Ives Solano Araujo
O Professor Ives Araujo possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física (FURG - 2000), Mestrado em Física na área de concentração Ensino de Física (UFRGS - 2002) e Doutorado em Física também voltado ao Ensino de Física (UFRGS 2005). É membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física - UFRGS. Realizou um estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard (EUA, 2009-2010) participando do grupo de pesquisa em Ensino de Física do Prof. Eric Mazur, com quem mantém colaboração desde então. Atualmente é Professor Titular do Dept. de Física - UFRGS e Editor da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), atuando também como professor e orientador de teses de doutorado e dissertações de mestrado. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física (GEF) da UFRGS. Tem experiência na área de Ensino de Física com produções vinculadas aos seguintes temas: Inovação Didática, Física Geral, modelagem computacional aplicada ao ensino, tecnologias computacionais, métodos interativos de ensino, teorias de aprendizagem, epistemologia da Física e ensino de Ciências. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq ? Nível 2 (Educação). Também é membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFis-UFRGS) por dois mandatos (de 02/2016 a 02/2020). É atualmente Vice-Diretor do Instituto de Física da UFRGS (2021-2024).
graduated at physics from Universidade Federal do Rio Grande (2000), graduate at Física from Universidade Federal do Rio Grande (2001), master's at Physic from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) and ph.d. at Physic from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Has experience in Education, focusing on Education-Learning, acting on the following subjects: ensino de física, modelagem computacional, tecnologias computacionais, ensino de ciências and simulações e modelagem computacionais.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
