Publications in VIVO
 

Alexandra Ayache anache

Possui Pós-doutorado em Educação Especial no Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (2020), Pós Doutorado em Educação na Universidade de Brasília, com ênfase em educação especial (2007), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991), Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Católica Dom Bosco (1987). Licenciatura em Psicologia (1983) e Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1984), É professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, e avaliação psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, deficiência intelectual, educação, psicologia e educação inclusiva. Possui publicações de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos científicos e outros trabalhos técnicos. Implantou e coordenou a Divisão de Acessibilidade e ações afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da UFMS de 2013 a 2016. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da UFMS Gestão 2018 a 2022) e Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Gestão 2018 a 2020). Coordena o grupo de pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação Especial - CNPQ. Integrante do GT da ANPEPP: Subjetividade Ensino e Aprendizagem. ORCID: 0000-0002-7937-4448.
bachelor's at Psychology from Universidade Católica Dom Bosco (1984), master's at Education from Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991) and doctorate at Psychology from Universidade de São Paulo (1997). Has experience in Psychology, focusing on Psychology of the Learning, acting on the following subjects: educação especial, deficiência mental, educação, psicologia and educação inclusiva.

Research Areas research areas

  •  
  • Overview
  •  
  • Affiliation
  •  
  • Publications
  •  
  • Research
  •  
  • Teaching
  •  
  • Identity
  •  
  • View All
  •