Publicações no BrCris
 

Andrea da Paixão Fernandes

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tese: ?Memórias e Representações Sociais de Jovens e Adultos: lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola? (2012). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Concluiu estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da UERJ (2021). É Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Professora do Departamento de Enino Fundamental e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do Instituto de Aplicação da UERJ (PPGEB/CAp-UERJ).Coordena o Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Instituto de Aplcação Fernando Rodrigues da Silveira (PROEJAICAp-Uerj) desde novembro/2021. Atua na Assessoria do Gabinete do Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde janeiro/2020. Foi Coordenadora Geral do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Editoração (NEPE) do CAp-Uerj no período de março/2020 a outubro/202, Assessora do Centro de Educação e Humanidades da UERJ na gestão 2016-2019, Vice-coordenadora do PPGEB/CAp-UERJ de maio/2017 a maio/2018. Na gestão 2012-2015, foi Coordenadora Geral do NEPE / CAp-UERJ (até 31/12/2015). Integrou o Comitê de Ètica em Pesquisa da UERJ no período de 2013-2019. Atuou como Coordenadora da Disciplina Educação de Jovens e Adultos, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade EAD da Faculdade de Educação da UERJ (2010-2021). Foi membro do Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no período 2012 a 2014. Possui artigos publicados em livros e revistas nacionais, além de material didático para a modalidade Educação a Distância. Coordena projetos de extensão universitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, formação de professores para a EJA, memórias, representações sociais, juventudes e relação com trabalho e educação. Atualmente pesquisa o tema memórias de atores escolares com ênfase nas juventudes e demais sujeitos da EJA.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •