPLINAR COMO FUNDAMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
- Currículo e prática docente: assistentes sociais no exercício da docência - aprendizagem do saber ensinar
- Auto formação, Histórias de vida e construções de identidades do/a educador/a
- PRÁTICA DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS: uma experiência em Parnaíba-PI
- A formação docente continuada sobre a educação para a sexualidade, em uma escola pública no município de Diadema: a ótica de professores participantes e gestora.
- Ciências no Ensino Fundamental: Concepções de Professores - Limites e Possibilidades.
- O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: UMA EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO NO SERTÃO DA BAHIA, PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
- Formação continuada de docentes que atuam nas turmas de primeiro ano : uma reflexão sobre a prática na Cidade de São Paulo
- Arte na Escola: A experiência estética como caminho para a promoção da vocação humana para o "ser mais".
- Avaliação Educacional: a concepção veiculada nas teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação - Currículo 1975-2000
- Avaliação do processo de formação dos professores alfabetizadores do programa PAS em um município do interior do Ceará, a partir do olhar de uma coordenadora setorial
- Gênese de um Currículo Multicultural: Tramas de Uma Experiência em Construção no Contexto da Educação Escolar Indígena.
- Formação inicial de professores: um estudo de caso sobre a participação de estudantes de Pedagogia no Projeto Bolsa Alfabetização - 2007 a 2009
- Participação e expressão das culturas infantis no primeiro ano do ensino fundamental de noves anos: possibilidades de escuta das crianças
- Autoformaçao, histórias de vida e construçoes de identidades do/a educador/a
- Um Estudo com Egressos do Programa Educação para o Trabalho do Senac São Paulo: em busca da cidadania
- Sala de aula: o espaço em que se constrói a metodologia - a ótica dos alunos
- A atuação de uma gestora como uma das possibilitadoras da construção de uma escola pública com uma perspectiva democrática-emancipadora na Rede Estadual de São Paulo
- Projeto Ateliê de Canto em Grupo: O olhar docente sobre a formação musical na Rede Pública.
- O olhar de professores sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): possibilidades e limitações.
- Curricularização da Extensão Universitária: potencialidades e desafios numa universidade confessional do interior de São Paulo
- História oral no percurso de vida e de formação de professores e professoras de matemática: possíveis implicações curriculares
- A construção de um projeto pedagógico participativo em um curso de Direito: avanços e desafios
- Análise da implantação de um currículo para a educação infantil do Centro Social Marista Itaquera: desafios e perspectivas
- Os saberes das práticas religiosas da comunidade rural negra de Barra do Parateca: uma articulação com a cultura escolar
- O Olhar dos Egressos do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria Sobre sua Formação - Senac
- Currículo e educação ambiental
- História oral no percurso de vida e formação de professores e professoras de matemática - implicações curriculares
- A Evolução do Pensamento de Quatro Autores Nacionais nas Décadas de 80/90: Educação Escola Conhecimento
- Subsídios para um currículo integrado a partir do olhar dos professores participantes do projeto "Voluntários da Paz"
- Os saberes das Práticas Religiosas da Comunidade Rural Negra de Barra do Parateca: Uma articulação com a Cultura Escolar
- Autonomia Pedagógica da Escola: base legal e conceitual e os desafios de uma experiência na rede municipal de São Paulo
- Didática: Uma reflexão em parceria
- Reforma curricular na escola: análise do processo de implantação da Proposta Curricular no estado de São Paulo - um novo olhar
- Currículo e Espiritualidade
- Currículos emancipatórios para a educação de jovens e adultos na perspectiva de política públicas: resistências e esperanças.
- O conceito de participação da família no cenário político-educacional em São Paulo, na década de 90 e o olhar de pais atores dos movimentos populares de São Mateus.
- O Renascer da Esperança - Em Busca do Apaziguamento Pedagógico
- Ciclos e avaliação: repercussões das reformas (1996-2003) na sala de aula
- A Educação Profissional numa perspectiva crítica e libertadora em São Bernardo do Campo - SP: o olhar docente e gestor sobre a sua implantação, de 2010 a 2015
- A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA PUCSP A PARTIR DO PROJETO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR DA LICENCIATURA NO PERÍODO DE 2005 A 2009
- VIOLÊNCIA CONTRA A ESCOLA: Análise do Programa Escola Aberta no enfrentamento da violência escolar na Rede Municipal de Ensino de Santo André.
- Currículo e Prática Docente. Assitentes Sociais no exercício da docência: aprendizagem do saber ensinar
- A assembléia como prática possibilitadora da vivência democráticas: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental 2
- Educação corporativa e currículo: avanços e desafios
- A PESQUISA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO UM COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA: uma possibilidade de articulação entre a teoria e a prática
- A prática pedagógica do professor de matemática: da produção do fracasso à construção do sucesso escolar - um estudo de caso nas 5as. e 6as. séries
- Violência contra a escola: repercussões curriculares. O olhar do Conselho de Escola numa escola municipal de Santo André.
- Formação de Professores de Matemática: uma perspectiva freiriana
- Entre Muros e Pontes a Prática do Educador no Cotidiano de uma Escola Pública
- As disciplinas humanísticas e o currículo de Educação Física
- A construção de uma Proposta Curricular na Rede Municipal de São Caetano do Sul: o olhar dos Coordenadores Pedagógicos
- O olhar dos egressos sobre sua formação na Pós-Graduação em Marketing: implicações curriculares
- Professores para a educação ambiental: a interdependência entre saberes na construção da prática docente
- Os significados de ser e formar-se professor: saberes mobilizados na formação em um curso de Pedagogia
- Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o curso II de matemática - contribuições para a formação continuada de professores de matemática de uma escola da rede municipal da cidade de São Paulo
- Análise das Políticas Públicas do Estado do Pará
- A Construção da Rede Municipal de Ensino de Taubaté (1997-2000): uma análise crítica sob a ótica de uma supervisora de ensino, sob a área de concentração: Currículo
- A construção da Rede Municipal de Ensino em Taubaté (1997-2000): uma análise crítica sobre a ótica de uma supervisora de ensino
- A Solidariedade como um dos valores norteadores da formação de professores de Ciências e de Biologia.
- Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemätica - um estudo dos pareceres
- Ciências no ensino fundamental: concepções de professore - linites e possibilidades
- Reformulação curricular do curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a partir do olhar dos concluintes do curso do ano de 2012
- Educação Infantil e Currículo: Conceitos e fazeres pedagógicos na Rede Municipal de Educação de São Paulo
- ENSINO DE HISTÓRIA: CONCEPÇÕES E SUAS IMPLICAÇÕES NO CURRÍCULO
- Identidade em construção: investigando professores das séries iniciais do ensino fundamental na prática da avaliação escolar
- A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA EM QUESTÃO: A INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA SOB A ÓTICA DE MÃES E PAIS E ALGUNS ASPECTOS CURRICULARES
- Lazer e sua articulação com a educação: concepção de alunos e professores de um curso de extensão universitária sobre Educação e Envelhecimento
- O Curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, a partir do olhar de concluintes da turma 2009-2012: Caminhos, Desafios e Perspectivas Curriculares.
- Currículo e Emancipação - Redimensionamento de uma escola instituída em um contexto advindo do processo de desfavelização
- O caminhar do estágios supervisionados: convite a uma releitura crítica
- Cruzando fronteiras curriculares: a educação física sob o enfoque cultural na ótica de docentes de escolas municiparis de São Paulo
- Escolarização e produção de subjetividades: capturas e sedições
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA FREIREANA.
- Participação e expressão das culturas infantis no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos:
- Formação Docente: revendo o pensar e o fazer, a partir do olhar das alunas do Curso de Magistério
- Ser Professor no Tempo do Envelhecimento: professoralidade em cena
- A assembleia de classe como prática possibilitado da vivência democrática: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental 2
- A REFORMULAÇÃO CURRICULAR NAS ESCOLAS TÉCNICAS DO CEETEPS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA
- Autoavaliação a partir da ótica dos gestores de uma instituição de ensino superior
- A ação educadora da enfermeira
- Na trilha do PROUNI: implantação, acompanhamento e perspectivas em uma instituição de ensino superior de Santa Catarina
- As práticas pedagógicas das(os) alfabetizadoras(es) do Programa de Alfabetização Solidária de Igaci, Alagoas: a ótica de uma coordenadora pedagógica setorial
- O olhar docente sobre o material pedagógico e o curso de formação continuada do universitário sistema educacional
- Avaliação do processo de formação dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária - PAS-, em um município do interior do Ceará a partir do olhar de uma coordenadora setorial
- Educação Corporativa: Avanços e Desafios
- Formação Continuada de professores de ciências: descrição e análise
- Uma análise dos mediadores curriculares do programa São Paulo faz Escola: um olhar sobre o consumo
- Formação de professores: um estudo de caso sobre a participação de estudantes de Pedagogia no projeto Bolsa Alfabetização: 2007 a 2009
- A formação docente em História na vertente do Multiculturalismo Crítico em Instituições de Ensino Superior no Espírito Santo: desafios e perspectivas
- Orientações Curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ciclo II de Matemática: contribuição para a formação continuada de professores de Matemática de uma escola da rede municipal da cidade de São Paulo, no período de 2005 a 2012.
- AVALIAÇÃO EXTERNA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISES E PERSPECTIVAS
- A evolução do pensamento de quatro autores nacionais nas décadas de 80/90: educação escola conhecimento
- A ressignificação do processo educativo a partir da integração ensino/pesquisa: análise da percepção docente da FACED da Universidade do Amazonas
- Construções de Sentidos sobre Educação nas Vozes da Literatura de Cordel:Caminhos para Currículos Multiculturais
- Sombras e Luzes: A exclusão na suplência organizada em ciclos na Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo 1992-1998
- Currículo integrador na educação infantil: concepção e visão de educadores no ensino municipal da cidade de São Paulo
- Repensando o significado da Reforma Curricular para o Ensino Médio: Parâmetros e Desafios.
- Avaliação institucional: em busca de um currículo crítico-emancipatório em construção.
- A concepção de cidadania dos professores dos Cursos de Graduação Tecnológica de uma Universidade Particular Paulista.
- TRAJETÓRIA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
- Uma análise dos mediadores curriculares do programa ?São Paulo faz. Escola?: um olhar sobre o consumo
- Cruzando fronteiras curriculares: a educação física sob o enfoque cultural na ótica de docentes de escolas municipais de São Paulo
- Sala de Aula: o espaço onde se constrói a metodologia, a ótica dos alunos
- Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o "ser mais"
- Avaliação institucional no ensino superior: os desdobramentos de uma experiência avaliativa
- O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIVERSOS OLHARES.
- Um breve panorama da educação de jovens e adultos: um olhar sobre a realidade no município de Mauá