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Luis Antônio Gomes Senna

Doutor em Linguística Aplicada (PUC-Rio, 1994) e Professor Titular da área de linguística aplicada ao letramento e à alfabetização da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação. Pesquisador bolsista de produtividade pelo Programa PROCIENCIA, mantido pela própria UERJ com apoio da FAPERJ, e pelo Programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. Líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais (GrPesq/CNPq). Docente e pesquisador bolsista da Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, onde desenvolve estudos sobre o processo de formação de agentes de letramento e alfabetização em ambientes de educação a distância. Suas pesquisas têm como objetos permanentes de investigação os princípios que explicam o processo de construção de conhecimentos e sua relação com as dinâmicas da Educação formal, tendo como pressupostos a complexidade do pensamento e o princípio de sistemas em interação. Focaliza, centralmente, a questão teórico-conceitual relacionada a modelos explicativos da mente humana com potencial de incorporar estruturas que representem estados de desenvolvimento proximal, tais como os que se verificam nos processos de letramento e alfabetização. Seus esforços concentram-se na busca por bases adequadas que deem sustentação às políticas públicas de Educação para a inclusão de crianças, jovens e adultos em condição de minoria sociocultural. No presente ciclo de pesquisas, dedica-se à educação especial inclusiva, particularmente no campo da Educação e Surdez, visando aos seguintes objetos: a educação bilíngue bimodal e a formação integral do surdo a partir da cultura surda, e; as propriedades semântico-estruturais dos sistemas gramaticais das línguas de sinais, consideradas fundamentais no processo de legitimação das culturas surdas. Não obstante, supervisiona pesquisadores em formação em áreas conexas da educação inclusiva, particularmente nas áreas de educação indígena e educação em regiões de fronteira. A projeção sérica de seus diversos ciclos de pesquisa e o acervo de sua produção acadêmica encontram-se disponíveis para consulta no portal www.senna.pro.br.
PhD in applied linguistics (PUC-Rio, 1994) and full professor of applied linguistics to literacy, reading and text production at the Graduate Program of Education and the Department of Applied Studies to Teaching of UERJ / University of Rio de Janeiro State. Granted productivity researcher of FAPERJ Foundation, through the program ?Cientistas do Nosso Estado? and from PROCIENCIA Program held by UERJ. Leader supervisor of Research Group Language, Human Cognition and Educational Processes (GrPesq/CNPq). Granted associate scholar of CICIERJ Foundation, developing studies concerning the education of agents of literacy and reading enrolled in distance education graduate courses. Permanent objects of research activities are the main explanatory principles of knowledge construction and its links to the dynamics of formal education. Subjacently, it presupposes complexity of knowledge and the principle of in-interaction systems. On focus, the theoretic question about the development of explanatory models of mental states of proximal development able to represent such phenomena observed in written texts produced along literacy process. Main efforts of research are oriented towards adequate basis to support public policies of education for the inclusion of children, young and adults under condition of sociocultural minority, emphasizing such questions related to the overcoming of states of social segregation derived from the hegemony of scientific culture over narrative based societies. In present cycle of research, he is dedicated to the field of special inclusive education, more narrowly to Deaf Education, interested in: bilingual bimodal education and deaf´s integral education imparting from their own culture, and; semantic-structural properties of sign languages systems, understood as essential pieces for the legitimization of the expression systems of deaf´s cultures. Nevertheless, he also supervises in-formation researchers in related areas of inclusive education, as indigenous education and education in border regions. Historic projection of his academic production may be consulted at www.senna.pro.br.

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