Publications in VIVO
 

Adriana da Silva Thoma

Tem graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1994), mestrado (1997), doutorado em Educação (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutorado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2017-2018). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (DEE/FACED) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU). Líder do Grupo de Pesquisas SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Identidades, Alteridades e Subjetividades. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Coordenou o Programa Incluir da UFRGS, de 2008 a julho de 2014. Tem sido parecerista de revistas da área da Educação, entre as quais: Revista Brasileira de Educação (RBE), Revista Pro-Posições da Unicamp; Currículo sem Fronteiras; Revista de Educação Especial da UFSM; e Revista Linhas da UDESC. Desenvolve e orienta pesquisas no campo dos Estudos Culturais, Estudos Foucaultianos e Estudos Surdos em Educação, principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, inclusão escolar, subjetividades, identidades e diferença e avaliação na educação de surdos. Contato: asthoma@terra.com.br
graduate at Educação Especial from Universidade Federal de Santa Maria (1994), master's at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Has experience in Education, focusing on Education for the Disabled, acting on the following subjects: educação de surdos, educação especial, inclusão escolar, diferença and educação inclusiva.

Research Areas research areas

  •  
  • Overview
  •  
  • Affiliation
  •  
  • Publications
  •  
  • Research
  •  
  • Teaching
  •  
  • Identity
  •  
  • View All
  •