Teresa Cristina Cerdeira da Silva
Teresa Cristina Cerdeira é PROFESSORA EMÉRITA da Faculdade de Letras da UFRJ e Pesquisadora 1A do CNPq. Possui graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Littérature Comparée - Université de Toulouse II - Le Mirail (1974) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Atua em Literatura Portuguesa , com ênfase nos séculos XX e XXI, sobretudo em temas relaçionados à intertextualidade, relações intersemióticas, autobiografia, literatura e história. É autora dos seguintes livros: JOSÉ SARAMAGO: ENTRE A HISTÓRIA E A FICÇÃO UMA SAGA DE PORTUGUESES (Dom Quixote, Lisboa, 1989 e em segunda edição pela Editora Moinhos de Belo Horizonte em 2019), O AVESSO DO BORDADO (Caminho, Lisboa, 2000), A TELA DA DAMA (Presença, Lisboa, 2013), A MÃO QUE ESCREVE (Rio de Janeiro. Casa da Palavra, 2014).GORMAS DE LER (Belo Horizonte, Moinhos 2020) Organizadora e autora do livro de ensaios coletivos sobre a obra de Helder Macedo - A EXPERIÊNCIA DAS FRONTEIRAS ( EdUU, 2002) e co-organizadora de dois livros de homenagem: CLEONICE CLARA EM SUA GERAÇÃO (Ed UFRJ,) e A PRIMAVERA TODA PARA TI (PRESENÇA, LISBOA, 2004). Foi Regente da CÁTEDRA JORGE DE SENA (2005-2011) e editora da Revista METAMORFOSES (números 7, 8, 9, 10.1. 10.2. 11.1, 11.2, 12.1, 12.2)
graduate at Letras Português Literaturas from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), master's at Littérature Comparée from UNIVERSITÉ DE TOULOUSE LE MIRAIL (1974), master's at Language from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) and ph.d. at Language from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Has experience in Language, focusing on Portuguese Literatures, acting on the following subjects: intertextualidade, narrativa portuguesa, narrativa contemporanea, literatura portuguesa and dialogos culturais.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
