Publicações no BrCris
 

Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira

Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira concluiu o estágio pós doutoral em julho de 2013, na Faculdade de Educação da UNICAMP, na área de ensino e práticas culturais (em Educação Matemática), supervisionada pelo Prof. Dr. Dario Fiorentini. É doutora em Educação desde agosto de 2007, pela PUC-Rio, orientada pela Profa. Dra. Menga Ludke. . Concluiu o curso de mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1997, orientada pelo Prof. Dr. João Bosco Pitombeira. Atualmente é professora associado III da Faculdade de Educação da UFRJ, atuando no curso de licenciatura em matemática da UFRJ, responsável pelas disciplinas didática especial de matemática I e II, e prática de ensino. Coordenou, desde dezembro de 2008 a dez 2014, o programa de bolsas de monitoria da Faculdade de Educação da UFRJ. Coordenou, o LEPED - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores, da Faculdade de Educação da UFRJ, cadastrado no CNPq e certificado pela UFRJ, de 2014 até 2017. Coordena o GEPEMAT, Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que ensinam matemática. Membro do GT 7 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. É Coordenadora voluntária da Residência Pedagógica em Matemática, no periodo de 2022 a 2024. Anteriormente, esteve por 32 anos consecutivos atuando como professora de matemática na educação básica e como professora do curso de formação de professores do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Publicou 37 artigos em periódicos especializados e 10 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 capítulos de livros publicados. Possui 73 itens de produção técnica. Participou de 21 eventos no Brasil. Orientou 4 trabalhos de conclusão de curso na área de Educação Matemática. Recebeu 8 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Matemática, com ênfase em Metodologia do Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 21 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Matemática e Educação Básica, Pesquisa Formação Professor Matemática, Pesquisa Juiz Educação Básica, Adição Subtração Multiplicação Divisão, Alfabetização Matemática, Número, Álgebra, Geometria, História da Matemática. Integrou o grupo de pesquisa coordenado pelo GEPFPM/UNICAMP, onde desenvolveu pesquisa intitulada Mapeamento e Estado da Arte da Pesquisa Brasileira sobre o Professor que ensina Matemática, em 2013/2016, na condição de coordenadora da Região RJ/ES.
graduate at Licenciatura Em Matemática from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1975), master's at Mathematics from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) and ph.d. at Education from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Has experience in Mathematics, acting on the following subjects: formação inicial ensino aprendizagem, didática metodologia matemática, adição subtração reunir retirar, espacial topológico projetivo euclidiano and pesquisa formação professor matemática.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •