Educação e Trabalho
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"A Associação do Ensino Agrícola ao Desenvolvimento de Comportamentos Empreendedores no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre"
-
"Professor, você trabalha ou só dá aula?": O fazer-se docente entre História, Trabalho e Precarização na SEE-SP
-
...eu acho que mudei meu jeito de trabalhar
-
?O DEVIR DAS ÁGUAS: os modos de vida dos moradores do Lago do Catalão de Iranduba-AM?
-
A Cefetização das Escolas Técnicas Federais: um percurso do ensino médio-técnico ao ensino superior
-
A Cidade que Educa - A construção das identidades sociais dos trabalhadores da cidade-empresa de Volta Redonda (1940-1973)
-
A concepção de trabalho para menores de 14 a 17 anos das zonas rural e urbana no estado do Rio de Janeiro
-
A Construção do Discurso Competente: Um Estudo Sobre da Revista Agitação do Centro de Integração Empresa-Escola
-
A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARANÁ: A OFERTA PRIVADA COMPONENTES CURRICULARES DA ESCOLA PÚBLICA
-
A contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação Física
-
A crítica à formação profissional à distância: um estudo sobre o Triângulo Mineiro.
-
A desistência da carreira docente na rede Estadual Paulista: precarização, precariedade e frustração
-
A Dialética do Trabalho no MST
-
A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação
-
A dicotomia entre a formação e a atualização do pedagogo
-
A Dimensão Educativa da Atuação do Psicólogo nas Organizações na atenção à Subjetividade: estudo de caso sobre satisfação / insatisfação e organização do trabalho
-
A dimensão educativa do trabalho dos funcionários da educação na perspectiva do projeto político-pedagógico da escola pública: limites e possibilidades
-
A educação dos trabalhadores sem terra
-
A Educação libertária e o extraordinário: traços de uma pedagogia (r)evolucionária.
-
A educação na reestruturação produtiva do capital: um estudo sobre as reformas educativas e seu impacto no trabalho docente na rede estadual de ensino de Minas Gerais (2003 - 2008)
-
A Educação profissional de nível técnico no Estado de Minas gerais após a LDB 9394/96: Um Estudo Exploratório sobre a Implementação dos Centros de Educaçãó Profissional-CEPs
-
A Educação Profissional e os Fundamentos da Escola Unitária Gramsciniana: o caso do campus São João da Boa Vista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
-
A Educação Profissional integrada ao Ensino Médio no Paraná: avanços e desafios
-
A escola como mercado de trabalho
-
A Escola Noturna: Um Obstaculo ou uma Esperança para o Aluno Trabalhador?
-
A Escola Publica e a dimensão esquecida do trabalho
-
A Escola Pública frente às Reformas Educacionais: desafios da gestão democrática na rede pública estadual de São Luís do Maranhão
-
A escola técnica em Jaraguá do Sul e a política de publicização do ensino
-
A Escola Técnica Federal de Ouro Preto: Um microcosmo da vida social e cultural da cidade
-
A Escola Técnica Federal de Roraima: retrospectiva da trajetória de desenvolvimento através da Memória
-
A Escolha Profissional no ENEM: entre o ideal e as imposições do real
-
A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia: um estudo sobre a formação profissional do enfermeiro
-
A Fiemg e a formação dos trabalhadores em Minas Gerais
-
A Flexibilização da Jornada de Trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina: o olhar dos gestores
-
A forma ção do técnico em eletrônica frente as demandas de qualificação do Distrito Industrial de Manaus: um estudo de caso na Escola Técnica Federal do Amazonas
-
A formação continuada na escola pública: relato de uma experiência
-
A formação de professores no contexto da sociedade capitalista neoliberal brasileira: primeiras (des)aproximações
-
A formação de recursos humanos de nível intermediário no Brasil
-
A FORMAÇÃO DE UM INTELECTUAL COLETIVO: UM ESTUDO SOBRE O PERCURSO DOS MILITANTES NA CONSTRUÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PARANÁ
-
A formação do surdo trabalhador: discursos sobre a surdez, a educação e o trabalho
-
A formação do técnico por competências na indústria naval - a escola técnica do Arsenal da Marinha (ETAM)
-
A Formação no Programa de Trabalho Educativo da Fundação para a Infância e Adolescência/RJ: possibilidades e limites da experiência.
-
A formação profissional dos operadores de telemarketing da empresa Farma Service, em Uberlândia MG
-
A Formação Profissional dos Trabalhadores Considerando a Experiência Educacional do Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC de Montes Claros/MG
-
A formação profissional dos trabalhadores da indústria cerâmica em Monte Carmelo, Minas Gerais
-
A formação profissional na área de Turismo: desafios e contradições.
-
A Gestão de Compras do Instituto Federal, Ciência e Tecnlogia de Santa Catarina (IFSC): uma relação com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
-
A hibridização e a flexibilização das relações de trabalho de professoras na atuação de Organizações da Sociedade Civil: Novas Formas de subsunção ao capital
-
A Ideologia da Gestão Capitalista no Processo de Seleção de Profissionais de Alto Nível Hierárquico
-
A Inclusão de Servidores Técnico-Administrativos em Educação, com Deficiência: o olhar dos gestores
-
A indústria no sertão: um estudo de caso sobre o processo de expansão da industrialização no interior do Ceará e as implicações para a qualificação dos trabalhadores.
-
A inserção de tecnologias de gestão no mundo do trabalho e o estado psicológico do sujeito-trabalhador: estudo de caso numa empresa do setor metal-mecânico.
-
A inserção do jovem no mercado formal de trabalho
-
A intensificação das contradições das práticas institucionais induzidas pela atual cultura da universidade pública: o caso da FEMEC-UFU
-
A Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e o ingresso nas universidades públicas como mecanismo de política pública antirracista
-
A LEITURA CRÍTICA DE IMAGENS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTE
-
A Manutenção Preventiva das Edificações: o olhar do gestor
-
A MATERIALIDADE DO TRABALHO EM TERRITÓRIOS DAS AGUAS, TERRAS E FLORESTAS DA AMAZÔNIA
-
A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador
-
A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002
-
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FRENTE ÀS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO: O PDE ENQUANTO ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR
-
A PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: o presente contra o futuro?
-
A pedagogia do trabalho coletivo no MST: limites e possibilidades do trabalho no assentamento Conquista da Fronteira
-
A Pedagogia Industrial da FIEMG: Um estudo sobre o pensamento empresarial na Revista Vida Indsutrial (1961-1974)
-
A perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto da educação tecnológica e politécnica: primeiras aproximações teóricas
-
A Política de Acesso ao Ensino Superior: um olhar na perspectiva da gestão
-
A política de formação e valorização de professores do estado do Piauí no período de 2003 a 2010.
-
A Política de formação profissional do Sindicato dos Bancários de Curitiba em face da reestruturação Capitalista
-
A política institucional de fiscalização dos contratos de serviços de mão de obra terceirizada: um olhar dos fiscais de contratos
-
A política nacional de formação sindical da Central Única dos Trabalhadores diante do novo padrão de acumulação de capital
-
A POSSÍVEL INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA BAIANO: UMA ANÁLISE DO CURSO DE AGROPECUÁRIA
-
A precarização do trabalho docente no ensino superior em Uberlândia
-
A precarização do trabalho dos professores de ensino superior
-
A Precarização do Trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
-
A precarização e a formação profissional dos enfermeiros no estado do Amapá
-
A Profissionalidade do Professor de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina: um processo em construção
-
A qualificação do bancário na era da informática: um estudo de caso sobre o treinamento dos caixas do Banco do Brasil
-
A qualificação dos administradores de empresas frente às exigências estabelecidads pelas organizações com inovações tecnológicas e gerenciais.
-
A reconfiguração do campo da Pós-Graduação e da pesquisa na universidade à luz de mudanças jurídico-políticas decorrentes das "Políticas de Inovação" no Brasil: o caso UFU
-
A reestruturação produtiva no mundo do trabalho e o impacto nas políticas da educação superior no Basil: o ensino superior a serviço do mercado de trabalho
-
A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: 2016 a 2021
-
A reforma da formação inicial dos professores da educação básica nos anos de 1990: desvelando as tessituras da proposta governamental
-
A Reforma do Ensino Técnico: avanço anunciado, retrocesso imposto. Um estudo sobre os alunos egressos de 1997 e 1998 do Curso de Edificações do CEFET-Pelotas/RS
-
A RELAÇÃO ENTRE ESCOLARIDADE E TRABALHO NA ÓTICA DE JOVENS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, PROVENIENTES DE FAMÍLIAS METALÚRGICAS.
-
A RELAÇÃO ENTRE JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE SOBRE O PROGRAMA JOVEM APRENDIZ SOB A PERSPECTIVA DE CLASSE SOCIAL
-
A renormalização de saberes no processo de trabalho : um estudo sobre os trabalhadores da indústria calçadista
-
A REPERCURSSÃO DA NOVA LDB NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma análise em dois assentamentos de Goiás.
-
A Representação do Trabalho Docente dos professores do 1º e 2º segmentos da rede municipal de ensino
-
A Representação Social da docência à luz do Projeto Político Pedagógico da UFAM
-
A Representação Social da Educação Ambiental no Programa Especial de Formação Docente
-
A Representação Social de Escola dos alunos residentes da Escola AGrotécnica Federal do Amazonas
-
A Seleção para o Trabalho e sua Interface com a Educação Escolar: uma análise marxista
-
A semi formação no ensino agrícola na Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde - GO
-
A temática trabalho na educação de jovens e adultos: um estudo de caso de uma sala de aula de uma escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - RME/BH.
-
A trajetória dos programas de educação profissional no Brasil: A inconsistência de modelos pedagógicos de educação tecnológica e a necessiade de financimento.
-
A trajetória histórica do movimento docente de Minas Gerais: da UTE ao Sind-UTE
-
A Universidade Corporativa: um estudo sobre a formação dos trabalhadores em Uberlândia
-
A Universidade Federal de Santa Catarina e a constituição de uma Universidade Sustentável: um estudo de caso no Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário
-
A virtualização digital dos processos de concepção e produção de produtos e suas implicações para os profissionais do Design
-
A voz e o silêncio de trabalhadoras rurais: um estudo de caso na Comunidade de Miranda em Petencostes
-
Acesso ao ensino superior: uma nova página e múltiplos olhares. Estudo de caso do Sistema de Avaliação de Ensino Médio ( SAEM)
-
Acácia Zeneida Kuenzer
-
Adriana D' Agostini
-
Adriana de Almeida
-
AFINAL, PRA QUE SERVE A ESCOLA? REFLEXÕES ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA DO SÉCULO XXI NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
-
Aldemira Ferreira da Silva
-
Alessandro Santos Mariano
-
Alex Sandro de França
-
Ana Carolina Soares Duarte
-
Ana Isabel Guimarães de Almeida
-
Ana Maria de Rezende Pinto
-
Anderson Claytom Ferreira Brettas
-
André Ricardo Oliveira
-
Andréia Aparecida Simão
-
Angela Rabello Maciel de Barros Tamberlini
-
Antônio Carlos Maciel
-
Análise de uma proposta de qualificação profissional em um programa de educação a distância
-
Análise de uma prática de Educação Popular na Paraíba
-
aos processos de educação para a preservação do meio ambiente na área de reciclagem PET
-
Aparato educacional promovido pelo estado em prol da empregabilidade
-
Aprendendo na Luta: a história do sindicato dos petroleiros de Campinas e Paulínia
-
Apresentação: Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie
-
Armenes de Jesus Ramos Junior
-
ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NA ÁREA DE ALIMENTOS E A CORRELAÇÃO COM CURSOS FEDERAIS DE NÍVEL SUPERIOR NO SEGMENTO: UMA ANÁLISE ENVOLVENDO IFTM E UFTM
-
As bases filosóficas e epistemológicas de alguns projetos de educação do campo:do pretendido marxismo à aproximação ao ecletismo pós-moderno
-
As contradições do Programa REUNI: o caso das Ciências Sociais na UFSCar
-
As empresas juniores da Universidade Federal de Santa Catarina e as mudanças na política educacional nos anos 90 na universidade pública: uma articulação de projetos coincidentes? /
-
As faces da qualidade total na educação: explicitação da dinâmica do embate entre duas forças- trabalhadores e capitalistas.
-
As metamorfoses do capitalismo e a educação dos trabalhadores: uma análise da política de formação da CUT e do Programa Integrar CNM/RJ.
-
As mudanças no mundo do trabalho e a qualificação do trabalhador em saúde
-
As políticas de gestão o Centro Paulo Souza e a precarização do trabalho docente
-
As políticas e práticas de gestão de recursos humanos: os impactos da política de educação continuada no desempenho organizacional - um estudo de caso da FIAT automóveis
-
As reformas educacionais brasileiras na educação profissional de nível técnico, o modelo das competências na educação profissional da escola técnica estadual Júlio de Mesquita: implicações para o currículo.
-
As Relações de Produção e a Educação do Trabalhador: da distribuição desigual do saber à Veiculação da concepção de Mundo
-
As relações entre corpo e trabalho: contribuição crítica à educação.
-
As relações entre educação e trabalho nas trajetórias de alunos de uma escola técnica : uma análise a partir de Bourdieu
-
As representações e os discursos dos professores sobre a EMEIEF Prada : entre o imaginário e o real
-
As solenidades públicas de colação de grau como mecanismo de organização, desenvolvimento e fortalecimento do espaço público: um estudo de caso na UFSC
-
As tecnologias de informação e suas representações no cotidiano escolar
-
Aspectos Político-Legais da Educação Municipalizada: Um Estudo de Caso em Prudentópolis-PR.
-
Avaliação de Desempenho como Processo Formativo constitutivo da Gestão
-
Avaliação de Desempenho como processo formativo constitutivo de gestão
-
Avaliação do processo de gestão de um núcleo de manutenção em uma universidade pública brasileira
-
Avaliação do trabalho docente e suas especificidades na UNESP.
-
Benefício assistencial de prestação continuada e a escolaridade como fator para a avaliação da deficiência na perspectiva da inclusão social
-
Betânia Duarte Guimarães
-
Burguesia industrial e educação profissional: a Confederação Nacional da Indústria (CNI) na formação social brasileira
-
Caminhos e descaminhos da formação de professores: entre o real eo virtual da educação à distancia.
-
Canteiro-escola: o espaço do trabalho e da educação na construção civil
-
CAPITALISMO DEPENDENTE E A SUBORDINAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR NOS GOVERNOS FHC E LULA (1995-2010): CONTRIBUIÇÃO CRÍTICA COM BASE NA TEORIA MARXISTA DA DEPENDÊNCIA
-
Capitalismo tardio e educação profissional : as escolas agrotécnicas federais mineiras de Barbacena, Rio Pomba e Uberlândia (1940-1970)
-
Carla Cristina Dutra Búrigo
-
Carolina Baruel de Moura
-
Celso João Ferretti
-
Cidadania Cultural e Formação de Professores: a emergência de uma intelecutalidade pública e o não alijamento da contemporaneidade humana.
-
Cidriana Teresa Parenza
-
Cineiva Campoli Paulino Tono
-
Cláudia Anita Guerra
-
Clóvis Henrique Leite de Souza
-
COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO ?O V INTERCRÍTICA: UMA SÍNTESE POSSÍVEL DO ACÚMULO TEÓRICO E POLÍTICO?
-
Comitê de Investigação de Óbitos e Amputações relacionados ao trabalho do estado do Paraná: uma experiência coletiva de produção de conhecimento e estruturação de política de Saúde do Trabalhador:
-
Competências socioemocionais na formação do trabalhador: interesses de classe presentes na relação OCDE e Instituto Ayrton Senna
-
Competências socioemocionais no curso Técnico em Administração integrado: planificações curiculares do CEETEPS
-
Competências Socioemocionais presentes no currículo do ensino Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio ? Novotec integrado
-
Computador na escola: as contradições emergentes das políticas públicas PROINFO e PROEM
-
Conceição Clarete Xavier Travalha
-
Concepção de Trabalho por menores na faixa etária de 14 a 17 anos das zonas rural e urbana do estado do Rio de Janeiro"
-
CONCEPÇÃO E PRÁTICAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL SOB O DESAFIO DA CURRICULARIZAÇÃO
-
CONCEPÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO QUE RESPONDE ÁS NECESSIDADES DA CLASSE DOS TRABALHADORES
-
Concepções e Tendências do Trabalho Docente na Educação a Distância: um estudo de caso
-
Constituição social das mulheres como dirigentes sindicais em sindicatos cutistas de Florianópolis
-
Contradições entre capital e trabalho: concepções de educação tecnológica na reforma do ensino médio e técnico
-
Contrato de eficiência mediante o Regime Diferenciado de Contratações: na perspectiva do gestor
-
Conversa de quiosque :: os burros perderam o emprego ! /
-
Coordenação Pedagógica na Educação Profissional: um estudo sobre sua atuação nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo
-
Crise da legitimação da concepção crítica de currículo no pensamento edcacional brasileiro
-
Cristina Miyuki Hashizume
-
Cultura de Segurança do Paciente do Serviço de Farmácia HU/UFSC: um processo em formação
-
CURRÍCULO DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE (2008-2021): TRANSFORMAÇÕES E CONTINUIDADES NAS CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA E TRABALHO PARA O ENSINO MÉDIO
-
Currículo e Trabalho: uma visão da legislação educacional em Barbacena
-
Cézar Akiyoshi Saito
-
Cíntia Magno Brazorotto
-
Da fábrica patronal à Cooperativa autogerida: processos educativos
-
Da racionalidade técnica à nova epistemologia da prática: a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais
-
Da solidariedade à competitividade: por uma pedagogia da privtização
-
Dagmar Maria Leopoldi Zibas
-
Daniela de Oliveira Carvalho
-
Dario de Sousa e Silva Filho
-
Das Fomas de se Dizer às Formas de o Fazer-se Trabalhador no Vale do Itajaí
-
De casa para o trabalho, do trabalho para casa : trajetórias de emprego e desemprego de mulheres em São Paulo
-
De trabalhadores produzidos a sujeitos de uma práxis educativa: estudo e proposta de ação na região do Vale do Rio Preto
-
Derick Casagrande Santiago
-
Desafios da gestão por competência por meio das ações de capacitação na Universidade Federal de Santa Catarina
-
Desafios para avaliação do desempenho docente em tempos de pandemia da Covid-19: o contexto do IFSP
-
Desejos que mobilizam adolescentes jovens na sua relação com o trabalho e com a educação de jovens e adultos
-
Design estratégico educacional, as competências para o futuro e as articulações dos regimes de interação, sentido e risco: uma educação para a empregabilidade
-
Desistência e resistência no trabalho docente
-
Determinação do Perfil do Trabalhador de Grau Médio no Brasil para além do ano 2000
-
Dilemas morais e decisões éticas em tempos de pandemia da Covid-19: Desafios da área de desenvolvimento e gestão de pessoas de uma universidade pública brasileira
-
Dinorá Tereza Zucchetti
-
Dinâmicas do reconhecimento: a constituição do habitus do professor universitário
-
DISTÚRBIOS DE VOZ RELACIONADOS AO TRABALHO DOCENTE DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Doracy Moraes de Souza
-
Douglas Eduardo da Conceição Diógenes
-
Dr. Fabiano Antonio dos Santos
-
Dra Cláudia Barcelos de Moura Abreu
-
E possivel estabelecer alianças estrategicas entre universidades e empresas?
-
Edilene Rocha Guimarães
-
Edison Mello Junior
-
Edite Maria da Silva de Faria
-
Edlamar Oliveira dos Santos
-
Edmee Nunes Salgado
-
Educação a Distância e o Papel do Tutor; desafios e possibildades
-
Educação Básica e Reestruturação Capitalista: gestão do trabalho e da pobreza
-
Educação Continuada no modelo de competência. Bamerindus-um estudo de caso
-
Educação de jovens e adultos implícita na educação profissional.
-
Educação e hegemonia no Brasil. Notas para uma reflexão crítica.
-
EDUCAÇÃO E MUNDO DO TRABALHO: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE
-
Educação e Trabalho no Sistema Prisional: Por que e para que educar os"maus"?
-
Educação e Trabalho: Interfaces entre o ensino Técnico Agropecuário e desenvolvimento sóciopolítico regional
-
EDUCAÇÃO E TRABALHO: POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL.
-
Educação em movimentos sociais: princípios educativos comuns ao Movimento Zapatista e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
-
Educação financeira: uma análise comparada dos currículos de ensino técnico integrado ao médio nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo
-
Educação para a indústria: a Fiemg, a formação humana e o Nacional Desenvolvimentismo (1951 - 1960)
-
Educação para a indústria: a FIEMG, a formação humana e o nacional desenvolvimentismo (1951-1960)
-
EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DA FORMAÇÃO OFERECIDA AOS JOVENS NO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO
-
Educação permanente : um balanço teorico
-
Educação Profissional - Influência das Cadeias Produtivas nas Diretrizes Curriculares
-
Educação profissional desempenhada em ambientes hospitalares: reflexões sobre as escolas estaduais paulistas e seus professores no ensino técnico em Enfermagem
-
Educação profissional e economia solidária: um olhar a partir dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
-
Educação profissional e organizações não governamentais: panorama dos cursos de formação profissional de jovens trabalhadores no município de São Paulo
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: HISTÓRIA E POLÍTICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS
-
Educação profissional no Ceará: Políticas e práticas na efetivação dos Centros Técnicos em cenários de reforma (1990-2010)
-
Educação Profissional Técnica de Nível Médio: o princípio da flexbilidade
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS DESCOMPASSOS ENTRE A EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL E O MERCADO DE TRABALHO NO PIAUÍ
-
Educação, qualificação e formação docente: estudo da política de formação de professores em serviço.
-
Educação, Trabalho e Emprego em um caderno dominical do 'Jornal do Brasil': debates e embates
-
EL LUGAR DE LA POLITECNÍA EM LA ACTUAL CONTRARREFORMA DE LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA (EPT) BRASILEÑA
-
Eliane Bardanachvili
-
Eliane do Rocio Alberti
-
Elisabete Ferreira Borges
-
Elizabeth Garzuze da Silva Araújo
-
Empreendedorismo: o discurso pedagógico no contexto do agravamento do desemprego estrutural
-
Enfoque de Ciência - Tecnologia - Sociedade em mostra de projetos temáticos de alunos do Ensino Técnico: Resgate da memória mediado pela fotografia
-
ENSINO MÉDIO DE FORMAÇÃO GERAL: POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DA INSERÇÃO LABORAL DA CLASSE QUE VIVE DO TRABALHO?
-
Ensino Médio e Trabalho - Um estudo sobre influências do ENEM na continuidade dos estudos e inserção de alunos egressos do ensino médio no mundo do trabalho
-
Ensino Médio Integrado e Abandono Escolar: Uma análise do Instituto Federal do Paraná (2017-2019)
-
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL
-
Ensino Noturno:um estudo sobre a metodologia de ensino vista como articuladora da aprendizagem de alunos trabalhadores.
-
Ensino Técnico-Profissional: o desafio estratégico da FAETEC
-
Entre o ideal e o real: a construção do pensamento empresarial uberlandense e seus projetos educacionais para a formação dos trabalhadores
-
Entre o trabalho do psicólogo escolar e as reais necessidades da escola: contradições e desafios.
-
Escola de Gestores: desafios e possibilidades ao processo de formação de seus dirigentes
-
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
-
Escola e Empresa frente às transformações no mundo do trabalho.Um estudo de caso em uma empresa transnacional localizada no Maranhão caso do estado do Maranhão
-
Esther Mendes Ferreira Moreira
-
Estudantes em mobilidade: jornadas de ingressantes no curso de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Montes Claros, 2009-2018
-
EVASÃO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DA EJA: INTEFACE COM O MERCADO DE TRABALHO/ EVASION AND STAY OF EJA STUDENTS: INTEFACE WITH THE LABOR MARKET
-
EXPECTATIVAS DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO EM MEIO ÀS MUDANÇAS NSTITUÍDAS PELA LEIN°13.415/2017
-
Fabíola da Conceição Lima Monteiro
-
Felipe da Silva Duque
-
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR, APRENDER A APRENDER, RESPONSABILIZAÇÃO INDIVIDUAL E MERITOCRACIA: ANÁLISE CRÍTICA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS (1996-2021)
-
Formar-se para ensinar na educação Profissional, Científica e Tecnológica do Instituto Federal MS- Campus Coxim
-
Formar-se para ensinar na Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Instituto Federal MS-Campus Coxim
-
Formação continuada dos docentes na Unifap
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: um estudo das práticas dos professores de inglês do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Aracaju
-
Formação de trabalhadores da construção civil: Aprendendo e ensinando uma outra lição.
-
Formação de trabalhadores da educação: pressupostos epistemológicos
-
Formação de trabalhadores e movimento sindical: desenvolvimento e consolidação da Política Nacional de Formação da central Unica dos Trabalhadores (CUT) na última década (1998-2008).
-
Formação para a área de Enfermagem: um estudo sobre a importância da Ética
-
FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ELETRICISTA DE LINHAS E REDES AÉREAS DE DISTRIBUIÇÃO DA CEMIG: DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS PRÁTICAS
-
Formação profissional e qualidade de vida no trabalho : a percepção do egresso do IFSul-rio-grandense
-
Formação profissional e trabalho docente do profissional do direito na região de Uberlândia
-
Força Precoce: Uma Análise Sociológica do Trabalho da Criança e do Adolescente
-
Francisco Fronza
-
Frederico Dourado Rodrigues Morais
-
Fátima Moraes Garcia
-
GEDELI FERRAZZO
-
GEPETO - Grupo de Estudos de Política Educacional e Trabalho
-
Gerente-Empreendedor: A Influência da Cultura Organizacional no seu Processo de Qualificação e na sua Atuação Profissional.
-
Gestão da Aprendizagem na Cultura de Colaboração Institucional: a colaboração como forma de interação entre pessoas e organizações
-
Gestão dos processos educativos nas empresas: uma proposta para os cursos de Pedagogia
-
Gestão e avaliação do desempenho docente durante o período de estágio probatório nos Institutos Federais
-
Gestão escolar e Pertença Profissional: uma análise dos discursos de professores iniciantes
-
Giani Rabelo
-
Gisela Lobo Baptista Pereira Tartuce
-
Giselia Antunes Pereira
-
Graciela Gonçalves Scherdien
-
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Desenvolvimento Humano e Inclusão (GEPEDHI)
-
Grupo de Pesquisa em Estado, Sociedade, Trabalho e Educação GPESTE
-
Grupo de Pesquisa Experiências e Processos Sociais - GPEPS
-
Grupo de Pesquisa Pedagogia Histórico-crítica, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho
-
Habitus, expectativas e estratégias de formação e trabalho de aiunos de escolas urbana e rural do Ensino Médio
-
Helena Luiza Oliveira Coura
-
Hellen Cristine Geremia
-
Helvia Leite Cruz
-
História da educação agrícola do sul de Minas Gerais : a Escola Agrícola de Muzambinho (1948-1985)
-
História da educação, trabalho e formação profissional de ensino médio: um estudo sobre o CEFET Araxá
-
Identidade Organizacional, Trabalho e Subjetividade do Professor: um caso sui generis nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
-
IDENTIDADE PROFISSIONAL DE TRABALHADORAS EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR QUE CONCLUIRAM O CURSO DO PROFUNCIONÁRIO: formação e experiência em situação de trabalho
-
Ideologia da Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável: o Caso da Estrada do Porto de Antonina
-
Ilzeni Silva Dias
-
Impacto do processo formativo na trajetória laboral de jovens mestrandos(as): Necessidades de orientação educativa
-
Impactos da inserção de novas tecnologias na educação e no mundo do trabalho
-
Implementação de licenciatura para a formação de professores da educação básica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
-
Inayá Maria Sampaio
-
Incubadoras universitárias: novos paradigmas da educação de jovens e adultos dentro do movimento social da economia solidária
-
Inovações tecnológicas e mudanças no conteúdo do trabalho: implicações para a formação profissional no setor terciário
-
Institutos Federais: vontade de universidade ou à vontade da universidade?
-
Isabel Aparecida Bilhão
-
Ivanete Lago Groh
-
Ivina Luciana de Morais Peixoto
-
Izaura Hiroko Kuwabara
-
Izaura Maria de Andrade da Silva
-
Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
-
Jane Maria dos Santos Reis
-
Janela do mundo, espelho do tempo: os cartões postais e a história da educação no Distrito Federal no início do século
-
Janine Rossato
-
Jeferson Renato Montreozol
-
John Mateus Barbosa
-
Joseneide Castro dos Santos
-
Josiel da Rosa Moura
-
Josiele Heide Azevedo
-
José da Silva Macedo
-
José Humberto da Silva
-
Jovens atores sociais em interlocução com o mundo do trabalho: possíveis mediações são feitas pela escola de ensino médio?
-
Jovens: a educação, o cuidado e o trabalho como éticas de ser e estar no mundo
-
João Bosco Laudares
-
João Guilherme de Souza Corrêa
-
João Roberto Resende Ferreira
-
Jussara Biagini
-
Juventude(s), Educação e Trabalho: um estudo sobre os sentidos, escolha e inserção profissional
-
Jácia Maria Soares dos Santos
-
Karen Cristina Jensen
-
Karen Eidelwein
-
Karla Patrícia Barbosa Costa
-
Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional
-
Lenin Tomazett Garcia
-
Leonardo Zenha Cordeiro
-
Liane Vizzotto
-
Ligiane Aparecida da Silva Térto
-
Limites do Estado: Mudança e Resistência
-
Lucas Barbosa Pelissari
-
Lucas Mendes Ferreira
-
Lucia Vitorina Bogo
-
Lygia Maria Portugal de Oliveira
-
Madalena Klein
-
Magdalânia Cauby França
-
Marcos Adriano Barbosa de Novaes
-
Maria Aparecida Ciavatta Pantoja Franco
-
Maria da Conceição da Silva Freitas
-
Maria Dativa de Salles Gonçalves
-
Maria de Fatima da Costa Lippo Acioli
-
Maria Elisabeth Salvador Caetano
-
Maria Nadir de Sales do Amaral Militão
-
Maria Rita Aprile
-
Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira
-
Maria Valeria Jacques de Medeiros
-
Mariana Pereira de Castro
-
Marilia Gouveia de Miranda
-
Marxismo e Educação no Brasil (1922-1935): O discurso do PCB e de seus intelectuais
-
Marília Faria de Miranda
-
MEMÓRIAS DE MILITANTES: A GREVE DOS PETROLEIROS DE 1995
-
Memórias e trajetórias da educação profissional no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: a atuação da professora Márcia Regina de Oliveira Poletine
-
Meninos e Meninas de rua: uma análise sobre suas Representações em relação à Escola e ao Trabalho
-
Mercantilização da universidade e a função produtiva do trabalho imaterial
-
Metamorfoses do Mundo do Trabalho e as Perspectivas do Teletrabalho no Cenário Pandêmico
-
Miguel Angelo Braga Senna
-
Miriam de Souza Leão Albuquerque
-
Modernidade, Pós-Modernidade e Educação no Contexto do Capitalismo Tardio
-
Naiara Gracia Tibola
-
Nanci Lancha Novo
-
NEURA MARIA WEBER MARON
-
Newton Antonio Paciulli Bryan
-
Noela Invernizzi Castillo
-
Nova Organização do Trabalho e Tendências para a Formação Profissional na Alemanha e no Brasil
-
Novas Qualificações para o Trabalho - Ações de Recursos Humanos em uma empresa em processo de reestruturação funcional
-
Novos rumos do trabalho. Mudanças nas formas de controle e qualificação da força de trabalho brasileira.
-
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Trabalho - NEPET
-
O "novo" ensino médio: entre o discurso e a realidade.
-
O apoio jurídico para a tomada de decisão na gestão de pessoas das universidades federais : desafios e perspectivas sob a ótica dos gestores
-
O apoio pedagógico aos estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina
-
O aviltamento do trabalho na Zona Franca de Manaus: uma análise das exigências de educação-qualificação da força de trabalho na grande indústria da Zona Franca de Manaus
-
O campo científico e os conflitos e relações de poder no trabalho de professores de uma universidade pública
-
O capital intelectual: o trabalhador como capital intelectual, desafios e incertezas que a reestruturação competitiva impõe ao trabalhador
-
O caráter educativo por processos de participação nas organizações econômicas populares - A experiencia de Sangri-lá
-
O clima organizacional e a satisfação no trabalho na percepção dos professores da escola inclusiva.
-
O confronto entre teoria e prática na Escola do MST
-
O currículo integrado no contexto de implantação do PROEJA FIC: a experiência dos municípios de Francisco Morato, Guarulhos, Itapevi, Osasco, São Bernardo do Campo e Várzea Paulista
-
O desenvolvimento de competências gerenciais: o olhar do gestor de unidades acadêmicas
-
O desenvolvimento histórico do tempo socialmente necessário para formação profissional: do modelo correcional-assistencialista das escolas aprendizes artífices ao modelo tecnológico - fragmentário dos CEFET(s)
-
O discurso da OCDE sobre a educação em tempos de pandemia: uma análise a partir do Estado do Conhecimento
-
O discurso sobre tecnologia na tecnologia do discurso: discussão e formação normativa da educação profissional no quadro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996
-
O Domínio da Língua Estrangeira: (des)importância para a inserção no mercado de trabalho.
-
O Ensino da Língua Escrita na Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo nas Classes de Ensino Médio do Colégio Estadual Cecília Meireles, Curitiba (PR)
-
O Ensino Médio no Estado do Amazonas: dos Centros de Excelência à Escola de Tempo Integral
-
O Ensino Profissional no Estado do Amazonas
-
O Espaço do Contrapoder: o acesso à universidade pública e o perfil sócio-econômico educacional dos candidatos ao vestibular da UFPR
-
O Estado Militar no Brasil: um estudo sobre o movimento estudantil em Patos de Minas
-
O fetiche da tecnologia e o abandono escolar na visão de jovens que procuram a Educação Profissional Técnica de Nível Médio
-
O Fetiche das competências: um estudo crítico dos princípios da formação da força de trabalho da atualidade
-
O Folclore como problema e como necessidade na formação do Professor de Física - Um estudo comparado Brasil e Colômbia
-
O gestor escolar na perspectiva da gestão democrática: exigências para a formação deste profissional da educação
-
O impacto da politica de inovação sobre o trabalho do professor-pesquisador na Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto
-
O Mestrado Profissional em Administração Universitária da UFSC: desafios e perspectivas no processo da gestão universitária
-
O mundo Capitalista e as Transformações do Fordismo: A Reabilitação da Escola Clássica na Era das Máquinas Inteligentes
-
O mundo de hoje entre a utopia e a barbárie nas reflexões de um intelectual: entrevista com Gaudêncio Frigotto
-
O neoliberalismo de F. A. Hayek: uma análise crítica
-
O novo normal no campo da educação: da aparência à essência
-
O Núcleo de Estudos Açorianos: um olhar sobre a extensão na Universidade Federal de Santa Catarina
-
O Olhar do Gestor: ProcessoFormativo HU/UFSC - EBSERH
-
O papel da escola na construção da cidadania
-
O papel da mediação de Vygotsky no aprendizado da 3a. Lei de Kepler
-
O papel dos EUA e da UNESCO na formulação e implantação da proposta pedagógica no Estado do Paraná na década de 1960: o caso da educação no Jardim de Infância
-
O Parlamento das Técnicas e dos Homens - Um Estudo sobre as Redefinições do Trabalho numa Indústria da Zona Franca de Manaus
-
O pedagogo especialista em educação : origem e extinção na política educacional brasileira
-
O pensamento de John Dewey no contexto de sua visita à Rússia em 1928
-
O PLANO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO PARÁ: um estudo a partir da Resolução Nº 333/2003 do CODEFAT
-
O processo educativo e formativo no Projeto Saberes da Terra
-
O professor iniciante e suas estratégias de socialização profissional
-
O Programa de Educação Tutorial - PET: formação ampla na graduação
-
O Projeto educacional da Escola Florestan Fernandes do MST
-
O PROJETO PEDAGÓGICO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ANOS 2000
-
O Projovem e a formação para o trabalho no Triângulo Mineiro
-
O que há de novo no debate da 'qualificação do trabalho'?: reflexões sobre o conceito com base nas obras de Georges Friedmann e Pierre Naville.
-
O Regime Diferenciado de Contratações Publicas: um olhar dos gestores
-
O Servidor Técnico-Administrativo em Educação Cotista na UFSC: o olhar dos gestores
-
O Servidor Técnico-Administrativo em Educação Cotista na UFSC: o olhar dos gestores
-
O Serviço de Educação Infantil - HU/UFSC frente à Resolução CNE/CEB n. 01/2011 (BRASIL, 2011a): desafios e perspectivas
-
O Significado da Qualificação Profissional entre Desempregados
-
O significado e as contradições da Educação para o trabalho nas penitenciárias do Estado de São Paulo, desenvolvidos pela Fundação "Professor Manoel Pedro Pimentel" nas penitenciárias
-
O sofrimento universitário e suas relações com a dinâmica da universidade.
-
O stress no trabalho do docente da pós-graduação
-
O Trabalhador com (d)eficiência física na área de assentamento rural
-
O Trabalho como Princípio Educativo na Formação do Professor
-
O trabalho como um princípio educativo: análise do Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI) nas escolas pública de Sorocaba-SP
-
O trabalho de ensinar: pedagogia para a professora
-
O TRABALHO DO PROFESSOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PROGRAMA UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (UNIVESP – 2010 A 2013)
-
O trabalho docente descaracterizado: o impacto das reformas educacionais e da reestruturação productiva sobre as especificidades do exercício profissional do professor
-
O trabalho docente nos cursos de Licenciatura em Educação do campo em Goiás
-
O Trabalho Familiar na Produção do Fumo: um Forma de Precarização
-
O Trabalho imaterial dos músicos em Uberlândia
-
O trabalho infanto-juvenil e sua qualificação profissional
-
O trabalho informal e educação: ignorar o sujeito não será uma forma de alienação?
-
O trabalho intensificado e extensificado do professor gestor Universidade Federal do Oeste da Bahiaersidade Federal do Oeste da Bahia.
-
O VALOR SOCIAL DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO HUMANA: A DIMENSÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL
-
Odair Antonio Fernandes
-
Olga Ferreira e Penna
-
OLGAMIR FRANCISCO DE CARVALHO
-
Organização do trabalho e efeitos na motivação do trabalhador na área de vendas em empresa multinacional de telefonia móvel na cidade do Rio deJaneiro: perspectivas da educação em serviço
-
Orientação Vocacional: uma experiência inovadora de ensino.
-
Origem e destino : o ensino médio profissionalizante no Brasil e na Alemanha
-
OS ENSINAMENTOS DO CAPITALISMO: O QUÊ O JOVEM APRENDIZ APRENDE SOB OS AUSPICIOS DO ESTADO PARA SE TORNAR UM TRABALHADOR.
-
Os Processos de Formação do Técnico em Higiene Dental e do Atendente de Consultório Dentário, no Brasil: uma história silenciada
-
Os sentidos do trabalho na perspectiva de jovens universitários
-
Os significados das ações do certific na atividade laboral:a percepção dos trabalhadores
-
Pablo Cruz Spinelli
-
Para uma reconstrução teórica do conceito de currículo
-
Paradoxical injunctions and division of the self in the work of the teaching supervisor.
-
Parceria e Formação Profissional: Uma reflexão sobre as alternativas do Programa Galpões de Ofício.
-
Patricia Laura Torriglia
-
Paulo Eduardo Gomes Bento
-
Paulo Freire e a relação entre Educação e Trabalho
-
Pedagogia das competências e diretrizes curriculares: a estetização das relações entre educação e trabalho
-
Pedagogias da experiência no mundo do trabalho: narrativas biográficas no contexto de mudanças de um banco estadual
-
Percepções Relativas À Valorização Docente E Plano De Carreira: Estudo De Caso Em Dois Municípios Da Região Metropolitana De São Paulo
-
Perfil dos Diretores de Escolas na Educação Profissional: um estudo exploratório no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo [SENAI-SP]
-
Perfil e competências dos diretores de escolas da educação profissional - um estudo exploratório sobre duas instituições no Estado de São Paulo
-
Perola Fatima Valente Simpson Viamonte
-
Politica Nacional de Juventude: análise das dimensões conceituais de juventude, participação e cidadania do programa Pró-jovem Urbano
-
Política de educação na empresa
-
Política de ensino médio e educação profissional : discursos pedagógicos e práticas curriculares
-
Política de treinamento de professores de matemática na rede estadual de ensino: a matemática contextualizada - CORD/SEED e o ajuste da escola ao mundo do trabalho capitalista
-
POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO CEFET-MG: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO?
-
POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES FREIREANAS
-
Políticas de Ensino Médio e da Educação profissional no Brasil - anos 90: subordinação e retrocesso educacional
-
Políticas de formação do trabalhador preso
-
POLÍTICAS E PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DAS ESCOLAS DO CAMPO EM PARINTINS/AM: AVANÇOS E RETROCESSOSHeloisa da Silva Borges1Érica de Souza e Souza2Alessandra Peternella3Arminda Rachel Botelho Mourão4ResumoNeste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa de mestrado em Educação, que objetivou analisar as políticas públicas de formação continuada de pr
-
Políticas públicas antidrogas e o PROERD em Curitiba/PR
-
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS IMPLEMENTADAS PELO CETAM
-
Precarização do trabalho e resistência do docente de ensino superior privado
-
Presença Histórica e Integração de Competências: um Estudo sobre a Formação dos Profissionais da Educação no Curso de Pedagogia no Amazonas
-
Privatização e mercantilização do Ensino Público: a parceria entre a Prefeitura do Município de Itupeva e o sistema COC de ensino.
-
Processo de Trabalho., Lutas Sociais e Formas de Poder
-
Processos de educação não formal dentro do Movimento dos trabalhadores sem terra
-
Produtividade acadêmica e políticas avaliativas no ensino superior: intensificação do trabalho e descaracterização da identidade docente no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.
-
Produção Agricula Integrada
-
Produção flexível e degradação da força de trabalho no Brasil.
-
PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO NO RS: análise dos movimentos dos sentidos
-
Prof. Dr. Carlos Alberto Lucena
-
Prof. Dr. Celso do Prado Ferraz de Carvalho
-
Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva
-
Profa. Dra. Carmen Sylvia Vidigal Moraes
-
Profa. Dra. Lívia Freitas Fonseca Borges
-
Professor de educação infantil? Uma análise sobre a docência na educação de crianças de 0 a 6 anos
-
Profº Drº Alessandro Augusto de Azevedo
-
Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Paraná: uma política de ensino adequada à nova forma de acumulação capitalista
-
Projeto 12:30: o olhar dos gestores
-
Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: uma ação de gestão universitária
-
Projetos transdisciplinares: uma possibilidade de educação científico-tecnológica e sócio-histórica para os que vivem do trabalho.
-
Provimento da direção escolar nas Escolas Técnicas Estaduais do CEETEPS: um estudo sobre a gestão da educação profissional
-
Provimento da direção escolar nas Etecs do Centro Paula Souza
-
Práticaas educativas e comprometimento dos trabalhadores
-
Práticas educativas na empresa e mobilização da subjetividade: as contradições na indústria automotiva
-
Qual a Educação dos Trabalhadores no Governo do Partido dos Trabalhadores? Educação Profissional após o Decreto 5154/2004
-
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM FACER DA POL[ITICA DE RESULTADOS
-
Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.
-
Qualidade Total e Qualificação Profissional
-
Qualidade Total na Educação: investigando o conceito
-
Qualificacao e Trabalho e Saude: o desafio de ir além" na formacao dos trabalhadores de nivel medio
-
Qualificação e Autogestão: uma análise sobre as possibilidades de organização coletiva a partir da relação entre trabalho e conhecimento
-
Qualificação profissional da juventude no início da vida produtiva na crise do emprego
-
Qualificação profissional da juventude no início da vida produtiva, na crise do emprego
-
Qualificação Profissional e Empregabilidade: caso do curso técnico em Telecomunicações do SENAI de Uberlândia.
-
Que competências são necessárias para trabalhar em nanotecnologia? Análise das práticas de empresas e da oferta educacional numa área tecnológica emergente.
-
Racionalidade instrumental, competitividade e individualismo entre estudantes universitários
-
Raimundo Helvécio Almeida Aguiar
-
Reestruturação Produtiva e Qualificação Profissional: uma discussão junto aos egressos do PLANFOR em Minas Gerais
-
Reestruturação produtiva, escolarização fabril e inserção do pedagogo na fábrica. Estudos de caso na região de Curitiba.
-
Reestruturaçãodo mundo do trabalho e a formação profissional do técnico em química
-
Reflexões sobre a reforma do ensino médio brasileiro no final do século XX
-
Reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisas no campo da saúde mental e trabalho
-
REFORMA DO ENSINO MÉDIO: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO APARTHEID SOCIAL NA EDUCAÇÃO
-
Reformas pró-capital na educação escolar: a reestruturaçãodo ensino médio pelo Programa de educação Integral de Pernambuco
-
Regina Moraes Bronstein
-
Relação de Parceria Empresa-Escola: O projetop 'Dualidade no ensino 'patrocinado pela Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos
-
Renata Bastos Ferreira Antipoff
-
Representações sociais de trabalho e suas repercussões na prática pedagógica
-
Responsabilidade Social Empresarial e Educação: estudo de caso
-
Revolução burguesa e educação profissional: o protagonismo da Comissão Brasileiro-Amaricana para o Ensino Industrial (1946-1961)
-
Roberta Althoff Sumar da Costa
-
Roberta Guimarães Teixeira
-
Robson Luiz de França
-
Rogerio Cunha de Campos
-
Rosa Elisa Mirra Barone
-
Roseli Granzo Nespoli
-
S POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA AO TRABALHO DOCENTE
-
Sandra Terezinha da Silva
-
Sandra Terezinha Urbanetz
-
Sayonara Nobre de Brito Lordelo
-
SAÚDE MENTAL NO TRABALHO - SUJEITO, SINTOMA E CLÍNICA: POR UMA INCIDÊNCIA DO DISCURSO PSICANALÍTICO NO CAMPO DA SAÚDE DO TRABALHADOR
-
Semeando a Competência para o Trabalho em Meninos de Rua
-
Sirliane da Costa Viana
-
Sob o signo da imagem: a fotografia como construção da história do movimento de trabalhadores do serviço público carioca
-
Sobre o tecnó logo do vestuário- uma experiência em curso
-
Sofrimento e prazer no trabalho : um estudo sobre os processos de saúde-doença de professores da educação municipal
-
Sonia Maria José Bombardi
-
Stênia Cássia Pereira Militão
-
Tecnologias de governamento na formação profissional dos surdos
-
Tendências atuais do Programa de Controle da Febre Amarela e Dengue da Fundação Nacional de Saúde. Um desafio para a Equipe de Educação em Saúde.
-
Tensões e intenções na transição escola-trabalho : um estudo das vivências e percepções de jovens sobre os processos de qualificação profissional e (re)inserção no mercado de trabalho na cidade de São Paulo
-
Teresinha de Sousa Feitosa
-
Tereza Cristina Cavalcante Valverde
-
Trabalhadores ou Parceiros? Um estudo sobre as transformações do treinamento para o trabalho na empresa
-
Trabalhadores terceirizados na UFPR litoral: desafios no processo da gestão
-
Trabalho acadêmico e saúde dos estudantes de pós-graduação diante dos cortes de financiamento à pesquisa
-
Trabalho Arcaico No Moderno Mundo da Moda
-
Trabalho como princípio educativo no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Brasil
-
Trabalho docente em feira de Santana - BA (2001-2004): precarização e profissionalização
-
Trabalho docente: um estudo sobre a mediação na prática de professoras de ciências naturais
-
Trabalho e Competência nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
-
Trabalho e educação - título provisório
-
TRABALHO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE BAIXA RENDA NO RIO DE JANEIRO: AS RESPOSTAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO AO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
-
Trabalho e Educação de crianças e adolescentes de baixa renda no município do Rio de Janeiro: as respostas do poder público ao Estatuto da Criança e do Adolescentes na década de 90
-
Trabalho e Educação do Campo: a evazão da juventude nos assentamentos de Reforma Agrária - o caso do assentamento José Dias
-
TRABALHO E EDUCAÇÃO EM MAKARENKO: ENTRE A NECESSIDADE DE PROFISSIONALIZAÇÃO E UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL
-
TRABALHO E EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DO SENAC DE SÃO PAULO
-
Trabalho e subjetividade do professor da pós-graduação da UNESP : o sentido do trabalho e as relações entre sofrimento e prazer
-
Trabalho e subjetividade na universidade: por uma visão global e multifacetada dos processos de sofrimento e adoecimento.
-
Trabalho educativo e formação do assistente social: a experiência da UNOESC - Chapecó
-
Trabalho Informático: Processo de Qualificação e Desqualificação da Força de Trabalho
-
TRABALHO PEDAGÓGICO: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE MANAUS
-
Trabalho, conhecimento e risco na indústria química. Estudo de caso.
-
Trabalho, Educação Profissional e Produção do Conhecimento no Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima ? Construindo e (Des) Construindo Representações e Identidades.
-
Trabalho-Educação e Dominação do Trabalhador
-
Tradição e Aspiração: Uma investigação sobre educação e trabalho no futuro velho colégio Pedro II.
-
Trajetórias de mulheres com deficiência: do ensino superior ao mercado de trabalho sob o olhar do gênero
-
Trajetórias Pessoais de Formação para o Trabalho: Estudo de caso sobre os trabalhadores de uma empresa prestadora de serviços da região do Vale do Jacuí.
-
Transformações do mundo do trabalho e formação do trabalhador: o sujeito aprendente
-
UBERIZAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE TRÊS CATEGORIAS MARXISTAS
-
Um mergulho nas águas geladas (e profundas) do calculismo egoísta: subjetividade do trabalhador na acumulação flexível
-
UM ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL EM OFERTA EM BELO HORIZONTE - MG
-
Um olhar sobre o processo de desenvolvimento da Política de Cultura da UFPR Litoral
-
Uma análise das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 por meio dos projetos políticos pedagógicos das escolas municipais de Uberlândia/MG
-
Uma Escola, Três Identidades: Um Estudo sobre a Influência da Identidade da Escola no Processo de Formação Continuada de seus Professores.
-
Uma nova versão sobre a história do Serviço de Recreação Operária: memórias reveladas sobre os anos de 1958 a 1964
-
Uma proposta menos excludente construída a partir da química
-
Usos da tecnologia na Educação a Distância
-
Usos de si, mobilização e criação de valores e saberes dos operadores de água no
-
VALIDAÇÃO DE UMA PROBLEMÁTICA DE PESQUISA / VALIDATION OF A RESEARCH PROBLEM
-
Vanessa Gonçalves Dias
-
Viviane Vieira Hatakeyama
-
Wellington de Oliveira
-
Werner Ludwig Markert
-
ZEINA REBOUÇAS CORREA THOME
-
Ângela Beatriz Cavalli Rodrigues
-
Ângela Maria Costa