Possui graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1991), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1981), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), estágio pós-doutoral junto ao PPGEC da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (2020) e estágio pós-doutoral em Direito junto ao PPG de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. É professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Além de regente de classe, desde o Ensino Fundamental (como professor de História) até a Pós-graduação stricto sensu, exerceu a função de Orientador Educacional em escola pública. Tem experiência em formação de professores/as, atuando em cursos de formação inicial de professores/as (Licenciaturas) e projetos de extensão universitária com professores/as, desde 1985. Tem experiência na área das Ciências Humanas e da Filosofia, com ênfase em Epistemologia e Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: ser-no-mundo, alteridade, formação docente, abordagens epistemológicas, organização cooperativa. Tem experiência em coordenação de curso de Pedagogia e de Pós-Graduação lato sensu em Orientação Educacional. Foi membro eleito do Conselho Universitário da UFFS de 21/03/2013 a 31/08/2015. De outubro de 2018 a janeiro de 2021 foi membro do Comitê de Ética na Pesquisa com Seres Humanos da UFFS.
bachelor's at Filosofia from Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1991), bachelor's at Pedagogia from Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1981), master's at Philosophy from Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) and doctorate at Philosophy from Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Has experience in Philosophy, focusing on Epistemology, acting on the following subjects: cidadania, ser-no-mundo, negatividade, identidade profissional do educador and democracia.