Doutora (2010) e Mestre (2003, bolsista FAPESP) em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP, professora universitária em cursos de Saúde e Educação desde 2003. Tem experiência nas áreas de Educação, Direitos Humanos, Psicologia Escolar e Saúde/ Trabalho (Gestão Educacional e trabalho docente). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UMESP, onde orienta pesquisas sobre: Saúde de professores, Saúde e problemas de aprendizagem, Educação, inclusão e Direitos Humanos. Desde 2015, é colaboradora no curso de aperfeiçoamento/ especialização em Educação e Direitos Humanos (UFABC-UAB). É professora formadora no curso de especialização em Educação Especial Inclusiva (UFABC-UAB). Foi professora formadora da Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba (2022). Co-organizadora dos livros Educação e Direitos Humanos: no chão da escola (EDUFABC,2017); ?Trabalho docente e precarização nas relações laborais na educação? (APPRIS,2018); Organizadora da coleção de seis livros "Educação e Direitos Humanos" (EDUFABC, 2019/2020); Pesquisas em Gestão Educacional: Perspectivas Democráticas (Metodista, 2020), Multiculturalismo na educação inclusiva (UFABC, 2022), Políticas afirmativas e educação inclusiva (UFABC, 2022). Autora de artigos em revistas indexadas em Educação/ Interdisciplinar, além de capítulos de livros nas áreas de Psicologia Escolar, Psicologia do Trabalho e Educação (Qualis L1). Líder do grupo de Pesquisa (CNPq): Educação, Saúde e Direitos Humanos (UMESP-CNPq) e membro dos grupos de Pesquisa "Gestão educacional" (UMESP/CNPq) e "Educação e Direitos Humanos" (UFABC-CNPq). Membro do GT-ANPEPP "Trabalho e Saúde", Membro-associada da ABRAPSO, ABEP, ABRASME, SBP, ISMA, ANPED, Instituto Silvia Lane. É avaliadora ad hoc de cursos de Psicologia pelo INEP/MEC (desde 2017) e parecerista ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pernambuco (FACEPE), CNPq (Projeto Centelha) e Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES). É parecerista de revistas na área de Educação, Saúde Coletiva e Psicologia, onde coordenou dossiês e editorou números especiais temáticos. É Editora Associada da Revista RevIncluso (UFABC- ISSN 2764-4537) desde 2019.
(less)
Doutora (2010) e Mestre (2003, bolsista FAPESP) em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP, professora universitária em cursos de Saúde e Educação desde 2003. Tem experiência nas áreas de Educação, Direitos Humanos, Psicologia Escolar e Saúde/ Trabalho (Gestão Educacional e trabalho docente). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UMESP, onde orienta pesquisas sobre: Saúde de professores, Saúde e problemas de aprendizagem, Educação, (... more)
graduation at Psicologia from Universidade Federal do Espírito Santo (2000), master's at Psychology from Universidade de São Paulo (2002) and doctorate at Psychology from Universidade de São Paulo (2010). He is currently full professor at Universidade Estadual da Paraíba and full time professor at Universidade Metodista de São Paulo. Has experience in Education, acting on the following subjects: políticas públicas em educação, instituições, saúde do trabalhador, ensino superior and subjetividade.
(less)
graduation at Psicologia from Universidade Federal do Espírito Santo (2000), master's at Psychology from Universidade de São Paulo (2002) and doctorate at Psychology from Universidade de São Paulo (2010). He is currently full professor at Universidade Estadual da Paraíba and full time professor at Universidade Metodista de São Paulo. Has experience in Education, acting on the following subjects: políticas públicas em educação, instituições, saúde do trabalhador, ensino superior and subjet (... more)