Publicações no BrCris
 

Marcos Vinícius Francisco

Marcos Vinicius Francisco graduated in Physical Education at UNESP, campus of Presidente Prudente-SP. Master and Doctor (funded by FAPESP) in Education by the same institution. He completed a Sandwich Doctorate (funded by CAPES) at Universidad Carlos III in Madrid in Spain and completed a Post-Doctorate in Education (funded by CAPES) at the University of Oeste Paulista (Unoeste). He is currently a permanent professor and coordinator of the Graduate Program in Education at Unoeste; professor at Maringá State University, Vale do Ivaí Regional Campus (UEM / CRV) and the Graduate Program in Education (PPE/Maringá). Editor of the Colloquium Humanarum Scientific Journal. Leader of the Research Group: State, Educational Policies and Democracy (EPED) and Coordinator of the Red Latinoamericana of studies on school education, violence and social inequality (RESVIDES). His studies and research have an emphasis on: school bullying; school violence; educational policies; populations exposed to social inequality and school physical education (critical-overcoming teaching methodology), based on the theoretical frameworks of historical-critical pedagogy and historical-cultural psychology (epistemological basis and historical-dialectical materialism).
Marcos Vinicius Francisco é graduado pelo curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Mestre e Doutor em Educação (financiamento da FAPESP) pela mesma instituição. Realizou um Doutorado Sanduíche (financiamento da CAPES) na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha e concluiu um Pós-doutorado na área de Educação (financiamento da CAPES) junto à Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). No quadriênio - 2017-2020 - atuou na coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (PPGE/Unoeste) - cursos de Mestrado e Doutorado; ocupou o cargo de Editor Chefe do Periódico Colloquium Humanarum, vinculado ao referido PPGE; além de ter atuado como Membro do Comitê Gestor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC do CNPq/Unoeste. No mesmo período, na condição de coordenador do PPGE/Unoeste atuou como Membro da Comissão de Avaliação de Periódicos da Área de Educação (2017-2018); Membro da Comissão de Avalição do impacto dos Livros para a área de Educação, vinculada ao Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação (Forpred), em 2019; foi Membro do GT de Avaliação de Impacto vinculado à Comissão Nacional da Avaliação Quadrienal para a área de Educação (2020), liderada também pelo Forpred. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Ensino da Universidade Estadual de Maringá; é docente vinculado ao Departamento de Ciências do Movimento Humano e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE/UEM - Maringá, PR). É líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/CNPq) e Coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq) vinculado à UEM e ao Grupo de Pesquisas, Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED/CNPq), ligado à Unoeste. Seus estudos e pesquisas têm ênfase em: políticas educacionais; formação de professores; desigualdade social; violência escolar; bullying e Educação Física escolar (metodologia de ensino crítico-superadora), a partir dos referenciais teóricos da pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural (possuem como base epistemológica e ontológica o método do materialismo histórico-dialético).

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •