ph.d. at Doutorado Em Psicologia e Ciências da Educação from UNIVERSITÉ DE TOULOUSE LE MIRAIL (1984). Has experience in Psychology, focusing on Psychology of the Human Development, acting on the following subjects: desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento adulto, mediação semiótica, tomada de consciência and psicologia da educação matemática.
É Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Obteve o doutorado em Psicologia e Ciências da Educação pela Universite de Toulouse II (Le Mirail), França, em 1984, como bolsista do CNPq. Seu campo é o estudo da Psicologia do Desenvolvimento Humano, com ênfase na Psicologia do Conhecimento e na Psicologia do Gênero, focando os seguintes temas: desenvolvimento de competências conceituais, desenvolvimento psicológico adulto, papeis de gênero, psicologia da educação matemática. Tem aprofundado seu conhecimento sobre história, filosofia e epistemologia do conhecimento científico - o que pode ser constatado no seu livro publicado em 2005 - Psicologia e Conhecimento. Subsídios da psicologia do desenvolvimento para a análise do ensinar e aprender -, editado pela Editora Universidade de Brasília e em 2014. A lida com questões tais como as representações sociais particulares das diferentes áreas do conhecimento científico e sua articulação com as representações sociais de gênero a conduziram ao estudo da Teoria das Representações Socais e aos Estudos de Gênero, tendo criado em 2002 a disciplina Psicologia do Gênero para o curso de Psicologia. Em 2010 a Editora da Universidade Federal do Paraná publicou seu livro Psicologia do Gênero. Psicobiografia, Sociocultura e Transformações. Tem coordenado o curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional da UnB, desde 1998, curso este que tem viabilizado o intercâmbio estreito e frutífero entre a Universidade de Brasília e os profissionais da Educação, tanto da Rede Pública como da Rede Privada de Ensino do DF. Elaborou uma articulação teórica e conceitual entre a Psicologia do Desenvolvimento, a Mediação Social e a Teoria das Representações Sociais, relacionando diferentes saberes, cujo desafio metodológico se explicitaram nos seus estudos e publicações, revelando a busca metodológica para a interação entre a prática psicológica e a pesquisa.http://www.mhelenafavero.com.br.