Formação Continuada de Professores
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Formação continuada de professores e o desenvolvimento de currículos integrados na educação profissional e tecnológica"
-
"Quem sou eu, quem somos nós. Membro do grupo de Prática Exploratória buscando entender suas próprias narrativas de experiência"
-
A Hora Atividade: espaço de Alienação ou de Humanização do Trabalho Pedagógico?
-
A arte de saber lidar com a diferença ou como docentes vevenciam um saber (que é) imperativo ao cotidiano escolar
-
A concepção de currículo nos materiais formativos do PNAIC: entre prescrições e 'artes de fazer'
-
A construção da identidade do professor e seu compromisso com o ato de educar
-
A CONTRIBUIÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A AUTOFORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
A formação continuada de professores da EAPE: contextos e concepções
-
A formação continuada na rede municipal de ensino de Uberlândia (1990-1995): com as palavras os professores
-
A formação de professores nas tramas do virtual
-
A formação em contexto na educação integral do ponto de vista dos professores de uma escola pública: uma análise da dialogicidade no processo educativo
-
A Ginástica Geral na Sociedade Contemporânea: perspectivas para a Educação Física Escolar
-
A música integrada à sala de aula numa perspectiva de formação continuada para professres das séries iniciais do ensino fundamental: redimensionando a prática pedagógica.
-
A organização didática mediada pelo uso de programas infantis feitos para a TV
-
A professora e os usos de si : entre o trabalho prescrito e o trabalho real na sala de aula
-
A PRÁTICA EDUCATIVA DE JÚLIO CÉSAR DE MELLO E SOUZA MALBA TAHAN: UM OLHAR A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE IVANI FAZENDA
-
A teoria transforma a prática?: um estudo sobre a representação social de professores sobre direitos humanos na rede estadual de educação.
-
A utilização da plataforma moodle para o apoio ao ensino presencial: um estudo exploratório em uma disciplina em nível de pós-graduação.
-
A utilização de jogos com movimento como rescurso didático: diversificando as formas do ensinar e do aprender.
-
Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma disciplina do Curso de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação.
-
Abordagem Político-Científica acerca da Educação em Sexualidade e a Formação Inicial / Continuada Docente: um estudo de caso no curso de Pedagogia.
-
Alexandra Epoglou
-
Alfredo Carvalho Sampaio
-
Aline Belle Legramandi
-
Aline Chaves dos Santos Santiago
-
Ana Maria da Silva
-
Ana Maria Redolfi de Gandulfo
-
Ana Paula da Silva
-
Andrea da Paixão Fernandes
-
ANÁLISE DA ATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO ASSÍNCRONO VIA LISTA DE DISCUSSÃO: Estudo de caso em curso de formação continuada de professores de matemática em regime semipresencial.
-
As Concepções de Formação Continuada dos Professores de Química da Rede Estadual de Ensino em Goiânia: Os Desafios para Uma Formação Continuada Eficaz
-
Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: repensando a formação de professores
-
Atividades experimentais no ensino médio - Reflexão de um grupo de professores a partir do tema eletroquímica
-
Autonomia e identidade profissional de professores de educação física diante da Proposta Curricular do Estado de São Paulo
-
Avaliando a Experiência de Formação Continuada em Língua Portuguesa do Gestar
-
Avaliação da eficiência de melhoradores de solo para uso na cultura do inhame (Dioscorea Cayennensis Lam.)
-
Betânia Tenório Soares da Rocha
-
Carlos Alberto Guilherme de Albuquerque
-
Carmen Silvia Canuto Biágio
-
Celi Fonseca da Silva
-
Centro de Formação Continuada de professores: a distancia entrte legislação, proposta de formação e necessidades formativas de professores
-
Cláudia Elisabete da Silva
-
Como professores de Educação Especial concebem suas ações em sala de aula: um estudo comparativo entre novatos e experientes
-
COMPONENTES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS POLICIAIS MILITARES DO 11º BPM DA CIDADE DE TIMON - MARANHÃO/BRASIL EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SECRETÁRIA NACIONAL DE SEGURANÇA PUBLICA (AVA-SENASP/MJ)
-
Concepções alternativas em Bioquímica reveladas em cursos a distância de formação continuada de professores
-
Concepções de professores sobre a utilização dos espaços não formais para o ensino de Astronomia
-
Concepções e Princípios que Norteiam a Formação Continuada dos Professores do Ensino Médio: Uma análise da Política de Formação de Professores
-
Construindo o início da docência: uma doutora em educação vai se tornando professora nos anos iniciais do ensino fundamental
-
Contextualização no ensino e Química; idéias e proposições de um grupo de professores
-
Contribuições de um curso fonoaudiológico de saúde vocal para a aprendizagem profissional de professoras do ensino fundamental - séries iniciais
-
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE QUÍMICA
-
CONVERGINDO OLHARES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERCURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO
-
Corinta Maria Grisolia Geraldi
-
Cristiane Maria Gonçalves Soares
-
Cristina Silveira de Faria
-
Currículo de química em foco: reflexões de um grupo colaborativo de professores do Estado de São Paulo
-
Da Regulação Social a Autoregulação: o conceito de mediação em interações entre adulto e indivíduo deficiente no contexto escolar
-
Daisy Vasconcelos
-
Daniela Ferreira dos Santos
-
Darinez de Lima Conceição
-
DISCURSOS DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O TEMA -ESTAÇÕES DO ANO-
-
Distanciamentos e aproximações entre a pesquisa e a prática na formação de professores de Matemática
-
Dra. Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo
-
Edma Ferreira da Silva Souza
-
Ednaldo da Silva Pereira Filho
-
Eliane Kiss de Souza
-
Elizabeth Belfort da Silva Moren
-
Elkelane da Silva Paiva Pimenta
-
Em um dia, professor no ensino presencial... Em outro, professor no ensino a distância: que estratégias ele utiliza para ensinar Matemática
-
ENCANTAMENTO COM A LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES
-
Ensinando a ser professora, Aprendendo a ser formadora - A prática de ensino como trabalho e investigação no processo de formação de professores para a educação básica
-
Ensino de rítmica musical: analisando uma prática pedagógica bem sucedida.
-
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: FORMAÇÃO CONTINUADA, CULTURA ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO
-
ESTUDANDO A RELAÇÃO DIALÓGICAS ENTRE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA E PROFISSIONAIS DA MÍDIA: O ASTROLAB
-
Etel Elen Fischer
-
Fernanda Oliveira Brigatto Silvano
-
Filipe Ferreira Martins
-
FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCACAO AMBIENTAL E PRATICAS DOCENTES NO CONTEXTO DO CARIRI PARAIBANO
-
Formação Continuada de Professores:um estudo sobre o desenvolvimento de ações integradas no computador efetivado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Cornélio Procópio
-
FORMAÇÃO CONTINUADA E TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: ESTUDO COM DOCENTES DE ENSINO MÉDIO EM RONDÔNIA
-
FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: caminho para a prática colaborativa no Ensino Médio
-
Formação de Formadores: implementação de uma política de formação de coordenadores pedagógicos realizada por uma diretoria de ensino da rede pública da Grande São Paulo
-
Formação e autonomia docente: desafios à inclusão na educação infantil
-
Formação em serviço e a construção da coletividade nos HTPCs por professoras de educação infantil do município de Araraquara: traços de uma realidade.
-
Formação inicial de professores de química: aplicação e avaliação de uma proposta
-
Formação política docente e Educação Física escolar: experiências que movem professores rumo ao ativismo socioprofissional
-
Fotografias docentes: saberes e fazeres alfabetizadores narrados em espaçostempos de formação de professores(as)
-
Franciele Busico
-
Gerson de Souza Mól
-
Geusiane Miranda de Oliveira Tocantins
-
Giucelia Lourdes Spitzner
-
Glória Maria Duarte Cavalcanti
-
Grupo Colaborativo e Tutoria como estratégia de formação Continuada para Professores de Química Visando ao Desenvolvimento Profissional
-
Guilherme Pereira Lima Filho
-
Henrique Barbosa Silva
-
Hugo Gabriel da Silva Mota
-
Inclusão de professores de ciências na sociedade da aprendizagem : análise de um curso de formação (des)continuada
-
Indicadores de desenvolvimento integrado na avaliação de potencialidades ecoturísticas em áreas rurais de várzea do município de Manacapuru, AM.
-
Intersubjective contributions on the development of teachers' intrasubjectivity in a continuing teacher education program
-
Ismael Donizete Cardoso de Moraes
-
Ivan Amorosino do Amaral
-
Ivan Marcos Groff
-
Ivana Ferreira dos Santos
-
Jailma Nunes Viana de Oliveira
-
Janaína Dias Godinho
-
Jaísa Farias de Souza Freire
-
José Hyrlleson Batista Cândido
-
Juliana Castanon Xavier
-
Juliana Lapa Rizza
-
Julio Wilson Ribeiro
-
Júlio César da Rosa Machado
-
Kaleb Ribeiro Alho
-
Lara Vieira Leite
-
Letícia Britto
-
Leuzene Jeane de Vasconcelos Salgues
-
Leyvijane Albuquerque de Araujo
-
Lidia Maria de Almeida Plicas
-
Limites e possibilidades da reflexão crítica compartilhada no local de trabalho: uma experiência de formação continuada
-
Luciana Juvelina Vaz Garcia
-
Luciane Soares Ribeiro
-
Lucidea Guimaraes Rebello Coutinho
-
Lucifora, Cristiane de Assis
-
Luis Eduardo Alvarado Prada
-
Luisa Cadorim Facenda
-
Lúcio Oliveira de Barros
-
Mabi Katien Batista de Paula
-
Manifestações verbais de professores e pesquisadores em processo de reflexão orientada para produção de materiais CTSA
-
Marco Antonio Amaral
-
Marcoelis Pessoa de Carvalho Moura
-
Mari Inez Tavares
-
Maria Eugenia Batista da Silva Neta
-
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
-
Maria Isabel do Nascimento André
-
Maria Lucia de Souza e Mello
-
Marisa Borges
-
Maysa Karla da Fonseca Beltrame
-
Memórias, experiências e narrativas: tornar-se professora alfabetizadora com e no cotidiano
-
Michele Simonian Dyck
-
Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagógico no exercício de profissão
-
Monica Podsclan Faustino
-
Moniele Rocha de Souza
-
Márcia Onísia da Silva
-
Nazaré Serrat Diniz de Souza
-
O (A) PROFESSOR (A) COMO ARTICULADOR (A) DO PENSAR REFLEXIVO NA PRÁTICA EDUCATIVA
-
O computador e o processo ensino-aprendizagem: autoria, mediação/interatividade, avaliação
-
O currículo agenciado com as tecnologias da informação e comunicação no cotidiano da educação escolar.
-
O Diálogo entre o Pensar e o Fazer: Uma Formação Continuada de Professores de Ciências em Serviço utilizando o Diagrama V
-
O ensino de ciências em uma perspectiva freireana - aproximações entre teoria e prática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
-
O modelo neoliberal de educação e a autonomia do professor de inglês na rede municipal do Rio de Janeiro
-
O processo de educação sexual na escola: um estudo de caso sobre a conceituação, significação e representação compreensiva de professores da Rede Municipal de Ensino de Camboriú sobre Educação Sexual.
-
O PROFESSOR NA EDUCAÇÃO MEDIADA POR TIC: (RE)SIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES E CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA AS LICENCIATURAS DA UAB/UNB.
-
O que sustenta a formação continuada de professores na inclusão escolar? : a experiência no município de Cachoeira do Sul-RS
-
O uso da tecnologia digital e a formação de professores: desafios das licenciaturas em Letras e Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas
-
O uso pedagógico-crítico da TV comercial em um processo construtivo-colaborativo de formação contínua na escola
-
Observação e registro das fases da lua: uma experiência na formação continuada de professores
-
Os conhecimentos práticos produzidos pelos professores que fazem educação ambiental na escola: percorrendo caminhos entre a teoria e a prática
-
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO REALIZADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/RS.
-
Paula Beatriz Camargo Súnega
-
Percepções e Concepções de Escola e Gestão - Um Estudo a partir do Progestão em Goiás
-
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA
-
Priscila Ximenes Souza do Nascimento
-
Priscilla Mayara de Andrade Quaresma
-
Processo de Construção de Orientações Curriculares da Educação de Jovens e Adultos em Mesquita/RJ: Descolonização do Poder?
-
Professores de Educação de Jovens e Adultos e museus: percepções, usos e desusos
-
PROGRAMA PRO-LETRAMENTO MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM DE GRANDEZAS E MEDIDAS COM INSERÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS
-
PROJETO UCA: Formação dos Professores para uso do lapto Educacional Conectado
-
Proposta de curso de graduação a distancia para a universidade do Amazonas
-
Práticas pedagógicas cotidianas da EJA: memórias, sentidos e traduções formativas
-
Práticas pedagógicas e instâncias formativas : teoria e prática no trabalho docente
-
Rafael Angel Torquemada Guerra
-
Raimundo Nonato Silva de Oliveira
-
Raquel de Oliveira e Silva do Nascimento
-
Reforma do Ensino e Formação de Professores: A crise, o poder e o discurso
-
Regina Maria Teles Coutinho
-
Renata Cristiane Romanini de Oliveira
-
Renato Caixeta da Silva
-
Rita de Cássia Boaventura Borges
-
Rivete Silva de Lima
-
Rosa Maria Pelegrini
-
Roseane de Paula Gomes Moraes
-
Sabine Madsen Ficker
-
Sandra Maria Oliveira dos Santos
-
Sandra Regina Braz Ayres
-
Sandra Rodrigues Sampaio Campêlo
-
Sandra Suely dos Santos Francisco
-
self-evaluative reports: adiscursive investigation of teacher reflectivity
-
Sentidos atribuídos por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental às atividades de ensino de Física desenvolvidas em um curso de formação continuada
-
Solange Leite de Farias Braga
-
Tatiana de Medeiros Canziani
-
Tecnologias na sala de aula de matemática: resistência e mudanças na formação continuada de professores
-
Teresinha Fumi Kawasaki
-
Trabalho docente, supervisão e desenvolvimento profissional: múltiplas interlocuções no contexto do PIBID
-
Um estudo de caso na formação continuada dos professores de Educação Infantil através do curso Encontros de Leitura modificou a prática pedagógica da Literatura Infantil no Município de Sinop/MT?
-
Um estudo sobre as concepções de professores sobre o ensino de eletroquímica
-
Um olhar sobre a educação continuada em Ciências de professores das Séries Iniciais no Estado de São Paulo
-
Um Processo de Reflexão Orientada Vivenciado por Professores de Química: O Ensino Experimental como Ferramenta de Mediação
-
Valéria de Freitas Oliveira
-
VERSO E REVERSO: MEMÓRIAS DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA
-
Viviane da Costa Bastos
-
Viviani Alves de Lima
-
Wolney Candido de Melo
-
Writing and revision: the effect of individual revision, peer revision and teacher's written feedback in foreign language text production.
-
Ártemis Barreto de Carvalho
-
Ângela Coronel da Rosa